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Artes

Titulação: Licenciado

Duração: 4 anos

Lançamento: 2017

Período: Noturno

Reconhecimento: Autorização - Parecer CONSEPE - Nº 08/16 de 17/06/2016

Sobre o Curso

No curso de artes você será formado para a produção, a pesquisa, a crítica e o ensino no campo artístico, permeando a apropriação do pensamento reflexivo, da experiência artística, da utilização de técnicas e procedimentos tradicionais e experimentais e da sensibilidade estética.
A proposta do curso vem ao encontro da Lei Nº 13.278, de 2 de maio de 2016, referente ao ensino da arte para a formação inicial em nível superior, ou seja, os sistemas de ensino precisarão incluir artes visuais, música, dança e teatro nos componentes curriculares, no prazo de 5 anos.

Grade Curricular

Disciplina Carga Horária
Comunicação e Expressão 72 Horas
Estética e História da Arte I 72 Horas
Expressão Corporal 72 Horas
História e Apreciação da Dança 36 Horas
História e Apreciação da Música 36 Horas
Métodos e Técnicas da Pesquisa 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Antropologia 72 Horas
Estética e História da Arte II 72 Horas
Folclore Brasileiro 72 Horas
Musicalização 72 Horas
Psicologia do Desenvolv. e da Aprendizagem 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Ética e Cultura Religiosa 72 Horas
História e Apreciação do Teatro 36 Horas
Jogos Teatrais 72 Horas
Laboratório de Artes Visuais: Desenho 72 Horas
Política e Organização da Educação Básica 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Arte Educação 72 Horas
História da Educação 72 Horas
História e Apreciação do Cinema 36 Horas
Inglês Instrumental 36 Horas
Produção e Análise do Conhecimento em Educação 36 Horas
Teatro de Animação 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Didática: Planejamento e Avaliação 36 Horas
Estágio I 130 Horas
Laboratório de Dança 72 Horas
Laboratório de Música 72 Horas
Laboratório de Teatro: Atuação Cênica 72 Horas
Pesquisa da Prática Pedagógica I 36 Horas
Sociologia da Educação 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Danças Populares e Atividades Rítmicas 72 Horas
Educação para a Diversidade e Direitos Humanos 72 Horas
Estágio II 130 Horas
Laboratório de Teatro: Direção e Produção Cênica 72 Horas
Pesquisa da Prática Pedagógica II 36 Horas
Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Educação Ambiental 36 Horas
Estágio III 140 Horas
Laboratório de Artes Visuais: Pintura 72 Horas
Laboratório de Teatro: Pedagogia do Teatro 72 Horas
Pesquisa da Prática Pedagógica III 36 Horas
Sociologia da Responsabilidade Social 72 Horas
Técnicas de Expressão e Ludicidade 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 200 Horas
Inovação e Tecnologias Digitais na Educação 72 Horas
Laboratório de Artes Visuais: Fotografia 72 Horas
Libras 72 Horas
Projeto de Criação Artística: Linguagens Integradas 72 Horas


Corpo Docente

Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Pós-Doutoranda em Educação pela UNESP-Marília (início em 2019). Pós-Doutora em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2018). Doutora em Educação (Bolsa CNPq) pela Faculdade de Filosofia e Ciências, da UNESP, Campus de Marília. Mestre em Educação (Bolsa Fapesp - mar. 2010- mar. 2011) (Bolsa CNPq - abr. 2009-fev. 2010) pela FFC-Unesp-Marília. Formada em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil (2007) e em Administração Escolar para a Educação Básica (2008) pela mesma faculdade. Foi professora substituta junto ao Departamento de Administração e Supervisão Escolar (DASE) da UNESP, Campus de Marília entre agosto de 2017 e dezembro de 2018. Atualmente é professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO) em Bauru. Participa do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (Niephe), na FEUSP e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração da Educação e Formação de Educadores (Gepaefe).
Tempo de casa 1 Ano e 5 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Direito Instituição Toledo de Ensino (1993), mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (2008). Formado em Gastronomia na Universidade do Sagrado Coração (2016). É professor adjunto especial da Universidade Sagrado Coração, onde exerce o cargo de coordenador da especialização Lato Sensu em Antropologia. É professor do curso de Gastronomia, Letras, Letras/Tradutor, Artes Cênicas, Música, Arquitetura e Urbanismo, Design e cursos da área de Ciências Sociais. Foi coordenador do curso de Letras e Letras/Tradutor do Centro de Ciências Humanas do Centro Universitário Sagrado Coração de 2010 a 2011. Tem experiência na área de Gastronomia, Letras, Arte, Cultura, Sociologia e Métodos e Técnicas da Pesquisa com ênfase em Sociologia da Alimentação, Antropologia, Literatura, Estética e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, cultura, estética, arte, educação, sociologia, metodologia científica e antropologia. É co-autor da obra "Antropologia: uma reflexão sobre o homem". 1ª ed. Bauru: Edusc, 2011 (Coleção Syllabus). Membro do Conselho Editorial da Editora do Centro Universitário (EDUSC).É líder dos Grupo de Pesquisa Certificado pelo CNPq Ensino de Língua e Literatura e do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Estudo Dirigido e Educação, no Centro Universitário Sagrado Coração, em Bauru-SP.
Tempo de casa 23 Anos
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Filosofia pela Faculdade João Paulo II (2008) e mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Professor auxiliar do Centro Universitário Sagrado Coração e coordenador do curso de Filosofia do Centro Universitário Sagrado Coração. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia.
Tempo de casa 4 Anos e 10 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Profissional Tradutor/ Intérprete/Professor. Possui bacharelado em Tradução pela Universidade do Sagrado Coração (2002) e licenciatura em Letras pela Universidade Nove de Julho (2007). Desenvolveu curso de aperfeiçoamento e especialização em Língua Inglesa e Cultura pela Farleigh Dickinson University (FDU), Teaneck, New Jersey, USA. Pós-graduado lato sensu em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeira pela Universidade do Sagrado Coração (USC) de Bauru. Mestre em Tradução Técnico-científica na área da Fonoaudiologia dentro da área de concentração de Processos e Distúrbios da Linguagem pela Universidade de São Paulo (FOB-USP). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Tradutor freelancer com experiência nas áreas comercial, técnica e científica. Professor titular de ensino médio e coordenador pedagógico em escolas da rede particular de ensino no interior de São Paulo. Professor universitário de Línguas Estrangeiras Modernas.
Tempo de casa 5 Anos
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação estre em Ciências da Motricidade- Pedagogia da Motricidade Humana- Instituto de Biociências/ UNESP Campus Rio Claro, com estudo sobre Formação e atuação profissional em Lazer nos programas do Governo Federal. Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Campus Bauru (2010) e graduação em Bacharelado em Educação Física- Faculdades Integradas de Bauru (2012). Ênfase nos estudos sobre Lazer, Lazer-Educação, Dança- Educação, Formação e intervenção profissional no campo do lazer. Atuou como professora de Educação Física no Ensino Médio e em projetos de programas governamentais. Atualmente é coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário- UNISAGRADO na cidade de Bauru-SP. É membro do GEsPEFi - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS HISTÓRICAS, SOCIOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA e do GEPLEJ- Grupo de Estudos e Pesquisas em Lazer, educação e jogo. Desenvolve pesquisas no campo da educação, da educação física escolar, do lazer e do lazer-educação, dança e dança-educação na educação básica e formação de professores.
Tempo de casa 1 Ano e 6 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui mestrado (2009) e Doutorado (2014) em Design e graduação em Desenho Industrial Projeto do Produto (2006) todos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Design de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: antropometria, acessibilidade, design ergonômico, design de mobiliário, prototipagem, design de embalagem e modelagem Atualmente leciona diferentes disciplinas nos curso de Design, Design de Moda e Artes e coordena o curso de especialização em Design de Superfície no Centro Universitário Sagrado Coração.
Tempo de casa 6 Anos e 6 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Doutora em Ciência sobre Arte - especialidade História, Teoria e Crítica da Música pelo Instituto Superior de Arte de Havana/Cuba (2009), com reconhecimento pela USP (2011) e Graduada em Música: Instrumento - piano pela Universidade Sagrado Coração (1998). Atualmente é professora titular do Centro Universitário Sagrado Coração (Centro de Ciências Humanas) no Curso de Artes - licenciatura e professora das disciplinas de: Métodos e Técnicas da Pesquisa (para os cursos de licenciatura e bacharelado) e Pesquisa da Prática Pedagógica/Estágio (para licenciaturas) da referida instituição de ensino. Coordenou do subprojeto de Música "As Músicas do Meu Brasil" pelo PIBID-USC de 2014 a 2017. Foi tutora virtual (2007 a 2009) e professora colaboradora do Curso EAD de Educação Musical da UAB-UFSCar nas disciplinas de História da Música 1 e 2 (2009 a 2011) o que proporcionou a publicação de dois Guias de Estudo pela EDUFSCar: "História da Música Ocidental: uma breve trajetória desde a Pré-História até o século XVII" e "História da Música Ocidental: uma breve trajetória desde o século XVIII até os dias atuais". Tem experiência na área de Artes, Música, com ênfase em Musicologia.
Tempo de casa 24 Anos e 4 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000), mestrado (2006) e doutorado (2017) em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo na abordagem da Psicologia Sócio Histórica e Histórico Cultural. Está cursando Pedagogia no UniSagrado. Atua desde 2005 como docente em cursos de graduação e pós graduação presencial com experiencia em ensino hibrido e EAD. Atualmente é professora no Centro Universitário Sagrado Coração de Bauru-SP, atuando na supervisão de estágios em Psicologia Social e com as disciplinas teóricas de Psicologia Social para o curso de Psicologia e Sociologia da Educação no Centro de Ciências Humanas. Além da atuação no ensino superior, tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando como psicologa escolar no Colégio Galileu Mackenzie em Jaú. Tem experiencia na área de Psicologia Escolar e Educacional e na Psicologia Social com enfase nos seguintes temas: psicologia, psicologia sócio histórica, inclusão escolar, psicologia social, atuação profissional, deficiência auditiva e violência contra a mulher.
Tempo de casa 2 Anos e 6 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Ator-Pesquisador. Doutorando em Artes da Cena pela UNICAMP (2019). Mestre em Artes da Cena pela UNICAMP (2014). Especialista em Gestão e Políticas Culturais pela ITAU/UNIVERSIDADE DE GIRONA/Espanha (2010). Licenciando em Artes pela Faculdade de Administração e Artes/FAAL (2018). Graduado em Artes Cênicas pela UNICAMP (2000). É Professor Auxiliar nos Cursos de Bacharelado em Teatro e Licenciatura em Artes no Centro Universitário Sagrado Coração. Foi Pesquisador do LAPCA (Laboratório de Processos de Criação Atorais) orientado pela Profa. Dra. Lucia Romano (UNESP). Foi Pesquisador no Grupo de Pesquisa PRESENÇA & VIDA do LUME Teatro, orientado pelos Profs. Drs. Renato Ferracini, Raquel Scott Hirson e Ana Cristina Colla (LUME/UNICAMP). Participou do projeto A ARTE SECRETA DO ATOR, orientado por Eugênio Barba (Odin Teatret/Dinamarca). Participou do projeto EXERCISES FOR REBEL ARTISTS: RADICAL PERFORMANCE PEDAGOGY orientado por Guillermo Gomez-Peña (UABC/ La Pocha Nostra/EUA/México). Sua formação é resultante do encontro com profissionais como: Guillermo Gomez-Peña, Antônio Januzelli, Eugênio Barba, Julia Varley, Renato Cohen, Ana Cristina Colla, Renato Ferracini, Alito Alessi, Tica Lemos, Lucia Romano, Marcelo Lazzaratto, Tiche Vianna, Maria Thais, Jean-Jacques Mutin, Marcin Rudy, Francisco Medeiros, Henrique Sitchin, Marcio Aurelio, Verônica Fabrini e Marinês Calori. Tem interesse nas áreas de Atuação em Teatro, Dança e Performance, Pedagogias Performativas, Treinamento dx Ator/Atriz/Performer, Dança-Teatro, Teatro Físico, Teatro e Meditação, Encenação e Arte-Educação, Comunicação e Cultura e sobretudo interesse na VIDA.
Tempo de casa 3 Anos
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP (2001), mestrado em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciência - UNESP (2007) e doutorado em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/ Marília (2013). Atualmente é professora no Unisagrado e produtora de conteúdo para plataformas EAD nos cursos de graduação e pós-graduação. Foi professora substituta na Universidade Júlio de Mesquita Filho (UNESP/ Marília). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, legislação educacional, formação docente, professor, pedagogia, ensino fundamental, educação infantil, metodologias, educação de jovens e adultos, educação em ambientes não escolares. Foi professora na Educação Básica anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tempo de casa 6 Meses
Titulação Especialização
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Educação Artística L.P. com habilitação em Artes Cênicas pela Universidade do Sagrado Coração - USC. Pós-graduada em Gestão Cultural - Cultura, Desenvolvimento e Mercado pelo SENAC São Paulo (Especialização, 2018). É professora de Teatro na Divisão de Ensino às Artes da Secretaria Municipal de Cultura de Bauru, onde também coordena um grupo de pesquisa em Teatro Visual. Ministra cursos, oficinas e workshops sobre Teatro de Animação em práticas educacionais. É docente do curso de Artes do Centro Universitário Sagrado Coração - Unisagrado, também em Bauru, SP.
Tempo de casa 1 Ano e 6 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Aluna regular de doutorado no programa em Educação Escolar, linha de pesquisa Sexualidade, Cultura e Educação Sexual, na UNESP, campus de Araraquara-SP. Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade do Sagrado Coração (1988) e mestrado em Estudos Literários pela Emporia State University, EUA (1995), reconhecido pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professora assistente do Centro Universitário Sagrado Coração. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Inglesa, e também na área de História do Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro shakespeariano e teatro brasileiro moderno. Coordena o curso de Educação Artística-Artes Cênicas desde 2013 e o curso de Artes desde 2018, ambos no Centro Universitário Sagrado Coração. Coordenada os cursos de especialização em Língua Portuguesa e Literatura e em Educação Bilíngue: fundamentos, metodologias e práticas, na Universidade do Sagrado Coração. É pesquisadora na área de análise do discurso de linha francesa, dedicada ao estudo de Foucault e o Cuidado de Si.
Tempo de casa 29 Anos e 5 Meses

Recursos Disponíveis

Espaços Específicos

Espaços Comuns



Atividades do Curso

  • Aulas Teóricas e Práticas
  • Estágios Curriculares
  • Eventos Culturais e Científicos
  • Iniciação Científica
  • Projetos de Extensão
  • Visitas Técnicas

Você Sabia?

O Curso de Artes vem atender a nova Lei 13.278/2016, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei 9.394/1996) incluindo as artes visuais, a dança, a música e o teatro nos currículos dos diversos níveis da educação básica estabelece um prazo de cinco anos para que os sistemas de ensino promovam a formação de professores para implantar esses componentes curriculares no ensino infantil, fundamental e médio.

O Curso de Artes contempla a preparação do licenciado para atuar como professor que se utiliza das linguagens artísticas para se comunicar, interagir e construir o conhecimento nas artes visuais, na dança, na música e no teatro por meio de uma prática pedagógica engajada. No UNISAGRADO, o Curso prioriza uma formação atrelada a competências e habilidades que garantam a construção e o desenvolvimento de uma orientação voltada para a atuação profissional, nas dimensões artísticas, culturais, sociais, científicas e tecnológicas, inerentes à área das Artes.
Depois de formado, o licenciado em Artes poderá atuar no ensino regular. Vale destacar que o mercado para arte-educadores em espaços não escolares tem crescido significativamente, o que significa dizer que o profissional programa, elabora e desenvolve materiais e atividades educacionais em instituições artísticas, sociais, culturais, acadêmicas e em outros espaços que congreguem as atividades inerentes às artes e campos correlatos, em suas múltiplas manifestações, como professor de artes visuais, dança, música e teatro, como: empresas de espetáculos, ONGs, museus, galerias, escolas de arte, centros culturais, conservatórios, brinquedotecas e bibliotecas, por exemplo.

Informações Adicionais

  • Os cursos de Graduação ministrados pelo UNISAGRADO, mantido pelo Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, estão distribuídos e valorados em Edital de Fixação de Encargos Educacionais publicado.
  • Os valores das mensalidades estão sujeitos aos reajustes, conforme contrato de Prestação de Serviços Educacionais, ficando assegurada a possibilidade de alteração de valores que visem preservar o equilíbrio contratual, caso qualquer mudança legislativa ou normativa, editada pelo Poder Público, altere a equação econômico-financeira da Instituição de Ensino.
  • A configuração formal do ato de matrícula se dá após o aceite e adesão aos termos do contrato pela internet, no portal do aluno (www.unisagrado.edu.br), e condicionada à confirmação do pagamento da primeira parcela da semestralidade no prazo de matrícula.
  • Os boletos de pagamento não serão enviados por correios, e deverão ser acessados e impressos, mensalmente através do portal do aluno (www.unisagrado.edu.br), ícone financeiro, ou solicitar através dos meios de comunicação do UNISAGRADO.
  • O aluno calouro desistente que rescindir o contrato em até 07 (sete) dias corridos após o início das aulas, terá retida a importância equivalente a 20% da primeira parcela da semestralidade.
  • No caso de rescisão do contrato, por estudantes veteranos (alunos que não sejam calouros), em qualquer tempo após a matrícula, ou por calouros, após o prazo mencionado no Edital de Fixação de Encargos Educacionais, independentemente de origem ou iniciativa; implica na obrigatoriedade de liquidar o valor da parcela com vencimento no mês da formalização do pedido, além de arcar com a multa contratual compensatória equivalente a 20% do valor total das parcelas vincendas no semestre e com eventuais pendências financeiras que possuir junto ao UNISAGRADO; considerando-se devida a multa no ato da formalização do requerimento e, corrigidos conforme Edital.
  • A ausência às aulas, o abandono do curso ou a interrupção de frequência por parte do estudante contratante não o exime do dever de efetuar o pagamento das parcelas vencidas e vincendas até à formalização do afastamento, exclusivamente, através de requerimento escrito à Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Instituição não se admitindo outra forma para tanto. 

Mensalidades

   O valor da mensalidade será correspondente à divisão do valor da semestralidade por seis (06) parcelas mensais e consecutivas, cujo vencimento será todo dia 08 (oito) de cada mês, nos termos e modo do Edital de Fixação de Normas e Encargos Educacionais.

  • Em caso de pagamento após a data de vencimento, o estudante perderá eventuais descontos concedidos pela Instituição, e o valor será acrescido de multa de 2% (dois por cento) sobre o valor vencido, juros de mora de 0,033% ao dia e correção monetária medida pelo IGP-M/FGV.
  • Não estão inclusos no valor da semestralidade dos cursos: o fornecimento de material didático de uso individual do estudante; estudos de adaptação; regime de orientação; recuperação; cursos de extensão; congressos e similares; provas especiais; declarações; certidões; diploma; histórico escolar; documentos para transferência; alimentação; participação em formatura solene; transporte escolar; viagens de estudo; serviços facultativos ou extraordinários e de biblioteca, que, quando oferecidos, terão seus respectivos valores divulgados pela Instituição e poderão ser acrescidos no boleto de pagamento da mensalidade subsequente.

Aproveitamento de Estudos ou alterações na carga horária oferecida

  • O estudante que cursar carga horária menor do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por motivo de aproveitamento de estudos ou por cursar as últimas disciplinas para integralização do seu currículo, após o prazo mínimo para término do curso, efetuará o pagamento proporcional da mensalidade, de acordo com a carga horária das disciplinas matriculadas.
  • O estudante que cursar carga horária maior do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por acrescentar disciplinas em regime de dependência, terá acrescido na mensalidade o valor proporcional referente à carga horária excedente. As demais informações acadêmicas e financeiras de cursos seriados estão disponibilizadas em atos normativos que poderão ser consultados no portal do aluno.
  • Demais disposições, tal como, forma de cursar disciplinas reprovadas, disciplinas optativas, disciplinas eletivas e matrícula especial, deverão observar a Normativa Conjunta PRAC/PRAD n. 01/2012, de 28 de setembro de 2012, que passa a fazer parte integrante e indissociável deste contrato, estando, inclusive à disposição de eventuais interessados na Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Instituição. 

Desistência- Transferência - Trancamento de Matrícula

– A desistência, a transferência e o trancamento de matrícula são considerados hipóteses de rescisão ao contrato de prestação de serviços, sujeitas à aplicação de multa contratual.

  • A não formalização do cancelamento ou trancamento de matrícula (o que caracteriza abandono do curso) não desobriga o contratante ao pagamento da semestralidade conforme o requerido em matrícula ou até a formalização do desligamento.
  • Na hipótese de transferência de matrícula para outra Instituição, estando o acadêmico em débito, o UNISAGRADO, após providências de cobrança administrativa ou extrajudicial, poderá ajuizar a competente medida judicial e tomar outras medidas legais compatíveis, independente do período letivo.

PROUNI

Para alunos Bolsistas do ProUni, o valor da Bolsa de estudos, corresponde a:

- Bolsistas Integrais: 100% do valor da mensalidade

- Bolsistas Parciais: 50 % do valor da mensalidade

Requisitos para ser Bolsista do Prouni: Consulte o site http://prouniportal.mec.gov.br/                                                                                                                        

Geral

O curso de licenciatura em Arte busca formar um profissional competente, com consciência crítica, política e ética, com domínio das competências pedagógicas, intelectuais, sociais, culturais e políticas inerentes à formação de arte e permitindo a interação com outras áreas do conhecimento de modo que possa atuar na educação forma e não formal.

Específicos

  • Atuar com maior qualidade do ensino da arte nas escolas desenvolvendo as especificidades das artes visuais, dança, música e teatro na educação básica;
  • Preparar o licenciando para ser pesquisador de arte e de arte/educação;
  • Estimular a pesquisa e a extensão na comunidade, dialogando com as produções artísticas locais;
  • Permitir aprendizagem dos diversos aspectos da formação do professor de arte, tais como a teoria, a história da arte e a experimentação artística;
  • Conferir o conhecimento e a percepção das perspectivas teóricas e metodológicas da arte na educação brasileira sob um viés histórico;
  • Assegurar criticidade do mundo artístico e de seus meios de produção, divulgação e recepção;
  • Prover o acesso à informação, à reflexão e à apreciação das manifestações culturais, possibilitando a produção de bens e serviços de natureza educacional e artística.
  • Garantir a experimentação e o aprimoramento de práticas de ensino e aprendizagem na área de arte;
  • Oferecer laços entre os elementos da arte e de diversas áreas do conhecimento.

O desempenho escolar é avaliado por meio do acompanhamento contínuo do estudante e dos resultados por ele obtidos nas provas parciais de avaliação de conhecimento, nos exercícios e atividades escolares ou outras formas de avaliação definidas pela Instituição.

O aproveitamento em cada disciplina é obtido por meio de avaliações parciais ao longo do período letivo e avaliação final, expressando-se o resultado de cada avaliação em notas de 0 (zero) a 10,0 (dez). Para cada uma das avaliações parciais, são atribuídos pesos informados nos planos de ensino de cada disciplina.

Será considerado aprovado, independentemente de avaliações finais, o estudante que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das atividades da disciplina e média ponderada das avaliações parciais igual ou superior a 7,0 (sete).

Deverá realizar a avaliação final o estudante que tiver obtido o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às atividades da disciplina e média das avaliações maior ou igual a 5,0 (cinco) e menor do que 7,0 (sete).

Nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios não haverá avaliação final, exceto se previsto no projeto pedagógico do curso, sendo aprovado o estudante que obtiver média das avaliações parciais, maior ou igual a 7,0 (sete).

Será aprovado o estudante que, submetendo-se à avaliação final, obtenha a média aritmética entre as avaliações parciais e a nota obtida na avaliação final, igual ou superior a 6,0 (cinco).

Será considerado reprovado o estudante que:
I. não obtiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento);
II. não obtiver média das avaliações parciais igual ou superior a 5,0 (cinco);
III. após a realização da avaliação final, não lograr média igual ou superior a 6,0 (cinco);
IV. nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios, não obtiver média das avaliações igual ou superior a 7,0 (sete).


Ter concluído o Ensino Médio
Prof.ª M.ª Valéria Biondo - Currículo Lattes

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Data da última atualização: 05/06/2020.*informações sujeitas a alterações

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