Design de superfície é o ramo do design que projeta texturas bi e tridimensionais para diferentes superfícies, procurando encontrar uma solução estética e funcional para os diferentes materiais, produtos e processos industriais.
É um segmento relevante e estratégico entre as funções pertinentes ao Design. Também constitui uma área pouco explorada na região de Bauru, que compreende um grande núcleo comercial e industrial. Entender esse nicho como pressuposto indispensável ao gerenciamento da inovação e construção do relacionamento com o cliente gera novas oportunidades.
Curso:
Pós em Design de Superfície
Mensalidade:
R$ 392,73
Valor com desconto de pontualidade:
R$ 353,46
Valor com desconto para parceiros:
R$ 333,82
Valor com desconto para egressos:
R$ 314,18
• Alternativa Sistemas
• Approach
• Boulevard Shopping
• BOY SERVICE INDÚSTRIA E COMERCIO DE MAQUINAS LTDA (G4 Máquinas)
• Cocreare Soluções Digitais LTDA.
• Colégio São Francisco
• Ecovita
• FRCLOG Logística e Transportes
• Kimetais
• LECOM
• NEW WAY
• Novos Líderes (Serviços Empresariais)
• Nutrisaúde Alimentação e Serviços Ltda.
• Origem do Brasil
• Palamin - Gráfica
• Register Manutenção - STAR Automação
• Sorri Bauru
• Tiliform
• Traço Comunicação
Envie um e-mail para dicom@unisagrado.edu.br que entraremos em contato.
Quinzenal - Sexta-feira das 19h às 22h15 - Sábado das 8h às 12h e das 13h às 17h
Prof.ª Dra. Mariana Menin - Currículo Lattes - designdesuperficie@unisagrado.edu.br
Atualizar profissionais atuantes no design e/ou na educação sobre questões contemporâneas relacionadas à pesquisa, criação e desenvolvimento de projetos, visando definir as qualidades das superfícies dos diversos produtos (têxteis, cerâmicos, de papelaria, revestimentos, etc.) físicos e eletrônicos (web, jogos, etc.) com tecnologia disponível para apoio das atividades projetuais e de produção.
Geral
Capacitar profissionais para atuar na área do design de superfície, por meio de estruturas que proporcionam uma atualização estética, científica e tecnológica, visando ao desenvolvimento de projetos, tanto da área gráfica, quanto da área de produto e fomentando à pesquisa e à criação de novas soluções funcionais, artísticas e industriais.
São três as dimensões para que o aluno seja aprovado em quaisquer cursos de especialização: frequência, avaliação modular e trabalho de conclusão de curso (TCC)
A nota para aprovação em cada módulo deve corresponder a 7,0 (sete) pontos, representando a média final da somatória de todos os meios avaliatórios aplicados pelo professor responsável (participação dos alunos em sala de aula, seminários com pesquisa investigativa, trabalhos escritos e orais realizados individualmente e ou em grupo, realização de provas discursivas e objetivas).
É obrigatória a presença mínima de 75% (setenta e cinco por cento) em cada disciplina.
O aluno deverá, ainda, ser aprovado pela banca examinadora, com a nota mínima equivalente a 7,0 (sete) pontos, por ocasião da defesa oral de seu trabalho de conclusão de curso.
Profissionais formados nos cursos de graduação em Arquitetura, Design, Engenharia, Publicidade, Moda e Artes Plásticas, mas também aqueles que, atuando ou com interesse em atuar nesta área, demonstrem potencial criativo e condições para acompanharem o curso. A proposta também converge para a atuação de professores universitários.
Os egressos dos cursos de graduação em Arquitetura, Design, Engenharia, Publicidade, Moda e Artes Plásticas, mas também aqueles que, atuando ou com interesse em atuar nesta área, demonstrem potencial criativo e condições para acompanharem o curso. A proposta também converge para a atuação de professores universitários.
DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA (HORAS) |
MÓDULO 1 - BÁSICO |
|
Fundamentos em Design de Superfície |
12 |
Criatividade e Criação em Design de Superfície 1 |
12 |
Criatividade e Criação em Design de Superfície 2 |
12 |
Estudo da Cor e o Design de Superfície |
12 |
Total |
48 |
MÓDULO 2 - DESIGN GRÁFICO |
|
Grids, Diagramas e Representação Gráfica – Princípios geométricos e formais |
12 |
Estudo de Caso 1 (superfície bidimensional) |
12 |
Semiótica e Comunicação Visual |
12 |
Processos de Impressão em Superfícies |
12 |
Total |
48 |
MÓDULO 3 - MODA |
|
Percepção e Representação da Moda e aplicação na área têxtil |
12 |
Percepção e Representação da Moda e aplicação na área têxtil II |
12 |
Tópicos Especiais em Design de Moda |
24 |
Total |
48 |
MÓDULO 4 - PRODUTO |
|
Design de superfície aplicado a joias |
12 |
Estudo de Caso 2 (superfície tridimensional) |
12 |
Design de superfície aplicado à madeira |
12 |
Design de superfície aplicado ao design cerâmico |
12 |
Total |
48 |
MÓDULO 5 - ARQUITETURA |
|
Design de superfície aplicado à arquitetura |
12 |
Design de superfície aplicado ao Design de Interiores |
24 |
Total |
36 |
MÓDULO 6 - TECNOLOGIA |
|
Tecnologia Digital |
24 |
Design de superfície aplicado ao Entretenimento Digital |
12 |
Materiais e tecnologias |
12 |
Pesquisa de Produção Fotográfica e Estética |
12 |
Total |
60 |
Carga Horária Total |
360 |
MÓDULO 7 - CULTURA E PROJETO |
|
Estudo da cor |
12 |
O Grafismo e sua Aplicação em Diferentes Culturas |
12 |
Sociologia das Práticas e da Comunicação |
12 |
Pesquisa e Projeto em Design |
36 |
Total |
72 |
|
|
Carga Horária Total |
360 |