Arquitetura e Urbanismo

Titulação: Bacharel

Duração: 5 anos

Lançamento: 2008

Período: Noturno

Reconhecimento: Renovado Reconhecimento: Portaria MEC – Nº 920 de 28/12/2018 Avaliação do MEC: Nota 4

Sobre o Curso

Habilitado a desenvolver ambientes harmoniosos e soluções projetuais em diferentes escalas: o objeto, o mobiliário, a edificação, a rua, o bairro, a cidade e a região. Estas são algumas das atribuições do arquiteto e urbanista que é também responsável por organizar espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto, funcionalidade e considerando os aspectos ambientais.

No UNISAGRADO, o curso tem como objetivo formar um profissional atento ao compromisso social necessário para a produção arquitetônica, atendendo, dessa forma, às necessidades dos indivíduos, dos grupos sociais e dos interesses da comunidade.

A profissão de Arquitetura e Urbanismo é tida como uma das carreiras mais promissoras, analisando que o mercado está aquecido em função do déficit habitacional .

Grade Curricular

Disciplina Carga Horária
Desenho de Observação: Expressão e Representação 72 Horas
Desenho Técnico Arquitetônico 72 Horas
Estética e História da Arte 36 Horas
Lab. Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I 72 Horas
Métodos e Técnicas da Pesquisa 72 Horas
Teoria do Projeto: Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Arquitetura e Acessibilidade 72 Horas
Comunicação e Expressão 72 Horas
Fundamentos do Paisagismo 36 Horas
Imagem e Representação 72 Horas
Informática Aplicada à Arquitetura e Urbanismo 36 Horas
Lab. de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo II 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Ética e Cultura Religiosa 72 Horas
Fundamentos dos Sistemas Estruturais 36 Horas
Lab. de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo III 72 Horas
Modelos e Maquetes 72 Horas
Teoria do Projeto: Fragmentos Urbanos 36 Horas
Teoria e História: Arquitetura e Urbanismo 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Conforto Térmico e Lumínico 72 Horas
Lab. de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo IV 72 Horas
Materiais e Sistemas Construtivos 72 Horas
Mecânica dos Sólidos 36 Horas
Teoria do Projeto: Revitalização e Projeto da Paisagem Urbana 36 Horas
Teoria e História: Arquitetura Brasileira 36 Horas
Topografia Aplicada à Arquitetura 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Conforto Acústico 72 Horas
Eletiva I 72 Horas
Gestão de Obras 36 Horas
Lab. de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo V 72 Horas
Políticas Públicas e Desenvolvimento 36 Horas
Sistemas Estruturais: Concreto 36 Horas
Teoria do Projeto: Política de Habitação e Assentamentos Humanos 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Eletiva II 72 Horas
Estágio I 150 Horas
Instalações Hidráulicas e Sanitárias 36 Horas
Lab. de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo VI 72 Horas
Pesquisa da Prática em Arquitetura e Urbanismo I 36 Horas
Projeto de Interiores 72 Horas
Técnicas Retrospectivas e Preservação de Patrimônios 36 Horas
Teoria do Projeto: Infraestrutura e Sustentabilidade Urbana 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Eletiva III 72 Horas
Estágio II 150 Horas
Estatística 72 Horas
Fundamentos de Ecologia e Gestão Ambiental 36 Horas
Lab. de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo VII 72 Horas
Pesquisa da Prática em Arquitetura e Urbanismo II 36 Horas
Teoria e Crítica Contemporânea da Arquitetura e Urbanismo 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Avaliação Pós-Ocupacional 36 Horas
Cidadania, Cultura e Política 72 Horas
Estruturas de Madeira e Metálica 36 Horas
Lab. de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo VIII 72 Horas
Plano e Projeto I: Municípios 36 Horas
Teoria do Projeto: Edifícios Complexos e Tecnologia 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Empreendedorismo 72 Horas
Instalações Prediais: Elétricas e Especiais 36 Horas
Plano e Projeto II: Metrópole 36 Horas
Trabalho Final de Graduação I (Tfg I) 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 204 Horas
Plano e Projeto III: Regional 36 Horas
Sociologia da Responsabilidade Social 72 Horas
Trabalho Final de Graduação II (Tfg II) 36 Horas


Corpo Docente

Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Doutorando em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP - Bauru (2017-2020). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP - Bauru (2013-2015). Especialização em Antropologia Cultural (USC 2011).Graduação em Psicologia (USC 2011) e Teologia pelo Instituto Teológico Franciscano (2005). Fez o curso livre de filosofia no Instituto de Filosofia São Boaventura (2002). É professor auxiliar na Universidade Sagrado Coração (USC - Bauru). É membro do subnúcleo de Educação do Conselho Regional de Psicologia ? Subsede de Bauru. Coordenador do Curso de Psicologia da Universidade do Sagrado Coração, USC, Bauru-SP.
Tempo de casa 8 Anos e 7 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Filosofia pela Faculdade João Paulo II (2008) e mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Professor auxiliar da Universidade do Sagrado Coração e coordenador do curso de Filosofia da Universidade do Sagrado Coração. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia.
Tempo de casa 4 Anos
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Doutor em Engenharia Elétrica, área Sistemas de Potência, pela POLI/USP/SP, área de previsão de demanda de energia e curvas de carga. Mestre em Engenharia Elétrica, área de Automação, pelo programa de Pós-Graduação FEB/UNESP/BAURU, área de sistemas subterrâneos de distribuição de energia, formado em Engenharia Elétrica na UNESP-BAURU. Pesquisador do LSISPOTI (Laboratório de Sistemas de Potência e Técnicas Inteligentes), estudo na área de Qualidade de Energia com auxílio de sistemas inteligentes, auxiliando aos alunos de graduação em pesquisa de iniciação científica e participação de P&D com concessionárias de energia. Professor de Engenharia Elétrica na Universidade Sagrado Coração, ministrando aulas de Aterramento, Comandos Elétricos, Eletromagnetismo, Instalações Elétricas e Automação de Processos. Formado em Técnico em Eletrônica com 4 anos de experiência na área de Automação Bancária (manutenção de equipamentos digitais em laboratório). Orientados de Iniciação Científica e de Trabalho de Conclusão de Curso na área de Eficiência Energética e Sustentabilidade, Qualidade de Energia, e Distribuição de Energia.
Tempo de casa 2 Anos e 8 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e mestrado em Desenho Industrial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é professor titular da Universidade do Sagrado Coração e arquiteto - Escritório de Arquitetura Eraldo Rocha. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Conforto Ambiental, deficientes físicos e barreiras arquitetônicas.
Tempo de casa 5 Anos e 8 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Mestre em Arquitetura e Urbanismo, na linha de pesquisa "Teoria História e Projeto" pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Bauru. Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente esta cursando PÓS GRADUAÇÃO STRICTO-SENSU/DOCÊNCIA-MESTRADO em Arquitetura e Urbanismo, pela UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO - UNESP BAURU. Pós-graduada no Curso de Gestão Ambiental, pela Faculdade Anhanguera de Bauru. Foi bolsista de iniciação científica pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo ? FAPESP com seguinte projeto: Análise do desenho do parcelamento rural na região de Bauru: compreendendo o período entre o final do século XIX e início do século XX. Também bolsista PROEX no Núcleo de Pesquisa em Arquitetura e Habitação de Interesse Social- ARQHAB. Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Sagrado Coração.
Tempo de casa 5 Anos e 8 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Moura Lacerda (1996) e mestrado acadêmico em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016). Tem experiência profissional em Arquitetura e Urbanismo, com projetos na área de mobilidade, acessibilidade, execução e fiscalização de edificações de alta densidade; e docência, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, avaliação pós ocupação, design de interiores, edificações e conforto ambiental com ênfase em idosos, índices de conforto, sensação térmica e PMV (Predicted Mean Vote). Atualmente é professora no curso de Arquitetura e Urbanismo e no Departamento de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas da Universidade Sagrado Coração (USC), além de, Membro do Núcleo de Pesquisa em Conforto Ambiental: NUCAM.
Tempo de casa 2 Anos e 8 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Paulista (2009) e mestrado em Programa de Pós-Graduação Engenharia e Estruturas pela Universidade Federal de São Carlos (2015). Atualmente é professor da Universidade do Sagrado Coração. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação.
Tempo de casa 4 Anos e 8 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina (1998) e mestrado em Desenho Industrial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente é professora da Universidade Sagrado Coração, USC, em Bauru (SP). Pesquisadora e co-lider no grupo de pesquisa: Tecnologias, Estudo Dirigido e Educação (USC). Possui experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, morfologia, percepção e identidade urbana, ensino de arquitetura, composição e linguagem, mobiliário brasileiro e arquitetura de interiores.
Tempo de casa 7 Anos e 6 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Graduada em Comunicação Social - habilitado em Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007), Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011) e Doutora em Ciências Sociais na Universidade Estadual Paulista, campus de Marília (2016). Atualmente é professora da Universidade do Sagrado Coração. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Jornalismo (relações públicas, planejamento de comunicação, comunicação midiática, relações interculturais, comunicação organizacional, análise do discurso e organização de eventos etc.) e Ciências Sociais, com ênfase em Antropologia (gênero, cultura e imigração).
Tempo de casa 8 Anos e 1 Mes
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), Especialização em Urbanismo Moderno e Contemporâneo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1996), Mestrado em Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000) e Doutorado no curso de "Dottorato di Ricerca in Storia dell'Architettura e dell'Urbanistica" - Università IUAV di Venezia, Italia (2005). Ensinou, como professor substituto, na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru - SP (1999-2000). Operou sobretudo nas áreas de Historia da Arquitetura, Historia do Urbanismo, Historia Renascimental e Barroca em Roma, princípios de estética, teoria da arquitetura e do urbanismo. Colaborou por oito anos com Carmassi Studio di Architettura, (2006 - 2013), atuando principalmente nos seguintes campos: - pesquisa sobre restauro de edifícios antigos e de estruturas museais, - colaboração didática à atividade universitária do Prof. Arq. Massimo Carmassi, - projeto arquitetônico, projeto em escala urbana, projeto de museus, - curadoria de publicações atinentes à produção arquitetônica do escritório, e à atividade didática do Prof. Carmassi, - catalogação e arquivamento de grande parte do acervo de slides e fotografias (cerca 300.000 unidades) de arquitetura do prof. Carmassi, sobretudo nos temas do Restauro de Museus (cerca 12.000 unidades) e das viagens de estudo. - organização e catalogação de volumes da biblioteca de arquitetura privada do escritório (cerca 10.000 volumes). - organização e gestão completa (desde 2009) do material iconográfico relativo aos projetos arquitetónicos, urbanísticos e de restauro do escritório (desenhos e fotografias) no que concerne publicações de diversos tipos, bem como do vasto arquivo digitalizado (fotos pessoais e acervo de imagens reproduzidas) utilizado pelo prof. Carmassi na sua atividade didática (aulas, seminários, conferências). - gestão de diversos aspectos burocráticos e técnicos referentes ao trabalho presente e transcurso do escritório de arquitetura, sobretudo em ocasião de concursos de arquitetura. Participou, em 2010, como colaboradora externa ao projeto arquitetónico no concurso a convites para o M9 - Museo del Novecento, em Veneza Mestre, patrocinado pela Fondazione di Venezia, cujos cinco projetos concorrentes foram exibidos no Padiglione M9 da Biennale di Architettura di Venezia 2010. O projeto foi publicado em diversas revistas italianas e internacionais, como Casabella, Bauwelt e no próprio Catalogo da Biennale 2010. Em 2012 participou como colaboradora ao projeto no concurso a convites para o Padiglione Italia da Biennale di Architettura di Venezia 2012. Atualmente ensina na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Sagrado Coração, Bauru - SP, nas disciplinas de Plaanejamento Urbano e Regional I, Políticas de Habitação e Assentamentos Humanos, Projetos de Revitalização Urbana e Paisagística, Pesquisa de Prática em Arquitetura I e III, Arquitetura de Interiores.
Tempo de casa 5 Anos e 1 Mes
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Doutora em Ciência sobre Arte - especialidade História, Teoria e Crítica da Música pelo Instituto Superior de Arte de Havana/Cuba (2009), com reconhecimento pela USP (2011) e Graduada em Música: Instrumento - piano pela Universidade Sagrado Coração (1998), atualmente é professora titular da Universidade Sagrado Coração (Centro de Ciências Humanas) no Curso de Música, Educação Musical - licenciatura e também coordenadora do subprojeto de Música "As Músicas do Meu Brasil" pelo PIBID-USC. Foi professora colaboradora do Curso EAD de Educação Musical da UAB-UFSCar nas disciplinas de História da Música 1 e 2. Tem experiência na área de Artes, Música, com ênfase em Musicologia.
Tempo de casa 23 Anos e 5 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Paulista (2007) e mestrado em Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2014). Atualmente é coordenador auxiliar do curso de arquitetura da Universidade do Sagrado Coração e professor titular da Universidade do Sagrado Coração. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: urbanismo, crescimento urbano, sustentabilidade, materiais para construção e missões.
Tempo de casa 5 Anos e 8 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação ossui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UNESP, (1992); Mestrado em Desenho Industrial com ênfase em Projeto do Produto - UNESP, (2010); Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho - (2012) e curso de Nível Técnico em Edificações - UNESP, (1983). Tem experiência e atua no desenvolvimento de trabalhos na área de projetos de arquitetura, planejamento, acompanhamento e execução de obras públicas e particulares. Na área acadêmica atua como docente nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil na Universidade do Sagrado Coração - USC - Bauru -SP e Engenharia Civil e Ambiental, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia de Produção na Unesp- Campus de Bauru - SP.
Tempo de casa 4 Anos e 8 Meses
Titulação Especialização
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Estudos Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Sagrado Coração de Jesus (1980), graduação em Bacharelado em Geofrafia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Sagrado Coração de Jesus (1981), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Artes Dom Bosco de Monte Aprazível (1982) e graduação em Geografia pela Universidade de Sagrado Coração (1974). Atualmente é professor especialista da Universidade do Sagrado Coração. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente no seguinte tema: ensino.
Tempo de casa 35 Anos e 6 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação ossui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2001). Realizou intercâmbio na Espanha em escritório de Arquitetura pela Iaeste. (2003) Possui mestrado em Built Environment - London South Bank University (2009), reconhecido pela UFMG no Brasil. Desde Janeiro de 2014 é coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Sagrado Coração - USC - Bauru e docente na mesma Universidade.
Tempo de casa 5 Anos e 8 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Professor no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Sagrado Coração (USC) em Bauru-SP. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2015 - Instituto de Arquitetura e Urbanismo). Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade de São Paulo (2011 - Instituto de Arquitetura e Urbanismo). Graduação Sanduíche na Leuphana Universität Lüneburg (2009), Alemanha, com financiamento UNIBRAL (CAPES/DAAD). Pesquisa de mestrado vinculada ao grupo Nomads.usp com o título: "ACORDOS E ACORDES: espaços híbridos, música e meios digitais", orientada pelo Prof. Assoc. Dr. Marcelo Tramontano (coordenador do grupo). Editor-convidado da 8ª edição da revista V!RUS, do Nomads.usp, e colaborador nas demais edições (revisão, tradução e parecer). Atua como Arquiteto na Prefeitura do Campus USP de Bauru (DVEF-PUSP-B) desde junho de 2013. No escritório participa da elaboração de projetos, análise e aprovação de projetos contratados e acompanhamento de obras. Atualmente coordena a equipe de Manutenção. Interessado na área de projetos arquitetônicos e de design, com a integração de meios digitais no processo e no produto por meio de tecnologias como: BIM, fabricação digital (CAD-CAM), design paramétrico, realidade aumentada, entre outras possibilidade contemporâneas.
Tempo de casa 3 Anos e 8 Meses

Recursos Disponíveis

Espaços Específicos

Espaços Comuns



Atividades do Curso

  • Aulas Teóricas e Práticas
  • Aulas em Laboratórios Especializados (projeto, conforto ambiental, modelos e maquetes, materiais de construção etc)
  • Projetos de Extensão
  • Iniciação Científica
  • Visitas Técnicas
  • Viagens de Estudo
  • Estágio Obrigatório
  • Produção de Artigos Científicos


Você Sabia?

Este profissional é sempre imprescindível, face ao corrente déficit habitacional e aos problemas que atingem as cidades como trânsito, infraestrutura urbana etc.

O arquiteto estuda os espaços, com o principal propósito de ordená-los e organizá-los a partir de conceitos éticos, estéticos, técnicos, culturais, sociais e ambientais.

O profissional dessa área é apto a desenvolver ambientes harmoniosos e soluções projetuais em diferentes escalas: o objeto, o mobiliário, a edificação, a rua, o bairro, a cidade e a região.

O contínuo processo de mudanças sociais, econômicas e tecnológicas da sociedade indica a necessidade de formar profissionais cada vez mais criativos e conscientes da demanda do mundo do trabalho, mas, sobretudo, profissionais que reflitam sobre a essência da arquitetura: o homem.


Informações Adicionais

  • Os cursos de Graduação ministrados pelo UNISAGRADO, mantido pelo Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, estão distribuídos e valorados em Edital de Fixação de Encargos Educacionais publicado.
  • Os valores das mensalidades estão sujeitos aos reajustes, conforme contrato de Prestação de Serviços Educacionais, ficando assegurada a possibilidade de alteração de valores que visem preservar o equilíbrio contratual, caso qualquer mudança legislativa ou normativa, editada pelo Poder Público, altere a equação econômico-financeira da Instituição de Ensino.
  • A configuração formal do ato de matrícula se dá após o aceite e adesão aos termos do contrato pela internet, no portal do aluno (www.unisagrado.edu.br), e condicionada à confirmação do pagamento da primeira parcela da semestralidade no prazo de matrícula.
  • Os boletos de pagamento não serão enviados por correios, e deverão ser acessados e impressos, mensalmente através do portal do aluno (www.unisagrado.edu.br), ícone financeiro, ou solicitar através dos meios de comunicação do UNISAGRADO.
  • O aluno calouro desistente que rescindir o contrato em até 07 (sete) dias corridos após o início das aulas, terá retida a importância equivalente a 20% da primeira parcela da semestralidade.
  • No caso de rescisão do contrato, por estudantes veteranos (alunos que não sejam calouros), em qualquer tempo após a matrícula, ou por calouros, após o prazo mencionado no Edital de Fixação de Encargos Educacionais, independentemente de origem ou iniciativa; implica na obrigatoriedade de liquidar o valor da parcela com vencimento no mês da formalização do pedido, além de arcar com a multa contratual compensatória equivalente a 20% do valor total das parcelas vincendas no semestre e com eventuais pendências financeiras que possuir junto ao UNISAGRADO; considerando-se devida a multa no ato da formalização do requerimento e, corrigidos conforme Edital.
  • A ausência às aulas, o abandono do curso ou a interrupção de frequência por parte do estudante contratante não o exime do dever de efetuar o pagamento das parcelas vencidas e vincendas até à formalização do afastamento, exclusivamente, através de requerimento escrito à Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Instituição e, não se admitindo outra forma para tanto. 

Mensalidades

   O valor da mensalidade será correspondente à divisão do valor da semestralidade por seis (06) parcelas mensais e consecutivas, cujo vencimento será todo dia 08 (oito) de cada mês, nos termos e modo do Edital de Fixação de Normas e Encargos Educacionais.

  • Em caso de pagamento após a data de vencimento, o estudante perderá eventuais descontos concedidos pela Instituição, e o valor será acrescido de multa de 2% (dois por cento) sobre o valor vencido, juros de mora de 0,033% ao dia e correção monetária medida pelo IGP-M/FGV.
  • Não estão inclusos no valor da semestralidade dos cursos: o fornecimento de material didático de uso individual do estudante; estudos de adaptação; regime de orientação; recuperação; cursos de extensão; congressos e similares; provas especiais; declarações; certidões; diploma; histórico escolar; documentos para transferência; alimentação; participação em formatura solene; transporte escolar; viagens de estudo; serviços facultativos ou extraordinários e de biblioteca, que, quando oferecidos, terão seus respectivos valores divulgados pela Instituição e poderão ser acrescidos no boleto de pagamento da mensalidade subsequente.

Aproveitamento de Estudos ou alterações na carga horária oferecida

  • O estudante que cursar carga horária menor do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por motivo de aproveitamento de estudos ou por cursar as últimas disciplinas para integralização do seu currículo, após o prazo mínimo para término do curso, efetuará o pagamento proporcional da mensalidade, de acordo com a carga horária das disciplinas matriculadas.
  • O estudante que cursar carga horária maior do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por acrescentar disciplinas em regime de dependência, terá acrescido na mensalidade o valor proporcional referente à carga horária excedente. As demais informações acadêmicas e financeiras de cursos seriados estão disponibilizadas em atos normativos que poderão ser consultados no portal do aluno.
  • Demais disposições, tal como, forma de cursar disciplinas reprovadas, disciplinas optativas, disciplinas eletivas e matrícula especial, deverão observar a Normativa Conjunta PRAC/PRAD n. 01/2012, de 28 de setembro de 2012, que passa a fazer parte integrante e indissociável deste contrato, estando, inclusive à disposição de eventuais interessados na Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Instituição. 

Desistência- Transferência - Trancamento de Matrícula

– A desistência, a transferência e o trancamento de matrícula são considerados hipóteses de rescisão ao contrato de prestação de serviços, sujeitas à aplicação de multa contratual.

  • A não formalização do cancelamento ou trancamento de matrícula (o que caracteriza abandono do curso) não desobriga o contratante ao pagamento da semestralidade conforme o requerido em matrícula ou até a formalização do desligamento.
  • Na hipótese de transferência de matrícula para outra Instituição, estando o acadêmico em débito, o UNISAGRADO, após providências de cobrança administrativa ou extrajudicial, poderá ajuizar a competente medida judicial e tomar outras medidas legais compatíveis, independente do período letivo.

PROUNI

Para alunos Bolsistas do ProUni, o valor da Bolsa de estudos, corresponde a:

- Bolsistas Integrais: 100% do valor da mensalidade

- Bolsistas Parciais: 50 % do valor da mensalidade

Requisitos para ser Bolsista do Prouni: Consulte o site http://prouniportal.mec.gov.br/                                                                                                                        

Geral

Formar um profissional atento ao compromisso social que é a base conceitual e crítica na produção arquitetônica, atendendo, dessa forma, às necessidades dos indivíduos, dos grupos sociais e dos interesses da comunidade.

Específicos

  • Preparar profissionais habilitados a promover a preservação do patrimônio arquitetônico.
  • Formar arquitetos e urbanistas capazes de utilizar conhecimentos universais e específicos.
  • Formar cidadãos conscientes da responsabilidade ecológica e com o desenvolvimento sustentável.
  • Formar profissionais criativos e aptos a se adequar ao mercado de trabalho, preservando os princípios éticos e legais.

O desempenho escolar é avaliado por meio do acompanhamento contínuo do estudante e dos resultados por ele obtidos nas provas parciais de avaliação de conhecimento, nos exercícios e atividades escolares ou outras formas de avaliação definidas pela Instituição.

O aproveitamento em cada disciplina é obtido por meio de avaliações parciais ao longo do período letivo e avaliação final, expressando-se o resultado de cada avaliação em notas de 0 (zero) a 10,0 (dez). Para cada uma das avaliações parciais, são atribuídos pesos informados nos planos de ensino de cada disciplina.

Será considerado aprovado, independentemente de avaliações finais, o estudante que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das atividades da disciplina e média ponderada das avaliações parciais igual ou superior a 7,0 (sete).

Deverá realizar a avaliação final o estudante que tiver obtido o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às atividades da disciplina e média das avaliações maior ou igual a 5,0 (cinco) e menor do que 7,0 (sete).

Nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios não haverá avaliação final, exceto se previsto no projeto pedagógico do curso, sendo aprovado o estudante que obtiver média das avaliações parciais, maior ou igual a 7,0 (sete).

Será aprovado o estudante que, submetendo-se à avaliação final, obtenha a média aritmética entre as avaliações parciais e a nota obtida na avaliação final, igual ou superior a 6,0 (cinco).

Será considerado reprovado o estudante que:
I. não obtiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento);
II. não obtiver média das avaliações parciais igual ou superior a 5,0 (cinco);
III. após a realização da avaliação final, não lograr média igual ou superior a 6,0 (cinco);
IV. nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios, não obtiver média das avaliações igual ou superior a 7,0 (sete).

  • Ter concluído o Ensino Médio

Prof.ª M.ª Tatiana Ribeiro de Carvalho Luppi  Currículo Lattes

VISITE AS REDES SOCIAIS DESTE CURSO

Facebook   Instagram

Data da última atualização: 19/09/2019.*informações sujeitas a alterações

Receba nossas notícias
UNISAGRADO

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2019 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro