Facebook Pixel Fallback

NUPHIS

1. Apresentação

Histórico

O Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica “Gabriel Ruiz Pelegrina” foi criado pelo ATO nº 2, de 17 de outubro de 1983, com o propósito de conservar documentos, fotos, mapas, moedas, tridimensionais, fundos e arquivos históricos de Bauru e região, e estimular uma cultura de pesquisa e de práticas educativas. Dentre os objetivos do NUPHIS estão a preservação do patrimônio histórico e cultural regional; a gestão e conservação de arquivos documentais manuscritos e impressos; o estímulo a pesquisas científicas; a divulgação da memória histórica por meio eletrônico e de textos acadêmicos; a condução de ações educativas em parceria com outras universidades e a Educação Básica, e a prestação de serviço à comunidade em geral interessada no conhecimento histórico-cultural-regional. O NUPHIS está cadastrado no Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM (Guia dos Museus Brasileiros, 2011, p. 282).

NUPHIS


Equipe

Supervisão – Direção da A.C.E.H.S

Prof.ª Dra. Beatriz Antoniassi Tavares

Coordenação – Curso de História

Prof. Dr. Roger Marcelo Martins Gomes

Organização e Orientações – Professores do Curso de História

Prof.ª Dra. Flávia Santos Arielo

Prof.ª Dra. Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa

Prof.ª M.ª Cláudia Leonor Guedes de Azevedo de Oliveira


Normas

Normas aos usuários

Pesquisadores e visitantes em geral que desejam acessar o acervo do NUPHIS devem realizar o agendamento da visita por meio do e-mail nuphis@unisagrado.edu.br.

O pesquisador preencherá uma ficha esclarecendo o conteúdo de sua pesquisa e o tipo de material do acervo a ser utilizado.

Pede-se, no caso de trabalhos científicos, a citação do NUPHIS nos agradecimentos ou nos créditos do referido trabalho.

No caso de ser necessário a obtenção de material fotográfico em formato digital (em extensão jpeg ou tiff), o pedido deve ser entregue por meio de requisição, com o comprometimento de creditar as imagens ao NUPHIS. Fotos de documentos e periódicos são permitidas desde que não seja utilizado flash.

Para melhor conservação do acervo, relevante destacar que é proibido o consumo de bebidas e comidas nas dependências do NUPHIS. Pede-se também o uso de equipamento de proteção para manuseio do acervo - luvas e máscaras faciais - os quais são oferecidos pela instituição.

Normas de aquisição de novos acervos

O NUPHIS está aberto para recebimento de doações de forma a enriquecer o seu acervo. O doador deverá entrar em contato com os professores responsáveis, de modo a verificar a pertinência da doação.

São aceitos documentos, em seus diversos formatos, desde que estejam em boas condições de conservação, tais como jornais, cartas, fotografias e documentos diversos, de interesse para as pesquisas e estudos da história local, regional e nacional. Acervos pessoais também são recebidos, em especial aqueles que foram formados por pessoas ou famílias que contribuíram, por meio de suas atividades profissionais e pessoais, para as transformações das práticas urbanas e rurais de Bauru e região.


Estrutura Física

O NUPHIS está organizado em 5 salas, além do hall de entrada:

A Sala de Consulta é disponibilizada para o trabalho dos pesquisadores com o material do acervo, para a identificação e catalogação do acervo pelos monitores, como para receber as visitas técnicas realizadas por alunos da Educação Básica. Também é o local no qual os professores do curso de História podem desenvolver atividades com os alunos.


A Sala de Acervo 1 acondiciona as coleções de periódicos – Jornais e Revistas, Mapoteca, Filmoteca, a coleção numismática, o Fundo de Memória Institucional do UNISAGRADO, a coleção de documentos do Conservatório Pio XII e tridimensionais.


A Sala de Acervo 2 aloca as coleções pessoais, as monografias de personagens da cidade realizadas por alunos do curso de História nas décadas de 1980 e 1990 e recortes de jornais de época. Há estantes com objetos tridimensionais, uma biblioteca de apoio e mesas para pesquisa.


A Sala da Coordenação é destinada à administração do NUPHIS, como reuniões e guarda de listagens, cartas, documentos diversos, em sua maioria relacionados ao andamento dos trabalhos.


A Sala de Higienização aloca uma bancada de trabalho para a limpeza do acervo e um arquivo de aço que acondiciona uma parte significativa do acervo fotográfico.


2. Acervo

Hemeroteca

Conserva 3.000 coleções de Jornais e Revistas, tais com o primeiro jornal de Bauru, Auctoridade, de 1896. 


Biblioteca de Apoio à Pesquisa

A Biblioteca de Apoio à Pesquisa conta com mais de 1500 tombos compostos por livros, revistas, monografias, dissertações e teses referentes à História Local e Regional.  


Coleções 

Coleção de Charges de Aucione Torres Agostinho

Jornalista, pintor, escultor, chargista e professor universitário.  É composta por 546 charges publicadas no Jornal da Cidade (1986-1990) e 758 fotografias. 

Coleção de Charges de Péricles de Andrade Maranhão

Caricaturista e cartunista, nascido em Recife (PE), no ano de 1924 e falecido no Rio de Janeiro (RJ), em 1961. A coleção apresenta charges publicadas na Revista Cruzeiro entre 23/10/1943 a 03/02/1962.


Arquivo de Imagem e Som

Fototeca

A Fototeca é formada por cerca de 16.000 fotos em PB e Cor, sobre diversos aspectos da vida urbana e rural de Bauru. Nesta coleção estão contemplados temas como artes plásticas, ruas e avenidas, bairros e vilas, bancos, bandas, cemitérios, cinema e teatro, enchentes, escolas, escoteiros, esportes, hospitais, maçonaria, judiciário, praças, rádios, revoluções históricas, rodoviária, saúde, Universidade, viadutos, o Aeroclube. Também contempla a coleção de Vicente João Pedro, fotógrafo de Jaú/SP com projeção internacional, membro do aclamado Foto Cine Clube Bandeirante.


Mapoteca

A Mapoteca do NUPHIS possui 60 mapas de plantas de engenharia sobre a urbanização de Bauru, algumas da Diocese de Bauru e também provenientes de órgãos públicos da cidade.

Filmoteca

A Filmoteca do NUPHIS dispõe de aproximadamente 2.600 fitas de programas realizados pela Rádio e TV USC em formato VHS, DVC, DVD, Betacam, dentre outros formatos.

Coleção de Documentos do Conservatório Musical Pio XII

Composta de 370 documentos diversos e objetos tridimensionais referentes à trajetória do Conservatório Musical Pio XII, o mais antigo centro de formação musical de Bauru, fundado em 1928, com sede inicial no Colégio São José e mais tarde, localizado na Universidade Sagrado Coração - USC.

Arquivo Biográfico: Projeto Memória Cultural 

O Projeto Memória Cultural produziu 453 monografias elaboradas por alunos da Universidade Sagrado Coração. Tais monografias disponibilizam informações relevantes sobre diversas personalidades de Bauru, entre artistas, profissionais liberais, políticos e pessoas de relevância na sociedade. Foram produzidas, em sua maioria, entre os anos de 1980 e 1990.


Fundos

Irmã Arminda

Documentos pessoais da fundadora da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras do Sagrado Coração – FAFIL (atual Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO), em 1953. O acervo é composto por cartas, decretos, Atos normativos, certificados, correspondência oficial, estudos para criação do Regimento, programa de cursos; assim como fotos históricas e peças tridimensionais. O acervo, devidamente organizado, permitiu a criação da Sala Irmã Arminda, localizada no segundo andar da Biblioteca Cor Jesu.

Memória Institucional do UNISAGRADO

Conjunto de documentos administrativos, pedagógicos, organizacionais, correspondências e jornais, dentre outros, organizado para salvaguardar, preservar e desenvolver pesquisas acerca da memória acadêmica, comunitária a pastoral de nossa instituição, em seus mais de 70 anos de história.


Memoriais

Gabriel Ruiz Pelegrina

A coleção do ferroviário e memorialista Gabriel Ruiz Pelegrina contempla mais de 1.000 artigos de jornais e 1.200 documentos diversos que envolvem os acontecimentos da cidade, menções de praças, ferrovias, partidas de futebol, hospitais, crises políticas, clubes de serviços, clubes sociais, igrejas, padres e bispos, cemitérios e escolas. 

Edson Bastos Gasparini

O acervo pessoal do político bauruense Edson Bastos Gasparini é formado por cerca de 300 documentos compostos por registros escritos e fotos relativos às suas ações, processos, lutas políticas, vida pessoal e familiar.

Luiz de Gonzaga Bevilacqua

Formado por mais de 550 documentos pessoais, diplomáticos, correspondências, livros, fotos e tridimensionais, o conjunto de materiais de Bevilacqua evidencia o seu interesse e atuação à Astronomia e Astronáutica. Participou da fundação do Aeroclube de Bauru em 1938 e da Sociedade Brasileira Interplanetária Brasileira em 1954, da qual também foi presidente.

Ochelcis Aguiar Laureano

O compositor, músico e professor de canto orfeônico nascido em 1909 amealhou ao longo de sua vida profissional inúmeras experiências. Seu acervo possui 835 documentos entre partituras, cadernos de rascunho musical, fotos e a sua escrivaninha pessoal. 


Benedito Luiz Rodrigues de Abreu

Poeta de reconhecido mérito, nascido em Capivari em 27 de novembro de 1897 e falecido em 24 de novembro de 1927, após contrair tuberculose. Morou em Bauru por alguns anos tendo eternizado o seu olhar sobre a cidade por diversos poemas. Seu acervo é composto por 996 documentos tais como manuscritos, livros e fotos.


3. Eventos

Encontro de Pesquisa em História

2013 – 1º Encontro de Pesquisa em História: USC 60 anos

2014 – 2º Encontro de Pesquisa em História: Cultura, gênero e patrimônio

2015 - 3º Encontro de Pesquisa em História: Historiografia e Fontes Históricas

2016 ­– 4º Encontro de Pesquisa em História: A década do Afrodescendente

2017 – 5º Encontro de Pesquisa em História: revoluções e movimentos sociais

2018 – 6º Encontro de Pesquisa em História: Democracia e autoritarismo na América Latina

2019 – 7º Encontro de Pesquisa em História: (Re)pensar o lugar do historiador

2020 – 8º Encontro de Pesquisa em História: Memória e História na Era Digital

2021 - 9º Encontro de Pesquisa em História: Saberes e Resistências

2022 - 10º Encontro de Pesquisa em História: 200 anos de Independência, História e Historiografia

2023 - 11º Encontro de Pesquisa em História: 40 anos do NUPHIS

4. Atividades Educativas

Visitas ao NUPHIS

As visitas ao NUPHIS estão abertas ao público para estudos e pesquisas históricas. Essas visitas técnicas, também oferecidas para colégios públicos e privados, permitem que os estudantes tenham contato direto como os processos e metodologias da investigação histórica.


Exposições

As exposições do NUPHIS são organizadas a partir de seu acervo e acontecem ao longo do ano em diversas ocasiões, tais como comemorações, Feira de Profissões, atividades institucionais e visitas técnicas. São momentos em que o público pode apreciar uma leitura do precioso acervo mantido pela instituição. Além disso, atividades pedagógicas envolvem alunos de graduação, do Ensino Básico e o público em geral e proporciona um aprofundamento nos estudos históricos. Essas exposições visam enriquecer o conhecimento histórico e fomentar o interesse pela pesquisa.

2012 - Exposição “História e Tecnologia”.
2014 - Exposição “100 anos da Primeira Guerra Mundial”.
2015 - Exposição “70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial”.
2016 - Exposição “Revolução Francesa, Inconfidência Mineira e Belle Époque brasileira”.
2017 - Exposição “100 anos da Revolução Russa”.
2018 - Exposição “Oriente Médio: 70 anos de Estado de Israel”.
2022 - Exposição “200 anos da Independência e da Revolução de 1930.
2023 - Exposição “Céu do Interior – Luiz de Gonzaga Bevilacqua”.
2024 - Exposição “Imersos em Ochelsis Laureano”.


5. Projetos

Jovem Historiador

O projeto 'Jovem Historiador' tem como objetivo intensificar a prática de pesquisa e produção acadêmica dos alunos do curso de História do Unisagrado. Os discentes são orientados para a produção de resumos, resenhas, painéis, textos e apresentações em eventos e, sobretudo, elaboração de artigos científicos, publicados nos Anais do Encontro de Pesquisa em História. Também são estimulados a participarem da organização de eventos do NUPHIS e curso de História. Desenvolvido de forma interdisciplinar, o projeto 'Jovem Historiador' envolve professores de diversas disciplinas do curso e as produções e publicações são realizadas a partir do aprendizado do aluno. Ao realizar este conjunto de atividades, ao final do curso o graduando é premiado com o certificado "Jovem Historiador".

O Prêmio Jovem Historiador conta com a participação direta dos professores do curso de História responsáveis pelas disciplinas específicas, entre eles Prof. Dr. Roger Marcelo Martins Gomes (Coordenador) e também as Profas. Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa, Flávia dos Santos Arielo e Cláudia Leonor Guedes de Azevedo do Oliveira.

Monitoria no NUPHIS

Este projeto visa a intensificar a participação dos alunos de Graduação de História no Núcleo de Pesquisa e História - NUPHIS como curadores e pesquisadores. As atividades desenvolvidas envolvem a conservação dos arquivos documentais, digitalização do acervo, ações educativas em relação à importância e preservação do patrimônio histórico e cultural de Bauru e região, divulgação da memória histórica, e levantamento de dados, fatos e temas apresentados nos periódicos regionais, e prestação de serviços à comunidade acadêmica, estudantil e geral. Os alunos pesquisadores são classificados como monitores do NUPHIS e orientados pelos professores da Graduação de História.

A Monitoria do Nuphis é organizada pelos professores do curso de História responsáveis pelas disciplinas específicas, entre eles Prof. Dr. Roger Marcelo Martins Gomes (Coordenador), prof.ª Dra. Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa, prof.ª Dra. Flávia Santos Arielo e prof.ª Ms. Cláudia Leonor Guedes de Azevedo do Oliveira.

Projeto de Extensão - 60 anos da Diocese de Bauru

O propósito deste projeto é o de desenvolver, em caráter extensionista, atividades em História, Patrimônio e Memória. Busca-se aprofundar estudos históricos sobre a criação e desenvolvimento da Diocese de Bauru por meio do seu acervo histórico, tridimensional e patrimonial. Essas atividades, realizadas na Biblioteca da Diocese de Bauru e no NUPHIS, permitem a interação de alunos, professores e portadores de conhecimento sobre a Diocese, assim como contribuem para a reflexão, memória e preservação do patrimônio religioso e cultural de Bauru. O projeto tem como proposta final a elaboração de um e-book sobre a História da Diocese de Bauru. O projeto faz uso do acervo do NUPHIS, em especial as coleções de periódicos e de fotografias. Em contrapartida, o projeto deixa como legado a digitalização do acervo fotográfico e a digitação das fichas de catalogação de fotos em planilha Excel.

Este projeto é supervisionado pelo Prof. Dr. Roger Marcelo Martins Gomes e coordenado pela Profa. Me. Cláudia Leonor Guedes de Azevedo de Oliveira.


Publicações

Catálogo “Arquivo Benedito Luiz Rodrigues de Abreu”. Bauru: Canal 6 Editora; EDUSC, 2009. Acervo do Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica da Universidade do Sagrado Coração.


a

Catálogo “Arquivo Benedito Luiz Rodrigues de Abreu”. Programa Memória do Mundo - Unesco Bauru: Canal 6 Editora, 2009.


Catálogo “Hemeroteca”, do Núcleo de Pesquisa e História da Universidade do Sagrado Coração. Bauru: Canal 6 Editora, 2017.


Anais dos Encontros de Pesquisas em História 2016 a 2023. Disponível em
https://unisagrado.edu.br/anaiseph


Caderno de Resumo dos Encontros de Pesquisa em História (EPH), de 2013 a 2023. Disponível no Acervo digital do Nuphis e na Biblioteca do UNISAGRADO.


Horário de Funcionamento

De terça à sexta, das 14h30h às 17h30.


Contato

Para pesquisa ou visitas, agendamento via e-mail nuphis@unisagrado.edu.br .


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro