Facebook Pixel Fallback

Papel e Celulose

  • Titulação

    Tecnólogo
  • Modalidade

    presencial
  • Duração

    2 Anos
  • Período

    Noturno
  • Área

    Exatas

O Curso


VESTIBULAR
TENHO INTERESSE
TRANSFERÊNCIA
TENHO INTERESSE
DIPLOMADOS
TENHO INTERESSE
REINGRESSO
TENHO INTERESSE

O UNISAGRADO, em parceria com a renomada empresa Bracell, uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, lança a Graduação em Papel e Celulose.

Esta área está em constante evolução, com avanços tecnológicos e ambientais, sendo fundamental contar com profissionais qualificados para atuar nos diversos segmentos tais como: indústrias gráficas e de celulose e papel, fornecedores de matérias-primas e equipamentos, empresas de comercialização de papel, cartão e papelão, projetos de reflorestamento, viveiros florestais, entre outros.

O curso abordará não apenas os fundamentos teóricos, mas estimulará a inovação, a prática e a pesquisa aplicada, preparando os alunos para os desafios e oportunidades futuras na área. Além disso, formará o estudante para que, ao fim de cada etapa do semestre, já possa estar apto para atuar em determinadas funções da área no mercado de trabalho. 

Objetivos do curso

Esta Graduação se concentra no estudo da produção, processamento e uso de materiais à base de celulose, como papel, papelão e produtos relacionados, por isso, o curso irá formar profissionais capazes de:

Controlar e avaliar a qualidade da matéria-prima e dos produtos acabados, bem como planejar, executar, controlar, avaliar e gerenciar o manuseio de madeira, os processos de cozimento e branqueamento;
Planejar, executar, controlar, supervisionar e avaliar os processos de secagem e corte na produção de papel;
Pesquisar e desenvolver processos e produtos;
Planejar, gerenciar e realizar o tratamento, controle e destinação de resíduos poluentes;
Gerenciar e otimizar custos, qualidade do processo, viabilidade e sustentabilidade;
Vistoriar, avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.

Mercado de Trabalho

Um graduado em papel e celulose possui uma variedade de oportunidades de carreira em diferentes setores e empresas tanto na região, como no Brasil e no mundo. Na região, além da Bracell, as principais também são Tilibra, Dexco e Suzana. No Brasil há empresas como: Klabin, International Paper do Brasil, Sappi e Eldorado Brasil. Já internacionalmente, têm-se: Stora Enso, Procter & Gamble (P&G), Kimberly-Clark, Amcor, Mondi Group, International Paper, WestRock, Nine Dragons Paper, Stora Enso, UPM-Kymmene, Sappi Limited, Oji Holdings, Nippon Paper Industries, Metsä Board, Smurfit Kappa, dentre outros. O profissional também pode atuar em consultorias ambientais e de sustentabilidade, centros de pesquisa, órgãos reguladores e governamentais, etc.

O curso de Papel e Celulose do UNISAGRADO é uma parceria com a:




Sobre a Bracell: A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos. www.bracell.com 

 MATRIZ CURRICULAR  CH (horas)
1º semestre  
Comunicação e Expressão 80
Ética e Cultura Religiosa 80
Viveiros Florestais 80
Melhoramento e Ecofisiologia Florestal 80
Liderança e Inovação 40
Engenharia e Segurança do Trabalho 40
Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas 80
2º semestre  
Fitossanidade 40
Colheita e Transporte Florestal 40
Aspectos Tributários na Cadeia de Suprimentos e Custos Logísticos 80
Estágio em Produção Florestal 150
Sociologia da Responsabilidade Social 80
Projeto Integrador I - Florestal 80
Máquinas e Mecanização Agrícola 80
Silvicultura, Ecologia e Manejo Florestal 40
Manejo e Conservação do Solo e da Água 40
3º semestre  
Gestão da Cadeia de Suprimentos 80
Manutenção Eletromecânica 40
ARGo 40
Business Challenge e Estratégias de Negócios 80
Gestão de Projetos (PMBOK) e Gerenciamento de Projetos Ágeis 80
Empreendedorismo 80
Engenharia de Bioprocessos 80
4º semestre  
Gestão da Qualidade e Sustentabilidade 80
Gestão da Produção e Logística Interna 80
Produção de Celulose 80
Operações Unitárias na Produção de Celulose 40
Logística de Transporte e Distribuição 80
Estágio em Produção de Celulose 150
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 180
Saneamento e Análise Ambiental 40
Projeto Integrador II - Industrial 80

Ana Paula Cerino Coutinho


Nome do curso: Papel e Celulose

Titulação: DOUTORADO

Qualificação:
possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Fundação Educacional de Barretos (1996), mestrado em Engenharia Industrial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Tem experiência nas áreas de Ciência e Tecnologia de Alimentos e Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal, com ênfase em Produtos e processos biotecnológicos, atuando principalmente em produção e caracterização de produtos a partir de amidos de tuberosas tropicais e reologia.

Tempo de casa: 15 anos e 2 meses

Edvaldo José Scoton


Nome do curso: Papel e Celulose

Titulação: Doutorado

Qualificação:
Possui graduação em Ciencias - Faculdades Integradas de Ourinhos (1986), graduação em Habilitação em Biologia pela Universidade do Sagrado Coração - USC (1988), graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1991), Especialização "Lato Sensu" em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2002), Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo - UNIVESP (2019), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012), Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2020). Atualmente é Assistente de Suporte Acadêmico da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - FAAC da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus de Bauru e Professor Auxiliar I do Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO, Bauru-SP, junto ao Curso de Engenharia Agronômica. Tem experiência na área de Educação e atua em pesquisas em Engenharia de Produção - Gestão Ambiental, principalmente nos seguintes temas: resíduos sólidos, compostagem, método respirométrico, saneamento básico, lodo de esgoto.

Tempo de casa: 8 anos e 3 meses

EMERSON LEANDRO DA SILVA


Nome do curso: Papel e Celulose

Titulação: Mestre

Qualificação:
Graduado em Engenharia Química 2013-2017 na Universidade do Sagrado Coração - USC Bauru-SP. -Mestre em Engenharia Civil e Ambiental na área de Saneamento com ênfase em Poluição e Tratamento pela UNESP Bauru-2018-2020. -Especialização em Formação Sistemas Didático-Pedagógica para Cursos na Modalidade a Distância pela UNIVESP - 2019.-Doutorando em Ciências e Tecnologia dos Materiais com ênfase em Química dos Materiais UNESP Bauru. -Trabalha no estudo de bioadsorventes e nanoadsorventes superparamagnéticos funcionalizados para adsorção de íons de metais pesados em Esgoto tratado, efluente industrial e água potável. -No doutorado, sintetizando, caracterizando e otimizando fotosessibilizadores híbridos à base de grafeno nanoestruturado para PDT e PTT com irradiação NIR.-Atualmente, docente no Unisagrado junto ao departamento de Engenharia Química.

Tempo de casa: 1 ano e 3 meses

EMMANUEL ZULLO GODINHO


Nome do curso: Papel e Celulose

Titulação: Doutorado

Qualificação:
Graduado em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista - ESAPP. Mestre em Bioenergia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Doutor em Agronomia na Universidade Estadual Paulista UNESP. Pós-doutorando em Engenharia de Biossistemas na Universidade de São Paulo USP. Pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas FGV-RJ com MBA em Gestão Internacional em Agribusiness. Pós-graduado em Docência no Ensino Superior e em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Graduado com Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná UTFPR e licenciado em Pedagogia pela Faculdade Intervale. Pós-graduando em Química na Universidade do ABC. Estudante de graduação em Licenciatura em Educação Física na Faculdade Venda Nova do Imigrante FAVENI. Docente da área técnica agro da ETEC Dona Sebastiana de Barros e do ensino superior na UNISAGRADO e Coordenador da Pós-Graduação ESG UNISAGRADO. Participo do grupo de pesquisa da Agroenerbio USP/UNESP. Conhecimento dos programas de estatística e modelagem matemática: Lógica fuzzy, Statistica, Action, Origin. Linha de pesquisa é ENERGIAS RENOVÁVEIS e LÓGICA FUZZY. Possui experiência como docente no ensino fundamental, médio, graduação e pós-graduação.

Tempo de casa: 1 ano e 1 mês

Érika Cristina Souza da Silva Correia


Nome do curso: Papel e Celulose

Titulação: DOUTORADO

Qualificação:
Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL/Rio Largo) | Mestra e Doutora em Agronomia com Pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Botucatu) | Especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá (UNESA/Botucatu) | Professora dos Cursos de Graduação em Engenharia Agronômica, Engenharia Química, Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO | Coordenadora dos Cursos de Engenharia Agronômica e Engenharia Química do UNISAGRADO | Áreas de atuação: Produção e Proteção Vegetal, Meio Ambiente e Sustentabilidade. (Texto informado pelo autor)

Tempo de casa: 5 anos e 3 meses

Fernanda Cortegoso de Oliveira Frascareli


Nome do curso: Papel e Celulose

Titulação: MESTRADO

Qualificação:
Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/2011). Mestra em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/2014). Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/2021). Trabalhou na empresa Ajinomoto do Brasil (2009-2011) e Ebara Brasil (2011-2012). Fez parte do quadro docente do Departamento de Engenharia de Produção da Anhanguera e participou da Comissão Interna para aprovação do curso de Engenharia de Produção pelo MEC (2018). Leciona disciplinas como professora substituta na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho nos cursos de Sistemas de Informação, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção (UNESP/2104-2015) (UNESP/2016-2018) (UNESP/2019). Também leciona na Centro Universitário do Sagrado Coração para cursos de Engenharias e Administração (USC/2019). Professora do MBA Gestão Empresarial na Faculdade Unitoledo (Araçatauba) (2019) e da Pós Graduação em Gestão de Projetos na Universidade do Sagrado Coração (2019/2020).

Tempo de casa: 5 anos e 8 meses

Gill Bukvic


Nome do curso: Papel e Celulose

Titulação: DOUTORADO

Qualificação:
Professor e Coordenador do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO.Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006), Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (Escola de Engenharia de São Carlos, 2015). Atua principalmente nos seguintes temas: cerâmica, green machining, usinagem, estratégia de usinagem, desgaste, energia renovável e veículos elétricos. E se especializando na área de manutenção de transmissões automáticas automotivas.

Tempo de casa: 12 anos e 2 meses

JULIO CESAR MELO


Nome do curso: Papel e Celulose

Titulação: MESTRADO

Qualificação:
Possui graduação em Letras - Tradutor pela Universidade do Sagrado Coração (1995), graduação em Administração pela Universidade do Sagrado Coração (2008), MBA em Marketing pela FGV (2011), Pós-Graduação (Lato Sensu) em Engenharia de Produção pela UNESP (2017), Mestre em Engenharia de Produção pela UNESP (2018 à 2020), Doutorando em Engenharia de Produção pela UNESP (Início em 2021) Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia de Produção, atuando principalmente no seguinte tema: Administração, Produção, Qualidade, Manufatura Enxuta

Tempo de casa: 03 meses

Leila Maria Gumushian Felipini


Nome do curso: Papel e Celulose

Titulação: DOUTORADO

Qualificação:
Doutora em Ciências pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo - FOB/USP (2016), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - LAEL da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2012), com especialização em Didática do Ensino Superior pela UNORP (2002) e aperfeiçoamento em Teachers' Links: Reflexão e Desenvolvimento para Professores de Inglês pelo COGEAE, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2008). Bacharel em Tradução pela USC Bauru - SP (2001), licenciada em Letras Inglês pelo Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto (2019). Atualmente, cursando Pedagogia para licenciados no UNISAGRADO. Pesquisadora e líder do grupo de pesquisa Estudos da Tradução (TRADUS - UNISAGRADO), docente na graduação nos cursos de Letras - Tradutor e Letras - Português e Inglês, docente responsável pelo Programa de Aprimoramento em Língua Inglesa, coordenadora do projeto de extensão Tradução e Acessibilidade no Audiovisual e professora orientadora do estágio de Letras - Tradutor no Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO. Professora - orientadora do subprojeto Letras e História do Programa Residência Pedagógica - CAPES - pelo UNISAGRADO. Docente no Ensino Médio, disciplina Língua Inglesa.

Tempo de casa: 14 anos e 1 mês

LETÍCIA DURON CURY


Nome do curso: Papel e Celulose

Titulação: DOUTORADO

Qualificação:
Engenheira Florestal pela Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva (2016). Mestre em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018). Doutora em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2023). Membro discente do grupo de pesquisa LABB (Laboratório Agroflorestal de Biomassa e Bioenergia) no período de 2019 a 2023. Experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em qualidade e produção de mudas de eucalipto e silvicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: silvicultura e produção de mudas.

Tempo de casa: 02 meses

Lucas Martins Ikeziri


Nome do curso: Papel e Celulose

Titulação: MESTRADO

Qualificação:
Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Paulista (2014) e Pós-graduação em Engenharia de Produção com especialização em Logística Empresarial pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Bauru (2015). Possui título de Mestre (2018) e Doutor (2023) em Engenharia de Produção na Linha de Pesquisa Gestão de Operações da UNESP - Bauru. Tem experiência como Analista Técnico de Produção e Coordenador de Desenvolvimento de Processos e Inovação (DPI) - Star Temper Vidros LTDA-EPP. Atuou na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção e Desenvolvimento de Processos. Atuou como Professor Substituto do Departamento de Engenharia de Produção da Faculdade de Engenharia de Bauru da UNESP e, atualmente, é Professor de Engenharia de Produção da Área de Ciências Exatas, Humanas e Sociais do Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO).

Tempo de casa: 5 anos e 3 meses

LUIS FABIANO DOS SANTOS BARBOSA


Nome do curso: Papel e Celulose

Titulação: MESTRADO

Qualificação:
Possui graduação em Teologia pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo (2010), graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo (2004), Lato Sensu em Educação Sexual pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, campus Pio XI e Mestrado em Teologia Dogmática pela Pontificia Universita Salesiana (2014). Pós-graduado em Orientação, Supervisão e Gestão Escolar pela UNINTER (PR).

Tempo de casa: 2 anos e 1 mês

Raquel Teixeira Campos


Nome do curso: Papel e Celulose

Titulação: MESTRADO

Qualificação:
Mestre em Engenharia de Produção na UNESP/Bauru - SP (2017), Pós Graduada em Produtividade e Qualidade pela Fundação Vanzolini USP - SP (2007), Graduada em Engenharia Química no Instituto Mauá de Tecnologia / São Caetano do Sul - SP (2001) e Graduada em Engenharia de Produção pelo Unisagrado /Bauru -SP (2020). Mais de 22 anos de experiência em Indústria Farmacêutica, Química e Alimentícia em diversas áreas, com ênfase na área de melhoria contínua, gestão da qualidade, desenvolvimento de novos produtos, processos produtivos e Supply Chain. Possuiu certificação Master Black Belt com experiência em liderança de mais de 30 projetos lean seis sigma ao longo da carreira. Atualmente é professora das Engenharias, Administração, Ciências Contábeis e outros, no Unisagrado em Bauru/SP e na FIB (Faculdades Integradas de Bauru), e atuou como Coordenadora do curso de Engenharia Química e da Pós Graduação Qualidade e Produtividade (título de especialista) no Unisagrado em Bauru/SP (2014 a 2021). Sócia Diretora da Converte Treinamentos, empresa especializada em treinamentos na área da Qualidade, Lean Manufacturing, Lean Seis Sigma e consultoria em melhorias de processos na região de Bauru - Sp.

Tempo de casa: 10 anos e 8 meses

Renata Teixeira de Almeida Minhoni


Nome do curso: Papel e Celulose

Titulação: Doutorado

Qualificação:
Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (2011), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa (2013) e doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2021), com período sanduíche na Universidade da Califórnia - Davis (Programa CAPES-PRINT). Foi professora do UNISAGRADO e coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária (2014 a 2017). Foi professora substituta na Universidade Federal de São Carlos (2018). Foi professora substituta na FATEC-JAHU. Foi Analista de Geoprocessamento na Spectrum Inteligência Agroflorestal. Atualmente é Professora de Engenharia no UNISAGRADO, Bauru-SP.

Tempo de casa: 1 ano e 3 meses

Saulo Silva Coelho


Nome do curso: Papel e Celulose

Titulação: MESTRADO

Qualificação:
Possui graduação em Eng. de controle e automação (Mecatrônica) pela Universidade Paulista (2009) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Atualmente é professor/tutor no Centro Universitário Sagrado Coração de Jesus UNISAGRADO. Trabalha com programação WEB, mobile e RPA, além de sistemas inteligentes.

Tempo de casa: 9 anos e 3 meses

Thiago Pignatti de Freitas


Nome do curso: Papel e Celulose

Titulação: MESTRADO

Qualificação:
Matemático, Físico, Engenheiro de Produção, Empreendedor e CEO da Escola do Prof. Mestre e bacharel em Engenharia de Produção pela UNESP. Licenciado em Ensino Técnico de Nível Médio, Licenciado em Matemática e Licenciado em Física. Possui pós graduação em Educação Especial Inclusiva. Traz experiências como consultor em Engenharia de Produção, como professor de Matemática e Física para ensino fundamental, médio e cursos preparatórios para Vestibulares e como professor universitário. É professor do UNISAGRADO e coordenador dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Licenciatura em Matemática. Desenvolve pesquisas na área de Logística 4.0 e Indústria 4.0, Inteligência Emocional e Gestão Emocional, Melhoria de Processos e Desempenho Operacional, Gestão Ambiental e Tecnologia e Inovação. É formado e atua também como Copywriter no mercado de Marketing Digital, sendo CEO da Escola do Prof.

Tempo de casa: 9 anos e 3 meses

Vinicius Augusto Daré de Almeida


Nome do curso: Papel e Celulose

Titulação: MESTRADO

Qualificação:
Graduado em Física Médica, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), e Engenharia de Produção, pela Universidade do Sagrado Coração (USC). Lecionou a disciplina de Matemática para alunos do Curso Pré-vestibular SINAPSE da UNESP- Botucatu (2010-2012). Bolsista FAPESP de Iniciação Científica (2010-2011). Em 2014 tornou-se pesquisador FAPESP no mestrado em Engenharia Elétrica. No ano de 2015, concluiu o mestrado em engenharia elétrica, pela FEB-Unesp, Bauru-SP, na área de automação. Em 2018 registrou 865 pontos no exame de proficiência TOEIC. Em 2020, concluiu a pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Atualmente é regular do doutorado em engenharia de produção, estudante de Data Science no MBA da USP-Esalq e professor de Engenharia no Unisagrado, Bauru-SP.

Tempo de casa: 4 anos e 3 meses

Noturno e EaD

VALORES DA SEMESTRALIDADE - 1º/2024
CALOUROS INGRESSANTES EM 2024
PAPEL E CELULOSE

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO:

• Parcelamento em 6x (janeiro a junho):
6x de R$ 604,30 - para pagamento até o dia 8 (oito) de cada mês
ou
6x de R$ 636,11- para pagamento após o dia 8 (oito) de cada mês

• Parcelamento em 5x (fevereiro a junho):
5x de R$ 725,17 - para pagamento até o dia 8 (oito) de cada mês
ou
5x de R$ 763,33- para pagamento após o dia 8 (oito) de cada mês

• Parcelamento em 4x (março a junho):
4x de R$ 906,46 - para pagamento até o dia 8 (oito) de cada mês
ou
4x de R$ 954,17 - para pagamento após o dia 8 (oito) de cada mês

• Pagamento à vista:
10% de desconto aplicado ao valor integral - R$ 3.434,99 para pagamento do 1º semestre à vista até o vencimento do boleto.
*Desconto não cumulativo.
(As condições acima se aplicam somente para ingressantes/calouros)

Valor total da semestralidade: R$ 3.816,66

*A configuração formal do ato de matrícula se dá após o aceite e adesão aos termos do contrato pela internet, no portal do aluno (www.unisagrado.edu.br), e condicionada à confirmação do pagamento da primeira parcela da semestralidade no prazo de matrícula.                                                                                                         

Edital 10/2023 – Fixação de Encargos Educacionais – Cursos de Graduação - Presencial 1º Semestre/2024 - Clique Aqui!

Autorização - Parecer CONSEPE - Nº 033/23 de 05/10/2023

Você como profissional

A proximidade com empresas do setor permite ainda estabelecer parcerias e estágios para os estudantes, proporcionando experiência prática e conexões valiosas no mercado de trabalho e há uma demanda identificada por profissionais com conhecimento em papel e celulose na região de Bauru. É possível atuar na área de Química da Celulose, Tecnologia de Fabricação de Papel, Gestão Ambiental, Engenharia de Processos, Propriedades do Papel, Gestão de Qualidade, Gestão de Negócios, Reciclagem e Sustentabilidade.

Seu Futuro

Os graduados em papel e celulose podem encontrar oportunidades de carreira em várias áreas, incluindo a indústria de papel, empresas de produtos de papel, indústria de embalagens, consultoria ambiental, gestão de recursos naturais e muito mais. Os formados na área desempenham um papel fundamental na produção de materiais à base de celulose de alta qualidade e na promoção de práticas sustentáveis na indústria.

Coordenação

Coordenação

Prof.ª Dra. Érika Cristina Souza da Silva Correia

Telefone: (14) 2107-7383

E-mail: papelecelulose@unisagrado.edu.br 

Data da última atualização: 29/02/2024.*informações sujeitas a alterações

QUEM VIU ESTE CURSO, TAMBÉM VIU:

Tire suas dúvidas com nossos consultores

Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro