Nota do curso no MEC: 4 (escala de 1 a 5)
Ele é dinâmico e cheio de criatividade. Promove a inovação da comunicação nos mais diversos setores. Seja bem-vindo ao curso de Publicidade e Propaganda. Seja bem-vindo ao mundo da publicidade! Esta graduação trabalha os diferentes campos da publicidade, desenvolvendo competências conceituais, estratégicas e práticas, sempre se adequando ao contexto da atualidade mundial. Durante todo o curso, o estudante tem contato com disciplinas importantes para sua formação, aprendendo o comportamento do consumidor, marketing, fotografia e até produção audiovisual, podendo aprofundar seus estudos de acordo com seus interesses e afinidades.
MATRIZ CURRICULAR | CH (horas) |
1º semestre | |
Comunicação e Expressão | 80 |
Ferramentas Tecnológicas em Artes Gráficas | 60 |
Habilidades Sociais no Contexto Acadêmico | 60 |
História da Mídia | 80 |
Introdução em Publicidade e Propaganda | 60 |
2º semestre | |
Atendimento Publicitário | 60 |
Criação Publicitária | 60 |
Práticas de Edição em Áudio e Vídeo | 60 |
Sociologia da Responsabilidade Social | 80 |
Teorias da Comunicação | 80 |
3º semestre | |
Comportamento e Tendências de Consumo | 60 |
Ética e Cultura Religiosa | 60 |
Laboratório de Produção em Mídia Sonora | 60 |
Legislação em Publicidade | 80 |
Princípios de Marketing | 80 |
4º semestre | |
Direção de Arte | 60 |
Empreendedorismo | 60 |
Marketing Contemporâneo | 60 |
Processos Gráficos e Tipografia | 80 |
Redação Publicitária | 60 |
5º semestre | |
Experiência Extensionista I | 60 |
Introdução ao Conhecimento Científico | 80 |
Laboratório de Produção em Mídia Audiovisual | 60 |
Marcas e Branding | 60 |
Planejamento Publicitário | 60 |
6º semestre | |
Antropologia | 80 |
Cidadania, Cultura e Política | 80 |
Experiência do Usuário e Interface - UX/UI | 60 |
Experiência Extensionista II | 60 |
Fotografia Publicitária | 60 |
Estágio | 200 |
7º semestre | |
Estética e Semiótica Aplicada à Comunicação | 80 |
Laboratório de Mídia | 60 |
Laboratório de Produção em Mídia Digital | 60 |
Pesquisa de Mercado | 80 |
Produção Científica em Publicidade e Propaganda | 60 |
8º semestre | |
Marketing Digital | 60 |
Negócios em Publicidade e Propaganda | 60 |
Sociologia da Comunicação | 80 |
Trabalho de Conclusão de Curso | 40 |
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais | 220 |
Nome do curso: Publicidade e Propaganda
Titulação: Mestrado
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/1544020673542900
Qualificação:
Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e graduada em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (1995). É professora do ensino superior há 19 anos e ministra aulas para os cursos de graduação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda e para o MBA em Marketing Digital do Centro Universitário do Sagrado Coração (Unisagrado), em Bauru-SP. Como jornalista, atuou por 15 anos em redações do Interior de São Paulo, caso dos jornais Comércio do Jahu, Diário de Bauru, Folha de São Paulo e Jornal da Cidade, veículo em que exerceu a função de ombudsman e desenvolveu o Manual de Redação do Jornal da Cidade (uso interno). Tem experiência em Comunicação, área em que atua como pesquisadora, assessora e consultora de organizações, marcas e profissionais liberais nos segmentos de Comunicação Organizacional, Relacionamento com a Imprensa, Marketing de Conteúdo, Produção Sonora, Mídias Dirigidas e Estudos Midiáticos. É pesquisadora filiada à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
Tempo de casa: 14 anos e 1 mês
Nome do curso: Publicidade e Propaganda
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/0345547034374979
Qualificação:
Doutor (2020) e mestre em Mídia e Tecnologia (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho". Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (2006) pelo UNISAGRADO. Acumula experiência de mais de 15 anos em departamentos de criação e marketing em agências de publicidade, birô digital e gráfica expressa, jornal diário e editora de revistas, livros e apostilas de ensino. Atua há mais de 10 anos como professor em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de comunicação, marketing e de tecnologia em instituições de ensino de Bauru e região.
Tempo de casa: 2 anos e 9 meses
Nome do curso: Publicidade e Propaganda
Titulação: MESTRADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/6836678483608113
Qualificação:
Possui graduação em Administração de Empresas -UNIFAC - Associação de Ensino de Botucatu (1995), graduação em Ciências Contábeis pela UNINOVE Universidade Nove de Julho (2018), graduação em Direito pela UNIP Universidade Paulista (2019), MBA em Marketing e Negócios Internacionais - IPEP Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa (1998) MBA em Controladoria Estratégica-São Judas Tadeu (2004), Especialização em Direito Tributário - UNIP Universidade Paulista (2021), Especialização em Direito do Trabalho - UNIP Universidade Paulista (2021) e Mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (2008).
Tempo de casa: 3 anos e 2 meses
Nome do curso: Publicidade e Propaganda
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/9958934842714355
Qualificação:
Graduada em Comunicação Social - habilitado em Relações Públicas (2007), Mestre em Comunicação (2011), Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Júlio Mesquita Filho e Especialista em Design Instrucional pela FAHE (2022). Atualmente é docente nos cursos de Comunicação e demais áreas do Centro Universitário do Sagrado Coração (UNISAGRADO) em Bauru/SP em disciplinas específicas de comunicação, Sociologia da Responsabilidade Social e Antropologia e professora conteudista nas áreas de comunicação e marketing. Tem experiência na área de Comunicação Organizacional, Relações Publicas e Marketing, Comunicação Midiática, Ciências Sociais (Sociologia e Antropologia) , Responsabilidade Socioambiental e Terceiro Setor.
Tempo de casa: 14 anos e 8 meses
Nome do curso: Publicidade e Propaganda
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/8326777285580886
Qualificação:
Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Araraquara (2017), possui Mestrado em Televisão Digital (atual Mídia e Tecnologia) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Bauru (2012), Licenciatura em Marketing pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETPS (2011), MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2010), Graduação em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração (2019), Graduação em Tecnologia em Marketing pela Faculdade Anhanguera (2008) e Graduação em Comunicação Social habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Paulista - UNIP (2006). Possui experiência em marketing e em agência de comunicação nas áreas de atendimento e planejamento publicitário, social media e redação publicitária, atuando na Agência Exorde atualmente. Atuou como Docente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETPS) nas áreas de Gestão de Negócios, Marketing e Metodologia Científica nos cursos técnicos e lecionou na graduação e pós graduação das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) na área de Comunicação e Marketing. Atualmente, atua na graduação e pós-graduação do Centro Universitário Sagrado Coração (Unisagrado) nas áreas de Comunicação e Publicidade, Gestão e Marketing e Metodologia Científica, nas modalidades presencial, semipresencial e à distância e orienta trabalhos de conclusão de curso. Foi coordenadora do curso superior de Tecnologia em Marketing (2013 - 2015) e membro da Comissão de Ética em Pesquisa da instituição (2017 - 2021) e Coordenadora de EaD (2020-2021). Foi coordenadora do curso de pós-graduação de Comunicação e Marketing Digital do Unisagrado e, atualmente, é líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Mídia e Sociedade (GPECOM). Nas atividades do EaD atuou como gestora da equipe, professora conteudista e professora tutora em nível de graduação e pós graduação. Sua área de atuação e de pesquisa incluem as temáticas de Comunicação Organizacional, Planejamento e Gestão, Marketing e Comportamento do Consumidor, Metodologia Científica, Mídia e Educação, Tecnologias de Informação e Comunicação, Educação Assistida por Televisão Digital, Educação a Distância, Educação Superior e Gestão e Política Educacional.
Tempo de casa: 12 anos e 5 meses
Nome do curso: Publicidade e Propaganda
Titulação: Doutorado
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/7327149783446568
Qualificação:
Doutora em Psicologia (área: desenvolvimento e aprendizagem) pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. Graduada e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão na linha de Avaliação e Clínica Psicológica. Estuda sobre teoria e aplicação da Análise do Comportamento, com ênfase na Análise do Comportamento Clínica e Terapia Comportamental Dialética (DBT). Atua como psicóloga clínica e na docência
Tempo de casa: 1 ano e 8 meses
Nome do curso: Publicidade e Propaganda
Titulação: Mestrado
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/3284092131860463
Qualificação:
Doutora em Comunicação pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design. Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (2014). Graduada em Comunicação Social - Hab. Publicidade e Propaganda pela Universidade do Sagrado Coração (2009). Técnica em Informática pelo CTI/Unesp (2005). Docente e tutora no Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO alocada no curso de Publicidade e Propaganda, atuando também nos cursos de Jornalismo, Design e cursos de pós graduação e EAD. Principais temas de estudos: publicidade e propaganda, tecnologias da informação e comunicação, marketing e marketing digital, direito à informação, governo digital, portais de serviços digitais de governo, design da experiência do usuário (UX Design).
Tempo de casa: 10 anos e 3 meses
Somente noturno
*Toda disciplina de 80 horas é ofertada a distância.
PUBLICIDADE E PROPAGANDA CONDIÇÕES DE PAGAMENTO: * Parcelamento em 6x (janeiro a junho): * Parcelamento em 5x (fevereiro a junho): * Parcelamento em 4x (março a junho): • Pagamento à vista, do semestre: Valor total da semestralidade: R$ 5.791,94 *A configuração formal do ato de matrícula se dá após o aceite e adesão aos termos do contrato pela internet, no portal do aluno (www.unisagrado.edu.br), e condicionada à confirmação do pagamento da primeira parcela da semestralidade no prazo de matrícula.
CALOUROS INGRESSANTES EM 2025
6x de R$ 917,06 - para pagamento até o dia 8 (oito) de cada mês
ou
6x de R$ 965,32 - para pagamento após o dia 8 (oito) de cada mês
5x de R$ 1.100,47 - para pagamento até o dia 8 (oito) de cada mês
ou
5x de R$ 1.158,39 - para pagamento após o dia 8 (oito) de cada mês
4x de R$ 1.375,59 - para pagamento até o dia 8 (oito) de cada mês
ou
4x de R$ 1.447,98 - para pagamento após o dia 8 (oito) de cada mês
10% de desconto aplicado ao valor integral - R$ 5.212,74 para pagamento do 1º semestre à vista até o vencimento do boleto.
*solicitar o pagamento via setor Financeiro, através do WhatsApp (14) 99606-0900, opção 2, item 13, setor 132.
*Desconto não cumulativo.
(As condições acima se aplicam somente para ingressantes/calouros)
A área de atuação de um publicitário é diversa e ampla. Sua missão principal é a construção e manutenção de marcas no mercado e, para isso, o profissional pode atuar na área de planejamento estratégico, redação publicitária, direção de arte, departamento de marketing e comunicação de uma empresa, em produtoras de rádio e TV e também nas famosas agências de publicidade. Pode ser assistente, auxiliar, coordenador, gerente, diretor, presidente… o futuro é generoso!
Pensando no futuro e na velocidade em que as informações são divulgadas, é necessário que exista um profissional preparado para atender às necessidades das marcas e criar relações mais próximas entre elas e seus clientes. Esse profissional é um publicitário, capaz de dialogar com o público de maneira criativa e persuasiva, tanto em mídias impressas como também nas plataformas eletrônicas e digitais.
Prof.ª Dra. Vanessa Grazielli Bueno do Amaral
Telefone: (14) 2107-7040
E-mail: pp@unisagrado.edu.br