Facebook Pixel Fallback

Ciências Biológicas - Bacharelado

  • Titulação

    Bacharel
  • Modalidade

    presencial
  • Duração

    4 anos
  • Período

    Noturno
  • Área

    Saúde

O Curso


TRANSFERÊNCIA
TENHO INTERESSE
DIPLOMADO
TENHO INTERESSE
REINGRESSO
TENHO INTERESSE

Nota do curso no MEC: 5 (escala de 1 a 5)

O curso prepara para atuar nas diferentes áreas das Ciências Biológicas, que são: ambiental, saúde pública e biotecnologias. Durante a graduação, o estudante poderá entender mais sobre a origem, evolução, estrutura e funcionamento dos seres vivos, além de se capacitar para a realização de pesquisas e o fornecimento dos laudos e pareceres técnicos frente a situações-problema das áreas de atuação do Biólogo. Todo o conteúdo é aprendido de forma teórica e prática, com as aulas nos laboratórios e a realização dos estágios.

 MATRIZ CURRICULAR  CH (horas)
1º semestre  
Anatomia Humana 60
Comunicação e Expressão 80
Química Geral e Inorgânica 60
Técnicas Laboratoriais e Biossegurança 60
Biologia Celular 60
2º semestre  
Embriologia e Histologia 60
Habilidades Sociais no Contexto Acadêmico 60
Química Orgânica 60
Sociologia da Responsabilidade Social 80
Legislação Ambiental e Ética Profissional do Biólogo 80
Genética Geral 60
3º semestre  
Empreendedorismo 60
Imunologia e Microbiologia 60
Parasitologia 60
Matemática e Física Aplicada à Ciências Biológicas 80
Paleontologia e Biogeografia 60
4º semestre  
Biofísica e Fisiologia 80
Bioquímica Geral e Metabólica 60
Educação Ambiental 80
Ética e Cultura Religiosa 60
Zoologia de Invertebrados I 60
Morfologia e Anatomia Vegetal 60
5º semestre  
Farmacologia Básica e Aplicada 60
Fisiologia Vegetal 60
Introdução ao Conhecimento Científico 80
Zoologia de Invertebrados II 60
Sistemática Vegetal 60
6º semestre  
Educação e Políticas em Saúde Pública 80
Experiência Extensionista I 60
Fundamentos da Ciência do Solo 60
Evolução dos Seres Vivos 60
Zoologia de Vertebrados I 60
Saneamento e Análise Ambiental 60
7º semestre  
Biologia Molecular e Biotecnologia 80
Epidemiologia e Bioestatística 80
Estágio Curricular Obrigatório I 190
Experiência Extensionista II 60
Zoologia de Vertebrados II 60
Ecologia Geral 60
8º semestre  
Estágio Curricular Obrigatório II 190
Fisiologia Animal Comparada 60
Trabalho de Conclusão de Curso 80
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 100
Ecologia Vegetal 60
Ecologia Animal 60

ANA LIGIA PAGNAN


Nome do curso: Ciências Biológicas - Bacharelado

Titulação: MESTRADO

Qualificação:
Graduada em Farmácia (2017) pela Universidade do Sagrado Coração (USC/Bauru-SP), com participação em intercâmbio acadêmico (2016) na Faculdade de Farmácia da Universidade de Santiago de Compostela (USC/ Santiago) na Espanha. Possui Mestrado (2021) em Ciências pela Universidade de São Paulo (Faculdade de Odontologia de Bauru [FOB]-USP) na área de Biologia Oral, Radiologia, Estomatologia e Imaginologia, área de concentração Bioquímica. Possui experiência em cultura de células e biologia molecular. Atualmente é docente do Centro de Ciências da Saúde do Centro Universitário do Sagrado Coração (UNISAGRADO), onde ministra disciplinas básicas e específicas aos cursos de Farmácia, Biologia, Fisioterapia e Nutrição. Atua principalmente nos seguintes temas: perfil, estrutura e atividade de biomoléculas, ativos naturais e metabolismo celular (bioquímica, fitoterapia e homeopatia), atenção básica e segmento farmacoterapêutico (farmacoterapia, semiologia farmacêutica, farmácias e núcleos de saúde), legislação e gestão (deontologia e farmácia hospitalar). Atua como professora responsável pelos estágios externos em drogarias, núcleos de saúde (Unidades de Assistência Farmacêutica de Bauru), e hospitais (Hospital de Base e Hospital Estadual de Bauru).

Tempo de casa: 3 anos e 9 meses

ANGÉLICA LINO RODRIGUES


Nome do curso: Ciências Biológicas - Bacharelado

Titulação: DOUTORADO

Qualificação:
Possui graduação em Ciências Biológicas com Licenciatura plena e Bacharel pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP (2008). Mestre (2013) e Doutora (2018) em Ciências Biológicas (Botânica) na área de Fisiologia Vegetal pela Universidade Estadual Paulista, UNESP. Tem experiência na área de ecofisiologia vegetal, interação planta-ambiente, deficiência hídrica e fotossíntese. Atualmente é docente na UNISAGRADO nas disciplinas de botânica estrutural, ecologia vegetal, citologia, genética e ciências e gestão ambiental

Tempo de casa: 1 ano e 9 meses

Antônio Walter Ribeiro de Barros Junior


Nome do curso: Ciências Biológicas - Bacharelado

Titulação: Doutorado

Qualificação:
Possui graduação em Direito Instituição Toledo de Ensino (1993), mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (2008). Formado em Gastronomia na Universidade do Sagrado Coração (2016). É professor adjunto especial do Centro Universitário Sagrado Coração, onde exerce o cargo de coordenador da especialização Lato Sensu em Antropologia e Patrimônio Cultural. É professor do curso de Letras, Letras/Tradutor, Artes, Teatro Música, Psicologia, Relações Internacionais, Gastronomia, Pedagogia, Arquitetura /Urbanismo, Design e cursos da área de Ciências Humanas e Sociais. Foi coordenador do curso de Letras e Letras/Tradutor do Centro de Ciências Humanas do UNISAGRADO de 2010 a 2011. Tem experiência na área de Gastronomia, Direito Internacional Público, Letras, Arte, Cultura, Antropologia, Sociologia e Métodos e Técnicas da Pesquisa com ênfase em Sociologia da Alimentação, Antropologia, Literatura, Estética e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, cultura, direito, estética, arte, educação, teoria literária, metodologia científica e antropologia. É co-autor da obra "Antropologia: uma reflexão sobre o homem", 1ª ed. Bauru: Edusc, 2011 (Coleção Syllabus). Foi membro do Conselho Editorial da Editora da Universidade do Sagrado Coração (EDUSC). É líder do grupo Gastronomia, Alimentação e Culinária Regional Brasileira e do grupo Pesquisa Tecnologias, Estudo Dirigido e Educação ,ambos certificados pelo CNPq no UNISAGRADO, em Bauru-SP. Membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Bauru (Gestão 2021/2023) como representante das Instituições Privadas de Ensino Superior de Bauru com cursos relacionados à área artística e/ou cultural.

Tempo de casa: 28 anos e 2 meses

CAIO MARINHO MELLO


Nome do curso: Ciências Biológicas - Bacharelado

Titulação: DOUTORADO

Qualificação:
Biólogo (Licenciado e Bacharel), mestre e doutor em Zoologia, com foco em Zoologia de Vertebrados.Possuo experiência nas seguintes áreas dentro da Zoologia de Vertebrados: história natural, ecologia, bioacústica e conservação de anfíbios brasileiros.Faço parte do grupo de pesquisa Bioacústica, Ecologia e Comportamento Animal (BECA - IFPR), do Instituto Neotropical: Pesquisa e Conservação (INPCON), do Laboratório de Ecologia e Conservação de Anfíbios do Brasil (LECAB - UTFPR/UFPR) e do Instituto Biodiversidade Neotropical (IBN).Atualmente, sou professor na UNISAGRADO - Centro Universitário Sagrado Coração, Bauru-SP.

Tempo de casa: 1 ano e 9 meses

Claudia Leonor Guedes de Azevedo Oliveira


Nome do curso: Ciências Biológicas - Bacharelado

Titulação: Mestrado

Qualificação:
Bolsista em nível de Doutorado em Estudos em Comunicação para o Desenvolvimento, da Universidade Lusófona do Porto. Possui graduação em História (FFLCH/USP/1992), Mestrado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP/2002) e Especialização em Comunicação Estratégica de Mercado (Faac/Unesp/2015). De 1992 a 2010 coordenou projetos de pesquisa histórica, comunicação corporativa e formação de professores trabalhou junto ao Museu da Pessoa, sendo também sócia-fundadora. É membro do Centro Internacional de Pesquisa Atopos (ECA/USP) onde desenvolve pesquisa sobre os processos de digitalização da memória em organizações e comunidades. Participa, como vice-coordenadora, do Grupo de Estudos Pítia, da Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto, criado em 2019. Desde 2012 passou a atuar como consultora em diversas iniciativas, entre elas o projeto "Memória Social nas Escolas", pela Fundação Joaquim Nabuco e ONU (2014/2015); o projeto e livro "Momentos e Memórias: Velhas Fazendas do Médio Tietê"; a gravação de 92 entrevistas de história oral do projeto "Memórias do Comércio: Bauru, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto" para o Museu da Pessoa/Sesc SP e o projeto e livro "Caminhos e Olhares: 35 anos da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica", para a SBGM. Também desde 2012 faz parte do Conselho Científico do Instituto Toposofia. Em 2016 ingressou na Academia Bauruense de Letras, como membro efetivo, cadeira número 39 que tem como patrono o historiador Muricy Domingues. Em 2022 passou a fazer parte da UniSagrado, atuando como professora para diversos cursos, em especial as graduações em História e Publicidade.

Tempo de casa: 3 anos e 2 meses

Danilo Andreatta


Nome do curso: Ciências Biológicas - Bacharelado

Titulação: Mestrado

Qualificação:
Possui graduação em Filosofia pela Faculdade João Paulo II (2008) e mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Atua como docente no Colégio São José, Bauru - S.P. e docente no Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Medieval.

Tempo de casa: 10 anos e 1 mês

DANILO AUGUSTO FERRARI DIAS


Nome do curso: Ciências Biológicas - Bacharelado

Titulação: MESTRADO

Qualificação:
Graduado em Enfermagem pela Universidade do Sagrado Coração no ano de 2016, assumi a posição de docente no departamento de Ciências da Saúde no Centro Universitário Unisagrado (2024), bem como no curso de Enfermagem da Faculdade Gran Tietê (2022). Possuo ampla experiencia na área de Enfermagem, com enfoque especializado em cuidados integrais ao paciente adulto e idoso hospitalizado, notabilizando-me nas esferas de vacinação, tabagismo e DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). Concluí meu mestrado em Enfermagem pelo Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Botucatu, em 2020, e atualmente, encontro-me em processo de doutoramento em Fisiopatologia da Clínica Médica, na mesma instituição, UNESP/Botucatu.

Tempo de casa: 1 ano e 9 meses

Edvaldo José Scoton


Nome do curso: Ciências Biológicas - Bacharelado

Titulação: Doutorado

Qualificação:
Possui graduação em Ciencias - Faculdades Integradas de Ourinhos (1986), graduação em Habilitação em Biologia pela Universidade do Sagrado Coração - USC (1988), graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1991), Especialização "Lato Sensu" em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2002), Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo - UNIVESP (2019), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012), Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2020). Atualmente é Assistente de Suporte Acadêmico da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - FAAC da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus de Bauru e Professor Auxiliar I do Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO, Bauru-SP, junto ao Curso de Engenharia Agronômica. Tem experiência na área de Educação e atua em pesquisas em Engenharia de Produção - Gestão Ambiental, principalmente nos seguintes temas: resíduos sólidos, compostagem, método respirométrico, saneamento básico, lodo de esgoto.

Tempo de casa: 9 anos e 9 meses

Érica Boarato David


Nome do curso: Ciências Biológicas - Bacharelado

Titulação: DOUTORADO

Qualificação:
Possui graduação em Ciências Biológicas (2005) pela Universidade do Sagrado Coração (USC), mestrado em Doenças Tropicais (FMB/UNESP, 2011), doutorado em Doenças Tropicais (FMB/UNESP, 2015) com estágio sanduíche (Istituto Superiore di Sanità em Roma). Realizou estágio de pós-doutoramento no Departamento de Parasitologia (IBB/UNESP - Botucatu). Ocupa o cargo de professora do UNISAGRADO, supervisionando as áreas de Parasitologia Clínica e Bioquímica Clínica dos estágios de Análises Clínicas dos cursos de Biomedicina e Farmácia. Também ministra as disciplinas de Parasitologia Clínica e Bioquímica Clínica, além de disciplinas da área básica como Genética humana e Citologia. Colaboradora do projeto Global Waterborne Pathogens Project (GWPP) - UNESCO/Michigan State University, fazendo de uma rede composta por 158 pesquisadores de diferentes países, que entre outras atividades, estão participando da elaboração de um livro de divulgação internacional para a atualização do conhecimento científico sobre qualidade da água de beber, patógenos de veiculação hídrica e saneamento básico. Atualmente é coordenadora do curso de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) do Unisagrado.

Tempo de casa: 9 anos e 9 meses

Érika Cristina Souza da Silva Correia


Nome do curso: Ciências Biológicas - Bacharelado

Titulação: DOUTORADO

Qualificação:
Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL/Rio Largo) | Mestra e Doutora em Agronomia com Pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Botucatu) | Especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá (UNESA/Botucatu) | Professora dos Cursos de Graduação em Engenharia Agronômica, Engenharia Química, Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO | Coordenadora dos Cursos de Engenharia Agronômica e Engenharia Química do UNISAGRADO | Áreas de atuação: Produção e Proteção Vegetal, Meio Ambiente e Sustentabilidade. (Texto informado pelo autor)

Tempo de casa: 6 anos e 9 meses

Fernando Tozze Alves Neves


Nome do curso: Ciências Biológicas - Bacharelado

Titulação: MESTRADO

Qualificação:
Possui graduação em Farmácia pela Universidade do Sagrado Coração (2001), graduação em Farmácia (Habilitação em Farmácia Industrial) pela Universidade Estadual de Maringá (2003), especializaçào em Farmacologia para Universidade Estadual de Maringá (2003) e Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Sagrado Coração. Atualmente é professor assistente da Universidade do Sagrado Coração. Tem experiência na área de Atenção e Assistência Farmacêutica, Controle de Qualidade Físico-químico de medicamentos e Toxicologia Geral e Analítica.

Tempo de casa: 20 anos e 8 meses

Jessica de Cassia Rossi


Nome do curso: Ciências Biológicas - Bacharelado

Titulação: DOUTORADO

Qualificação:
Graduada em Comunicação Social - habilitado em Relações Públicas (2007), Mestre em Comunicação (2011), Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Júlio Mesquita Filho e Especialista em Design Instrucional pela FAHE (2022). Atualmente é docente nos cursos de Comunicação e demais áreas do Centro Universitário do Sagrado Coração (UNISAGRADO) em Bauru/SP em disciplinas específicas de comunicação, Sociologia da Responsabilidade Social e Antropologia e professora conteudista nas áreas de comunicação e marketing. Tem experiência na área de Comunicação Organizacional, Relações Publicas e Marketing, Comunicação Midiática, Ciências Sociais (Sociologia e Antropologia) , Responsabilidade Socioambiental e Terceiro Setor.

Tempo de casa: 14 anos e 2 meses

Leandro De Andrade Holgado


Nome do curso: Ciências Biológicas - Bacharelado

Titulação: MESTRADO

Qualificação:
Possui graduação em Odontologia pela Universidade Sagrado Coração (2004), mestrado em Biologia Oral pela Universidade do Sagrado Coração (2009) e especialização em Ortodontia pela Faculdade Sete Lagoas (2018). Atualmente é professor da Universidade do Sagrado Coração. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontologia, Histologia, Patologia Geral e Anatomia de Cabeça e Pescoço

Tempo de casa: 15 anos e 8 meses

Marcia Aparecida Nuevo Gatti


Nome do curso: Ciências Biológicas - Bacharelado

Titulação: DOUTORADO

Qualificação:
Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade do Sagrado Coração/Bauru. Especialista em Administração dos Serviços de Saúde - Saúde Pública e Administração Hospitalar pela UNAERP/Ribeirão Preto, Enfermagem do Trabalho e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade do Sagrado Coração/Bauru. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Botucatu e Doutora em Doenças Tropicais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Botucatu. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Sagrado Coração sendo responsável pelas disciplinas de Saúde do Adulto e Idoso na Comunidade, Políticas e Gestão de Saúde, Saúde da família, Cálculos para Administração de medicamentos, Saúde do homem, saúde e ambiente e Epidemiologia. Na Pós-graduação, foi coordenadora da área de concentração em Saúde Coletiva do curso de Mestrado em Odontologia, por 8 anos. Tem experiência na Enfermagem, atuando principalmente nas seguintes áreas: atendimento em situações de urgência e emergência pré-hospitalar, saúde coletiva, qualidade de vida, saúde da família, imunização, curativos e legislação trabalhista. Atua no projeto de extensão Ambulatório para Tratamentos de feridas que ocorre no Unisagrado. Coordenadora do curso de graduação em Enfermagem do Unisagrado. Membro do CONSEPE e do Conselho do Curso de Enfermagem do Unisagrado. Conteudista de materiais EAD para Universidade Brasil. Integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) e avaliadores de Curso do INEP.

Tempo de casa: 29 anos e 2 meses

Clique aqui para mais informações!

*Toda disciplina de 80 horas é ofertada a distância.

VALORES DA SEMESTRALIDADE - 1º/2026
CALOUROS INGRESSANTES EM 2026

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - BACHARELADO

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO:

* Parcelamento em 6x (janeiro a junho):
6x de R$ 711,55 - para pagamento até o dia 8 (oito) de cada mês
ou
6x de R$ 749,00 - para pagamento após o dia 8 (oito) de cada mês + multa e juros atualizados.

• Pagamento à vista, do semestre:
*solicitar o pagamento via setor Financeiro, através do WhatsApp (14) 99858-0608, opção 2, item 13, setor 132.
*Desconto não cumulativo.
(As condições acima se aplicam somente para ingressantes/calouros)

*A configuração formal do ato de matrícula se dá após o aceite e adesão aos termos do contrato pela internet, no portal do aluno (www.unisagrado.edu.br), e condicionada à confirmação do pagamento da primeira parcela da semestralidade no prazo de matrícula.

Edital 08/2025 – Fixação de Encargos Educacionais - clique aqui!

Você como profissional

O Biólogo pode atuar em diferentes áreas, sendo elas: Saúde humana e Saúde pública, com foco na educação para a saúde e prevenção; Meio ambiente e estudos de impacto ambiental baseados em metodologias científicas, aplicando conhecimentos de botânica, zoologia, ecologia, qualidade da água e genética/biologia molecular. Além disso, o biólogo pode realizar trabalhos de consultorias e assessorias técnicas, realizar perícias, ocupar cargos técnico-administrativos em diferentes níveis e atuar como responsável técnico.

Seu Futuro

Pensando no futuro e nos avanços tecnológicos, os Biólogos vêm ganhando destaque no trabalho com o controle de epidemias e produção de alimentos geneticamente modificados. Quanto à área ambiental, esse profissional tem sido fundamental no desenvolvimento de atividades em parceria com outros profissionais para o controle da poluição, em estudos prévios de impacto ambiental (EIA) e elaboração de Relatórios de Impacto Ambiental (RIMA) para o licenciamento ambiental.

Coordenação

Coordenação

Prof.ª Dra. Erica Boarato David

Telefone: (14) 2107-7043

E-mail: biologia@unisagrado.edu.br

Data da última atualização: 24/09/2025.*informações sujeitas a alterações

QUEM VIU ESTE CURSO, TAMBÉM VIU:

Tire suas dúvidas com nossos consultores

Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

Unisagrado

© 2025 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro