Voltar ao site
Fafil

A Profª. Dra. Irmã Vânia Cristina de Oliveira assume o cargo tendo o ser humano como meta de sua gestão


O UNISAGRADO tem uma nova Reitora: a Profª. Dra. Vânia Cristina de Oliveira tem 39 anos, é formada em Letras - Português (2008) pela então Universidade do Sagrado Coração, hoje UNISAGRADO, com extensão universitária e vários estudos nas áreas de pastoral, teologia e espiritualidade. Possui Mestrado (2015) e Doutorado em Língua Portuguesa (2019) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde, com bolsa integral da Capes, desenvolveu dissertação e tese voltadas para a vocação educacional e formação do professor.


Natural de Santa Rita de Caldas, em Minas Gerais, é filha do agricultor Francisco José de Oliveira (63) e da costureira Maria Aparecida de Oliveira (62). Tem uma irmã e dois irmãos: Sônia Maria de Oliveira (38), Rafael José de Oliveira (35) e Daniel Acássio de Oliveira (34); e já conta sete sobrinhos. Convive com a honra de ter o avô paterno vivo, Messias Faustino (85).

Descer
Descer

Na expectativa para o cargo, a nova Reitora do UNISAGRADO já tem seus objetivos de gestão definidos. O primeiro é a memória grata por toda a trajetória consolidada de excelência da instituição. Quer, ainda, cultivar a paixão pelo presente, reconhecendo os esforços e dedicação de todos os envolvidos no processo educativo da comunidade universitária, principalmente os docentes e os colaboradores do UNISAGRADO. Ressalta a importância de incentivar a esperança como motivadora de novos processos e estudos sobre inovações pedagógicas acadêmicas para o futuro, na busca de uma melhor formação integral para os estudantes que correspondam aos desafios dos tempos atuais. "Sabemos que não é um processo fácil, porém, urgente e necessário, pois, juntos assumimos a missão do UNISAGRADO e, isto é possível com a sintonia entre o que pensamos, sentimos e fazemos, ou seja, entre mente, coração e mãos, como nos ensina o Papa Francisco", completa.

Descer
Descer

Irmã Vânia enfatiza que espera como "primeiros passos" enquanto Reitora a abertura de mente e de coração e a ousadia aliada ao discernimento para inovar e zelar pela essência da missão educativa de formar pessoas. "Quero fomentar uma cultura de inovação, favorecendo um ambiente que apoia o pensamento criativo e avança nos esforços para extrair o máximo do conhecimento gerando processos novos ou aprimorados, baseados num conjunto compartilhado de valores e crenças na interação constante entre estudantes, docentes e comunidade acadêmica. Somos comprometidos com a formação de cidadãos éticos, competentes, protagonistas e solidários, reconhecemos o valor da educação para a sociedade 4.0, mesmo entre rápidas transformações de "uma sociedade interconectada e sem fronteiras" e que espera profissionais comprometidos e capazes de serem qualificados no exercício de sua profissão e vocação. Isto transforma a sociedade, isto transforma o mundo".

Descer
Descer

Sobre o futuro do UNISAGRADO e os caminhos para os próximos anos, a nova Reitora faz um convite para que todas as pessoas envolvidas com a instituição de ensino coloquem a PESSOA no centro da educação, a fim de percorrer trilhas inovadoras do Ensino Superior e, na busca de cinco propósitos:

  • 1. Reconfigurar o mindset organizacional
  • 2. Desenvolver novas estratégias pedagógicas
  • 3. Implementar a cultura de inovação e sustentabilidade
  • 4. Ampliar os projetos e resolução de problemas
  • 5. Cultivar o humanismo solidário
Descer
Descer

A nova Reitora destaca a importância do UNISAGRADO para Bauru e região como uma missão evangelizadora e educativa. "Nossa Fundadora, a Bem-aventurada Clélia Merloni, nos ensina que "Educar é uma obra de Amor". Acredito que o UNISAGRADO é consciente do modo de ser e da responsabilidade de formar as novas gerações, "acompanhando-as em suas etapas de crescimento e de resposta à vocação de Deus e a profissão futura como um serviço à sociedade", abrindo aspas para as palavras do Papa Francisco por ocasião do Pacto Educativo entre "escola/ensino superior, família e sociedade", diz.

Há 25 anos Irmã Vânia iniciou na vocação religiosa, no Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), e há 17 anos fez os votos religiosos. Durante a sua formação inicial da vida religiosa, morou em Espírito Santo do Pinhal (SP) durante o Aspirantado (1994 a 1998) e Noviciado (2001), em Marília (SP) durante o Propedêutico (1999) e em São Paulo (SP) na fase do Postulado (2000) e do Juniorato Interno (2010 e 2011).

Descer
Descer

Em sua vida de comunidade religiosa e missão, durante o Postulado em São Paulo (SP) auxiliou na formação das postulantes e de Catequistas. Também na capital do Estado, foi Coordenadora da Pastoral Escolar e Responsável da Pastoral Vocacional, assim como Secretária Provincial e Gestora da Pastoral Familiar Cleliana da Sagrado Rede de Educação, função que continua desempenhando nos Colégios. Também em sua trajetória como Apóstola participou do Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) - Regional de Botucatu (2007 e 2008) e, depois, secretária da Comissão do SAV-PV Sul 1 da CNBB (2009).

Irmã Vânia já morou em Bauru anteriormente. Na cidade, foi Mestra das Aspirantes e Responsável do Berçário e da Pastoral Vocacional da Creche e Escola Madre Clélia; Coordenadora da Pastoral Escolar da Sagrado Rede de Educação e Orientadora Espiritual da Grande Família do Sagrado Coração (GFASC) com sede no Colégio São José, e no UNISAGRADO, especificamente, foi Coordenadora da Biblioteca Cor Jesu e do Audiovisual, Auxiliar na Pró-Reitoria Comunitária, Professora de Ética e Cultura Religiosa e Responsável da Pastoral Vocacional.