Nota do curso no MEC: 5 (escala de 1 a 5)
Um curso que oferece uma formação intercultural e crítica, e capacita o estudante a lidar com as linguagens orais e escritas, além de articular as realidades histórico-culturais em que estão inseridos, conscientes de seus papéis de educadores e orientadores. Durante a graduação, o estudante tem contato com disciplinas que o capacitam para lidar, de forma crítica, com as linguagens nos contextos oral e escrito.
MATRIZ CURRICULAR | CH (horas) |
1º semestre | |
Fundamentos de Língua Inglesa | 60 |
Comunicação e Expressão | 80 |
Filosofia e Sociologia da Educação | 60 |
História da Educação | 80 |
Técnicas de Expressão e Ludicidade | 60 |
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação | 60 |
2º semestre | |
Compreensão e Produção Oral em Língua Inglesa | 60 |
Estágio Supervisionado em Espaços Não Escolares | 50 |
Habilidades Sociais no Contexto Acadêmico | 60 |
Leitura e Produção de Texto | 80 |
Psicologia da Educação | 60 |
Sociologia da Responsabilidade Social | 80 |
Teoria da Literatura | 60 |
3º semestre | |
Cultura Inglesa e Norte-Americana | 80 |
Currículo Escolar | 60 |
Didática, Planejamento e Avaliação | 60 |
Empreendedorismo | 60 |
Estética e Semiótica | 60 |
Introdução à Linguística | 80 |
4º semestre | |
Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental - Anos Finais | 150 |
Estudos de Literatura em Língua Portuguesa | 80 |
Ética e Cultura Religiosa | 60 |
Fonética e Fonologia da Língua Inglesa | 60 |
Introdução à Gramática da Língua Portuguesa | 60 |
Problemas de Aprendizagem Escolar | 60 |
Teorias Discursivas | 80 |
5º semestre | |
Compreensão e Produção Escrita em Língua Inglesa | 60 |
Educação para Diversidade e Direitos Humanos | 80 |
Gramática da Língua Portuguesa | 60 |
Introdução ao Conhecimento Científico | 80 |
Literatura Infanto-Juvenil | 60 |
Sociolinguística | 60 |
6º semestre | |
Estágio Supervisionado no Ensino Médio | 150 |
Estudos de Literatura em Língua Inglesa | 60 |
Experiência Extensionista I | 60 |
Matrizes e Processos Culturais Brasileiros | 80 |
Morfologia da Língua Inglesa | 60 |
Política e Organização da Educação | 80 |
7º semestre | |
Educação Ambiental | 80 |
Experiência Extensionista II | 60 |
Libras | 60 |
Literaturas de Língua Portuguesa: Tendências Modernas e Contemporâneas | 60 |
Matemática e Estatística Aplicada à Educação | 60 |
8º semestre | |
Estágio Supervisionado na Gestão Escolar | 50 |
Fundamentos da Gestão Escolar | 60 |
Literaturas de Língua Inglesa: Tendências Modernas e Contemporâneas | 60 |
Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | 60 |
Metodologia de Ensino em Língua Inglesa | 80 |
Tecnologias Digitais na Educação | 60 |
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais | 180 |
Nome do curso: Letras - Português e Inglês - Licenciatura
Titulação: Mestrado
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/6303247649927831
Qualificação:
Possui o título de Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2008) e graduação em Letras (português e inglês) pela Universidade do Sagrado Coração (2004). Atualmente, é professora do Colégio São José, no ensino fundamental e médio, e da UNISGRADO nos cursos de graduação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em gramática, produção textual e língua inglesa. Foi, também, Coordenadora de área de gestão de processos educacionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid USC, de março de 2014 a abril de 2017.
Tempo de casa: 14 anos e 7 meses
Nome do curso: Letras - Português e Inglês - Licenciatura
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/6043076323162548
Qualificação:
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração (2005), especialização em Gestão Universitária (2006), Mestrado em Educação pela UNESP, campus de Marília, na área de Políticas Públicas e Administração da Educação Brasileira e Doutorado também em Educação pela UNESP de Marília, na área de Política Educacional, Gestão de Sistemas Educativos e Unidades Escolares. É professora do sistema municipal de ensino de Bauru, SP, atuando no Ensino Fundamental. É pesquisadora do COPPE - Coletivo de pesquisadores em Políticas Educacionais, da UNESP, campus de Marília e da Unisagrado, onde também atua como docente. Tem experiência na área de Educação, trabalhando principalmente nos seguintes temas: Políticas públicas, Avaliação Externa e Gestão Escolar.
Tempo de casa: 18 anos e 2 meses
Nome do curso: Letras - Português e Inglês - Licenciatura
Titulação: Doutorado
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/3391202394395926
Qualificação:
Possui graduação em Direito Instituição Toledo de Ensino (1993), mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (2008). Formado em Gastronomia na Universidade do Sagrado Coração (2016). É professor adjunto especial do Centro Universitário Sagrado Coração, onde exerce o cargo de coordenador da especialização Lato Sensu em Antropologia e Patrimônio Cultural. É professor do curso de Letras, Letras/Tradutor, Artes, Teatro Música, Psicologia, Relações Internacionais, Gastronomia, Pedagogia, Arquitetura /Urbanismo, Design e cursos da área de Ciências Humanas e Sociais. Foi coordenador do curso de Letras e Letras/Tradutor do Centro de Ciências Humanas do UNISAGRADO de 2010 a 2011. Tem experiência na área de Gastronomia, Direito Internacional Público, Letras, Arte, Cultura, Antropologia, Sociologia e Métodos e Técnicas da Pesquisa com ênfase em Sociologia da Alimentação, Antropologia, Literatura, Estética e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, cultura, direito, estética, arte, educação, teoria literária, metodologia científica e antropologia. É co-autor da obra "Antropologia: uma reflexão sobre o homem", 1ª ed. Bauru: Edusc, 2011 (Coleção Syllabus). Foi membro do Conselho Editorial da Editora da Universidade do Sagrado Coração (EDUSC). É líder do grupo Gastronomia, Alimentação e Culinária Regional Brasileira e do grupo Pesquisa Tecnologias, Estudo Dirigido e Educação ,ambos certificados pelo CNPq no UNISAGRADO, em Bauru-SP. Membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Bauru (Gestão 2021/2023) como representante das Instituições Privadas de Ensino Superior de Bauru com cursos relacionados à área artística e/ou cultural.
Tempo de casa: 27 anos e 2 meses
Nome do curso: Letras - Português e Inglês - Licenciatura
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/0494683150854201
Qualificação:
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009), onde, com bolsa Capes, também concluiu o Mestrado (2012) e o Doutorado (2018) em Literatura e Vida Social. Ambas as pesquisas foram dedicadas à dramaturgia e à prosa de Hilda Hilst. Atualmente é professor do curso de Letras do Centro Universitário do Sagrado Coração (UNISAGRADO - Bauru - SP). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Hilda Hilst, dramaturgia brasileira e literatura brasileira moderna e contemporânea.
Tempo de casa: 5 anos e 9 meses
Nome do curso: Letras - Português e Inglês - Licenciatura
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/9950606764406189
Qualificação:
Doutora em Educação para a Ciência, UNESP Bauru (2016) e em Química, UNESP Araraquara (2005). Mestre em Ciências Biológicas, UNESP Botucatu (2000). Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas, UNESP Bauru (1997) e em Pedagogia, UNINOVE (2010). Docente desde 2004 na Fundação Educacional Municipal de Ibitinga/SP e desde 2011 no Centro Universitário do Sagrado Coração - UNISAGRADO, Bauru/SP. Coordenadora do Curso de Pedagogia para Licenciados (EAD), foi coordenadora do Curso de Pedagogia presencial, UNISAGRADO (2014 a 2016). Atualmente Coordenadora institucional do PIBID e do PIBIC Ensino Médio. Membro da Comissão Científica, da Comissão ATIVA (ENADE) no UNISAGRADO. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GPEA), do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Ambiental, Sustentabilidade e Ambientalização (GEPEASA), UNESP, Bauru/SP e Grupo de Estudos e Pesquisas EDUFOR - Educação e formação de professores: fundamentos teóricos e práticas pedagógicas (UNISAGRADO). Desenvolve pesquisas científicas na área da Educação Ambiental, Formação de Professores e Estratégias de Ensino e Aprendizagem.
Tempo de casa: 13 anos e 8 meses
Nome do curso: Letras - Português e Inglês - Licenciatura
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/1371163547382786
Qualificação:
Possui graduação em Letras Graduação em Português e Alemão pela Universidade de São Paulo (2005), graduação em Graduação em Licenciatura Português pela Universidade de São Paulo (2004), graduação em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004), mestrado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2009) e doutorado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2017). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ESTUDOS COMPARADOS DE LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, atuando principalmente no seguinte tema: ensino de leitura literária e literaturas em língua portuguesa.
Tempo de casa: 4 anos e 9 meses
Nome do curso: Letras - Português e Inglês - Licenciatura
Titulação: ESPECIALIZAÇÃO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/1108387180740369
Qualificação:
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Agudos(2020) e especialização em Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) - Língua Port pela Faculdade de Agudos(2021). Atualmente é Prof Tradutor Intérprete Docente de Libras do Centro Universitário Sagrado Coração.
Tempo de casa: 1 ano e 3 meses
Nome do curso: Letras - Português e Inglês - Licenciatura
Titulação: MESTRADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/0050541616873886
Qualificação:
Profissional Tradutor/Intérprete/Professor. Possui bacharelado em Tradução pela Universidade do Sagrado Coração - USC (2002), licenciatura em Letras Português-Inglês pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE (2007), aperfeiçoamento em Língua e Cultura Inglesa pela Fairleigh Dickinson University - FDU - Metro Campus - Teaneck, NJ (2008), especialização (pós-graduação lato sensu) em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeira pela Universidade do Sagrado Coração - USC (2010) e mestrado em Tradução Técnico-Científica na área de Fonoaudiologia e Processos e Distúrbios da Comunicação pela Universidade de São Paulo - FOB-USP (2017). Atualmente é tradutor/intérprete freelance e professor de ensino médio/pré-vestibular em escolas privadas do interior de São Paulo e professor universitário atuando pelo UNISAGRADO nas áreas de língua inglesa e língua portuguesa.
Tempo de casa: 9 anos e 2 meses
Nome do curso: Letras - Português e Inglês - Licenciatura
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/0530763179860702
Qualificação:
Possui graduação em Terapia Ocupacional pelo Centro Universitário Salesiano de Lins (2000), Pós Graduação Lato Sensu em Educação Especial, na PUC de Campinas, Curso de Neuropsicologia a partir da Teoria de Lúria e Leontiev e formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath. Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2006), sendo bolsista CAPES e doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2015), com bolsa FAPESP. Atualmente é professora do Centro Universitário Sagrado Coração, UniSagrado. Nesta instituição é responsável pelo serviço de Acessibilidade no Ensino Superior, vinculado ao Núcleo de Apoio Psicopedagógico e de Inclusão, NAPI. Também é Terapeuta Ocupacional das Residências Inclusivas da Apae, Bauru. Integrante da Rede de Educação Especial no Campo (UEPA) e do Grupo de Trabalho, Pessoas com Deficiência das Escolas Públicas no Campo/ Frente das Escolas do Campo, do Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC). Tem interesse em estudos e pesquisas nas temáticas que versam sobre Educação Especial e Educação do/no Campo, escolarização do estudante com deficiência e fundamentos na teoria socio-histórica.
Tempo de casa: 8 anos e 2 meses
Nome do curso: Letras - Português e Inglês - Licenciatura
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/4631346037749676
Qualificação:
Doutora em Ciências pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo - FOB/USP (2016), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - LAEL da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2012), com especialização em Didática do Ensino Superior pela UNORP (2002) e aperfeiçoamento em Teachers' Links: Reflexão e Desenvolvimento para Professores de Inglês pelo COGEAE, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2008). Bacharel em Tradução pela USC Bauru - SP (2001), licenciada em Letras Inglês pelo Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto (2019). Atualmente, cursando Pedagogia para licenciados no UNISAGRADO. Pesquisadora e líder do grupo de pesquisa Estudos da Tradução (TRADUS - UNISAGRADO), docente na graduação nos cursos de Letras - Tradutor e Letras - Português e Inglês, docente responsável pelo Programa de Aprimoramento em Língua Inglesa, coordenadora do projeto de extensão Tradução e Acessibilidade no Audiovisual e professora orientadora do estágio de Letras - Tradutor no Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO. Professora - orientadora do subprojeto Letras e História do Programa Residência Pedagógica - CAPES - pelo UNISAGRADO. Docente no Ensino Médio, disciplina Língua Inglesa.
Tempo de casa: 14 anos e 7 meses
Nome do curso: Letras - Português e Inglês - Licenciatura
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/5090412904533672
Qualificação:
Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de São José do Rio Preto. Mestre em Literatura e Vida Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Assis. Possui graduação em Letras/Italiano pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Possui graduação em Letras/Inglês pela UNIUBE. Possui graduação em Pedagogia. Atua principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, literatura italiana, literatura comparada, Século XX. Atua como pesquisadora no grupo de pesquisa "Narrativas maravilhosas, míticas ou populares: da oralidade à Literatura". Atualmente é professora do departamento de Letras/Inglês do UNISAGRADO.
Tempo de casa: 5 anos e 2 meses
Nome do curso: Letras - Português e Inglês - Licenciatura
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/7303871786042460
Qualificação:
Possui doutorado em Ciências - Área: Processos e Distúrbios da Comunicação pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo - FOB/USP (2014) e mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Atualmente é professora titular da Universidade Sagrado Coração - Bauru - SP e tem experiência na área de Letras e Tradução, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, tradução, língua inglesa, língua espanhola, formação de professores de línguas e avaliação de traduções.
Tempo de casa: 25 anos e 8 meses
Nome do curso: Letras - Português e Inglês - Licenciatura
Titulação: MESTRADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/4850685022685074
Qualificação:
Palhaço, professor, ator, produtor cultural e pesquisador desde 2004. Ex-Coordenador do curso de Teatro / Bacharelado e professor de Teatro e Artes Licenciatura e Ex-coordenador da Pós-Especialização de Gestão Cultural na Unisagrado - Bauru/SP. Doutor em estudos teatrais e spectacle vivant pela Université Paul-Valéry Montpellier 3 / França em 2018. Bolsa da CAPES de doutorado pleno no exterior entre 2012 a 2015. Mestre pela Universidade Charles de Gaulle / França em 2011 sobre as pedagogias clownescas de Jesús Jara e Sue Morrison. Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2006. Advogado e Bacharel em Direito pela PUC-Minas em 2001. Participou da formação em clown no CNAC (Centre national des arts du cirque) em Chalon en Champagne/França e do estágio internacional de commedia dell'arte na AIDAS (Académie Internationale des arts du spectacle) em Versailles/França, ambos em 2012. Criação e jogo de máscara com a Famillie Flöz em Berlin /Alemanha e Nyons / França. Criador, artista e produtor da Cia Amora no Pé com o 1º projeto Fanfarra Toque que Cura desde 2022. Fundador e palhaço da Cia da Bobagem onde realizou residências artísticas, espetáculos e oficinas nacionais e europeias desde 2007. Professor de teatro concursado na cidade de Contagem/BR de 2007 a 2010. A pesquisa é uma experiência na área de teatro como professor, ator, palhaço e produtor cultural. A ênfase está na formação e criação com a linguagem do teatro, do palhaço e da brincadeira com máscaras e suas múltiplas possibilidades em diferentes áreas.
Tempo de casa: 8 anos e 2 meses
Nome do curso: Letras - Português e Inglês - Licenciatura
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/5816114359890064
Qualificação:
Possui graduação em Letras-Português-Inglês pela Universidade do Sagrado Coração (1985), Especialização em Metodologia e Processo de Ensino, Especialização em Formação de Formadores de Professores, Mestrado em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FAAC - Bauru (2001). É doutora em Estudos Literários, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Araraquara, com tese na área de Teoria e Crítica da Poesia. Atuou como professora de Língua Portuguesa durante 25 anos no ensino fundamental da rede particular e exerceu a função de Coordenadora Pedagógica durante 7 anos. É professora dos cursos de Letras e Pedagogia do Centro Universitário Sagrado Coração - Unisagrado - de Bauru há 27 anos. Atuou como Orientadora de Disciplina (tutor-EAD) no curso de PEDAGOGIA Semipresencial da UNESP/UNIVESP - Polo Bauru, de fevereiro/2010 a setembro/2012. Tem experiência com Educação a Distância (tutoria e processos de credenciamento de curso EAD). Atuou também como membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) ocupando a função de presidente de agosto de 2014 a junho de 2020. Tem experiência nos processos de Avaliação Institucional (credenciamento e recredenciamento de IES), avaliação de cursos de graduação (reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos), e Autoavaliação institucional. Atuou como Coordenadora Pedagógica do Centro Universitário Sagrado Coração - Unisagrado - durante 8 anos. Também é Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica (CAPES) do Unisagrado desde agosto de 2018. Tem experiência na área de Educação (Avaliação, Formação de professores e Metodologias Ativas); Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. Atuou como membro da CAA - Comissão Assessora de Área do ENADE 2020 - Letras Português-Inglês, conforme Portria INEP nº 270, de 12 DE março de 2020. É editora responsável pela Revista Mimesis (área de Ciências Humanas), do Unisagrado.
Tempo de casa: 29 anos e 8 meses
Nome do curso: Letras - Português e Inglês - Licenciatura
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/9522029308101646
Qualificação:
Doutora em Educação Escolar, linha de pesquisa Sexualidade, Cultura e Educação Sexual, pela UNESP, campus de Araraquara-SP. Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade do Sagrado Coração (1988) e mestrado em Artes pela Emporia State University, EUA (1995), reconhecido pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professora assistente do Centro Universitário Sagrado Coração. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Inglesa, e também na área de História do Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro shakespeariano e teatro brasileiro moderno. Atua também com Estudos de Tradução, tendo traduções e artigos publicados nessa área, bem como inúmeras orientações de trabalhos de pesquisa, com ênfase em tradução literária. Coordena os cursos de graduação em Artes, Letras Português-Inglês, Letras Tradutor e Teatro, no Centro Universitário Sagrado Coração. Coordena também, na mesma Instituição, os cursos de especialização em Língua Portuguesa e Literatura e em Educação Bilíngue: fundamentos, metodologias e práticas. É pesquisadora na área de análise do discurso de linha francesa, dedicada ao estudo de Foucault e o Cuidado de Si e membro do grupo de estudos GESTELD.
Tempo de casa: 33 anos e 7 meses
LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS - LICENCIATURA CONDIÇÕES DE PAGAMENTO: * Parcelamento em 6x (janeiro a junho): • Pagamento à vista, do semestre: Valor total da semestralidade: R$ 4.475,19 *A configuração formal do ato de matrícula se dá após o aceite e adesão aos termos do contrato pela internet, no portal do aluno (www.unisagrado.edu.br), e condicionada à confirmação do pagamento da primeira parcela da semestralidade no prazo de matrícula.
CALOUROS INGRESSANTES EM 2025
6x de R$ 708,57 - para pagamento até o dia 8 (oito) de cada mês
ou
6x de R$ 745,86 - para pagamento após o dia 8 (oito) de cada mês
10% de desconto aplicado ao valor integral - R$ 4.027,67 para pagamento do 1º semestre à vista até o vencimento do boleto.
*solicitar o pagamento via setor Financeiro, através do WhatsApp (14) 99606-0900, opção 2, item 13, setor 132.
*Desconto não cumulativo.
(As condições acima se aplicam somente para ingressantes/calouros)
A área de atuação dos profissionais formados em Letras - Português e Inglês é ampla e abrangente, podendo trabalhar como professores em escolas de educação básica, públicas e particulares, em cursos de línguas e escolas bilíngues, além do trabalho como revisores em jornais, revistas e editoras, revisores de produções acadêmicas, como dissertações e teses, consultores linguísticos em empresas e pesquisadores em programas de especialização, Mestrado e Doutorado.
Pensando no futuro, o profissional da área de Letras prima pelo conhecimento sólido das disciplinas com as quais trabalha, sendo capaz de relacionar estas às outras que compõem o currículo do curso, a fim de transcender sua área de atuação. É dotado de capacidade didática que lhe permite perceber as necessidades e dificuldades dos alunos, dirigir e orientar a aprendizagem.