Grupo de Pesquisa é um conjunto de pesquisadores graduados ou não, titulados ou não, organizados em torno de uma (ou mais) linha de pesquisa de uma área do conhecimento, com o objetivo de desenvolver pesquisa científica. Só é considerado grupo de pesquisa se cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.
Obs.1: Para acessar o site de líderes são solicitados o CPF e a senha de acesso, que é a mesma senha utilizada para acessar o Currículo Lattes.
Obs.2: A certificação é perdida se o líder não atualizar as informações de seu grupo por mais de 12 meses.
O Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (CNPq) constitui-se em base de dados que contém informações sobre os grupos de pesquisa em atividade no País. As informações contidas no Diretório dizem respeito aos recursos humanos constituintes dos grupos, às linhas de pesquisa em andamento, às especialidades do conhecimento, aos setores de aplicação envolvidos, à produção científica, tecnológica e artística.
Qualquer outra dúvida, entrar em contato pelo e-mail pos@unisagrado.edu.br ou pelo telefone: (14) 2107-7340
O GPECOM foi criado em 2011 com o intuito de fomentar a pesquisa científica na área de Comunicação do UNISAGRADO. Devidamente cadastrado no Diretório do CNPq, o grupo é composto por professores, alunos, egressos e colaboradores que elaboram e compartilham suas produções científicas nas diferentes linhas de pesquisa existentes. Estas pesquisas são provenientes de trabalhos de conclusão de curso (TCC´s), iniciação científica, produções curriculares, projetos de pesquisa de docentes, além de novas parcerias que são formadas por pesquisadores do próprio grupo. Assim, o GPECOM cumpre um importante papel na instituição e no mercado, incentivando a produção científica na área de comunicação e oportunizando troca de experiências entre estudantes, pesquisadores e profissionais. Linhas de pesquisa: Mídia e Educação e Processos e Interfaces da Comunicação nos Diferentes Contextos Organizacionais.
Líder: Prof.ª Dra. Nirave Reigota Caram
O grupo tem como objetivo desenvolver estudos de design para contribuir com soluções desta área voltadas a problemas relacionados a área da sáude.
Líder: Prof.ª Dra. Sileide Aparecida de Oliveira Paccola
O grupo de pesquisa pretende buscar por meio das metodologias de design e das tecnologias assistivas solucionar problemas e melhor a qualidade de vida de pessoas com necessidades especiais.
Líder: Prof.ª Dra. Mariana Menin Gazola
O grupo de pesquisa busca fomentar o incentivo de trabalhos acadêmicos em nível de graduação e pós graduação, para os estudantes que querem estudar a saúde da mulher e seus determinantes sociais e emocionais.
Líder: Prof.ª Dra. Marta Helena de Souza De Conti
O grupo de pesquisa tem o objetivo gerar e difundir conhecimentos sobre Empreendedorismo, Negócios e Inovação, visando à competitividade das empresas e o desenvolvimento sustentável.
Líder: Prof.ª Dra. Marta Regina Garcia Cafeo
O grupo tem como principais linhas de pesquisa a Corrosão e Eletrodeposição, Eletrocatálise, Eletroquímica Ambiental, Polímeros Condutores e Novos Materiais.
Líder: Prof. Dr. Herbert Duchatsch Johansen
Composto por docentes, alunos e egressos do curso de graduação Letras-Tradutor do UNISAGRADO, visa promover a pesquisa nas diferentes áreas da Tradução: Tradução audiovisual, Tradução audiovisual acessível, Tradução científica, Tradução jornalística, Tradução técnica, Tradução literária e Tradução comercial. Acesse a página do Grupo de Pesquisa https://www.estudosdatraducao.com.
Líderes: Prof.ª Dra. Leila Maria Gumushian Felipini / Prof.ª Dra. Cássia de Souza Pardo-Fanton
O grupo de Pesquisa "Fisioterapia Cardiorrespiratória" tem por objetivo avaliar as respostas cardiovasculares, metabólicas, musculares, ventilatórias e subjetivas em indivíduos saudáveis e com disfunções cardiorrespiratórias, antes e após intervenções fisioterapêuticas, em todos os níveis de atenção à saúde. Este grupo de pesquisa é interinstitucional (UNISAGRADO/UFSCar).
Líder: Prof.ª Dra. Bruna Varanda Pessoa Santos
As discussões sobre gênero e sexualidade têm se tornado mais frequentes no campo social e científico nas últimas décadas do século XX e estimulado o desenvolvimento de análises interessadas em compreender as variações culturais e históricas da constituição do feminino, do masculino, do corpo, das relações afetivas e das maneiras de instituir e gerir a sexualidade. Inseridos nesse campo de discussão desenvolvem-se investigações baseadas na relação sexo-gênero, com o propósito de questionar o uso dos conceitos homem e mulher como categorias biológicas, fixas e universais, e de conferir à diferença sexual não apenas um parâmetro exclusivo e natural da distinção entre eles. Alinhado a esse posicionamento teórico, o presente grupo integra duas áreas do conhecimento, a História e a Psicologia, com a finalidade de desenvolver pesquisas em duas linhas: História, Gênero e Relações de Poder, e Sociedade, Gênero e Saúde.
Líder: Prof.ª Dra. Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa
O grupo de estudos e pesquisas pretende incorporar as discussões de natureza teórica e prática pertinentes à educação. Agrega reflexões ancoradas em fundamentos da educação, tais como história, sociologia, filosofia, linguagens e política. Também visa promover análises sobre o processo de formação docente, incitando debate fértil sobre as implicações que passado e presente atribuem a essa etapa formativa. Por fim, pensa também sobre as dimensões práticas e efetivas da atuação docente, enveredando pelas ações pedagógicas que ocorrem dentro e fora do espaço oficial de escolarização.
Líder: Prof.ª Dra. Angélica Pall Oriani
O Grupo de Pesquisa Multidisciplinar de Desenvolvimento de Softwares desenvolve pesquisas centradas nas áreas de Aplicações web e tecnologias móveis; Computação Gráfica e Modelagem 3D; Engenharia e Produção de Software; Inteligência Artificial aplicada e Segurança da Informação. Assim, os projetos desenvolvidos pelos pesquisadores apresentam características multidisciplinares ligando as grandes áreas da Ciência da Computação, Engenharia de Computação e Jogos Digitais.
Líder: Prof. Dr. Elvio Gilberto da Silva
O uso da imprensa periódica como fonte e objeto de pesquisa aprofundou-se nas últimas décadas do século XX e início deste século XXI e tem contribuído para a ampliação das investigações na história política, econômica e social e na história das ciências e saúde, área que tem adquirido crescente interesse dos historiadores. Nesta proposta, este grupo agrega alunos e professores de graduação e pós-graduação que buscam realizar pesquisas sobre as relações entre a imprensa periódica e os saberes científicos e culturais dos séculos XIX e XX. Especificamente se propõe a investigar a História da Psicanálise e dos saberes médico-psicológicos.
Líder: Prof. Dr. Roger Marcelo Martins Gomes
O grupo iniciou seus trabalhados visando aspectos relativos a prevalência de disfunções do assoalho pélvico e diástase do músculo reto abdominal em mulheres em situações ocupacionais, gestantes e no climatério. Outras abordagens são as alterações físicas ocasionadas em mulheres após tratamento para câncer de mama. Fisioterapia na Saúde da Mulher.
Líder: Prof.ª Dra. Gabriela Marini Prata
O Grupo de Pesquisa envolve três linhas de pesquisa, pesquisadores e alunos que desenvolvem trabalhos na reutilização de baterias de íon-lítio no controle da poluição, no gerenciamento dos resíduos perigosos e envolve também o estudo do ensino de química de maneira mais sustentável.
Líder: Prof.ª Dra. Beatriz Antoniassi Tavares
O Grupo de Pesquisa envolve as linhas de pesquisa: análise de política externa brasileira e política externa comparada: atores, agentes e processo decisório.
Líder: Prof. Dr. Roger Marcelo Martins Gomes
Estudar e pesquisar possíveis compostos bioativos presentes em resíduos agroindustriais descartados por indústrias extrativas e de insumos vegetais. Avaliar atividades biológicas de extratos com potenciais para desenvolvimento de novos produtos.
Líderes: Prof. Dr. Marcelo Telascrêa
[accordion][item title="Grupo: RESPIRARE - NÚCLEO DE PESQUISA EM AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA: INVESTIGAÇÃO DE TÉCNICAS E RECURSOS AVALIATIVOS E TERAPÊUTICOS EM FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA"]
Este grupo se inicia com o propósito de contribuir com a comunidade científica da fisioterapia cardiorrespiratória através de estudos que envolvam recursos diagnósticos, avaliativos e terapêuticos. Envolverá pesquisadores da graduação e pós-graduação que estejam interessados nesta área de pesquisa.
Líder: Prof. Dr. Bruno Martinelli
O grupo de estudos pretende discutir a importância do desenvolvimento de novas tecnologias, do estudo dirigido, da pesquisa e educação.
Líder: Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior
© 2025 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.