Agência Experimental em Publicidade e Propaganda - G-15

Local: USC Fale com o Coordenador: extensao@usc.br

Sobre o Projeto

A Agência Experimental de Publicidade e Propaganda – G15 traz para dentro da formação universitária os desafios que o mercado publicitário apresenta na atualidade. Tendo como base a agência de publicidade e propaganda para o desenvolvimento de trabalhos de comunicação, a proposta é ampliar a atuação e permitir a integração de conteúdos e saberes dentro do desenvolvimento de projetos e ações de comunicação integrada. Essa existência faz-se de grande importância, pois além de cumprir uma exigência dentro das orientações de qualificação do curso perante o Ministério da Educação (MEC), possibilita o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem por meio da vivência dos procedimentos e situações de mercado. Os discentes têm a oportunidade de ambientar-se com as rotinas profissionais de uma agência, com o diferencial do acompanhamento dos trabalhados ser realizado por docente do curso, orientando o desenvolvimento das atividades e primando pela qualidade e respeito dos valores, princípios éticos e legais. No 1º semestre de 2018 foram desenvolvidos 17 projetos que buscaram atender outros programas e projetos de extensão da USC como é o caso do REGER e da Webrádio USC, ou ainda associações e instituições filantrópicas como a aldeia indígena Ekeruá que pertence a terra indígena de Araribá. Além disso, desenvolveu uma aproximação com o poder público por meio do planejamento e organização de oficinas para Secretaria do Bem estar Social – SEBES dentro do projeto de geração de renda, as oficinas serão realizadas no 2º semestre de 2018. Outra atuação foi dentro dos eventos das USC, destacando o Comunica 2018 que iniciou as comemorações dos 20 anos dos cursos de Comunicação Social. EM parceria com a DICOM USC foi desenvolvida a ação: Cores do Calendário, com o objetivo de sensibilizar para temas emergentes em nossa sociedade, foi trabalho o Abril Azul, a respeito o Autismo e o Maio Amarelo a respeito da segurança no trânsito.



Objetivos

  • Proporcionar a vivência e o aprimoramento da prática profissional aos discentes de Publicidade e Propaganda, bem como dos outros cursos de Comunicação Social e Design, por meio do atendimento da comunidade na realização de projetos e ações de comunicação, de caráter social, para instituições filantrópicas, Organizações Não-Governamentais (ONGs) e parcerias com organizações e associações de Bauru e região;
  • Desenvolver 4 (quatro) campanhas publicitárias sociais, motivadoras, orientadoras, preventivas para as diversas necessidades da sociedade como prevenção de acidentes, combate às drogas e à violência, orientações sobre saúde, epidemias, entre outros temas, seguindo orientação de cada instituição atendida, bem como as necessidades presentes na sociedade;
  • Proporcionar ao aluno do Curso de Publicidade e Propaganda um contato direto com os aspectos do estudo, concepção, execução e veiculação dos materiais em caráter experimental, considerado altamente necessário ao avanço de sua carreira profissional;
  • Participar de concursos e premiações estudantis, esperava-se participar em torno de 4 premiações ao longo do ano. Buscando assim proporcionar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos e também ao curso. Esse trabalho será reforçado no segundo semestre
  • Participar de forma multi e transdisciplinar das atividades de outros projetos de extensão, como o Jornal Círculo, a Webrádio, entre outros.
  • Ampliar o número de instituições, organizações e associações parceiras do projeto. Ampliando o contato dos alunos com o mercado de trabalho.
  • Respeitar os princípios e valores éticos da profissão e da instituição na realização de todas as atividades previstas no projeto.


Público alvo

Alunos do Curso de Publicidade e Propaganda (Jornalismo, Relações Públicas, Design e Marketing), estudantes dos mais diversos cursos da universidade, departamentos e setores da USC, comunidade em geral.


Estatística

Nos dois últimos anos tivemos 63 projetos e ações de comunicação, 36.600 pessoas impactadas diretamente e 424.010 pessoas alcançadas pelas mensagens publicadas*.

* Dados das publicações realizadas no Facebook e dos acessos aos materiais produzidos e publicados na internet.

No 1º semestre de 2018 tivemos 17 projetos e ações de comunicação, 40.880 pessoas impactadas diretamente e 122.640 pessoas alcançadas pelas mensagens publicadas*.

* Dados das publicações realizadas no Facebook e dos acessos aos materiais produzidos e publicados na internet.


Metodologias

Os trabalhos são realizados em equipes que simulam a organização de uma agência de publicidade e propaganda, dividindo-se em equipes nos seguintes departamentos: atendimento, planejamento, mídia, criação e produção. Com isso todas as etapas do desenvolvimento são contempladas e os alunos participantes conseguem vivenciar os procedimentos e responsabilidades de todos os departamentos.


Receba nossas notícias
UNISAGRADO

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2019 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro