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CPA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi constituída como órgão de coordenação, condução e articulação do processo interno de avaliação institucional, de orientação, de sistematização e de prestação de informações à comunidade do UNISAGRADO e ao Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES).

O SINAES é vinculado ao Ministério da Educação através Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que organiza as informações decorrentes da Avaliação Institucional juntamente com a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES).

Desde 2004 a CPA desenvolve seu projeto de autoavaliação visando ao acompanhamento avaliativo das dimensões institucionais e à institucionalização de práticas de avaliação, que compreendem o aprimoramento das análises de resultados de avaliação com vistas à orientação de ações gestoras. Em atendimento à legislação vigente, a CPA é composta por representantes dos docentes, dos estudantes, dos técnico-administrativos e da sociedade civil organizada.

Contato
cpa@unisagrado.edu.br
Objetivo geral

Fortalecer a cultura de avaliação participativa, para o autoconhecimento e a melhoria do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão da instituição, por meio do planejamento e da avaliação, em consonância com a Missão, Visão e Valores da IES.

Objetivos específicos
  • Solidificar um processo contínuo de autoavaliação;
  • Colaborar para a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão, dando um caráter formativo ao processo avaliativo que leve à reflexão crítica sobre as Finalidades e as práticas institucionais, com vistas ao aperfeiçoamento;
  • Integrar as diversas iniciativas de avaliação já existentes na Instituição;
  • Avigorar o potencial didático pedagógico, científico, tecnológico e extensionista da IES;
  • Colaborar para a transparência da Instituição em seus vários níveis;
  • Identificar fragilidades e potencialidades da IES, por meios de diagnóstico e relatórios, referentes às dimensões do SINAES, como importantes instrumentos para tomada de decisões.
Representantes do Corpo Docente

Selma Ferreira de Oliveira Ribeiro - Coordenadoria Pedagógica – Presidente – Titular

Vitor Pachioni Brumatti – Publicidade e Propaganda – Vice-Presidente – Suplente

Thiago Pignatti de Freitas - Engenharia de Produção – Titular


Erica Lemos Guinelli – Arquitetura e Urbanismo - Suplente


Representantes do Corpo Técnico-Administrativo

Luciana Galhardo Batista Simon – Comunicação - Titular

Natália Soares Zimmermann – Central de Eventos - Suplente

Helena Pitol Nogueira Bernardes – Arquivo Central - Titular

José Augusto dos Santos Magalhães – Extensão - Suplente


Representantes do Corpo Discente

Beatriz Riccio Alexandre – Engenharia Química - Titular


Bianca Fontana Brando – Engenharia Civil - Suplente


Vitória Piasentine Selani – Odontologia - Titular

Ir. Caroline Ribeiro Rego – Enfermagem - Suplente


Representantes da Sociedade Civil

Estela Maris Caldeira Jaruci – Titular


Edinês Maria Sormani Garcia – Suplente


Vanessa Aparecida Candido – Titular


Alexandre Luis Marques – Suplente


SINAES

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) – Clique Aqui!
É formado por três componentes principais:
– a avaliação das instituições,
– a avaliação dos cursos e
– a avaliação do desempenho dos estudantes.
O SINAES avalia todos os aspectos que giram em torno dos eixos: o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente, as instalações e vários outros aspectos.

Relatórios

Os Relatórios de Autoavaliação Institucional construídos pela CPA se fundamentam em dados fornecidos por diversos setores e/ou resultantes de procedimentos de coleta específicos aplicados aos diferentes segmentos da instituição. As informações e análises avaliativas contidas nesses relatórios são legitimadas pela comunidade e amplamente divulgadas interna e externamente.

A CPA pretende o envolvimento de todos – alunos, professores, funcionários, gestores e egressos – na avaliação. Essa participação envolve a discussão do processo de autoavaliação, o fornecimento de informações através de instrumentos de pesquisa elaborados pela comissão, com a finalidade de coletar dados para o programa, e, por fim, a elaboração do Relatório de Autoavaliação Institucional.

Madre Clélia
Cebas

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