Ambulatório de Estomatopatologia - Ensino, Pesquisa e Ação Social

Ciências da Saúde

O Projeto

A proposta do presente projeto é a existência de um ambulatório clínico de estomatopatologia com atendimento de pacientes com lesões bucais desde seu diagnóstico precoce até o tratamento final e acompanhamento a longo prazo.

Local: Clínica 6, do Bloco K, no Centro Universitário Sagrado Coração - Unisagrado.

O objetivo geral do projeto é realizar uma atividade de extensão na área de Estomatopatologia através do atendimento do paciente com patologia bucal realizado por uma equipe de alunos de graduação, pós-graduação e professor responsável.

Objetivos Específicos:

1. Aprimoramento do ensino da área de diagnóstico bucal ou estomatopatologia pelo aluno de graduação e pós-graduação, os quais viverão situações de diagnóstico, procedimentos de biópsia e tratamento medicamentoso e/ou cirúrgico de patologias bucais, as quais são abordadas somente com conteúdo teórico na graduação. (ENSINO)
  2. A inserção social obtida através do atendimento dos pacientes na detecção precoce de alterações malignas ou no tratamento de qualquer afecção bucal. (INSERÇÃO SOCIAL).

3. Obtenção de produção técnica e intelectual gerada como produto do atendimento entre pacientes e alunos de graduação e pós-graduação (PESQUISA).

Pacientes com lesões bucais.

Estatística

Em 2019, foram realizados 346 atendimentos, incluindo consultas, biópsias, tratamento cirúrgico e acompanhamento. Todos os pacientes atendidos apresentaram algum tipo de patologia bucal e foram realizados 39 procedimentos de biópsia durante o ano de 2019.

Metodologias

Serão realizadas consultas de casos novos de patologia bucal, casos em acompanhamento e os procedimentos que serão realizados são: biópsias, tratamento medicamentoso e cirúrgico.