Nota do curso no MEC: 4 (escala de 1 a 5)
Um curso que forma profissionais para atuarem nas mais diversas mídias, sempre em busca da inovação em Comunicação: isso é Jornalismo! A graduação oferece ao estudante diferentes possibilidades de inserção no mundo profissional, com disciplinas que vão desde Teorias da Comunicação até Redação Jornalística, Produção em Mídia Audiovisual, Interfaces Digitais, Fotojornalismo, Novas Narrativas e Produção Multimídia, Assessoria em Comunicação e Laboratório de Radiojornalismo. Há a preocupação em formar o estudante-pesquisador e prepará-lo também para buscar, de forma empreendedora, novas possibilidades de atuação no mercado de trabalho.
MATRIZ CURRICULAR | CH (horas) |
1º semestre | |
Comunicação e Expressão | 80 |
Ferramentas Tecnológicas em Artes Gráficas | 60 |
Habilidades Sociais no Contexto Acadêmico | 60 |
História da Mídia | 80 |
Técnicas e Práticas em Jornalismo | 60 |
2º semestre | |
Deontologia em Jornalismo | 60 |
Práticas de Edição em Áudio e Vídeo | 60 |
Redação Jornalística | 60 |
Sociologia da Responsabilidade Social | 80 |
Teorias da Comunicação | 80 |
3º semestre | |
Assessoria em Comunicação | 80 |
Ética e Cultura Religiosa | 60 |
Laboratório de Produção em Mídia Sonora | 60 |
Laboratório em Assessoria | 60 |
Teorias do Jornalismo | 80 |
4º semestre | |
Empreendedorismo | 60 |
Fotografia em Jornalismo | 60 |
Laboratório de Radiojornalismo | 60 |
Legislação em Jornalismo | 80 |
Marketing Contemporâneo | 60 |
5º semestre | |
Design da Informação: Gráfico e Editorial | 60 |
Experiência Extensionista I | 60 |
Introdução ao Conhecimento Científico | 80 |
Laboratório de Jornalismo Impresso | 60 |
Laboratório de Produção em Mídia Audiovisual | 60 |
6º semestre | |
Antropologia | 80 |
Cidadania, Cultura e Política | 80 |
Experiência do Usuário e Interface - UX/UI | 60 |
Experiência Extensionista II | 60 |
Laboratório de Telejornalismo | 60 |
Estágio | 200 |
7º semestre | |
Criatividade e Inovação em Jornalismo | 80 |
Estética e Semiótica Aplicada à Comunicação | 80 |
Laboratório de Fotojornalismo | 60 |
Laboratório de Webjornalismo | 60 |
Produção Científica em Jornalismo | 60 |
8º semestre | |
Modelos de Negócios para Projetos Jornalísticos | 60 |
Social Media para Jornalistas | 60 |
Sociologia da Comunicação | 80 |
Trabalho de Conclusão de Curso | 40 |
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais | 220 |
Nome do curso: Jornalismo
Titulação: Mestrado
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/1544020673542900
Qualificação:
Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e graduada em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (1995). É professora do ensino superior há 19 anos e ministra aulas para os cursos de graduação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda e para o MBA em Marketing Digital do Centro Universitário do Sagrado Coração (Unisagrado), em Bauru-SP. Como jornalista, atuou por 15 anos em redações do Interior de São Paulo, caso dos jornais Comércio do Jahu, Diário de Bauru, Folha de São Paulo e Jornal da Cidade, veículo em que exerceu a função de ombudsman e desenvolveu o Manual de Redação do Jornal da Cidade (uso interno). Tem experiência em Comunicação, área em que atua como pesquisadora, assessora e consultora de organizações, marcas e profissionais liberais nos segmentos de Comunicação Organizacional, Relacionamento com a Imprensa, Marketing de Conteúdo, Produção Sonora, Mídias Dirigidas e Estudos Midiáticos. É pesquisadora filiada à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
Tempo de casa: 13 anos e 7 meses
Nome do curso: Jornalismo
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/8570273300031214
Qualificação:
Doutora em Comunicação na Unesp (2020), mestre em Comunicação (2012) e graduada em jornalismo (2002) pela mesma instituição, e especialista em Estudos do Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). É professora no Unisagrado, em Bauru, nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Artes Visuais, Design, Design de Moda, Jogos Digitais. Participa do grupo de pesquisa MIDIAisthesis - Cultura Midiatizada e Experiência Estética (Unesp) e do GPECOM - Grupo de Pesquisa Comunicação, Mídia e Sociedade, onde desenvolve estudos que partem da linha de investigação crítica do universo das imagens e sua aplicação midiática apoiada nos estudos de Semiótica da Cultura, Teoria da Mídia e Estética. Tem experiência na área de Comunicação - Jornalismo, atuando como repórter de revista (texto e imagem) e Assessoria de Imprensa. Ministra as disciplinas de Fotografia Digital para os cursos Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Artes Visuais, Jogos Digitais, Design e Design de Moda; de Fotojornalismo e Assessoria em Comunicação e Laboratório em Assessoria.
Tempo de casa: 12 anos e 2 meses
Nome do curso: Jornalismo
Titulação: MESTRADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/0498297759542948
Qualificação:
Possui Mestrado em Design (2023) pela Unesp Bauru e Bacharelado em Design pelo Centro Universitário Sagrado Coração (2019). Primeiro colocado no concurso cultural da FK grupo com o projeto Lumos (2019) e participante do trio vencedor do Desafio de Design da lll Jornada de Design da Universidade Sagrado Coração com o projeto de identidade visual da marca já estabelecida no mercado Malva cosméticos (2018) Técnico em Design de Interiores pelo Centro Paula Souza (2015). Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho Industrial ergonômico, atuando principalmente nos seguintes temas: Ergonomia., design inclusivo., Inovação e Tecnologia Têxtil.
Tempo de casa: 1 ano e 3 meses
Nome do curso: Jornalismo
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/9958934842714355
Qualificação:
Graduada em Comunicação Social - habilitado em Relações Públicas (2007), Mestre em Comunicação (2011), Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Júlio Mesquita Filho e Especialista em Design Instrucional pela FAHE (2022). Atualmente é docente nos cursos de Comunicação e demais áreas do Centro Universitário do Sagrado Coração (UNISAGRADO) em Bauru/SP em disciplinas específicas de comunicação, Sociologia da Responsabilidade Social e Antropologia e professora conteudista nas áreas de comunicação e marketing. Tem experiência na área de Comunicação Organizacional, Relações Publicas e Marketing, Comunicação Midiática, Ciências Sociais (Sociologia e Antropologia) , Responsabilidade Socioambiental e Terceiro Setor.
Tempo de casa: 13 anos e 2 meses
Nome do curso: Jornalismo
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: https://lattes.cnpq.br/0020102617255690
Qualificação:
João Marcelo Ribeiro Soares é professor no Centro Universitário Sagrado Coração. É Doutor e Mestre em Design na área de Desenho de Produto e Bacharel em Programação Visual (Desenho Industrial) pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) do Campus de Bauru da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Tem experiência na área de desenho industrial, com ênfase em programação visual, atuando principalmente nos seguintes temas: design gráfico, tipografia, design editorial, design de interface gráfica e design da informação.
Tempo de casa: 8 anos e 9 meses
Nome do curso: Jornalismo
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/4631346037749676
Qualificação:
Doutora em Ciências pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo - FOB/USP (2016), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - LAEL da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2012), com especialização em Didática do Ensino Superior pela UNORP (2002) e aperfeiçoamento em Teachers' Links: Reflexão e Desenvolvimento para Professores de Inglês pelo COGEAE, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2008). Bacharel em Tradução pela USC Bauru - SP (2001), licenciada em Letras Inglês pelo Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto (2019). Atualmente, cursando Pedagogia para licenciados no UNISAGRADO. Pesquisadora e líder do grupo de pesquisa Estudos da Tradução (TRADUS - UNISAGRADO), docente na graduação nos cursos de Letras - Tradutor e Letras - Português e Inglês, docente responsável pelo Programa de Aprimoramento em Língua Inglesa, coordenadora do projeto de extensão Tradução e Acessibilidade no Audiovisual e professora orientadora do estágio de Letras - Tradutor no Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO. Professora - orientadora do subprojeto Letras e História do Programa Residência Pedagógica - CAPES - pelo UNISAGRADO. Docente no Ensino Médio, disciplina Língua Inglesa.
Tempo de casa: 14 anos e 7 meses
Nome do curso: Jornalismo
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/9090351067671648
Qualificação:
Doutora em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista - Unesp. É mestra em Televisão Digital e graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela mesma instituição. No doutorado, investigou as mudanças recentes no modo de endereçamento do Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, em razão da aproximação aos sites de redes sociais. Atualmente, é professora do curso de Jornalismo no Centro Universitário Sagrado Coração - Unisagrado e membro do Observatório Brasileiro de Televisão Digital e Convergência Tecnológica - OBTED, da Escola de Comunicação e Artes da USP. Também atua como jornalista na Televisão Universitária Unesp desde 2009. Desempenhou as funções de repórter, editora de texto e apresentadora do telejornal diário da emissora. Também tem experiência em jornalismo impresso. Durante 2 anos, foi redatora na Editora Alto Astral em Bauru. Principais interesses de pesquisa: gêneros e formatos do telejornalismo; experiências e rotinas produtivas do telejornalismo em ambiente multiplataforma; análise do modo de endereçamento no telejornalismo.
Tempo de casa: 3 anos e 9 meses
Nome do curso: Jornalismo
Titulação: MESTRADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/9648138397833103
Qualificação:
Mestre em Mídia e Tecnologia (PPGMiT, FAAC) pela UNESP. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Paulista e especialista em Gestão de Conteúdo em Comunicação pela Universidade Metodista. É professor convidado em cursos de pós-graduação nas disciplinas de Mídias Sociais, sócio-proprietário de uma agência de comunicação digital, a Agência Vnew, e de um evento de comunicação e mídias digitais, o Blogando. Nos últimos três anos, foi tutor do Núcleo Integrado de Comunicação e Imprensa (NIIC-FAAC) e atuou na comunicação institucional da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design. Além das experiências citadas, já realizou estágio supervisionado de docência como professor temporário na disciplina de Telejornalismo I, na Unesp de Bauru
Tempo de casa: 1 ano e 3 meses
Nome do curso: Jornalismo
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/6921688550262411
Qualificação:
Doutora em Comunicação pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista - UNESP - Bauru/SP. Mestre em Comunicação pela UNESP, Bauru-SP. Especialista em Docência do Ensino Superior e Metodologia e Gestão de Curso para Educação a Distância, MBA em Marketing e MBA em Gestão Ambiental. Possui Bacharelado em Administração e Ciências Contábeis pela Instituição Toledo de Ensino, Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Anhanguera e Psicologia pela Faculdade Anhanguera de Bauru. Diretora Acadêmica da Faculdade de Agudos. Docente do Centro Universitário do Sagrado Coração de Jesus (UNISAGRADO). Atuou como Docente da Faculdade Anhanguera de Bauru (2005 -2022) nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, CST em Marketing, CST em Gestão de Recursos Humanos, Agronomia, Engenharias e Pedagogia. Na Pós Graduação atua nos Cursos de MBA em Gestão de Pessoas, MBA em Estratégia de Negócios, MBA em Gestão Pública. Tem experiência em Empreendedorismo na área de Marketing e Comunicação Organizacional e como Coordenadora de Polo de Cursos do Ensino à Distância (EaD) (2013-2015), como Tutora à Distância (2012-2016), na Anhanguera Educacional. Atuou como Coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis na Faculdade de Agudos (FAAG) (2013-2015) e como Tutora à Distância (2012-2016), na Anhanguera Educacional. Atuou como Coordenadora Acadêmica (2015 - 2022), sendo responsável pela gestão, engajamento e liderança de coordenadores e professores; controle de resultados e elaboração/execução de planos de ação para atingimento de metas acadêmicas e de organização da Faculdade Anhanguera de Bauru. Membro de Núcleo Docente Estruturante e Colegiado de Curso. Atuou como Diretora da Faculdade Anhanguera de Bauru (2022-2023), realizando a gestão de recursos (pessoas, finanças e produtos), análise de indicadores, desenvolvimento dos times, desdobramento das estratégias em planos de ações táticos e operacionais; Na área de pesquisa em Gestão Empresarial, Educação do Ensino Superior, Comunicação Organizacional, Empreendedorismo, Marketing, Gestão do Conhecimento, Gestão de Pessoas e Estudos de Gêneros. Especialista em coordenação e orientação de equipes escolares de apoio técnico, operacional e administrativa. Experiência em liderar o desenvolvimento e implementação de Projetos Pedagógicos de Cursos, Planos de Ação Escolar para melhoria da aprendizagem discente. Experiente em docência no Ensino Superior, Legislação Educacional; Processos de Regulação Acadêmica, gestão de equipes e desenvolvimento de pessoa
Tempo de casa: 09 meses
Nome do curso: Jornalismo
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/8326777285580886
Qualificação:
Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Araraquara (2017), possui Mestrado em Televisão Digital (atual Mídia e Tecnologia) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Bauru (2012), Licenciatura em Marketing pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETPS (2011), MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2010), Graduação em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração (2019), Graduação em Tecnologia em Marketing pela Faculdade Anhanguera (2008) e Graduação em Comunicação Social habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Paulista - UNIP (2006). Possui experiência em marketing e em agência de comunicação nas áreas de atendimento e planejamento publicitário, social media e redação publicitária, atuando na Agência Exorde atualmente. Atuou como Docente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETPS) nas áreas de Gestão de Negócios, Marketing e Metodologia Científica nos cursos técnicos e lecionou na graduação e pós graduação das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) na área de Comunicação e Marketing. Atualmente, atua na graduação e pós-graduação do Centro Universitário Sagrado Coração (Unisagrado) nas áreas de Comunicação e Publicidade, Gestão e Marketing e Metodologia Científica, nas modalidades presencial, semipresencial e à distância e orienta trabalhos de conclusão de curso. Foi coordenadora do curso superior de Tecnologia em Marketing (2013 - 2015) e membro da Comissão de Ética em Pesquisa da instituição (2017 - 2021) e Coordenadora de EaD (2020-2021). Foi coordenadora do curso de pós-graduação de Comunicação e Marketing Digital do Unisagrado e, atualmente, é líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Mídia e Sociedade (GPECOM). Nas atividades do EaD atuou como gestora da equipe, professora conteudista e professora tutora em nível de graduação e pós graduação. Sua área de atuação e de pesquisa incluem as temáticas de Comunicação Organizacional, Planejamento e Gestão, Marketing e Comportamento do Consumidor, Metodologia Científica, Mídia e Educação, Tecnologias de Informação e Comunicação, Educação Assistida por Televisão Digital, Educação a Distância, Educação Superior e Gestão e Política Educacional.
Tempo de casa: 11 anos e 11 meses
Somente noturno
JORNALISMO CONDIÇÕES DE PAGAMENTO: * Parcelamento em 6x (janeiro a junho): • Pagamento à vista, do semestre: Valor total da semestralidade: R$ 6.502,02 *A configuração formal do ato de matrícula se dá após o aceite e adesão aos termos do contrato pela internet, no portal do aluno (www.unisagrado.edu.br), e condicionada à confirmação do pagamento da primeira parcela da semestralidade no prazo de matrícula.
CALOUROS INGRESSANTES EM 2025
6x de R$ 1.029,49 - para pagamento até o dia 8 (oito) de cada mês
ou
6x de R$ 1.083,67 - para pagamento após o dia 8 (oito) de cada mês
10% de desconto aplicado ao valor integral - R$ 5.851,81 para pagamento do 1º semestre à vista até o vencimento do boleto.
*solicitar o pagamento via setor Financeiro, através do WhatsApp (14) 99606-0900, opção 2, item 13, setor 132.
*Desconto não cumulativo.
(As condições acima se aplicam somente para ingressantes/calouros)
A área de atuação do jornalista é dinâmica e flexível, podendo trabalhar em diferentes veículos de comunicação, como jornais, revistas, rádio, TV e internet, além de empresas públicas e privadas. O jornalista formado pode exercer diversas funções, como a de assessor de imprensa, social media, fotojornalista, repórter, apresentador de TV, entre outras. Uma das áreas que mais cresce em empregabilidade é a digital, na qual o jornalista contribui com a produção de conteúdos informativos e noticiosos.
Pensando no futuro e na rapidez com que as informações vêm sendo divulgadas, os jornalistas estão se adaptando às transformações e inovações nos meios de comunicação, e as mídias digitais estão ocupando espaços cada vez maiores na sociedade, ou seja, os profissionais da área têm encontrado oportunidades interessantes de trabalho no meio digital. Entretanto, mídias tradicionais, como rádio e TV, seguem necessitando de bons profissionais. Outro destaque é a área corporativa, na qual o jornalista trabalha como assessor de imprensa ou assessor de comunicação de empresas públicas e privadas.
Prof. Dr. Danilo Leme Bressan
Telefone: (14) 2107-7040
E-mail: jornalismo@unisagrado.edu.br