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Relações Internacionais

Titulação: Bacharel

Duração: 3 anos

Lançamento: 2011

Período: Noturno

Reconhecimento: Renovado Reconhecimento - Portaria MEC - Nº 272 de 03/04/2017 Avaliação do MEC: Nota 4

Sobre o Curso

O Bacharelado em Relações Internacionais busca proporcionar uma sólida formação teórica, combinada com diversas atividades práticas que possibilitem ao estudante adquirir conhecimentos, competências e habilidades para sua atuação em cenários internacionais, além de compreender o funcionamento e o dinamismo do sistema internacional atual. A grade curricular apresenta um núcleo de disciplinas obrigatórias e específicas devidamente vinculadas ao que é indispensável no processo de formação internacionalista no Brasil e no mundo.

Grade Curricular

Disciplina Carga Horária
Comunicação e Expressão 72 Horas
Fundamentos de Administração 72 Horas
Fundamentos de Contabilidade 72 Horas
Fundamentos de Economia 72 Horas
História das Relações Internacionais 72 Horas
Instituições de Direito 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Cidadania, Cultura e Política 72 Horas
Ciência Política e Relações Internacionais 72 Horas
Direito Internacional Público e Privado 72 Horas
Gestão Estratégica de Negócios 72 Horas
Inserção Internacional da América Latina 72 Horas
Métodos e Técnicas da Pesquisa 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Antropologia 72 Horas
Eletiva I 72 Horas
Estatística 72 Horas
Ética e Cultura Religiosa 72 Horas
Inglês Instrumental 36 Horas
Políticas Públicas e Desenvolvimento 36 Horas
Teoria de Relações Internacionais I 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Direito Empresarial 72 Horas
Eletiva II 72 Horas
Liderança e Inovação 36 Horas
Princípios de Marketing 72 Horas
Sociologia da Responsabilidade Social 72 Horas
Teoria de Relações Internacionais II 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Análise de Política Externa e Diplomacia 72 Horas
Economia Política Internacional 72 Horas
Eletiva III 72 Horas
Empreendedorismo 72 Horas
Estágio 120 Horas
História da América, África e Ásia Contemporâneas 36 Horas
História da Política Exterior do Brasil 72 Horas
Pesquisa e Prática em Relações Internacionais 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 204 Horas
Comércio Internacional 72 Horas
Organizações Internacionais 72 Horas
Segurança Internacional e Estudos Estratégicos 72 Horas
Trabalho de Conclusão de Curso 36 Horas


Corpo Docente

Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Professor de Relações Internacionais no Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO), vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, e coordenador da disciplina de Sociologia da Responsabilidade Social. Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em 2015, com doutorado-saunduíche na Universidade de Oxford, no Reino Unido. Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em 2011. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em 2008, e em Direito, pela Instituição Toledo de Ensino (ITE), no ano de 2017. Membro do Centro de Estudos de Partidos Políticos Latino-Americanos (CEPPLA), da UFSCar. Visitante-acadêmico na Universidade de Oxford em 2014. Desenvolve pesquisa sobre instituições políticas comparadas, processo decisório, relações Executivo/Legislativo e política externa no Brasil e no Chile, além de temáticas vinculadas às relações internacionais, ao Direito, à cidadania, à responsabilidade social e à educação.
Tempo de casa 4 Anos e 5 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação MESTRE em Engenharia de Produção - FEB/UNESP/Bauru/SP (2010); ESPECIALISTA (MBA) em Gestão Estratégica de Pessoas - FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS/RJ (2007); GRADUADA - Administração - UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO/Bauru/SP (2004). EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL (mais de 15 anos) nas áreas organizacionais: gestão de pessoas (liderança, treinamento & desenvolvimento de pessoas e negociação de conflitos e relações interpessoais) gestão da qualidade, gestão de processos operacionais administrativos e de produção. COACH MASTER - atuação como coach executiva há mais de 7 anos. EXPERIÊNCIA NA DOCÊNCIA (6 anos) - ensino médio e superior. COORDENADORA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO - ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS DO UNISAGRADO desde 2012.
Tempo de casa 11 Anos e 5 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Mestre em Direito Constitucional e Especialista em Direito pela Instituição Toledo de Ensino (ITE), Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Bauru (FDB) e Especialista em Gestão e Formação de Educadores em Turismo pela Universidade do Sagrado Coração. Professor dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação do Centro Universitario Sagrado Coração. Advogado atuante na Comarca de Bauru e em outras Comarcas do Estado de São Paulo.
Tempo de casa 22 Anos e 5 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Graduação em Administração de Empresas - Faculdades Integradas de Bauru (2007). Possui Doutorado e Mestrado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita cujo a linha de pesquisa foi a Gestão da Agricultura Familiar e Sustentabilidade. Experiência como docente e coordenadora de cursos na área de Administração, com ênfase em Gestão estratégica empresarial atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, gerenciamento de projetos, gestão estratégica de negócios e investimento.
Tempo de casa 4 Anos e 10 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Ciências Econômicas - Instituição Toledo de Ensino ITE (1986), especialização em Administração (latu-sendu) pela FAAP SP (1992) e mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente)stritu-sendu) pelo Centro Universitário de Araraquara UNIARA (2006). Atualmente é professor universitário do Centro Universitário Sagrado Coração e do Instituto de Ensino Superior de Baur Uniesp. Tem experiência como Professor Universitário desde 1992 lecionando nas áreas Econômica/Contábil/Financeira/Administrativa.
Tempo de casa 5 Anos e 5 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Graduada em Comunicação Social - habilitado em Relações Públicas (2007), Mestre em Comunicação (2011) e Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Júlio Mesquita Filho. Atualmente é docente nos cursos de comunicação do Centro Universitário do Sagrado Coração (UNISAGRADO) em Bauru/SP e na Faculdade Eduvale de Avaré/SP e professora conteudista nas áreas de comunicação e ciências sociais. Tem experiência na área de Comunicação Organizacional/Relações Públicas, Comunicação Midiática, Ciências Sociais (Sociologia e Antropologia) , Responsabilidade Socioambiental e Terceiro Setor.
Tempo de casa 8 Anos e 11 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Doutoranda e mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP - UNICAMP - PUC-SP) com estágio de pesquisa na Universidade de Haifa em Israel. Atualmente Coordenadora do Curso de Relações Internacionais do UNISAGRADO e Professora de Relações Internacionais na mesma instituição. Áreas de Interesse: Processo Decisório, Análise de Política Externa, Teoria de Relações Internacionais, Instituições Israelenses, Identidade Israelense e Segurança Internacional. É filiada a Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), a Asociación Latinoamericana de Ciencia Política (ALACIP), a Latin American Studies Association (LASA) e da World Union of Jewish Studies. É pesquisadora do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES-UNESP) e colaboradora do Instituto Brasil-Israel.
Tempo de casa 2 Anos e 5 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental, pela Universidade do Sagrado Coração (2016-2018), possui graduação em Ciências Contábeis (2006) e graduação em Administração (2002) e Especialização em Gestão Empresarial (2005) todos pela Faculdade de Ciências Econômicas de Bauru - ITE e Especialização em Planejamento e Gestão Tributária de Empresas pela FECAP (2011). Professor e Coordenador do curso de graduação em Ciências Contábeis e do MBA em Gestão Financeira e Controladoria ambos no Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO e Contador I na Prefeitura Municipal de Pederneiras-SP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: consultoria tributária e contabilidade.Cursou disciplinas como aluno especial no Doutorado em Controladoria e Contabilidade na USP (Campus Ribeirão Preto em 2018 e 2019).
Tempo de casa 5 Anos e 4 Meses

Recursos Disponíveis

Espaços Específicos

Espaços Comuns



Atividades do Curso

  • Aulas teóricas e práticas
  • Simulações da ONU, OMC e UE
  • Negociações Internacionais
  • Participação na Empresa Júnior do UNISAGRADO.
  • Viagens Técnicas
  • Estágios
  • Palestras
  • Intercâmbio


Você Sabia?

Além das oportunidades de trabalho na Diplomacia, as empresas procuram novos mercados internacionais, necessitando de profissionais qualificados que possam representar, analisar, identificar, aconselhar e estabelecer contatos e contratos internacionais, importando e exportando produtos e realizando investimentos internacionais.

O estudante formado em Relações Internacionais estará plenamente qualificado para enfrentar os inovadores desafios internacionais apresentados no século 21, que vão desde a representação diplomática e consular do Brasil no cenário internacional, até o trabalho nas diversas Organizações Internacionais como a ONU, OMC, OEA, União Europeia e Mercosul. No mesmo sentido, estará preparado para estabelecer relações internacionais para empresas nacionais, estrangeiras e multinacionais, analisando mercados, avaliando as oportunidades de negócios e participando de programas de cooperação e investimentos internacionais.  

A formação em Relações Internacionais possibilita ao profissional a atuação em mercados internacionais representando países, empresas nacionais e estrangeiras, e organizações internacionais como a ONU, OMC, OEA, União Europeia e Mercosul. Da mesma forma, permite avaliar situações internacionais, dinamizadas pela aproximação comercial e social de pessoas e empresas procedentes de diferentes países. O profissional internacionalista também poderá identificar a normativa destinada à resolução das múltiplas, dinâmicas e, por vezes, conflituosas relações internacionais. Na medida em que a aproximação internacional aumenta, em virtude dos meios de comunicação como a internet e os transportes internacionais, o mercado de atuação do profissional de Relações Internacionais é cada vez maior e dinâmico. O Brasil tem ampliado constantemente sua representação no exterior, com um número crescente de Diplomatas e Cônsules trabalhando em centenas de países e organizações internacionais. Do mesmo modo, as empresas nacionais e estrangeiras procuram novos mercados internacionais, necessitando de profissionais qualificados que possam representar, analisar, identificar, aconselhar e estabelecer contatos e contratos internacionais.


Informações Adicionais

  • Os cursos de Graduação ministrados pelo UNISAGRADO, mantido pelo Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, estão distribuídos e valorados em Edital de Fixação de Encargos Educacionais publicado.
  • Os valores das mensalidades estão sujeitos aos reajustes, conforme contrato de Prestação de Serviços Educacionais, ficando assegurada a possibilidade de alteração de valores que visem preservar o equilíbrio contratual, caso qualquer mudança legislativa ou normativa, editada pelo Poder Público, altere a equação econômico-financeira da Instituição de Ensino.
  • A configuração formal do ato de matrícula se dá após o aceite e adesão aos termos do contrato pela internet, no portal do aluno (www.unisagrado.edu.br), e condicionada à confirmação do pagamento da primeira parcela da semestralidade no prazo de matrícula.
  • Os boletos de pagamento não serão enviados por correios, e deverão ser acessados e impressos, mensalmente através do portal do aluno (www.unisagrado.edu.br), ícone financeiro, ou solicitar através dos meios de comunicação do UNISAGRADO.
  • O aluno calouro desistente que rescindir o contrato em até 07 (sete) dias corridos após o início das aulas, terá retida a importância equivalente a 20% da primeira parcela da semestralidade.
  • No caso de rescisão do contrato, por estudantes veteranos (alunos que não sejam calouros), em qualquer tempo após a matrícula, ou por calouros, após o prazo mencionado no Edital de Fixação de Encargos Educacionais, independentemente de origem ou iniciativa; implica na obrigatoriedade de liquidar o valor da parcela com vencimento no mês da formalização do pedido, além de arcar com a multa contratual compensatória equivalente a 20% do valor total das parcelas vincendas no semestre e com eventuais pendências financeiras que possuir junto ao UNISAGRADO; considerando-se devida a multa no ato da formalização do requerimento e, corrigidos conforme Edital.
  • A ausência às aulas, o abandono do curso ou a interrupção de frequência por parte do estudante contratante não o exime do dever de efetuar o pagamento das parcelas vencidas e vincendas até à formalização do afastamento, exclusivamente, através de requerimento escrito à Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Instituição, não se admitindo outra forma para tanto. 

Mensalidades

   O valor da mensalidade será correspondente à divisão do valor da semestralidade por seis (06) parcelas mensais e consecutivas, cujo vencimento será todo dia 08 (oito) de cada mês, nos termos e modo do Edital de Fixação de Normas e Encargos Educacionais.

  • Em caso de pagamento após a data de vencimento, o estudante perderá eventuais descontos concedidos pela Instituição, e o valor será acrescido de multa de 2% (dois por cento) sobre o valor vencido, juros de mora de 0,033% ao dia e correção monetária medida pelo IGP-M/FGV.
  • Não estão inclusos no valor da semestralidade dos cursos: o fornecimento de material didático de uso individual do estudante; estudos de adaptação; regime de orientação; recuperação; cursos de extensão; congressos e similares; provas especiais; declarações; certidões; diploma; histórico escolar; documentos para transferência; alimentação; participação em formatura solene; transporte escolar; viagens de estudo; serviços facultativos ou extraordinários e de biblioteca, que, quando oferecidos, terão seus respectivos valores divulgados pela Instituição e poderão ser acrescidos no boleto de pagamento da mensalidade subsequente.

Aproveitamento de Estudos ou alterações na carga horária oferecida

  • O estudante que cursar carga horária menor do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por motivo de aproveitamento de estudos ou por cursar as últimas disciplinas para integralização do seu currículo, após o prazo mínimo para término do curso, efetuará o pagamento proporcional da mensalidade, de acordo com a carga horária das disciplinas matriculadas.
  • O estudante que cursar carga horária maior do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por acrescentar disciplinas em regime de dependência, terá acrescido na mensalidade o valor proporcional referente à carga horária excedente. As demais informações acadêmicas e financeiras de cursos seriados estão disponibilizadas em atos normativos que poderão ser consultados no portal do aluno.
  • Demais disposições, tal como, forma de cursar disciplinas reprovadas, disciplinas optativas, disciplinas eletivas e matrícula especial, deverão observar a Normativa Conjunta PRAC/PRAD n. 01/2012, de 28 de setembro de 2012, que passa a fazer parte integrante e indissociável deste contrato, estando, inclusive à disposição de eventuais interessados na Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Instituição. 

Desistência- Transferência - Trancamento de Matrícula

– A desistência, a transferência e o trancamento de matrícula são considerados hipóteses de rescisão ao contrato de prestação de serviços, sujeitas à aplicação de multa contratual.

  • A não formalização do cancelamento ou trancamento de matrícula (o que caracteriza abandono do curso) não desobriga o contratante ao pagamento da semestralidade conforme o requerido em matrícula ou até a formalização do desligamento.
  • Na hipótese de transferência de matrícula para outra Instituição, estando o acadêmico em débito, o UNISAGRADO, após providências de cobrança administrativa ou extrajudicial, poderá ajuizar a competente medida judicial e tomar outras medidas legais compatíveis, independente do período letivo.

PROUNI

Para alunos Bolsistas do ProUni, o valor da Bolsa de estudos, corresponde a:

- Bolsistas Integrais: 100% do valor da mensalidade

- Bolsistas Parciais: 50 % do valor da mensalidade

Requisitos para ser Bolsista do Prouni: Consulte o site http://prouniportal.mec.gov.br/                                                                                                                        

Geral Formação sólida em Relações Internacionais nos moldes definidos pelas Diretrizes do Ministério da Educação (MEC).
Específicos

  • Formação que permita ao acadêmico optar, após sua Graduação, em seguir os caminhos internacionais públicos, como a Diplomacia e a representação em Organizações Internacionais como a ONU, OMC, entre outras.
  • Formação que permita ao acadêmico optar, após sua Graduação, em seguir os caminhos internacionais privados, como os negócios internacionais, atividades em empresas nacionais, estrangeiras e multinacionais.

O desempenho escolar é avaliado por meio do acompanhamento contínuo do estudante e dos resultados por ele obtidos nas provas parciais de avaliação de conhecimento, nos exercícios e atividades escolares ou outras formas de avaliação definidas pela Instituição.

O aproveitamento em cada disciplina é obtido por meio de avaliações parciais ao longo do período letivo e avaliação final, expressando-se o resultado de cada avaliação em notas de 0 (zero) a 10,0 (dez). Para cada uma das avaliações parciais, são atribuídos pesos informados nos planos de ensino de cada disciplina.

Será considerado aprovado, independentemente de avaliações finais, o estudante que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das atividades da disciplina e média ponderada das avaliações parciais igual ou superior a 7,0 (sete).

Deverá realizar a avaliação final o estudante que tiver obtido o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às atividades da disciplina e média das avaliações maior ou igual a 5,0 (cinco) e menor do que 7,0 (sete).

Nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios não haverá avaliação final, exceto se previsto no projeto pedagógico do curso, sendo aprovado o estudante que obtiver média das avaliações parciais, maior ou igual a 7,0 (sete).

Será aprovado o estudante que, submetendo-se à avaliação final, obtenha a média aritmética entre as avaliações parciais e a nota obtida na avaliação final, igual ou superior a 6,0 (cinco).

Será considerado reprovado o estudante que:
I. não obtiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento);
II. não obtiver média das avaliações parciais igual ou superior a 5,0 (cinco);
III. após a realização da avaliação final, não lograr média igual ou superior a 6,0 (cinco);
IV. nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios, não obtiver média das avaliações igual ou superior a 7,0 (sete).

  • Ter concluído o Ensino Médio

Prof.ª M.ª Karina Stange Calandrin – Currículo Lattes

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Data da última atualização: 05/06/2020.*informações sujeitas a alterações

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