Quem somos

O UNISAGRADO está entre as instituições de Ensino Superior do Brasil mais tradicionais. Com mais de 65 anos de trabalho em prol da Educação, faz parte de sua essência, além de ser uma instituição Católica e Cleliana, a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão.

Tem por vocação consagrar-se à investigação, ao ensino e à formação dos estudantes, reafirmando a busca da Verdade em todos os campos do conhecimento.

Declara constantemente seu compromisso social, traduzido em sua participação ativa na busca de soluções eficazes e sustentáveis para as necessidades dos indivíduos e da sociedade. Tem compromisso com a geração do saber que produz ruptura e transformação, que atende a sua responsabilidade de preservar o patrimônio cultural, que integre crítica e proposta, reflexão e ação, tradição e futuro em um diálogo permanente para que todo conhecimento desenvolvido no espaço universitário contribua para o bem social.

Como instituição de ensino CATÓLICA, desenvolve suas atividades de ensino, pesquisa e extensão tendo como pressuposto e horizonte os valores do Evangelho. Dada sua natureza universitária – espaço, plural, universal – propõe ser um ambiente pluralista e dialogal, respeitando diferentes crenças e pensamentos que sejam afins com o objetivo central de buscar uma vida digna para todos.

Como instituição de ensino CLELIANA, alimenta-se do espírito e do carisma da Bem-Aventurada Clélia Merloni, em sintonia com as atuais prioridades apostólicas do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração em vista da Nova Evangelização.

A identidade do UNISAGRADO determina uma perspectiva ética e humanista da educação. Desse modo, seu processo de ensino-aprendizagem baseia-se na relação dialógica e respeitosa entre os sujeitos que participam da construção do conhecimento. Determina que a investigação e a pesquisa orientem-se para a melhoria da qualidade e equidade na vida social, assim como as atividades de extensão estejam voltados para o serviço aos demais e à interação com a comunidade local. Portanto, toda a produção acadêmica está orientada a superar o pragmatismo e o utilitarismo, colocando o saber, a ciência e a técnica a serviço do homem, da verdade e da justiça.

Em seus mais de 65 anos, o UNISAGRADO reafirma seu compromisso de ser – “Ensino Superior de Excelência”. O slogan representa a missão da instituição de ensino superior: “Formação humana integral fundamentada nos princípios católicos, concretizada na excelência do ensino, da pesquisa e da extensão, expressa no compromisso social e na disseminação da ciência e do saber para o bem da sociedade”.

Essa Missão está no coração de todos que participam da comunidade universitária. Ela dá ritmo para que todos possam oferecer respostas e, ao mesmo tempo, instigar novos questionamentos aos estudantes. A interação dessa mensagem é o elo que mantém professores, funcionários e dirigentes unidos, trabalhando pelo mesmo ideal.

HISTÓRIA

A história do UNISAGRADO começou com a vinda das primeiras Apóstolas para o Brasil no ano de 1900. A partir desta data, outras Apóstolas missionárias chegaram da Europa. Nas cidades em que se estabeleciam, foram levando o Amor ao Coração de Jesus por meio de suas obras, conforme as necessidades de cada região. Chegaram a Bauru em 1926 a pedido o Padre Francisco Van der Maas, um missionário holandês, que deu início às obras do Externato São José, em 1921. Foi confiada as Irmãs Apóstolas a missão de manter e ampliar a obra educacional e mais, zelar pela formação espiritual das crianças da cidade. Até os anos 50, as Apóstolas haviam mantido, solidificado e expandido sua obra educacional na cidade e chegara a hora de enfrentar um novo desafio: um curso de nível superior – a primeira Faculdade de Filosofia do interior do Estado.

O projeto das Apóstolas foi conduzido pela visão de Irmã Arminda Sbríssia, que projetou e consolidou a constituição física, jurídica e institucional da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras do Sagrado Coração – FAFIL – sendo sua primeira diretora. Em 1951, foi apresentado ao Conselho Nacional de Educação, no Rio de Janeiro, os primeiros documentos para viabilizar a criação de uma faculdade de Filosofia, Ciências e Letras atendendo à solicitação de Dom Henrique Golland Trindade, bispo da diocese na época. Tinha por objetivo oferecer ensino superior direcionado à formação profissional, intelectual e espiritual dos jovens desta região do Brasil e, sobretudo, formar professores para a melhoria da Educação. No Ano de 1953, nascia a Faculdade pioneira no interior de São Paulo, com os cursos de Letras, Pedagogia, Geografia e História.

O IASCJ, em 1966, lançou a pedra fundamental da nova construção da FAFIL, com Celebração Eucarística presidida pelo Bispo de Bauru, Dom Vicente Ângelo Marchetti Zioni. Sob a coordenação de Irmã Rosalva e de Irmã Elvira Milani, as obras começariam em 1969, concretizando um projeto confiado ao jovem arquiteto Jurandyr Bueno Filho e que privilegiava a integração: os prédios se colocavam em torno de um Setor Vivência, afastando-se do modelo então predominante de isolamento das diferentes unidades. Em 1970 foi inaugurada a nova instalação da FAFIL, localizada à Rua Irmã Arminda, 10-50, no Jardim Brasil. A ampliação da faculdade se deu também em nível da pós-graduação, quando foi criado o primeiro curso Lato Sensu em Administração Escolar.

Ao mesmo tempo em que as instalações físicas eram ampliadas, crescia a demanda para novos cursos e, naturalmente, o número de alunos. Até então, todos os cursos da Instituição estavam sob o guarda-chuva da FAFIL. A partir daí, teve início uma diversificação que seria fundamental para o que é hoje o UNISAGRADO: em meados da década de 70, a Diretora Irmã Elvira Milani percebeu que, assim como o interior se ressentia da falta de professores formados, também sofria com a falta de profissionais habilitados na área da Saúde. Mas não seria possível estabelecer um curso de Enfermagem dentro do escopo que permitia a entidade existente, dedicada à Filosofia. Seria necessário, mais do que um novo curso, criar toda uma nova Faculdade.

No ano de 1980, surgiram as Faculdades do Sagrado Coração, reunindo a antiga FAFIL, a faculdade de Música Pio XII (FACMUS) e a Faculdade de Enfermagem (FESC), iniciando a abertura da área das Ciências da Saúde, consolidando cada vez mais seu desenvolvimento acadêmico e comunitário.

Em 1983, foi encaminhado ao Conselho Federal de Educação o primeiro documento para o processo de reconhecimento de uma Universidade, a chamada Carta-Consulta, contendo dados essenciais a respeito das concepções e características da Instituição e da sua tradição em ensino, pesquisa e extensão. Era o passo inicial num trajeto exigente e difícil. Aprovada a Carta-Consulta em 1985, teve início a fase de verificação, que envolve um período de acompanhamento durante o qual comissões designadas pelo Conselho Federal de Educação verificam e confirmam a aptidão da Instituição, além de efetuar correções e ajustes no projeto.

Em 1986, formaliza-se a constituição da Universidade do Sagrado Coração. Irmã Elvira Milani, então diretora, passa a ser a primeira reitora da nova Universidade. Quando começaram os anos 90, a Universidade do Sagrado Coração primava pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como princípio fundamental da sua essência como Universidade. Neste período, Irmã Jacinta Turolo Garcia tornou-se a segunda reitora, expandido a Pós-Graduação, valorizando a Coordenação Pedagógica, os Programas de Extensão e a Avaliação na Instituição e a Pastoral da Universidade, além da abertura de novos cursos nas áreas de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, como Administração, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas.

Na década de 2000, foram criados novos cursos, bacharelado e licenciatura em Ciência da Computação; Letras Português-Espanhol, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Química, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, e os de Tecnologia em Gastronomia, Estética e Cosmética e Design de Moda.

Em 2006, a USC iniciou um processo de reestruturação e modernização de sua estrutura acadêmico-administrativa, com o objetivo de fortalecer e ampliar sua produção acadêmica e os serviços prestados à sociedade. A partir de então, a USC passa por um processo de avaliação interna e melhorias contínuas para enfrentar os desafios atuais e futuros do Ensino Superior brasileiro.

A partir de 2011, foram criados os cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Relações Internacionais, Engenharia Ambiental e Sanitária, Design, Biomedicina, Ciências Contábeis, Marketing e Gestão de Recursos Humanos. Em janeiro de 2011, assumiu a terceira e atual Reitora, Irmã Susana de Jesus Fadel.

Na área de Ciências da Saúde, além do curso de Enfermagem, Estética e Cosmética e Biomedicina, a USC possui: Ciências Biológicas – bacharelado e licenciatura, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Terapia Ocupacional.

Na área de Ciências Exatas, possui ainda Matemática e Química – bacharelado e licenciatura.

Continuando o processo de modernização, em 2013 houve a aprovação do novo Estatuto e do novo Regimento Geral da Instituição e a inauguração do novo Complexo das Engenharias e do Setor de Relações Internacionais.

Em 2015 a USC lançou o curso de Engenharia Elétrica, em uma aposta da Universidade no desenvolvimento local através da formação de profissionais íntegros e capacitados para atender as demandas e desafios. O curso possui seu principal foco em sistemas de energia, contando também com formação nas áreas de eletrônica e automação.

Em 03 de março do mesmo ano, a Universidade foi credenciada na Educação a Distância pela portaria 165, com nota máxima 5. Pelo processo seletivo 2016, abriu o curso de Graduação em Pedagogia para Licenciados, assim como cursos de Especialização e Extensão.

Em 2018, lançou os cursos de Teatro e Jogos Digitais, em uma aposta para novas áreas de atuação, carentes de profissionais no interior.

2019, após tramitação com o Ministério da Educação (MEC), recebeu a autorização para se transformar em Centro Universitário. Com a mudança, passou a ser UNISAGRADO – Centro Universitário Sagrado Coração. Com o olhar para o futuro e com novos projetos, focou na expansão da Educação a Distância (EAD) com abertura de três novos polos (Brasília, Pará e Araçatuba) e na oferta de cursos de Graduação e Pós-Graduação: especialização e MBA, que compõe um portfolio de 79 Cursos.

A mudança foi evolucionária, com propósitos bem definidos. Um deles foi o de fortalecer ainda mais a essência institucional e a missão educacional - dimensões que são vivenciadas e desenvolvidas há 65 anos, com excelência.

Com mais de 65 anos de existência, a identidade amadurecida do UNISAGRADO determina uma perspectiva ética e humanística no processo de ensinar e aprender. Reafirma seu compromisso social e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Permanece no caminho do crescimento com qualidade, com mais de 7,5 mil estudantes, ampliando a oferta de cursos, expandindo a pós-graduação e nova modalidade de ensino, contextualizada na região, valorizando a tradição e a inovação, com olhar atento para o futuro.

Receba nossas notícias
UNISAGRADO

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2019 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro