MEC divulga indicadores de qualidade da educação superior e UNISAGRADO se destaca como a 1ª de Bauru, 9ª do Estado e dentre as 15% melhores do Brasil

IDD, CPC e IGC são importantes referências que indicam o desempenho das instituições de ensino superior do país e o seu comprometimento com a educação de excelência

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta terça-feira, 2 de abril, os resultados de três Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2022. Foram detalhadas informações a respeito do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); do Conceito Preliminar de Curso (CPC); e do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC); eles integram o conjunto de procedimentos e instrumentos avaliativos previstos na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que completa 20 anos neste mês de abril. O Conceito Enade, que também faz parte desta cesta de indicadores, foi divulgado em outubro de 2023.

Em uma escala que vai de 0 a 5, o UNISAGRADO obteve o conceito 4, o que o mantém em um grupo seleto e de excelência formado por Instituições de Ensino Superior (IES) que são referência no ensino e infraestrutura. Ao analisar a posição do UNISAGRADO em relação às IES brasileiras, os dados indicam que a instituição está dentre as 15% melhores IES do Brasil; já à nível de estado de São Paulo, está dentre os 2% melhores Centros Universitários, ocupando a 9ª posição. Em Bauru, é a primeira instituição, com a maior nota.

Esses indicadores são diretamente relacionados ao ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. Na edição, o Enade avaliou os seguintes cursos: bacharelado das áreas de administração; administração pública; ciências contábeis; ciências econômicas; direito; jornalismo; psicologia; publicidade e propaganda; relações internacionais; secretariado executivo; serviço social; teologia e turismo. Também foram avaliados os cursos superiores de tecnologia das áreas de comércio exterior; design de interiores; design gráfico; design de moda; gastronomia; gestão comercial; gestão da qualidade; gestão pública; gestão de recursos humanos; gestão financeira; logística; marketing e processos gerenciais.

A Magnífica Reitora do UNISAGRADO, Prof.ª Dra. Irmã Vânia Cristina de Oliveira, enfatiza que os sucessos alcançados são consequência da dedicação coletiva da comunidade acadêmica, que se une buscando o alcance de sua visão educacional de formar indivíduos altamente qualificados. "A classificação IGC 4 atribuída ao UNISAGRADO evidencia que, coletivamente, somos capazes de progredir na nossa jornada educativa e existem vastas oportunidades para aprimorar ainda mais nossos cursos. Representamos uma Instituição Católica, de inspiração Cleliana, e Filantrópica, e temos orgulho da nossa trajetória de mais de 70 anos dedicados à inovação e educação. Seguimos adiante sob a benção divina", destaca.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/13384-mec-divulga-indicadores-de-qualidade-da-educ.html