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Engenharia Mecânica

Titulação: Bacharel

Duração: 5 anos

Lançamento: 2016

Período: Noturno

Reconhecimento: Autorização - Parecer CONSEPE - Nº 11/16 de 17/06/2016

Sobre o Curso

O engenheiro mecânico é o profissional responsável por desenvolver, projetar e supervisionar a produção de máquinas e equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração. É apto a atuar em indústrias, como a automobilística e aeronáutica, que são as mais tradicionais. Também é sua atribuição elaborar projetos de sistemas mecânicos e térmicos. Além disso, manter equipamentos, supervisionar processos, controlar a qualidade, acompanhar e analisar testes de resistência, conferir medidas e tolerâncias dimensionais.

O mercado de trabalho para o Engenheiro Mecânico é amplo, pois a sua atuação se enquadra nas mais diversas indústrias de projetos e fabricação.

Grade Curricular

Disciplina Carga Horária
Cálculo: Limite e Derivada 72 Horas
Física Cinemática e Dinâmica: Teórica e Prática 72 Horas
Introdução à Engenharia Mecânica 36 Horas
Métodos e Técnicas da Pesquisa 72 Horas
Química Fundamental Prática 36 Horas
Química Fundamental Teórica 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Cálculo: Integração com uma Variável 72 Horas
Comunicação e Expressão 72 Horas
Desenho Técnico 72 Horas
Física Hidrostática e Termologia: Teórica e Prática 72 Horas
Introdução à Computação para Engenharia 36 Horas
Mecânica dos Sólidos 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Cálculo: Funções com Várias Variáveis 72 Horas
Desenho Mecânico Assistido por CAD 72 Horas
Ética e Cultura Religiosa 72 Horas
Física Eletrodinâmica e Eletromagnetismo: Teórica e Prática 72 Horas
Geometria Analítica e Álgebra Linear 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Cálculo: Equações Diferenciais 72 Horas
Ciência dos Materiais 72 Horas
Economia e Organização Industrial 36 Horas
Fenômenos de Transporte 72 Horas
Higiene e Segurança Industrial 36 Horas
Resistência dos Materiais 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Automação de Processos 72 Horas
Cálculo Numérico 72 Horas
Eletiva I 72 Horas
Materiais de Construção Mecânica 36 Horas
Processos de Fabricação 36 Horas
Sociologia da Responsabilidade Social 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Ciência do Meio Ambiente 36 Horas
Eletiva II 72 Horas
Eletrotécnica 72 Horas
Metrologia 36 Horas
Operações Unitárias 72 Horas
Termodinâmica Aplicada 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Elementos de Máquinas: Fadiga, Fixações e Transmissões 72 Horas
Eletiva III 72 Horas
Engenharia Econômica 36 Horas
Engenharia: Produto e Fábrica 72 Horas
Estática 36 Horas
Instrumentação e Controle 36 Horas
Materiais Metálicos 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Dinâmica e Vibrações 36 Horas
Elementos de Máquinas: Eixos, Mancais e Acoplamentos 72 Horas
Estágio I 120 Horas
Estatística 72 Horas
Máquinas de Fluxo e Refrigeração 36 Horas
Pesquisa da Prática em Engenharia Mecânica I 36 Horas
Usinagem dos Materiais 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Estágio II 120 Horas
Fundição Soldagem Conformação Polímeros e Metalurgia do Pó 36 Horas
Gestão da Manutenção Industrial 36 Horas
Pesquisa da Prática em Engenharia Mecânica II 36 Horas
Trabalho de Conclusão de Curso I 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 264 Horas
Automobilística 36 Horas
Empreendedorismo 72 Horas
Trabalho de Conclusão de Curso II 36 Horas


Corpo Docente

Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Engenharia Elétrica - Unimar - Universidade de Marília (2005), Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium - Unisalesiano (2007), Licenciatura Plena na Área Técnica Industrial pela FATEC Marília (2010) e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2008). Docente da Universidade do Sagrado Coração - USC e do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza ? CEETPS (ETEC). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica com ênfase em eletrotécnica e na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em aproveitamento da Energia, atuando principalmente nos seguintes temas: aproveitamento de energia no manejo de resíduos sólidos, incineração de resíduos e aproveitamento energético do biogás dos biodigestores como formas alternativas de energia. Fez parte do grupo de Coordenação Projeto Embrapa que visa o desenvolvimento de biodigestores anaeróbicos para tratamento de resíduos agrícolas, geração de energia e uso do efluente na agricultura e atualmente é coordenador de área do curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário Sagrado Coração.
Tempo de casa 8 Anos
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação eatriz Antoniassi possui doutorado e mestrado em Ciência e Tecnologia de Materiais pela Universidade Estadual Paulista (2011, 2006) e graduação em Ciências com Habilitação em Química pela Universidade Sagrado Coração (2003). Atualmente é professora do Centro Universitário Sagrado Coração. Tem experiência na área de Química, trabalhando com a reutização de resíudos visando o controle da poluição. Atua também no gerenciamento dos resíduos sólidos do Centro Universitário, almejando assim uma instituição sustentável. Seus projetos atuais de pesquisa envolvem: a reutilização dos resíduos orgânicos através do processo de compostagem, a elaboração da Feira de Ciências e Mostra Itinerante; coordenação do Projeto Plantando Sorrisos; a utilização de espaços não-formais no ensino.
Tempo de casa 12 Anos
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui Licenciatura em Ciências - Habilitação: Matemática pela Fundação Educacional de Bauru - FEB SP (1984), Mestrado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Bauru SP (2002) e Especialização em Gestão Educacional pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2007). Professora Assistente de Ensino Superior da Universidade Sagrado Coração - USC Bauru SP (1988) e PEB II - Matemática - Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (1987). Desde 2002 exercendo a função de Vice Diretora da Escola Estadual Joaquim Rodrigues Madureira Bauru SP. Atua no Grupo de Pesquisa "Em Busca de um Referencial Teórico para Formação de Professores" no Centro Universitário Sagrado Coração, Bauru SP (2001). Membro Titular do Conselho Municipal de Educação de Bauru - CME Bauru SP (2008-2012). Membro Titular do Conselho do Curso de Matemática do Centro Universitário Sagrado Coração, Bauru SP (2009). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, fractais, geometria, formação de professores e aplicação de conceitos matemáticos.
Tempo de casa 31 Anos e 6 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006), Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (Escola de Engenharia de São Carlos, 2015). Atua principalmente nos seguintes temas: torneamento, cerâmica, green machining e estratégia de usinagem.
Tempo de casa 8 Anos
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Herbert Duchatsch Johansen. Natural de Bauru, SP, Brasil, é Químico (Tecnológico) formado pelo Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo. Ganhador do Prêmio Lavoisier, do Conselho Regional de Química - IV Região, como melhor aluno do seu curso, é Professor, líder do Grupo de Eletroquímica e Corrosão. Doutor em Química pelo Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo (Brasil), em convênio de cotutela com a Universidade de Coimbra (Portugal). Realizou treinamento intensivo no Real Instituto Sueco de Tecnologia (KTH) em Ciências da Corrosão (Suécia). É Revisor de Periódico certificado junto às revistas Corrosion Science, Progress in Organic Coatings, dentre outras. Possui registro ativo junto ao Conselho Regional de Química - IV Região, experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química e Eletroquímica, atuando principalmente nas áreas de Corrosão e Eletrodeposição, Tratamentos de Superfícies e Efluentes por métodos eletroquímicos, tendo participado em congressos no Brasil, Portugal, Espanha, Alemanha e Suécia.
Tempo de casa 7 Anos
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Graduada em Comunicação Social - habilitado em Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007), Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011) e Doutora em Ciências Sociais na Universidade Estadual Paulista, campus de Marília (2016). Atualmente é professora do Centro Universitário Sagrado Coração. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Jornalismo (relações públicas, planejamento de comunicação, comunicação midiática, relações interculturais, comunicação organizacional, análise do discurso e organização de eventos etc.) e Ciências Sociais, com ênfase em Antropologia (gênero, cultura e imigração).
Tempo de casa 8 Anos e 6 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Paulista (2014) e Pós-graduação em Engenharia de Produção com especialização em Logística Empresarial pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Bauru (2015). Possui título de Mestre em Engenharia de Produção na Linha de Pesquisa Gestão de Operações na Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Bauru (2018) e, no presente, é aluno regular do curso de Doutorado em Engenharia de Produção na mesma instituição. Tem experiência como Analista Técnico de Produção e Coordenador de Desenvolvimento de Processos e Inovação (DPI) - Star Temper Vidros LTDA-EPP. Atuou na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção e Desenvolvimento de Processos. Atuou como Professor Substituto do Departamento de Engenharia de Produção da Faculdade de Engenharia de Bauru da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e atualmente é Professor de Engenharia de Produção do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas do Centro Universitário Sagrado Coração.
Tempo de casa 1 Ano e 1 Mes
Titulação Especialização
Currículo Lattes
Qualificação Possui Graduação em Tecnologia de Processamento de Dados pela Fundação Educacional de Bauru FEB SP (1984), Licenciatura em Ciências Habilitação em Matemática pela Universidade Sagrado Coração USC Bauru SP (2001) e Especialização em Educação - Formação de Formadores de Professores pela Universidade Sagrado Coração USC Bauru SP (2003). Professora Assistente do Ensino Superior da Universidade Sagrado Coração USC Bauru SP (1989) e Técnico do Seguro Social do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS Bauru SP (1985). Desde 2008 exercendo a função de Chefe da Secão de Atendimento da Gerência Executiva do INSS em Bauru SP - GEXSP Bauru. Atua no Grupo de Pesquisa "Em Busca de um Referencial Teórico para Formação de Professores" no Centro Universitário Sagrado Coração Bauru SP (2001). Membro Suplente do Conselho Municipal de Educação de Bauru - CME Bauru SP (2008-2012). Membro Suplente do Conselho do Curso de Matemática da USC Bauru SP (2009). Membro Titular do Conselho do Curso de Engenharia de Computação da USC Bauru SP (2010). Membro Titular do Conselho do Curso de Engenharia de Computação do UNISAGRADO Bauru SP (2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, formação de professores, novas tecnologias, ensino e educação.
Tempo de casa 31 Anos
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Eng. de controle e automação (Mecatrônica) pela Universidade Paulista (2009) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Atualmente é professor do Centro Universitário sagrado coração. Aluno especial no programa de Doutorado na UNESP de Bauru na linha de pesquisa robótica. Tem experiência na área de Engenharia da Computação, com ênfase em robôs móveis.
Tempo de casa 5 Anos e 1 Mes

Recursos Disponíveis

Espaços Específicos

Espaços Comuns



Atividades do Curso

  • Aulas teóricas e práticas
  • Visitas técnicas
  • Cursos de Extensão
  • Projetos de Extensão
  • Estágios
  • Produção e Publicação de Artigos Científicos
  • Iniciação Científica

Você Sabia?

O Engenheiro Mecânico é o responsável pelo projeto e desenvolvimento dos mais diversos produtos, máquinas e equipamentos que circundam o nosso dia-a-dia.

A Engenharia de Mecânica se apoia em três grandes áreas: Materiais e Processos Mecânicos; Projeto Mecânico; Térmica e Fluidos. Formando essas um tripé de conhecimento que gera uma base sólida para o desenvolvimento e projeto de produtos.

A formação generalista do curso possibilita ao profissional formado se especializar no desenvolvimento de projetos industriais, produção, fabricação e manutenção de máquinas. Permitindo ao profissional Engenheiro Mecânico se enquadrar nos diversos seguimentos industriais. A matriz curricular do curso proporciona, também, condições do profissional atuar no segmento de gestão empresarial, possibilitando ter o seu próprio negócio, a sua própria empresa de projetos e de construção máquinas e equipamentos.


Informações Adicionais

  • Os cursos de Graduação ministrados pelo UNISAGRADO, mantido pelo Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, estão distribuídos e valorados em Edital de Fixação de Encargos Educacionais publicado.
  • Os valores das mensalidades estão sujeitos aos reajustes, conforme contrato de Prestação de Serviços Educacionais, ficando assegurada a possibilidade de alteração de valores que visem preservar o equilíbrio contratual, caso qualquer mudança legislativa ou normativa, editada pelo Poder Público, altere a equação econômico-financeira da Instituição de Ensino.
  • A configuração formal do ato de matrícula se dá após o aceite e adesão aos termos do contrato pela internet, no portal do aluno (www.unisagrado.edu.br), e condicionada à confirmação do pagamento da primeira parcela da semestralidade no prazo de matrícula.
  • Os boletos de pagamento não serão enviados por correios, e deverão ser acessados e impressos, mensalmente através do portal do aluno (www.unisagrado.edu.br), ícone financeiro, ou solicitar através dos meios de comunicação do UNISAGRADO.
  • O aluno calouro desistente que rescindir o contrato em até 07 (sete) dias corridos após o início das aulas, terá retida a importância equivalente a 20% da primeira parcela da semestralidade.
  • No caso de rescisão do contrato, por estudantes veteranos (alunos que não sejam calouros), em qualquer tempo após a matrícula, ou por calouros, após o prazo mencionado no Edital de Fixação de Encargos Educacionais, independentemente de origem ou iniciativa; implica na obrigatoriedade de liquidar o valor da parcela com vencimento no mês da formalização do pedido, além de arcar com a multa contratual compensatória equivalente a 20% do valor total das parcelas vincendas no semestre e com eventuais pendências financeiras que possuir junto ao UNISAGRADO; considerando-se devida a multa no ato da formalização do requerimento e, corrigidos conforme Edital.
  • A ausência às aulas, o abandono do curso ou a interrupção de frequência por parte do estudante contratante não o exime do dever de efetuar o pagamento das parcelas vencidas e vincendas até à formalização do afastamento, exclusivamente, através de requerimento escrito à Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Instituição, não se admitindo outra forma para tanto. 

Mensalidades

   O valor da mensalidade será correspondente à divisão do valor da semestralidade por seis (06) parcelas mensais e consecutivas, cujo vencimento será todo dia 08 (oito) de cada mês, nos termos e modo do Edital de Fixação de Normas e Encargos Educacionais.

  • Em caso de pagamento após a data de vencimento, o estudante perderá eventuais descontos concedidos pela Instituição, e o valor será acrescido de multa de 2% (dois por cento) sobre o valor vencido, juros de mora de 0,033% ao dia e correção monetária medida pelo IGP-M/FGV.
  • Não estão inclusos no valor da semestralidade dos cursos: o fornecimento de material didático de uso individual do estudante; estudos de adaptação; regime de orientação; recuperação; cursos de extensão; congressos e similares; provas especiais; declarações; certidões; diploma; histórico escolar; documentos para transferência; alimentação; participação em formatura solene; transporte escolar; viagens de estudo; serviços facultativos ou extraordinários e de biblioteca, que, quando oferecidos, terão seus respectivos valores divulgados pela Instituição e poderão ser acrescidos no boleto de pagamento da mensalidade subsequente.

Aproveitamento de Estudos ou alterações na carga horária oferecida

  • O estudante que cursar carga horária menor do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por motivo de aproveitamento de estudos ou por cursar as últimas disciplinas para integralização do seu currículo, após o prazo mínimo para término do curso, efetuará o pagamento proporcional da mensalidade, de acordo com a carga horária das disciplinas matriculadas.
  • O estudante que cursar carga horária maior do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por acrescentar disciplinas em regime de dependência, terá acrescido na mensalidade o valor proporcional referente à carga horária excedente. As demais informações acadêmicas e financeiras de cursos seriados estão disponibilizadas em atos normativos que poderão ser consultados no portal do aluno.
  • Demais disposições, tal como, forma de cursar disciplinas reprovadas, disciplinas optativas, disciplinas eletivas e matrícula especial, deverão observar a Normativa Conjunta PRAC/PRAD n. 01/2012, de 28 de setembro de 2012, que passa a fazer parte integrante e indissociável deste contrato, estando, inclusive à disposição de eventuais interessados na Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Instituição. 

Desistência- Transferência - Trancamento de Matrícula

– A desistência, a transferência e o trancamento de matrícula são considerados hipóteses de rescisão ao contrato de prestação de serviços, sujeitas à aplicação de multa contratual.

  • A não formalização do cancelamento ou trancamento de matrícula (o que caracteriza abandono do curso) não desobriga o contratante ao pagamento da semestralidade conforme o requerido em matrícula ou até a formalização do desligamento.
  • Na hipótese de transferência de matrícula para outra Instituição, estando o acadêmico em débito, o UNISAGRADO, após providências de cobrança administrativa ou extrajudicial, poderá ajuizar a competente medida judicial e tomar outras medidas legais compatíveis, independente do período letivo.

PROUNI

Para alunos Bolsistas do ProUni, o valor da Bolsa de estudos, corresponde a:

- Bolsistas Integrais: 100% do valor da mensalidade

- Bolsistas Parciais: 50 % do valor da mensalidade

Requisitos para ser Bolsista do Prouni: Consulte o site http://prouniportal.mec.gov.br/                                                                                                                        

Geral
Promover a formação de profissionais generalistas, aptos a compreender e a traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, bem como conservar e proteger o equilíbrio do ambiente natural e, também, a racionalizar e a utilização dos recursos disponíveis.

Específico 

  • Planejar, supervisionar, elaborar, manter e coordenar projetos e serviços de engenharia.
  • Identificar, formular e resolver problemas de engenharia.
  • Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas, técnicas e materiais.
  • Atuar em equipes multidisciplinares.
  • Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental.

O desempenho escolar é avaliado por meio do acompanhamento contínuo do estudante e dos resultados por ele obtidos nas provas parciais de avaliação de conhecimento, nos exercícios e atividades escolares ou outras formas de avaliação definidas pela Instituição.

O aproveitamento em cada disciplina é obtido por meio de avaliações parciais ao longo do período letivo e avaliação final, expressando-se o resultado de cada avaliação em notas de 0 (zero) a 10,0 (dez). Para cada uma das avaliações parciais, são atribuídos pesos informados nos planos de ensino de cada disciplina.

Será considerado aprovado, independentemente de avaliações finais, o estudante que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das atividades da disciplina e média ponderada das avaliações parciais igual ou superior a 7,0 (sete).

Deverá realizar a avaliação final o estudante que tiver obtido o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às atividades da disciplina e média das avaliações maior ou igual a 5,0 (cinco) e menor do que 7,0 (sete).

Nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios não haverá avaliação final, exceto se previsto no projeto pedagógico do curso, sendo aprovado o estudante que obtiver média das avaliações parciais, maior ou igual a 7,0 (sete).

Será aprovado o estudante que, submetendo-se à avaliação final, obtenha a média aritmética entre as avaliações parciais e a nota obtida na avaliação final, igual ou superior a 6,0 (cinco).

Será considerado reprovado o estudante que:
I. não obtiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento);
II. não obtiver média das avaliações parciais igual ou superior a 5,0 (cinco);
III. após a realização da avaliação final, não lograr média igual ou superior a 6,0 (cinco);
IV. nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios, não obtiver média das avaliações igual ou superior a 7,0 (sete).

Ter concluído o Ensino Médio

Prof. Dr. Gill Bukvic
Currículo Lattes

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Data da última atualização: 20/01/2020.*informações sujeitas a alterações

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