Facebook Pixel Fallback

Letras - Português e Inglês - Licenciatura

  • Titulação

    Licenciado
  • Modalidade

    presencial
  • Duração

    4 anos
  • Período

    Noturno
  • Área

    Humanas

O Curso


AS INSCRIÇÕES PARA ESTE CURSO JÁ ESTÃO ENCERRADAS, MAS SERÃO REABERTAS EM BREVE. CASO TENHA INTERESSE, CLIQUE ABAIXO, REGISTRE SUA INTENÇÃO E ENTRAREMOS EM CONTATO.
VESTIBULAR
TENHO INTERESSE
TRANSFERÊNCIA
TENHO INTERESSE
DIPLOMADO
TENHO INTERESSE
REINGRESSO
TENHO INTERESSE

Nota do curso no MEC: 5 (escala de 1 a 5)

Um curso que oferece uma formação intercultural e crítica, e capacita o estudante a lidar com as linguagens orais e escritas, além de articular as realidades histórico-culturais em que estão inseridos, conscientes de seus papéis de educadores e orientadores. Durante a graduação, o estudante tem contato com disciplinas que o capacitam para lidar, de forma crítica, com as linguagens nos contextos oral e escrito.

 MATRIZ CURRICULAR  CH (horas)
1º semestre  
Comunicação e Expressão 80
Filosofia e Sociologia da Educação 60
História da Educação 80
Técnicas de Expressão e Ludicidade 60
Compreensão e Produção Oral em Língua Inglesa I 0
Introdução aos Estudos Literários I 0
2º semestre  
Habilidades Sociais no Contexto Acadêmico 60
Sociologia da Responsabilidade Social 80
Psicologia da Educação 80
Leitura e Produção de Texto 60
Orientação de Estágio I 30
Compreensão e Produção Oral em Língua Inglesa II 0
Introdução aos Estudos Literários II 0
Estágio Supervisionado em Espaços Não-Escolares 50
3º semestre  
Currículo Escolar 60
Didática, Planejamento e Avaliação 60
Empreendedorismo 60
Matrizes e Processos Culturais Brasileiros 80
Estudos de Literatura em Língua Portuguesa 0
Introdução à Linguística 0
4º semestre  
Cultura Inglesa e Norte-Americana 80
Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental - Anos Finais 150
Ética e Cultura Religiosa 60
Fonética e Fonologia da Língua Inglesa 60
Problemas de Aprendizagem Escolar 60
Orientação de Estágio II 30
Sociolinguística 0
Morfossintaxe da Língua Portuguesa I 0
5º semestre  
Compreensão e Produção Escrita em Língua Inglesa 60
Educação para Diversidade e Direitos Humanos 80
Introdução ao Conhecimento Científico 80
Literatura Infanto-Juvenil 60
Morfossintaxe da Língua Portuguesa II 0
Semântica e Linguística Textual 0
6º semestre  
Estágio Supervisionado no Ensino Médio 150
Estudos de Literatura em Língua Inglesa 60
Experiência Extensionista I 60
Morfologia da Língua Inglesa 60
Política e Organização da Educação 80
Teorias Discursivas 80
Orientação de Estágio III 30
Metodologia de Ensino em Língua Inglesa 0
7º semestre  
Educação Ambiental 80
Experiência Extensionista II 60
Libras 60
Literaturas de Língua Portuguesa: Tendências Modernas e Contemporâneas 60
Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e Indígenas 0
8º semestre  
Estágio Supervisionado na Gestão Escolar 50
Literaturas de Língua Inglesa: Tendências Modernas e Contemporâneas 60
Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura 60
Tecnologias Digitais na Educação 60
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 100
Orientação de Estágio IV 30
Tópicos de Literatura Clássica e Universal 0

Antônio Walter Ribeiro de Barros Junior


Nome do curso: Letras - Português e Inglês - Licenciatura

Titulação: Doutorado

Qualificação:
Possui graduação em Direito Instituição Toledo de Ensino (1993), mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (2008). Formado em Gastronomia na Universidade do Sagrado Coração (2016). É professor adjunto especial do Centro Universitário Sagrado Coração, onde exerce o cargo de coordenador da especialização Lato Sensu em Antropologia e Patrimônio Cultural. É professor do curso de Letras, Letras/Tradutor, Artes, Teatro Música, Psicologia, Relações Internacionais, Gastronomia, Pedagogia, Arquitetura /Urbanismo, Design e cursos da área de Ciências Humanas e Sociais. Foi coordenador do curso de Letras e Letras/Tradutor do Centro de Ciências Humanas do UNISAGRADO de 2010 a 2011. Tem experiência na área de Gastronomia, Direito Internacional Público, Letras, Arte, Cultura, Antropologia, Sociologia e Métodos e Técnicas da Pesquisa com ênfase em Sociologia da Alimentação, Antropologia, Literatura, Estética e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, cultura, direito, estética, arte, educação, teoria literária, metodologia científica e antropologia. É co-autor da obra "Antropologia: uma reflexão sobre o homem", 1ª ed. Bauru: Edusc, 2011 (Coleção Syllabus). Foi membro do Conselho Editorial da Editora da Universidade do Sagrado Coração (EDUSC). É líder do grupo Gastronomia, Alimentação e Culinária Regional Brasileira e do grupo Pesquisa Tecnologias, Estudo Dirigido e Educação ,ambos certificados pelo CNPq no UNISAGRADO, em Bauru-SP. Membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Bauru (Gestão 2021/2023) como representante das Instituições Privadas de Ensino Superior de Bauru com cursos relacionados à área artística e/ou cultural.

Tempo de casa: 28 anos e 1 mês

Carlos Eduardo dos Santos Zago


Nome do curso: Letras - Português e Inglês - Licenciatura

Titulação: DOUTORADO

Qualificação:
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009), onde, com bolsa Capes, também concluiu o Mestrado (2012) e o Doutorado (2018) em Literatura e Vida Social. Ambas as pesquisas foram dedicadas à dramaturgia e à prosa de Hilda Hilst. Atualmente é professor do curso de Letras do Centro Universitário do Sagrado Coração (UNISAGRADO - Bauru - SP). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Hilda Hilst, dramaturgia brasileira e literatura brasileira moderna e contemporânea.

Tempo de casa: 6 anos e 8 meses

Flávia Cristina Bandeca Biazetto


Nome do curso: Letras - Português e Inglês - Licenciatura

Titulação: DOUTORADO

Qualificação:
Possui graduação em Letras Graduação em Português e Alemão pela Universidade de São Paulo (2005), graduação em Graduação em Licenciatura Português pela Universidade de São Paulo (2004), graduação em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004), mestrado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2009) e doutorado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2017). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ESTUDOS COMPARADOS DE LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, atuando principalmente no seguinte tema: ensino de leitura literária e literaturas em língua portuguesa.

Tempo de casa: 5 anos e 8 meses

GILCEMAR DE SOUZA WERNECK


Nome do curso: Letras - Português e Inglês - Licenciatura

Titulação: ESPECIALIZAÇÃO

Qualificação:
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Agudos(2020) e especialização em Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) - Língua Port pela Faculdade de Agudos(2021). Atualmente é Prof Tradutor Intérprete Docente de Libras do Centro Universitário Sagrado Coração.

Tempo de casa: 2 anos e 2 meses

Gustavo Inheta Baggio


Nome do curso: Letras - Português e Inglês - Licenciatura

Titulação: MESTRADO

Qualificação:
Profissional Tradutor/Intérprete/Professor. Possui bacharelado em Tradução pela Universidade do Sagrado Coração - USC (2002), licenciatura em Letras Português-Inglês pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE (2007), aperfeiçoamento em Língua e Cultura Inglesa pela Fairleigh Dickinson University - FDU - Metro Campus - Teaneck, NJ (2008), especialização (pós-graduação lato sensu) em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeira pela Universidade do Sagrado Coração - USC (2010) e mestrado em Tradução Técnico-Científica na área de Fonoaudiologia e Processos e Distúrbios da Comunicação pela Universidade de São Paulo - FOB-USP (2017). Atualmente é tradutor/intérprete freelance e professor de ensino médio/pré-vestibular em escolas privadas do interior de São Paulo e professor universitário atuando pelo UNISAGRADO nas áreas de língua inglesa e língua portuguesa.

Tempo de casa: 10 anos e 1 mês

Leila Maria Gumushian Felipini


Nome do curso: Letras - Português e Inglês - Licenciatura

Titulação: DOUTORADO

Qualificação:
Doutora em Ciências pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo - FOB/USP (2016), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - LAEL da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2012), com especialização em Didática do Ensino Superior pela UNORP (2002) e aperfeiçoamento em Teachers' Links: Reflexão e Desenvolvimento para Professores de Inglês pelo COGEAE, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2008). Bacharel em Tradução pela USC Bauru - SP (2001), licenciada em Letras Inglês pelo Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto (2019). Atualmente, cursando Pedagogia para licenciados no UNISAGRADO. Pesquisadora e líder do grupo de pesquisa Estudos da Tradução (TRADUS - UNISAGRADO), docente na graduação nos cursos de Letras - Tradutor e Letras - Português e Inglês, docente responsável pelo Programa de Aprimoramento em Língua Inglesa, coordenadora do projeto de extensão Tradução e Acessibilidade no Audiovisual e professora orientadora do estágio de Letras - Tradutor no Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO. Professora - orientadora do subprojeto Letras e História do Programa Residência Pedagógica - CAPES - pelo UNISAGRADO. Docente no Ensino Médio, disciplina Língua Inglesa.

Tempo de casa: 15 anos e 6 meses

Patricia Aparecida Gonçalves de Faria


Nome do curso: Letras - Português e Inglês - Licenciatura

Titulação: DOUTORADO

Qualificação:
Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de São José do Rio Preto. Mestre em Literatura e Vida Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Assis. Possui graduação em Letras/Italiano pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Possui graduação em Letras/Inglês pela UNIUBE. Possui graduação em Pedagogia. Atua principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, literatura italiana, literatura comparada, Século XX. Atua como pesquisadora no grupo de pesquisa "Narrativas maravilhosas, míticas ou populares: da oralidade à Literatura". Atualmente é professora do departamento de Letras/Inglês do UNISAGRADO.

Tempo de casa: 6 anos e 1 mês

PATRICIA FASSEIRA ANDRADE


Nome do curso: Letras - Português e Inglês - Licenciatura

Titulação: MESTRADO

Qualificação:
Desde 2019 como docente dos cursos de Exatas e Humanas do Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO (Bauru - SP), lecionando as disciplinas de Álgebra, Cálculo, Geometria Analítica, Fundamentos de Matemática, Estatística Educacional, entre outras disciplinas. Desde 2018 é professora de Educação Tecnológica - Robótica no colégio São Francisco de Assis - Rede Sagrado de Educação. Mestre em Educação Matemática pela Unesp de Rio Claro. Formada em Licenciatura em Matemática pela Unesp de Bauru e Pedagogia pelo Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática e Tecnologias Digitais.

Tempo de casa: 5 anos e 8 meses

Patricia Viana Belam


Nome do curso: Letras - Português e Inglês - Licenciatura

Titulação: DOUTORADO

Qualificação:
Possui doutorado em Ciências - Área: Processos e Distúrbios da Comunicação pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo - FOB/USP (2014) e mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Atualmente é professora titular da Universidade Sagrado Coração - Bauru - SP e tem experiência na área de Letras e Tradução, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, tradução, língua inglesa, língua espanhola, formação de professores de línguas e avaliação de traduções.

Tempo de casa: 26 anos e 7 meses

Roger Marcelo Martins Gomes


Nome do curso: Letras - Português e Inglês - Licenciatura

Titulação: DOUTORADO

Qualificação:
Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis (2018), mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis (2005) e graduado em História pela Universidade do Sagrado Coração Bauru (atual Unisagrado). Atualmente é coordenador e professor do curso de Licenciatura em História no Unisagrado em Bauru e professor no Ensino Médio. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea. Atuando principalmente nos seguintes temas: História dos periódicos científicos, História da Psicanálise, História das Ciências e História da Educação. Desenvolve pesquisa sobre a imprensa durante as décadas de 60, 70 e 80 do Século XX. É membro da Associação Nacional dos Professores de História (ANPUH) e da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC).

Tempo de casa: 2 anos e 1 mês

Valeria Biondo


Nome do curso: Letras - Português e Inglês - Licenciatura

Titulação: DOUTORADO

Qualificação:
Doutora em Educação Escolar, linha de pesquisa Sexualidade, Cultura e Educação Sexual, pela UNESP, campus de Araraquara-SP. Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade do Sagrado Coração (1988) e mestrado em Artes pela Emporia State University, EUA (1995), reconhecido pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professora assistente do Centro Universitário Sagrado Coração. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Inglesa, e também na área de História do Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro shakespeariano e teatro brasileiro moderno. Atua também com Estudos de Tradução, tendo traduções e artigos publicados nessa área, bem como inúmeras orientações de trabalhos de pesquisa, com ênfase em tradução literária. Coordena os cursos de graduação em Artes, Letras Português-Inglês, Letras Tradutor e Teatro, no Centro Universitário Sagrado Coração. Coordena também, na mesma Instituição, os cursos de especialização em Língua Portuguesa e Literatura e em Educação Bilíngue: fundamentos, metodologias e práticas. É pesquisadora na área de análise do discurso de linha francesa, dedicada ao estudo de Foucault e o Cuidado de Si e membro do grupo de estudos GESTELD.

Tempo de casa: 34 anos e 6 meses

Clique aqui para mais informações!

*Toda disciplina de 80 horas é ofertada a distância.

VALORES DA SEMESTRALIDADE - 1º/2025
CALOUROS INGRESSANTES EM 2025

LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS - LICENCIATURA

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO:

* Parcelamento em 6x (janeiro a junho):
6x de R$ 708,57 - para pagamento até o dia 8 (oito) de cada mês
ou
6x de R$ 745,86 - para pagamento após o dia 8 (oito) de cada mês + multa e juros atualizados.

* Parcelamento em 5x (fevereiro a junho):
5x de R$ 850,29 - para pagamento até o dia 8 (oito) de cada mês
ou
5x de R$ 895,04 - para pagamento após o dia 8 (oito) de cada mês + multa e juros atualizados.

* Parcelamento em 4x (março a junho):
4x de R$ 1.062,86 - para pagamento até o dia 8 (oito) de cada mês
ou
4x de R$ 1.118,80 - para pagamento após o dia 8 (oito) de cada mês + multa e juros atualizados.

• Pagamento à vista, do semestre:
10% de desconto aplicado ao valor integral - R$ 4.027,67 para pagamento do 1º semestre à vista até o vencimento do boleto.
*solicitar o pagamento via setor Financeiro, através do WhatsApp (14) 99858-0608, opção 2, item 13, setor 132.
*Desconto não cumulativo.
(As condições acima se aplicam somente para ingressantes/calouros)


Valor total da semestralidade: R$ 4.475,19


*A configuração formal do ato de matrícula se dá após o aceite e adesão aos termos do contrato pela internet, no portal do aluno (www.unisagrado.edu.br), e condicionada à confirmação do pagamento da primeira parcela da semestralidade no prazo de matrícula.                                                                                             

Edital 08/2025 – Fixação de Encargos Educacionais - clique aqui!

Você como profissional

A área de atuação dos profissionais formados em Letras - Português e Inglês é ampla e abrangente, podendo trabalhar como professores em escolas de educação básica, públicas e particulares, em cursos de línguas e escolas bilíngues, além do trabalho como revisores em jornais, revistas e editoras, revisores de produções acadêmicas, como dissertações e teses, consultores linguísticos em empresas e pesquisadores em programas de especialização, Mestrado e Doutorado.

Seu Futuro

Pensando no futuro, o profissional da área de Letras prima pelo conhecimento sólido das disciplinas com as quais trabalha, sendo capaz de relacionar estas às outras que compõem o currículo do curso, a fim de transcender sua área de atuação. É dotado de capacidade didática que lhe permite perceber as necessidades e dificuldades dos alunos, dirigir e orientar a aprendizagem.

Coordenação

Coordenação

Prof.ª Ma. Valéria Biondo

Telefone: (14) 2107-7243

E-mail: letras@unisagrado.edu.br

Data da última atualização: 12/08/2025.*informações sujeitas a alterações

QUEM VIU ESTE CURSO, TAMBÉM VIU:

Tire suas dúvidas com nossos consultores

Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

Unisagrado

© 2025 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro