Nota do curso no MEC: 4 (escala de 1 a 5)
Ele é dinâmico e cheio de criatividade. Promove a inovação da comunicação nos mais diversos setores. Seja bem-vindo ao curso de Publicidade e Propaganda. Seja bem-vindo ao mundo da publicidade! Esta graduação trabalha os diferentes campos da publicidade, desenvolvendo competências conceituais, estratégicas e práticas, sempre se adequando ao contexto da atualidade mundial. Durante todo o curso, o estudante tem contato com disciplinas importantes para sua formação, aprendendo o comportamento do consumidor, marketing, fotografia e até produção audiovisual, podendo aprofundar seus estudos de acordo com seus interesses e afinidades.
MATRIZ CURRICULAR | CH (horas) |
1º semestre | |
Comunicação e Expressão | 80 |
Ferramentas Tecnológicas em Artes Gráficas | 60 |
Habilidades Sociais no Contexto Acadêmico | 60 |
Introdução em Publicidade e Propaganda | 60 |
História da Mídia | 0 |
2º semestre | |
Atendimento Publicitário | 60 |
Criação Publicitária | 60 |
Práticas de Edição em Áudio e Vídeo | 60 |
Sociologia da Responsabilidade Social | 80 |
Teorias da Comunicação | 0 |
3º semestre | |
Comportamento e Tendências de Consumo | 60 |
Ética e Cultura Religiosa | 60 |
Laboratório de Produção em Mídia Sonora | 60 |
Legislação em Publicidade | 80 |
Princípios de Marketing | 80 |
Produção de Conteúdo; Estratégias Narrativas em Comunicação | 0 |
4º semestre | |
Direção de Arte | 60 |
Empreendedorismo | 60 |
Marketing Contemporâneo | 60 |
Processos Gráficos e Tipografia | 80 |
Redação Publicitária | 60 |
5º semestre | |
Experiência Extensionista I | 60 |
Introdução ao Conhecimento Científico | 80 |
Laboratório de Produção em Mídia Audiovisual | 60 |
Marcas e Branding | 60 |
Planejamento Publicitário | 60 |
6º semestre | |
Antropologia | 80 |
Cidadania, Cultura e Política | 80 |
Experiência do Usuário e Interface - UX/UI | 60 |
Experiência Extensionista II | 60 |
Fotografia Publicitária | 60 |
Estágio | 200 |
7º semestre | |
Estética e Semiótica Aplicada à Comunicação | 80 |
Laboratório de Mídia | 60 |
Laboratório de Produção em Mídia Digital | 60 |
Produção Científica em Publicidade e Propaganda | 60 |
Pesquisa de Mercado | 0 |
8º semestre | |
Marketing Digital | 60 |
Negócios em Publicidade e Propaganda | 60 |
Sociologia da Comunicação | 80 |
Trabalho de Conclusão de Curso | 40 |
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais | 220 |
Nome do curso: Publicidade e Propaganda
Titulação: Mestrado
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/1544020673542900
Qualificação:
Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e graduada em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (1995). É professora do ensino superior há 19 anos e ministra aulas para os cursos de graduação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda e para o MBA em Marketing Digital do Centro Universitário do Sagrado Coração (Unisagrado), em Bauru-SP. Como jornalista, atuou por 15 anos em redações do Interior de São Paulo, caso dos jornais Comércio do Jahu, Diário de Bauru, Folha de São Paulo e Jornal da Cidade, veículo em que exerceu a função de ombudsman e desenvolveu o Manual de Redação do Jornal da Cidade (uso interno). Tem experiência em Comunicação, área em que atua como pesquisadora, assessora e consultora de organizações, marcas e profissionais liberais nos segmentos de Comunicação Organizacional, Relacionamento com a Imprensa, Marketing de Conteúdo, Produção Sonora, Mídias Dirigidas e Estudos Midiáticos. É pesquisadora filiada à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
Tempo de casa: 14 anos e 6 meses
Nome do curso: Publicidade e Propaganda
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/0345547034374979
Qualificação:
Doutor (2020) e mestre em Mídia e Tecnologia (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho". Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (2006) pelo UNISAGRADO. Acumula experiência de mais de 15 anos em departamentos de criação e marketing em agências de publicidade, birô digital e gráfica expressa, jornal diário e editora de revistas, livros e apostilas de ensino. Atua há mais de 10 anos como professor em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de comunicação, marketing e de tecnologia em instituições de ensino de Bauru e região.
Tempo de casa: 2 anos e 2 meses
Nome do curso: Publicidade e Propaganda
Titulação: MESTRADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/0498297759542948
Qualificação:
Possui Mestrado em Design (2023) pela Unesp Bauru e Bacharelado em Design pelo Centro Universitário Sagrado Coração (2019). Primeiro colocado no concurso cultural da FK grupo com o projeto Lumos (2019) e participante do trio vencedor do Desafio de Design da lll Jornada de Design da Universidade Sagrado Coração com o projeto de identidade visual da marca já estabelecida no mercado Malva cosméticos (2018) Técnico em Design de Interiores pelo Centro Paula Souza (2015). Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho Industrial ergonômico, atuando principalmente nos seguintes temas: Ergonomia., design inclusivo., Inovação e Tecnologia Têxtil.
Tempo de casa: 2 anos e 2 meses
Nome do curso: Publicidade e Propaganda
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/9958934842714355
Qualificação:
Graduada em Comunicação Social - habilitado em Relações Públicas (2007), Mestre em Comunicação (2011), Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Júlio Mesquita Filho e Especialista em Design Instrucional pela FAHE (2022). Atualmente é docente nos cursos de Comunicação e demais áreas do Centro Universitário do Sagrado Coração (UNISAGRADO) em Bauru/SP em disciplinas específicas de comunicação, Sociologia da Responsabilidade Social e Antropologia e professora conteudista nas áreas de comunicação e marketing. Tem experiência na área de Comunicação Organizacional, Relações Publicas e Marketing, Comunicação Midiática, Ciências Sociais (Sociologia e Antropologia) , Responsabilidade Socioambiental e Terceiro Setor.
Tempo de casa: 14 anos e 1 mês
Nome do curso: Publicidade e Propaganda
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: https://lattes.cnpq.br/0020102617255690
Qualificação:
João Marcelo Ribeiro Soares é professor no Centro Universitário Sagrado Coração. É Doutor e Mestre em Design na área de Desenho de Produto e Bacharel em Programação Visual (Desenho Industrial) pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) do Campus de Bauru da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Tem experiência na área de desenho industrial, com ênfase em programação visual, atuando principalmente nos seguintes temas: design gráfico, tipografia, design editorial, design de interface gráfica e design da informação.
Tempo de casa: 9 anos e 8 meses
Nome do curso: Publicidade e Propaganda
Titulação: MESTRADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/9648138397833103
Qualificação:
Mestre em Mídia e Tecnologia (PPGMiT, FAAC) pela UNESP. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Paulista e especialista em Gestão de Conteúdo em Comunicação pela Universidade Metodista. É professor convidado em cursos de pós-graduação nas disciplinas de Mídias Sociais, sócio-proprietário de uma agência de comunicação digital, a Agência Vnew, e de um evento de comunicação e mídias digitais, o Blogando. Nos últimos três anos, foi tutor do Núcleo Integrado de Comunicação e Imprensa (NIIC-FAAC) e atuou na comunicação institucional da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design. Além das experiências citadas, já realizou estágio supervisionado de docência como professor temporário na disciplina de Telejornalismo I, na Unesp de Bauru
Tempo de casa: 2 anos e 2 meses
Nome do curso: Publicidade e Propaganda
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/8326777285580886
Qualificação:
Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Araraquara (2017), possui Mestrado em Televisão Digital (atual Mídia e Tecnologia) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Bauru (2012), Licenciatura em Marketing pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETPS (2011), MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2010), Graduação em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração (2019), Graduação em Tecnologia em Marketing pela Faculdade Anhanguera (2008) e Graduação em Comunicação Social habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Paulista - UNIP (2006). Possui experiência em marketing e em agência de comunicação nas áreas de atendimento e planejamento publicitário, social media e redação publicitária, atuando na Agência Exorde atualmente. Atuou como Docente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETPS) nas áreas de Gestão de Negócios, Marketing e Metodologia Científica nos cursos técnicos e lecionou na graduação e pós graduação das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) na área de Comunicação e Marketing. Atualmente, atua na graduação e pós-graduação do Centro Universitário Sagrado Coração (Unisagrado) nas áreas de Comunicação e Publicidade, Gestão e Marketing e Metodologia Científica, nas modalidades presencial, semipresencial e à distância e orienta trabalhos de conclusão de curso. Foi coordenadora do curso superior de Tecnologia em Marketing (2013 - 2015) e membro da Comissão de Ética em Pesquisa da instituição (2017 - 2021) e Coordenadora de EaD (2020-2021). Foi coordenadora do curso de pós-graduação de Comunicação e Marketing Digital do Unisagrado e, atualmente, é líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Mídia e Sociedade (GPECOM). Nas atividades do EaD atuou como gestora da equipe, professora conteudista e professora tutora em nível de graduação e pós graduação. Sua área de atuação e de pesquisa incluem as temáticas de Comunicação Organizacional, Planejamento e Gestão, Marketing e Comportamento do Consumidor, Metodologia Científica, Mídia e Educação, Tecnologias de Informação e Comunicação, Educação Assistida por Televisão Digital, Educação a Distância, Educação Superior e Gestão e Política Educacional.
Tempo de casa: 12 anos e 10 meses
Nome do curso: Publicidade e Propaganda
Titulação: MESTRADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/4850685022685074
Qualificação:
Palhaço, professor, ator, produtor cultural e pesquisador desde 2004. Ex-Coordenador do curso de Teatro / Bacharelado e professor de Teatro e Artes Licenciatura e Ex-coordenador da Pós-Especialização de Gestão Cultural na Unisagrado - Bauru/SP. Doutor em estudos teatrais e spectacle vivant pela Université Paul-Valéry Montpellier 3 / França em 2018. Bolsa da CAPES de doutorado pleno no exterior entre 2012 a 2015. Mestre pela Universidade Charles de Gaulle / França em 2011 sobre as pedagogias clownescas de Jesús Jara e Sue Morrison. Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2006. Advogado e Bacharel em Direito pela PUC-Minas em 2001. Participou da formação em clown no CNAC (Centre national des arts du cirque) em Chalon en Champagne/França e do estágio internacional de commedia dell'arte na AIDAS (Académie Internationale des arts du spectacle) em Versailles/França, ambos em 2012. Criação e jogo de máscara com a Famillie Flöz em Berlin /Alemanha e Nyons / França. Criador, artista e produtor da Cia Amora no Pé com o 1º projeto Fanfarra Toque que Cura desde 2022. Fundador e palhaço da Cia da Bobagem onde realizou residências artísticas, espetáculos e oficinas nacionais e europeias desde 2007. Professor de teatro concursado na cidade de Contagem/BR de 2007 a 2010. A pesquisa é uma experiência na área de teatro como professor, ator, palhaço e produtor cultural. A ênfase está na formação e criação com a linguagem do teatro, do palhaço e da brincadeira com máscaras e suas múltiplas possibilidades em diferentes áreas.
Tempo de casa: 9 anos e 1 mês
Nome do curso: Publicidade e Propaganda
Titulação: Doutorado
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/0209997987047021
Qualificação:
Comunicólogo, professor, jornalista, músico e agente cultural. Doutor em Comunicação pela Unesp. Membro do grupo de pesquisa MIDIAisthesis. Investiga relações da música popular com a mídia e outros fenômenos da Comunicação. É mestre em Televisão Digital (atual Mídia e Tecnologia - Unesp). Especialista em Comunicação nas Organizações (Unisagrado), graduado em Jornalismo (Unesp). Trabalhou como jornalista em emissoras de TV, rádio e jornais, como editor-chefe, editor executivo, coordenador de produção, produtor de reportagem, repórter, roteirista e apresentador. Foi coordenador de Comunicação Social da Prefeitura de Bauru-SP, com foco no atendimento à imprensa, comunicação institucional e redes sociais. Atualmente é agente cultural de carreira na Secretaria Municipal de Cultura de Bauru, atualmente no cargo de Gerente de Ação Cultural e Espaços Culturais, com atuação na curadoria artística, produção de eventos culturais e coordenação de equipes de trabalho. Elabora editais públicos e processos de contratação artística. É membro de grupos de trabalho de execução de leis de fomento do Ministério da Cultura (Lei Paulo Gustavo, Lei Aldir Blanc). Atua como avaliador e parecerista de editais públicos na área cultural. E membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Bauru. Desenvolve também atividades como músico, arranjador, compositor e produtor musical.
Tempo de casa: 01 mês
Nome do curso: Publicidade e Propaganda
Titulação: Mestrado
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/3284092131860463
Qualificação:
Doutora em Comunicação pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design. Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (2014). Graduada em Comunicação Social - Hab. Publicidade e Propaganda pela Universidade do Sagrado Coração (2009). Técnica em Informática pelo CTI/Unesp (2005). Docente e tutora no Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO alocada no curso de Publicidade e Propaganda, atuando também nos cursos de Jornalismo, Design e cursos de pós graduação e EAD. Principais temas de estudos: publicidade e propaganda, tecnologias da informação e comunicação, marketing e marketing digital, direito à informação, governo digital, portais de serviços digitais de governo, design da experiência do usuário (UX Design).
Tempo de casa: 10 anos e 8 meses
Somente noturno
*Toda disciplina de 80 horas é ofertada a distância.
PUBLICIDADE E PROPAGANDA CONDIÇÕES DE PAGAMENTO: * Parcelamento em 6x (janeiro a junho): * Parcelamento em 5x (fevereiro a junho): * Parcelamento em 4x (março a junho): • Pagamento à vista, do semestre: Valor total da semestralidade: R$ 5.791,94 *A configuração formal do ato de matrícula se dá após o aceite e adesão aos termos do contrato pela internet, no portal do aluno (www.unisagrado.edu.br), e condicionada à confirmação do pagamento da primeira parcela da semestralidade no prazo de matrícula. Edital 08/2025 – Fixação de Encargos Educacionais - clique aqui!
CALOUROS INGRESSANTES EM 2025
6x de R$ 917,06 - para pagamento até o dia 8 (oito) de cada mês
ou
6x de R$ 965,32 - para pagamento após o dia 8 (oito) de cada mês + multa e juros atualizados.
5x de R$ 1.100,47 - para pagamento até o dia 8 (oito) de cada mês
ou
5x de R$ 1.158,39 - para pagamento após o dia 8 (oito) de cada mês + multa e juros atualizados.
4x de R$ 1.375,59 - para pagamento até o dia 8 (oito) de cada mês
ou
4x de R$ 1.447,98 - para pagamento após o dia 8 (oito) de cada mês + multa e juros atualizados.
10% de desconto aplicado ao valor integral - R$ 5.212,74 para pagamento do 1º semestre à vista até o vencimento do boleto.
*solicitar o pagamento via setor Financeiro, através do WhatsApp (14) 99858-0608, opção 2, item 13, setor 132.
*Desconto não cumulativo.
(As condições acima se aplicam somente para ingressantes/calouros)
A área de atuação de um publicitário é diversa e ampla. Sua missão principal é a construção e manutenção de marcas no mercado e, para isso, o profissional pode atuar na área de planejamento estratégico, redação publicitária, direção de arte, departamento de marketing e comunicação de uma empresa, em produtoras de rádio e TV e também nas famosas agências de publicidade. Pode ser assistente, auxiliar, coordenador, gerente, diretor, presidente… o futuro é generoso!
Pensando no futuro e na velocidade em que as informações são divulgadas, é necessário que exista um profissional preparado para atender às necessidades das marcas e criar relações mais próximas entre elas e seus clientes. Esse profissional é um publicitário, capaz de dialogar com o público de maneira criativa e persuasiva, tanto em mídias impressas como também nas plataformas eletrônicas e digitais.
Prof.ª Dra. Vanessa Grazielli Bueno do Amaral
Telefone: (14) 2107-7040
E-mail: pp@unisagrado.edu.br