Facebook Pixel Fallback

Grupos de Pesquisa

O que é?

Grupo de Pesquisa é um conjunto de pesquisadores graduados ou não, titulados ou não, organizados em torno de uma (ou mais) linha de pesquisa de uma área do conhecimento, com o objetivo de desenvolver pesquisa científica. Só é considerado grupo de pesquisa se cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Quem pode participar?

  •  Docentes, discentes e técnicos da Instituição ou não
  •  O líder deve ser docente do UNISAGRADO com titulação mínima de doutor (pode haver dois líderes). Este é responsável pela atualização das informações referentes ao grupo, inclusive linhas de pesquisa, recursos humanos e repercussões dos trabalhos do grupo
  • Todos os participantes do Grupo de Pesquisa deverão possuir currículo Lattes cadastrado no CNPq e atualizado com a periodicidade de três meses.

Procedimentos para Cadastro de Novos Grupos

  • Solicitar a "habilitação do líder" junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação;
  • Após a habilitação do líder pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, este deverá acessar o site para o cadastro do grupo que, posteriormente, será certificado pelo UNISAGRADO para serem disponibilizados na Base Corrente do CNPq.

Obs.1: Para acessar o site de líderes são solicitados o CPF e a senha de acesso, que é a mesma senha utilizada para acessar o Currículo Lattes.

Obs.2: A certificação é perdida se o líder não atualizar as informações de seu grupo por mais de 12 meses.

 Por que é importante?

O Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (CNPq) constitui-se em base de dados que contém informações sobre os grupos de pesquisa em atividade no País. As informações contidas no Diretório dizem respeito aos recursos humanos constituintes dos grupos, às linhas de pesquisa em andamento, às especialidades do conhecimento, aos setores de aplicação envolvidos, à produção científica, tecnológica e artística.

Qualquer outra dúvida, entrar em contato pelo e-mail pos@unisagrado.edu.br  ou pelo telefone: (14) 2107-7340

 GRUPOS DE PESQUISA

O GPECOM foi criado em 2011 com o intuito de fomentar a pesquisa científica na área de Comunicação do UNISAGRADO. Devidamente cadastrado no Diretório do CNPq, o grupo é composto por professores, alunos, egressos e colaboradores que elaboram e compartilham suas produções científicas nas diferentes linhas de pesquisa existentes. Estas pesquisas são provenientes de trabalhos de conclusão de curso (TCC´s), iniciação científica, produções curriculares, projetos de pesquisa de docentes, além de novas parcerias que são formadas por pesquisadores do próprio grupo. Assim, o GPECOM cumpre um importante papel na instituição e no mercado, incentivando a produção científica na área de comunicação e oportunizando troca de experiências entre estudantes, pesquisadores e profissionais. Linhas de pesquisa: Mídia e Educação e Processos e Interfaces da Comunicação nos Diferentes Contextos Organizacionais.

Líder: Prof.ª Dra. Nirave Reigota Caram

O grupo tem como objetivo desenvolver estudos de design para contribuir com soluções desta área voltadas a problemas relacionados a área da sáude.

Líder: Prof.ª Dra. Sileide Aparecida de Oliveira Paccola

O grupo de pesquisa pretende buscar por meio das metodologias de design e das tecnologias assistivas solucionar problemas e melhor a qualidade de vida de pessoas com necessidades especiais.

Líder: Prof.ª Dra. Mariana Menin Gazola

O grupo de pesquisa busca fomentar o incentivo de trabalhos acadêmicos em nível de graduação e pós graduação, para os estudantes que querem estudar a saúde da mulher e seus determinantes sociais e emocionais.

Líder: Prof.ª Dra. Marta Helena de Souza De Conti

O grupo de pesquisa tem como objetivo principal criar um espaço de convívio e discussão entre as mais diversas áreas das Engenharias do UNISAGRADO, trazendo à tona um problema que faz parte de todos os campos, seja humanos, biológicos ou mesmo exatas que é o USO EFICIENTE DE ENERGIA E A SUSTENTABILIDADE. Com o foco em estudos em eficiência energética, sustentabilidade e fontes alternativas de energia, o grupo pretende desenvolver projetos teóricos e práticos, além de projetos de extensão, voltados à conscientização da população sobre o uso da energia e também sobre as tecnologias existentes que podem auxiliar no uso eficiente e na sustentabilidade. 

Pesquisas relacionadas:

1) SISTEMAS DE ENERGIA SOLAR PARA USO ESPACIAL, QUALIFICAÇÃO E TESTES.
2)  SISTEMAS ROBUSTOS, SISTEMAS EMBARCADOS, ARQUITETURA DE SISTEMAS INTEGRADOS.
3)  SISTEMAS DE ENERGIA EÓLICA PARA AVALIAÇÃO DE VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA.
4)  AVANÇOS TECNOLÓGICOS DE FONTES RENOVÁVEIS.
5)  CONCEITOS DE SMART CITY, DEMAND RESPONSE, GERAÇÃO DISTRIBUÍDA, MICRO REDE.

Líder: Prof. Dr. Danilo Sinkiti Gastaldello

O grupo tem como principais linhas de pesquisa a Corrosão e Eletrodeposição, Eletrocatálise, Eletroquímica Ambiental, Polímeros Condutores e Novos Materiais.

Líder: Prof. Dr. Herbert Duchatsch Johansen

O Grupo de Pesquisa envolve as linhas de pesquisa: gestão de pessoas e comportamento organizacional, contabilidade e finanças, inovação e suas dimensões e o desempenho das organizações e empreendedorismo e Gestão de Negócios.

Líder: Prof.ª Dra. Flávia Hosne de Freitas Galvão

Composto por docentes, alunos e egressos do curso de graduação Letras-Tradutor do UNISAGRADO, visa promover a pesquisa nas diferentes áreas da Tradução: Tradução audiovisual, Tradução audiovisual acessível, Tradução científica, Tradução jornalística, Tradução técnica, Tradução literária e Tradução comercial. Acesse a página do Grupo de Pesquisa https://www.estudosdatraducao.com.

Líderes: Prof.ª Dra. Leila Maria Gumushian Felipini / Prof.ª Dra. Cássia de Souza Pardo-Fanton

O grupo de Pesquisa "Fisioterapia Cardiorrespiratória" tem por objetivo avaliar as respostas cardiovasculares, metabólicas, musculares, ventilatórias e subjetivas em indivíduos saudáveis e com disfunções cardiorrespiratórias, antes e após intervenções fisioterapêuticas, em todos os níveis de atenção à saúde. Este grupo de pesquisa é interinstitucional (UNISAGRADO/UFSCar).

Líder: Prof.ª Dra. Bruna Varanda Pessoa Santos

As discussões sobre gênero e sexualidade têm se tornado mais frequentes no campo social e científico nas últimas décadas do século XX e estimulado o desenvolvimento de análises interessadas em compreender as variações culturais e históricas da constituição do feminino, do masculino, do corpo, das relações afetivas e das maneiras de instituir e gerir a sexualidade. Inseridos nesse campo de discussão desenvolvem-se investigações baseadas na relação sexo-gênero, com o propósito de questionar o uso dos conceitos homem e mulher como categorias biológicas, fixas e universais, e de conferir à diferença sexual não apenas um parâmetro exclusivo e natural da distinção entre eles. Alinhado a esse posicionamento teórico, o presente grupo integra duas áreas do conhecimento, a História e a Psicologia, com a finalidade de desenvolver pesquisas em duas linhas: História, Gênero e Relações de Poder, e Sociedade, Gênero e Saúde.

Líder: Prof.ª Dra. Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa

O grupo de estudos e pesquisas pretende incorporar as discussões de natureza teórica e prática pertinentes à educação. Agrega reflexões ancoradas em fundamentos da educação, tais como história, sociologia, filosofia, linguagens e política. Também visa promover análises sobre o processo de formação docente, incitando debate fértil sobre as implicações que passado e presente atribuem a essa etapa formativa. Por fim, pensa também sobre as dimensões práticas e efetivas da atuação docente, enveredando pelas ações pedagógicas que ocorrem dentro e fora do espaço oficial de escolarização.

Líder: Prof.ª Dra. Angélica Pall Oriani

O Grupo de Pesquisa Multidisciplinar de Desenvolvimento de Softwares desenvolve pesquisas centradas nas áreas de Aplicações web e tecnologias móveis; Computação Gráfica e Modelagem 3D; Engenharia e Produção de Software; Inteligência Artificial aplicada e Segurança da Informação. Assim, os projetos desenvolvidos pelos pesquisadores apresentam características multidisciplinares ligando as grandes áreas da Ciência da Computação, Engenharia de Computação e Jogos Digitais.

Líder: Prof. Dr. Elvio Gilberto da Silva

O uso da imprensa periódica como fonte e objeto de pesquisa aprofundou-se nas últimas décadas do século XX e início deste século XXI e tem contribuído para a ampliação das investigações na história política, econômica e social e na história das ciências e saúde, área que tem adquirido crescente interesse dos historiadores. Nesta proposta, este grupo agrega alunos e professores de graduação e pós-graduação que buscam realizar pesquisas sobre as relações entre a imprensa periódica e os saberes científicos e culturais dos séculos XIX e XX. Especificamente se propõe a investigar a História da Psicanálise e dos saberes médico-psicológicos.

Líder: Prof. Dr. Roger Marcelo Martins Gomes

O grupo tem como objetivo desenvolver pesquisas na área do Design de Moda, que discutam paradigmas e dicotomias da moda, abordagens sobre criação e desenvolvimento de produtos manuais e industriais.

Líder: Prof.ª Dra. Mariana Dias de Almeida

O grupo iniciou seus trabalhados visando aspectos relativos a prevalência de disfunções do assoalho pélvico e diástase do músculo reto abdominal em mulheres em situações ocupacionais, gestantes e no climatério. Outras abordagens são as alterações físicas ocasionadas em mulheres após tratamento para câncer de mama. Fisioterapia na Saúde da Mulher.

Líder: Prof.ª Dra. Gabriela Marini Prata

O Grupo de Pesquisa envolve três linhas de pesquisa, pesquisadores e alunos que desenvolvem trabalhos na reutilização de baterias de íon-lítio no controle da poluição, no gerenciamento dos resíduos perigosos e envolve também o estudo do ensino de química de maneira mais sustentável.

Líder: Prof.ª Dra. Beatriz Antoniassi Tavares

O Grupo de Pesquisa envolve as linhas de pesquisa: análise de política externa brasileira e política externa comparada: atores, agentes e processo decisório.

Líder: Prof. Dr. Roger Marcelo Martins Gomes

Estudar e pesquisar possíveis compostos bioativos presentes em resíduos agroindustriais descartados por indústrias extrativas e de insumos vegetais. Avaliar atividades biológicas de extratos com potenciais para desenvolvimento de novos produtos.

Líderes: Prof. Dr. Marcelo Telascrêa

O grupo de pesquisa tem como intuito analisar as propriedades mecânicas e biológicas de próteses implantossuportadas e implantes dentários. O objetivo é estudar o comportamento biomecânico e distribuição de tensões ao redor da região peri-implantar, assim como componentes e estruturas associadas à prótese implantossuportada. Outra vertente do grupo é avaliar as propriedades biológicas em implantes dentários tendo como enfoque principal a ampliação/manutenção de taxas de sobrevivência e sucesso dos implantes dentários osseointegráveis

Líderes: Prof. Dr. Joel Ferreira Santiago Jr.

Este grupo se inicia com o propósito de contribuir com a comunidade científica da fisioterapia cardiorrespiratória através de estudos que envolvam recursos diagnósticos, avaliativos e terapêuticos. Envolverá pesquisadores da graduação e pós-graduação que estejam interessados nesta área de pesquisa.

Líder: Prof. Dr. Bruno Martinelli

O grupo de estudos pretende discutir a importância do desenvolvimento de novas tecnologias, do estudo dirigido, da pesquisa e educação.

Líder: Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro