Nota do curso no MEC: 4 (escala de 1 a 5)
Um curso que forma profissionais para atuarem nas mais diversas mídias, sempre em busca da inovação em Comunicação: isso é Jornalismo! A graduação oferece ao estudante diferentes possibilidades de inserção no mundo profissional, com disciplinas que vão desde Teorias da Comunicação até Redação Jornalística, Produção em Mídia Audiovisual, Interfaces Digitais, Fotojornalismo, Novas Narrativas e Produção Multimídia, Assessoria em Comunicação e Laboratório de Radiojornalismo. Há a preocupação em formar o estudante-pesquisador e prepará-lo também para buscar, de forma empreendedora, novas possibilidades de atuação no mercado de trabalho.
MATRIZ CURRICULAR | CH (horas) |
1º semestre | |
Comunicação e Expressão | 80 |
Ferramentas Tecnológicas em Artes Gráficas | 60 |
Habilidades Sociais no Contexto Acadêmico | 60 |
História da Mídia | 80 |
Técnicas e Práticas em Jornalismo | 60 |
2º semestre | |
Deontologia em Jornalismo | 60 |
Práticas de Edição em Áudio e Vídeo | 60 |
Redação Jornalística | 60 |
Sociologia da Responsabilidade Social | 80 |
Teorias da Comunicação | 80 |
3º semestre | |
Assessoria em Comunicação | 80 |
Ética e Cultura Religiosa | 60 |
Laboratório de Produção em Mídia Sonora | 60 |
Laboratório em Assessoria | 60 |
Teorias do Jornalismo | 80 |
4º semestre | |
Empreendedorismo | 60 |
Fotografia em Jornalismo | 60 |
Laboratório de Radiojornalismo | 60 |
Legislação em Jornalismo | 80 |
Marketing Contemporâneo | 60 |
5º semestre | |
Design da Informação: Gráfico e Editorial | 60 |
Experiência Extensionista I | 60 |
Introdução ao Conhecimento Científico | 80 |
Laboratório de Jornalismo Impresso | 60 |
Laboratório de Produção em Mídia Audiovisual | 60 |
6º semestre | |
Antropologia | 80 |
Cidadania, Cultura e Política | 80 |
Experiência do Usuário e Interface - UX/UI | 60 |
Experiência Extensionista II | 60 |
Laboratório de Telejornalismo | 60 |
Estágio | 200 |
7º semestre | |
Criatividade e Inovação em Jornalismo | 80 |
Estética e Semiótica Aplicada à Comunicação | 80 |
Laboratório de Fotojornalismo | 60 |
Laboratório de Webjornalismo | 60 |
Produção Científica em Jornalismo | 60 |
8º semestre | |
Modelos de Negócios para Projetos Jornalísticos | 60 |
Social Media para Jornalistas | 60 |
Sociologia da Comunicação | 80 |
Trabalho de Conclusão de Curso | 40 |
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais | 220 |
Nome do curso: Jornalismo
Titulação: Mestrado
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/1544020673542900
Qualificação:
Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e graduada em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (1995). É professora do ensino superior há 19 anos e ministra aulas para os cursos de graduação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda e para o MBA em Marketing Digital do Centro Universitário do Sagrado Coração (Unisagrado), em Bauru-SP. Como jornalista, atuou por 15 anos em redações do Interior de São Paulo, caso dos jornais Comércio do Jahu, Diário de Bauru, Folha de São Paulo e Jornal da Cidade, veículo em que exerceu a função de ombudsman e desenvolveu o Manual de Redação do Jornal da Cidade (uso interno). Tem experiência em Comunicação, área em que atua como pesquisadora, assessora e consultora de organizações, marcas e profissionais liberais nos segmentos de Comunicação Organizacional, Relacionamento com a Imprensa, Marketing de Conteúdo, Produção Sonora, Mídias Dirigidas e Estudos Midiáticos. É pesquisadora filiada à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
Tempo de casa: 14 anos e 1 mês
Nome do curso: Jornalismo
Titulação: Mestrado
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/1315079478696516
Qualificação:
Possui graduação em Filosofia pela Faculdade João Paulo II (2008) e mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Atua como docente no Colégio São José, Bauru - S.P. e docente no Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Medieval.
Tempo de casa: 10 anos e 7 meses
Nome do curso: Jornalismo
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/0345547034374979
Qualificação:
Doutor (2020) e mestre em Mídia e Tecnologia (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho". Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (2006) pelo UNISAGRADO. Acumula experiência de mais de 15 anos em departamentos de criação e marketing em agências de publicidade, birô digital e gráfica expressa, jornal diário e editora de revistas, livros e apostilas de ensino. Atua há mais de 10 anos como professor em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de comunicação, marketing e de tecnologia em instituições de ensino de Bauru e região.
Tempo de casa: 2 anos e 9 meses
Nome do curso: Jornalismo
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/8570273300031214
Qualificação:
Doutora em Comunicação na Unesp (2020), mestre em Comunicação (2012) e graduada em jornalismo (2002) pela mesma instituição, e especialista em Estudos do Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). É professora no Unisagrado, em Bauru, nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Artes Visuais, Design, Design de Moda, Jogos Digitais. Participa do grupo de pesquisa MIDIAisthesis - Cultura Midiatizada e Experiência Estética (Unesp) e do GPECOM - Grupo de Pesquisa Comunicação, Mídia e Sociedade, onde desenvolve estudos que partem da linha de investigação crítica do universo das imagens e sua aplicação midiática apoiada nos estudos de Semiótica da Cultura, Teoria da Mídia e Estética. Tem experiência na área de Comunicação - Jornalismo, atuando como repórter de revista (texto e imagem) e Assessoria de Imprensa. Ministra as disciplinas de Fotografia Digital para os cursos Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Artes Visuais, Jogos Digitais, Design e Design de Moda; de Fotojornalismo e Assessoria em Comunicação e Laboratório em Assessoria.
Tempo de casa: 13 anos e 8 meses
Nome do curso: Jornalismo
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/9958934842714355
Qualificação:
Graduada em Comunicação Social - habilitado em Relações Públicas (2007), Mestre em Comunicação (2011), Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Júlio Mesquita Filho e Especialista em Design Instrucional pela FAHE (2022). Atualmente é docente nos cursos de Comunicação e demais áreas do Centro Universitário do Sagrado Coração (UNISAGRADO) em Bauru/SP em disciplinas específicas de comunicação, Sociologia da Responsabilidade Social e Antropologia e professora conteudista nas áreas de comunicação e marketing. Tem experiência na área de Comunicação Organizacional, Relações Publicas e Marketing, Comunicação Midiática, Ciências Sociais (Sociologia e Antropologia) , Responsabilidade Socioambiental e Terceiro Setor.
Tempo de casa: 14 anos e 8 meses
Nome do curso: Jornalismo
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: https://lattes.cnpq.br/0020102617255690
Qualificação:
João Marcelo Ribeiro Soares é professor no Centro Universitário Sagrado Coração. É Doutor e Mestre em Design na área de Desenho de Produto e Bacharel em Programação Visual (Desenho Industrial) pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) do Campus de Bauru da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Tem experiência na área de desenho industrial, com ênfase em programação visual, atuando principalmente nos seguintes temas: design gráfico, tipografia, design editorial, design de interface gráfica e design da informação.
Tempo de casa: 9 anos e 3 meses
Nome do curso: Jornalismo
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/9090351067671648
Qualificação:
Doutora em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista - Unesp. É mestra em Televisão Digital e graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela mesma instituição. No doutorado, investigou as mudanças recentes no modo de endereçamento do Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, em razão da aproximação aos sites de redes sociais. Atualmente, é professora do curso de Jornalismo no Centro Universitário Sagrado Coração - Unisagrado e membro do Observatório Brasileiro de Televisão Digital e Convergência Tecnológica - OBTED, da Escola de Comunicação e Artes da USP. Também atua como jornalista na Televisão Universitária Unesp desde 2009. Desempenhou as funções de repórter, editora de texto e apresentadora do telejornal diário da emissora. Também tem experiência em jornalismo impresso. Durante 2 anos, foi redatora na Editora Alto Astral em Bauru. Principais interesses de pesquisa: gêneros e formatos do telejornalismo; experiências e rotinas produtivas do telejornalismo em ambiente multiplataforma; análise do modo de endereçamento no telejornalismo.
Tempo de casa: 4 anos e 3 meses
Nome do curso: Jornalismo
Titulação: MESTRADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/9648138397833103
Qualificação:
Mestre em Mídia e Tecnologia (PPGMiT, FAAC) pela UNESP. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Paulista e especialista em Gestão de Conteúdo em Comunicação pela Universidade Metodista. É professor convidado em cursos de pós-graduação nas disciplinas de Mídias Sociais, sócio-proprietário de uma agência de comunicação digital, a Agência Vnew, e de um evento de comunicação e mídias digitais, o Blogando. Nos últimos três anos, foi tutor do Núcleo Integrado de Comunicação e Imprensa (NIIC-FAAC) e atuou na comunicação institucional da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design. Além das experiências citadas, já realizou estágio supervisionado de docência como professor temporário na disciplina de Telejornalismo I, na Unesp de Bauru
Tempo de casa: 2 anos e 9 meses
Nome do curso: Jornalismo
Titulação: Mestrado
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/3284092131860463
Qualificação:
Doutora em Comunicação pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design. Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (2014). Graduada em Comunicação Social - Hab. Publicidade e Propaganda pela Universidade do Sagrado Coração (2009). Técnica em Informática pelo CTI/Unesp (2005). Docente e tutora no Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO alocada no curso de Publicidade e Propaganda, atuando também nos cursos de Jornalismo, Design e cursos de pós graduação e EAD. Principais temas de estudos: publicidade e propaganda, tecnologias da informação e comunicação, marketing e marketing digital, direito à informação, governo digital, portais de serviços digitais de governo, design da experiência do usuário (UX Design).
Tempo de casa: 10 anos e 3 meses
Somente noturno
*Toda disciplina de 80 horas é ofertada a distância.
JORNALISMO CONDIÇÕES DE PAGAMENTO: * Parcelamento em 6x (janeiro a junho): * Parcelamento em 5x (fevereiro a junho): * Parcelamento em 4x (março a junho): • Pagamento à vista, do semestre: Valor total da semestralidade: R$ 6.502,02 *A configuração formal do ato de matrícula se dá após o aceite e adesão aos termos do contrato pela internet, no portal do aluno (www.unisagrado.edu.br), e condicionada à confirmação do pagamento da primeira parcela da semestralidade no prazo de matrícula.
CALOUROS INGRESSANTES EM 2025
6x de R$ 1.029,49 - para pagamento até o dia 8 (oito) de cada mês
ou
6x de R$ 1.083,67 - para pagamento após o dia 8 (oito) de cada mês
5x de R$ 1.235,38 - para pagamento até o dia 8 (oito) de cada mês
ou
5x de R$ 1.300,40 - para pagamento após o dia 8 (oito) de cada mês
4x de R$ 1.544,23 - para pagamento até o dia 8 (oito) de cada mês
ou
4x de R$ 1.625,50 - para pagamento após o dia 8 (oito) de cada mês
10% de desconto aplicado ao valor integral - R$ 5.851,81 para pagamento do 1º semestre à vista até o vencimento do boleto.
*solicitar o pagamento via setor Financeiro, através do WhatsApp (14) 99606-0900, opção 2, item 13, setor 132.
*Desconto não cumulativo.
(As condições acima se aplicam somente para ingressantes/calouros)
A área de atuação do jornalista é dinâmica e flexível, podendo trabalhar em diferentes veículos de comunicação, como jornais, revistas, rádio, TV e internet, além de empresas públicas e privadas. O jornalista formado pode exercer diversas funções, como a de assessor de imprensa, social media, fotojornalista, repórter, apresentador de TV, entre outras. Uma das áreas que mais cresce em empregabilidade é a digital, na qual o jornalista contribui com a produção de conteúdos informativos e noticiosos.
Pensando no futuro e na rapidez com que as informações vêm sendo divulgadas, os jornalistas estão se adaptando às transformações e inovações nos meios de comunicação, e as mídias digitais estão ocupando espaços cada vez maiores na sociedade, ou seja, os profissionais da área têm encontrado oportunidades interessantes de trabalho no meio digital. Entretanto, mídias tradicionais, como rádio e TV, seguem necessitando de bons profissionais. Outro destaque é a área corporativa, na qual o jornalista trabalha como assessor de imprensa ou assessor de comunicação de empresas públicas e privadas.
Prof.ª Dra. Vanessa Grazielli Bueno do Amaral
Telefone: (14) 2107-7040
E-mail: jornalismo@unisagrado.edu.br