Nota do curso no MEC: 4 (escala de 1 a 5)
Um curso que acompanha as transformações do mercado alimentício e anda lado a lado com a criatividade e as habilidades técnicas, oferecendo aos futuros Gastrônomos teorias e práticas fundamentais para o mundo culinário: seja bem-vindo à Gastronomia! Durante a graduação, o estudante cria, planeja, gerencia e executa cardápios em diferentes serviços voltados para a alimentação, além de aprender sobre a história dos alimentos e cultura dos países.
MATRIZ CURRICULAR | CH (horas) |
1º semestre | |
Ciência e Tecnologia de Alimentos | 60 |
Comunicação e Expressão | 80 |
Confeitaria Básica | 60 |
Habilidades Básicas da Gastronomia | 60 |
Higiene e Composição dos Alimentos | 80 |
História e Terminologia da Gastronomia | 60 |
2º semestre | |
Cozinha Brasileira | 60 |
Cozinha Francesa | 60 |
Cozinha Italiana | 60 |
Gestão Pessoas e Eventos Gastronômicos | 80 |
Planejamento de Cardápio | 60 |
Sociologia da Responsabilidade Social | 80 |
3º semestre | |
Confeitaria Avançada | 60 |
Cozinha Internacional | 60 |
Cozinha Fria: Garde Manger | 60 |
Ética e Cultura Religiosa | 80 |
Panificação | 60 |
Princípios de Marketing | 80 |
4º semestre | |
Bebidas e Harmonizações | 60 |
Cozinha Asiática | 60 |
Cozinha Contemporânea e Alternativa | 60 |
Empreendedorismo | 80 |
Gestão Financeira e Orçamentária Aplicada à Gastronomia | 80 |
Projetos Gastronômicos Aplicados | 60 |
Nome do curso: Gastronomia
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/8326777285580886
Qualificação:
Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Araraquara (2017), possui Mestrado em Televisão Digital (atual Mídia e Tecnologia) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Bauru (2012), Licenciatura em Marketing pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETPS (2011), MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2010), Graduação em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração (2019), Graduação em Tecnologia em Marketing pela Faculdade Anhanguera (2008) e Graduação em Comunicação Social habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Paulista - UNIP (2006). Possui experiência em marketing e em agência de comunicação nas áreas de atendimento e planejamento publicitário, social media e redação publicitária, atuando na Agência Exorde atualmente. Atuou como Docente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETPS) nas áreas de Gestão de Negócios, Marketing e Metodologia Científica nos cursos técnicos e lecionou na graduação e pós graduação das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) na área de Comunicação e Marketing. Atualmente, atua na graduação e pós-graduação do Centro Universitário Sagrado Coração (Unisagrado) nas áreas de Comunicação e Publicidade, Gestão e Marketing e Metodologia Científica, nas modalidades presencial, semipresencial e à distância e orienta trabalhos de conclusão de curso. Foi coordenadora do curso superior de Tecnologia em Marketing (2013 - 2015) e membro da Comissão de Ética em Pesquisa da instituição (2017 - 2021) e Coordenadora de EaD (2020-2021). Foi coordenadora do curso de pós-graduação de Comunicação e Marketing Digital do Unisagrado e, atualmente, é líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Mídia e Sociedade (GPECOM). Nas atividades do EaD atuou como gestora da equipe, professora conteudista e professora tutora em nível de graduação e pós graduação. Sua área de atuação e de pesquisa incluem as temáticas de Comunicação Organizacional, Planejamento e Gestão, Marketing e Comportamento do Consumidor, Metodologia Científica, Mídia e Educação, Tecnologias de Informação e Comunicação, Educação Assistida por Televisão Digital, Educação a Distância, Educação Superior e Gestão e Política Educacional.
Tempo de casa: 11 anos e 1 mês
Nome do curso: Gastronomia
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/0143561027723043
Qualificação:
Bacharel em Ciências e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Escola superior de agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo (USP) no laboratório de óleos e gorduras, e Doutor pela mesma instituição no laboratório de química de produtos naturais e pela Unité Mixte de Recherche Procédés Alimentaires et Microbiologiques na Université de Bourgogne, Dijon-França. Já trabalhou com análises químicas e microbiológicas de alimentos, nutrição experimental, desenvolvimento de produtos, alimentos funcionais, microbiologia de leite e derivados e química da oxidação lipídeos. Atualmente trabalha com as linhas de pesquisas de antioxidantes naturais e sintéticos na inibição da oxidação de sistemas lipídicos bem como na química do processo oxidativo de sistemas e moléculas orgânicas. É professor e coordenador do curso de Gastronomia no UNISAGRADO (Bauru) atuando principalmente em Cozinha Contemporânea, Internacional e molecular, também é professor de Bromatologia, e supervisor do estágio em Análises Físico-químicas e microbiológicas de alimentos, para os cursos de Biomedicina, Nutrição e Farmácia.
Tempo de casa: 6 anos e 4 meses
GASTRONOMIA CONDIÇÕES DE PAGAMENTO: * Parcelamento em 6x (janeiro a junho): • Pagamento à vista, do semestre: Valor total da semestralidade: R$ 7.607,13 *A configuração formal do ato de matrícula se dá após o aceite e adesão aos termos do contrato pela internet, no portal do aluno (www.unisagrado.edu.br), e condicionada à confirmação do pagamento da primeira parcela da semestralidade no prazo de matrícula.
CALOUROS INGRESSANTES EM 2025
6x de R$ 1.204,46 - para pagamento até o dia 8 (oito) de cada mês
ou
6x de R$ 1.267,85 - para pagamento após o dia 8 (oito) de cada mês
10% de desconto aplicado ao valor integral - R$ 6.846,42 para pagamento do 1º semestre à vista até o vencimento do boleto.
*solicitar o pagamento via setor Financeiro, através do WhatsApp (14) 99606-0900, opção 2, item 13, setor 132.
*Desconto não cumulativo.
(As condições acima se aplicam somente para ingressantes/calouros)
A área de atuação de um Gastrônomo pode variar de empreendimentos de alimentação, como restaurantes, bares, hotéis e cruzeiros até a consultoria gastronômica centrada na modificação de cardápios de restaurantes, no treinamento de funcionários e na prestação de assessoria técnica ao empreendimento. Outras áreas muito promissoras também são campo de trabalho para o Gastrônomo, como a indústria de alimentos, consulados, Enologia, trabalho como Chef executivo, personal Chef, entre outras.
Pensando no futuro, as atividades relacionadas à Gastronomia têm grande importância econômica e social. O mercado gastronômico de alimentos e bebidas vem registrando, nos últimos anos, um aquecimento para os formados em Gastronomia, principalmente na área de food service, que vem crescendo devido ao aumento de brasileiros que consomem, cada vez mais, alimentos fora de casa.
Prof. Dr. Richtier Gonçalves da Cruz
Telefone:(14) 2107-7322
E-mail: gastronomia@unisagrado.edu.br