Um curso que oferece uma formação intercultural e crítica, e capacita o estudante a lidar com as linguagens orais e escritas, além de articular as realidades histórico-culturais em que estão inseridos, conscientes de seus papéis de educadores e orientadores. Durante a graduação, o estudante tem contato com disciplinas que o capacitam para lidar, de forma crítica, com as linguagens nos contextos oral e escrito.
MATRIZ CURRICULAR | CH (horas) |
1º semestre | |
Compreensão e Prod. Oral em Língua Inglesa | 72 |
Literatura Infanto-Juvenil | 72 |
Introdução ao Conhecimento Científico | 36 |
Habilidades Sociais no Contexto Acadêmico | 36 |
Fundamentos da Educação | 72 |
A Formação Docente e o Papel da Escola | 72 |
2º semestre | |
Psicologia do Desenvolv. e da Aprendizagem | 72 |
Teoria da Literatura | 72 |
Educação para a Diversidade e Direitos Humanos | 72 |
Compreensão e Prod. Escrita em Língua Inglesa | 72 |
Introdução à Linguística | 72 |
3º semestre | |
Educação Ambiental | 36 |
Linguística Textual | 36 |
Literaturas de Língua Portuguesa: formação e identidade | 72 |
Didática, Planejamento e Avaliação | 72 |
Currículo Escolar | 72 |
Fonética e Fonologia da Língua Inglesa | 72 |
4º semestre | |
Comunicação e Expressão | 72 |
Libras | 72 |
Cultura Brasileira | 36 |
Cultura Inglesa e Norte-Americana | 72 |
Literaturas de Língua Portuguesa I | 72 |
Sociolinguística | 36 |
Morfossintaxe da Língua Portuguesa | 72 |
5º semestre | |
Literaturas de Língua Portuguesa II | 72 |
Inovação e Tecnologias Digitais na Educação | 72 |
Teorias Discursivas | 72 |
Fluência em Leitura e Escrita | 72 |
Morfologia da Língua Inglesa I | 72 |
6º semestre | |
Sociologia da Responsabilidade Social | 72 |
Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental - Anos Finais | 150 |
Filologia da Língua Portuguesa | 72 |
Literaturas de Língua Inglesa: formação e identidade | 72 |
Matemática e Estatística Aplicada à Educação | 72 |
Morfologia da Língua Inglesa II | 72 |
7º semestre | |
Ética e Cultura Religiosa | 72 |
Estética e Semiótica | 72 |
Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | 36 |
Estágio Supervisionado no Ensino Médio | 150 |
Metodologia de Ensino de Língua Inglesa | 36 |
Literaturas de Língua Inglesa I | 72 |
Fundamentos de Educação a Distância | 72 |
8º semestre | |
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais | 208 |
Política e Organização da Educação Básica | 72 |
Literaturas de Língua Inglesa II | 72 |
Tópicos de Literatura Clássica e Universal | 72 |
Fundamentos da Gestão Escolar | 72 |
Educação em Ambientes Não Escolares | 72 |
Estágio Supervisionado na Gestão Escolar | 50 |
Estágio Supervisionado em Espaços Não-Escolares | 50 |
Nome do curso: Letras - Português e Inglês - Licenciatura
Titulação: Doutorado
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/3391202394395926
Qualificação:
Possui graduação em Direito Instituição Toledo de Ensino (1993), mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (2008). Formado em Gastronomia na Universidade do Sagrado Coração (2016). É professor adjunto especial do Centro Universitário Sagrado Coração, onde exerce o cargo de coordenador da especialização Lato Sensu em Antropologia e Patrimônio Cultural. É professor do curso de Letras, Letras/Tradutor, Artes, Teatro Música, Psicologia, Relações Internacionais, Gastronomia, Pedagogia, Arquitetura /Urbanismo, Design e cursos da área de Ciências Humanas e Sociais. Foi coordenador do curso de Letras e Letras/Tradutor do Centro de Ciências Humanas do UNISAGRADO de 2010 a 2011. Tem experiência na área de Gastronomia, Direito Internacional Público, Letras, Arte, Cultura, Antropologia, Sociologia e Métodos e Técnicas da Pesquisa com ênfase em Sociologia da Alimentação, Antropologia, Literatura, Estética e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, cultura, direito, estética, arte, educação, teoria literária, metodologia científica e antropologia. É co-autor da obra "Antropologia: uma reflexão sobre o homem", 1ª ed. Bauru: Edusc, 2011 (Coleção Syllabus). Foi membro do Conselho Editorial da Editora da Universidade do Sagrado Coração (EDUSC). É líder do grupo Gastronomia, Alimentação e Culinária Regional Brasileira e do grupo Pesquisa Tecnologias, Estudo Dirigido e Educação ,ambos certificados pelo CNPq no UNISAGRADO, em Bauru-SP. Membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Bauru (Gestão 2021/2023) como representante das Instituições Privadas de Ensino Superior de Bauru com cursos relacionados à área artística e/ou cultural.
Tempo de casa: 26 anos e 3 meses
Nome do curso: Letras - Português e Inglês - Licenciatura
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/0494683150854201
Qualificação:
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009), onde, com bolsa Capes, também concluiu o Mestrado (2012) e o Doutorado (2018) em Literatura e Vida Social. Ambas as pesquisas foram dedicadas à dramaturgia e à prosa de Hilda Hilst. Atualmente é professor do curso de Letras do Centro Universitário do Sagrado Coração (UNISAGRADO - Bauru - SP). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Hilda Hilst, dramaturgia brasileira e literatura brasileira moderna e contemporânea.
Tempo de casa: 4 anos e 10 meses
Nome do curso: Letras - Português e Inglês - Licenciatura
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/9950606764406189
Qualificação:
Doutora em Educação para a Ciência, UNESP Bauru (2016) e em Química, UNESP Araraquara (2005). Mestre em Ciências Biológicas, UNESP Botucatu (2000). Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas, UNESP Bauru (1997) e em Pedagogia, UNINOVE (2010). Docente desde 2004 na Fundação Educacional Municipal de Ibitinga/SP e desde 2011 no Centro Universitário do Sagrado Coração - UNISAGRADO, Bauru/SP. Coordenadora do Curso de Pedagogia para Licenciados (EAD), foi coordenadora do Curso de Pedagogia presencial, UNISAGRADO (2014 a 2016). Atualmente Coordenadora institucional do PIBID e do PIBIC Ensino Médio. Membro da Comissão Científica, da Comissão ATIVA (ENADE) no UNISAGRADO. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GPEA), do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Ambiental, Sustentabilidade e Ambientalização (GEPEASA), UNESP, Bauru/SP e Grupo de Estudos e Pesquisas EDUFOR - Educação e formação de professores: fundamentos teóricos e práticas pedagógicas (UNISAGRADO). Desenvolve pesquisas científicas na área da Educação Ambiental, Formação de Professores e Estratégias de Ensino e Aprendizagem.
Tempo de casa: 12 anos e 9 meses
Nome do curso: Letras - Português e Inglês - Licenciatura
Titulação: Doutorado
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/8580909434565796
Qualificação:
Doutora em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP - Bauru (2020). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP - Bauru (2016). Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras "Carlos Queiroz" (2001). Formada em Psicologia pela Faculdade Anhanguera de Bauru (2022) e Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração - USC (1997). Tem experiência na área de Educação e Psicologia, com ênfase em formação de professores, atuando nos seguintes temas: formação docente, formação continuada, educação inclusiva, problemas de comportamento, dificuldades de aprendizagem, habilidades sociais.
Tempo de casa: 09 meses
Nome do curso: Letras - Português e Inglês - Licenciatura
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/0530763179860702
Qualificação:
Possui graduação em Terapia Ocupacional pelo Centro Universitário Salesiano de Lins (2000), Pós Graduação Lato Sensu em Educação Especial, na PUC de Campinas, Curso de Neuropsicologia a partir da Teoria de Lúria e Leontiev e formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath. Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2006), sendo bolsista CAPES e doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2015), com bolsa FAPESP. Atualmente é professora do Centro Universitário Sagrado Coração, UniSagrado. Nesta instituição é responsável pelo serviço de Acessibilidade no Ensino Superior, vinculado ao Núcleo de Apoio Psicopedagógico e de Inclusão, NAPI. Também é Terapeuta Ocupacional das Residências Inclusivas da Apae, Bauru. Integrante da Rede de Educação Especial no Campo (UEPA) e do Grupo de Trabalho, Pessoas com Deficiência das Escolas Públicas no Campo/ Frente das Escolas do Campo, do Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC). Tem interesse em estudos e pesquisas nas temáticas que versam sobre Educação Especial e Educação do/no Campo, escolarização do estudante com deficiência e fundamentos na teoria socio-histórica.
Tempo de casa: 7 anos e 3 meses
Nome do curso: Letras - Português e Inglês - Licenciatura
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/4631346037749676
Qualificação:
Doutora em Ciências pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo - FOB/USP (2016), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - LAEL da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2012), com especialização em Didática do Ensino Superior pela UNORP (2002) e aperfeiçoamento em Teachers' Links: Reflexão e Desenvolvimento para Professores de Inglês pelo COGEAE, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2008). Bacharel em Tradução pela USC Bauru - SP (2001), licenciada em Letras Inglês pelo Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto (2019). Atualmente, cursando Pedagogia para licenciados no UNISAGRADO. Pesquisadora e líder do grupo de pesquisa Estudos da Tradução (TRADUS - UNISAGRADO), docente na graduação nos cursos de Letras - Tradutor e Letras - Português e Inglês, docente responsável pelo Programa de Aprimoramento em Língua Inglesa, coordenadora do projeto de extensão Tradução e Acessibilidade no Audiovisual e professora orientadora do estágio de Letras - Tradutor no Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO. Professora - orientadora do subprojeto Letras e História do Programa Residência Pedagógica - CAPES - pelo UNISAGRADO. Docente no Ensino Médio, disciplina Língua Inglesa.
Tempo de casa: 13 anos e 8 meses
Nome do curso: Letras - Português e Inglês - Licenciatura
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/4301827840289600
Qualificação:
Graduada em Educação Física (licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Pedagogia pela Ítalo, e Psicologia pelo Centro Universitário do Sagrado Coração. Especializada em Fisiologia do Exercício e Treinamento Físico pelo ENAF. Possui especialização em Formação Didático-Pedagógica para cursos na modalidade a distância, pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem na Unesp de Bauru. Vinculada ao Grupo de Pesquisa em Morfologia, Fisiologia e Psicologia Aplicadas ao Desempenho Humano e Saúde no Exercício Físico (UNESP/Campus Bauru), e ao Grupo de Pesquisa Psicologia da Saúde da Faculdade de Medicina da Faculdade de São José do Rio Preto. Professora universitária do Centro Universitário do Sagrado Coração e Supervisora Pedagógica da Universidade virtual do Estado de São Paulo.
Tempo de casa: 07 meses
Nome do curso: Letras - Português e Inglês - Licenciatura
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/5090412904533672
Qualificação:
Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de São José do Rio Preto. Mestre em Literatura e Vida Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Assis. Possui graduação em Letras/Italiano pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Possui graduação em Letras/Inglês pela UNIUBE. Possui graduação em Pedagogia. Atua principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, literatura italiana, literatura comparada, Século XX. Atua como pesquisadora no grupo de pesquisa "Narrativas maravilhosas, míticas ou populares: da oralidade à Literatura". Atualmente é professora do departamento de Letras/Inglês do UNISAGRADO.
Tempo de casa: 4 anos e 3 meses
Nome do curso: Letras - Português e Inglês - Licenciatura
Titulação: DOUTORADO
Qualificação:
Possui doutorado em Ciências - Área: Processos e Distúrbios da Comunicação pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo - FOB/USP (2014) e mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Atualmente é professora titular da Universidade Sagrado Coração - Bauru - SP e tem experiência na área de Letras e Tradução, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, tradução, língua inglesa, língua espanhola, formação de professores de línguas e avaliação de traduções.
Tempo de casa: 24 anos e 9 meses
Nome do curso: Letras - Português e Inglês - Licenciatura
Titulação: MESTRADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/5585512193413792
Qualificação:
Doutor em Relações Internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas UNESP/UNICAMP/PUC-SP na Área de Concentração de Economia Política Internacional, com pesquisa financiada pela CAPES. Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco, com pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Pernambuco (FACEPE). Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Paraíba, com iniciação científica financiada pela CAPES (2012.2-2013.1 e 2013.2-2014.1). Pesquisador na área de Ciência Política e Relações Internacionais, com ênfase nos temas de propriedade intelectual, desenvolvimento e difusão internacional de normas .
Tempo de casa: 1 ano e 3 meses
Nome do curso: Letras - Português e Inglês - Licenciatura
Titulação: GRADUAÇÃO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/3001267926347422
Qualificação:
Graduado como Bacharel em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná (2014), tem experiência na área de Artes, com ênfase em Direção Teatral nos seguintes temas: teatro e teatro musical. Atuou como professor Teatral na cidade de Curitiba-PR entre os anos de 2012 e 2014. Atualmente é professor e proprietário da Escola Sirius de Teatro em Bauru-SP e docente na Universidade do Sagrado Coração, para o curso de : Teatro (2021 - 2023) Promove as disciplinas eletivas: "Oratória e comunicação" e "Jogos corporativos para educação empresarial" abrangendo alunos de: jornalismo, administração, engenharia civil, engenharia da produção, ciências contábeis, relações internacionais, publicidade e propaganda e arquitetura e urbanismo.
Tempo de casa: 2 anos e 3 meses
Nome do curso: Letras - Português e Inglês - Licenciatura
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/5816114359890064
Qualificação:
Possui graduação em Letras-Português-Inglês pela Universidade do Sagrado Coração (1985), Especialização em Metodologia e Processo de Ensino, Especialização em Formação de Formadores de Professores, Mestrado em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FAAC - Bauru (2001). É doutora em Estudos Literários, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Araraquara, com tese na área de Teoria e Crítica da Poesia. Atuou como professora de Língua Portuguesa durante 25 anos no ensino fundamental da rede particular e exerceu a função de Coordenadora Pedagógica durante 7 anos. É professora dos cursos de Letras e Pedagogia do Centro Universitário Sagrado Coração - Unisagrado - de Bauru há 27 anos. Atuou como Orientadora de Disciplina (tutor-EAD) no curso de PEDAGOGIA Semipresencial da UNESP/UNIVESP - Polo Bauru, de fevereiro/2010 a setembro/2012. Tem experiência com Educação a Distância (tutoria e processos de credenciamento de curso EAD). Atuou também como membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) ocupando a função de presidente de agosto de 2014 a junho de 2020. Tem experiência nos processos de Avaliação Institucional (credenciamento e recredenciamento de IES), avaliação de cursos de graduação (reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos), e Autoavaliação institucional. Atuou como Coordenadora Pedagógica do Centro Universitário Sagrado Coração - Unisagrado - durante 8 anos. Também é Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica (CAPES) do Unisagrado desde agosto de 2018. Tem experiência na área de Educação (Avaliação, Formação de professores e Metodologias Ativas); Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. Atuou como membro da CAA - Comissão Assessora de Área do ENADE 2020 - Letras Português-Inglês, conforme Portria INEP nº 270, de 12 DE março de 2020. É editora responsável pela Revista Mimesis (área de Ciências Humanas), do Unisagrado.
Tempo de casa: 28 anos e 9 meses
Nome do curso: Letras - Português e Inglês - Licenciatura
Titulação: ESPECIALIZAÇÃO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/9630960586469869
Qualificação:
Possui graduação em Estudos Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Sagrado Coração de Jesus (1980), graduação em Bacharelado em Geofrafia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Sagrado Coração de Jesus (1981), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Artes Dom Bosco de Monte Aprazível (1982) e graduação em Geografia pela Universidade de Sagrado Coração (1974). Atualmente é professor especialista do Centro Universitário Sagrado Coração. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente no seguinte tema: ensino.
Tempo de casa: 39 anos e 8 meses
Nome do curso: Letras - Português e Inglês - Licenciatura
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/9522029308101646
Qualificação:
Doutora em Educação Escolar, linha de pesquisa Sexualidade, Cultura e Educação Sexual, pela UNESP, campus de Araraquara-SP. Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade do Sagrado Coração (1988) e mestrado em Artes pela Emporia State University, EUA (1995), reconhecido pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professora assistente do Centro Universitário Sagrado Coração. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Inglesa, e também na área de História do Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro shakespeariano e teatro brasileiro moderno. Atua também com Estudos de Tradução, tendo traduções e artigos publicados nessa área, bem como inúmeras orientações de trabalhos de pesquisa, com ênfase em tradução literária. Coordena os cursos de graduação em Artes, Letras Português-Inglês, Letras Tradutor e Teatro, no Centro Universitário Sagrado Coração. Coordena também, na mesma Instituição, os cursos de especialização em Língua Portuguesa e Literatura e em Educação Bilíngue: fundamentos, metodologias e práticas. É pesquisadora na área de análise do discurso de linha francesa, dedicada ao estudo de Foucault e o Cuidado de Si e membro do grupo de estudos GESTELD.
Tempo de casa: 32 anos e 8 meses
Edital 09/2023 – Fixação de Encargos Educacionais – Cursos de Graduação - Presencial 2º Semestre/2023 - Clique Aqui!
CALOUROS INGRESSANTES EM 2024
LETRAS – PORTUGUÊS E INGLÊS
CONDIÇÕES DE PAGAMENTO:
• Parcelamento em 6x (janeiro a junho):
6x de R$ 656,08 - para pagamento até o dia 8 (oito) de cada mês
ou
6x de R$ 690,62 - para pagamento após o dia 8 (oito) de cada mês
• Pagamento à vista:
10% de desconto aplicado ao valor integral - R$ 3.729,32 para pagamento do 1º semestre à vista até o vencimento do boleto.
*Desconto não cumulativo.
(As condições acima se aplicam somente para ingressantes/calouros)
Valor total da semestralidade: R$ 4.143,69
*A configuração formal do ato de matrícula se dá após o aceite e adesão aos termos do contrato pela internet, no portal do aluno (www.unisagrado.edu.br), e condicionada à confirmação do pagamento da primeira parcela da semestralidade no prazo de matrícula.
Renovação de Reconhecimento – Portaria MEC – Nº 920 de 27/12/2018
A área de atuação dos profissionais formados em Letras - Português e Inglês é ampla e abrangente, podendo trabalhar como professores em escolas de educação básica, públicas e particulares, em cursos de línguas e escolas bilíngues, além do trabalho como revisores em jornais, revistas e editoras, revisores de produções acadêmicas, como dissertações e teses, consultores linguísticos em empresas e pesquisadores em programas de especialização, Mestrado e Doutorado.
Pensando no futuro, o profissional da área de Letras prima pelo conhecimento sólido das disciplinas com as quais trabalha, sendo capaz de relacionar estas às outras que compõem o currículo do curso, a fim de transcender sua área de atuação. É dotado de capacidade didática que lhe permite perceber as necessidades e dificuldades dos alunos, dirigir e orientar a aprendizagem.