Um curso que forma profissionais para atuarem nas mais diversas mídias, sempre em busca da inovação em Comunicação: isso é Jornalismo! A graduação oferece ao estudante diferentes possibilidades de inserção no mundo profissional, com disciplinas que vão desde Teorias da Comunicação até Redação Jornalística, Produção em Mídia Audiovisual, Interfaces Digitais, Fotojornalismo, Novas Narrativas e Produção Multimídia, Assessoria em Comunicação e Laboratório de Radiojornalismo. Há a preocupação em formar o estudante-pesquisador e prepará-lo também para buscar, de forma empreendedora, novas possibilidades de atuação no mercado de trabalho.
MATRIZ CURRICULAR | CH (horas) |
1º semestre | |
Métodos e Técnicas da Pesquisa | 72 |
Tecnologias da Informação e da Comunicação | 72 |
Edição de Áudio e Vídeo | 36 |
Redação Jornalística | 72 |
Cidadania, Cultura e Política | 72 |
Deontologia em Jornalismo | 36 |
2º semestre | |
Ética e Cultura Religiosa | 72 |
Laboratório de Jornalismo Impresso | 72 |
Fotografia | 72 |
Design da Informação: Gráfico e Editorial | 72 |
Produção em Mídia Sonora | 72 |
3º semestre | |
Fotojornalismo | 72 |
Produção em Mídia Audiovisual | 72 |
Produção em Mídia Digital | 72 |
Laboratório de Radiojornalismo | 72 |
Assessoria em Comunicação | 72 |
4º semestre | |
Eletiva I | 72 |
Estética e Semiótica | 72 |
Laboratório de Jornalismo Digital | 72 |
Teorias do Jornalismo | 72 |
Laboratório de Telejornalismo | 72 |
5º semestre | |
Eletiva II | 72 |
Sociologia da Comunicação | 36 |
Princípios de Marketing | 72 |
Interfaces Digitais | 36 |
Laboratório em Assessoria | 72 |
Novas Narrativas e Produção Multimídia | 72 |
6º semestre | |
Sociologia da Responsabilidade Social | 72 |
Projeto de Pesquisa em Jornalismo | 72 |
Central Integrada de Mídias | 72 |
Pesquisa da Prática em Jornalismo | 36 |
Estágio | 200 |
7º semestre | |
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais | 244 |
Empreendedorismo | 72 |
Tendências Contemporâneas em Jornalismo | 36 |
Trabalho de Conclusão de Curso: Orientação | 36 |
8º semestre | |
Comunicação e Expressão | 72 |
Legislação e Ética em Comunicação | 72 |
Teorias da Comunicação | 72 |
Introdução e História da Mídia | 72 |
Técnicas e Práticas em Jornalismo | 72 |
Nome do curso: Jornalismo
Titulação: Mestrado
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/1544020673542900
Qualificação:
Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e graduada em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (1995). É professora do ensino superior há 19 anos e ministra aulas para os cursos de graduação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda e para o MBA em Marketing Digital do Centro Universitário do Sagrado Coração (Unisagrado), em Bauru-SP. Como jornalista, atuou por 15 anos em redações do Interior de São Paulo, caso dos jornais Comércio do Jahu, Diário de Bauru, Folha de São Paulo e Jornal da Cidade, veículo em que exerceu a função de ombudsman e desenvolveu o Manual de Redação do Jornal da Cidade (uso interno). Tem experiência em Comunicação, área em que atua como pesquisadora, assessora e consultora de organizações, marcas e profissionais liberais nos segmentos de Comunicação Organizacional, Relacionamento com a Imprensa, Marketing de Conteúdo, Produção Sonora, Mídias Dirigidas e Estudos Midiáticos. É pesquisadora filiada à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
Tempo de casa: 12 anos e 9 meses
Nome do curso: Jornalismo
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/8570273300031214
Qualificação:
Doutora em Comunicação na Unesp (2020), mestre em Comunicação (2012) e graduada em jornalismo (2002) pela mesma instituição, e especialista em Estudos do Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). É professora no Unisagrado, em Bauru, nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Artes Visuais, Design, Design de Moda, Jogos Digitais. Participa do grupo de pesquisa MIDIAisthesis - Cultura Midiatizada e Experiência Estética (Unesp) e do GPECOM - Grupo de Pesquisa Comunicação, Mídia e Sociedade, onde desenvolve estudos que partem da linha de investigação crítica do universo das imagens e sua aplicação midiática apoiada nos estudos de Semiótica da Cultura, Teoria da Mídia e Estética. Tem experiência na área de Comunicação - Jornalismo, atuando como repórter de revista (texto e imagem) e Assessoria de Imprensa. Ministra as disciplinas de Fotografia Digital para os cursos Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Artes Visuais, Jogos Digitais, Design e Design de Moda; de Fotojornalismo e Assessoria em Comunicação e Laboratório em Assessoria.
Tempo de casa: 11 anos e 4 meses
Nome do curso: Jornalismo
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/9958934842714355
Qualificação:
Graduada em Comunicação Social - habilitado em Relações Públicas (2007), Mestre em Comunicação (2011), Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Júlio Mesquita Filho e Especialista em Design Instrucional pela FAHE (2022). Atualmente é docente nos cursos de Comunicação e demais áreas do Centro Universitário do Sagrado Coração (UNISAGRADO) em Bauru/SP em disciplinas específicas de comunicação, Sociologia da Responsabilidade Social e Antropologia e professora conteudista nas áreas de comunicação e marketing. Tem experiência na área de Comunicação Organizacional, Relações Publicas e Marketing, Comunicação Midiática, Ciências Sociais (Sociologia e Antropologia) , Responsabilidade Socioambiental e Terceiro Setor.
Tempo de casa: 12 anos e 4 meses
Nome do curso: Jornalismo
Titulação: DOUTORADO
Qualificação:
João Marcelo Ribeiro Soares é professor no Centro Universitário Sagrado Coração. É Doutor e Mestre em Design na área de Desenho de Produto e Bacharel em Programação Visual (Desenho Industrial) pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) do Campus de Bauru da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Tem experiência na área de desenho industrial, com ênfase em programação visual, atuando principalmente nos seguintes temas: design gráfico, tipografia, design editorial, design de interface gráfica e design da informação.
Tempo de casa: 7 anos e 11 meses
Nome do curso: Jornalismo
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/9090351067671648
Qualificação:
Doutora em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista - Unesp. É mestra em Televisão Digital e graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela mesma instituição. No doutorado, investigou as mudanças recentes no modo de endereçamento do Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, em razão da aproximação aos sites de redes sociais. Atualmente, é professora do curso de Jornalismo no Centro Universitário Sagrado Coração - Unisagrado e membro do Observatório Brasileiro de Televisão Digital e Convergência Tecnológica - OBTED, da Escola de Comunicação e Artes da USP. Também atua como jornalista na Televisão Universitária Unesp desde 2009. Desempenhou as funções de repórter, editora de texto e apresentadora do telejornal diário da emissora. Também tem experiência em jornalismo impresso. Durante 2 anos, foi redatora na Editora Alto Astral em Bauru. Principais interesses de pesquisa: gêneros e formatos do telejornalismo; experiências e rotinas produtivas do telejornalismo em ambiente multiplataforma; análise do modo de endereçamento no telejornalismo.
Tempo de casa: 2 anos e 11 meses
Nome do curso: Jornalismo
Titulação: MESTRADO
Qualificação:
Mestre em Mídia e Tecnologia (PPGMiT, FAAC) pela UNESP. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Paulista e especialista em Gestão de Conteúdo em Comunicação pela Universidade Metodista. É professor convidado em cursos de pós-graduação nas disciplinas de Mídias Sociais, sócio-proprietário de uma agência de comunicação digital, a Agência Vnew, e de um evento de comunicação e mídias digitais, o Blogando. Nos últimos três anos, foi tutor do Núcleo Integrado de Comunicação e Imprensa (NIIC-FAAC) e atuou na comunicação institucional da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design. Além das experiências citadas, já realizou estágio supervisionado de docência como professor temporário na disciplina de Telejornalismo I, na Unesp de Bauru
Tempo de casa: 05 meses
Nome do curso: Jornalismo
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/9746074673391084
Qualificação:
Doutora em Ciência sobre Arte - especialidade História, Teoria e Crítica da Música pelo Instituto Superior de Arte de Havana/Cuba (2009), com reconhecimento pela USP (2011) e Graduada em Música: Instrumento - piano pela Universidade Sagrado Coração (1998), em 2020 finalizou a Graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho. Atualmente é professora titular do Centro Universitário Sagrado Coração (Unisagrado, Área de Ciências Extas, Humanas e Sociais) no Curso de Artes - licenciatura, ministrando as disciplinas específicas de Música do referido curso e também Métodos e Técnicas da Pesquisa (para os cursos de licenciatura e bacharelado) e Pesquisa da Prática Pedagógica/Estágio (para licenciaturas). Coordenou o subprojeto de Música "As Músicas do Meu Brasil" pelo PIBID-USC de 2014 a 2017 e integrou a equipe da Residência Pedagógica Interdisciplinar (Artes e Língua Portuguesa/Inglesa) do Unisagrado. Atualmente coordena o subprojeto multidisciplinar Artes, Educação Física e Pedagogia "As Cores que nos Cercam" também do Programa Residência Pedagógica. Foi tutora virtual (2007 a 2009) e professora colaboradora do Curso EAD de Educação Musical da UAB-UFSCar nas disciplinas de História da Música 1 e 2 (2009 a 2011) o que proporcionou a publicação de dois Guias de Estudo pela EDUFSCar: "História da Música Ocidental: uma breve trajetória desde a Pré-História até o século XVII" e "História da Música Ocidental: uma breve trajetória desde o século XVIII até os dias atuais". Tem experiência na área de Artes, Música, com ênfase em Musicologia e na área de Educação (Educação Musical, EaD, educação remota).
Tempo de casa: 27 anos e 8 meses
Nome do curso: Jornalismo
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/8326777285580886
Qualificação:
Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Araraquara (2017), possui Mestrado em Televisão Digital (atual Mídia e Tecnologia) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Bauru (2012), Licenciatura em Marketing pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETPS (2011), MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2010), Graduação em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração (2019), Graduação em Tecnologia em Marketing pela Faculdade Anhanguera (2008) e Graduação em Comunicação Social habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Paulista - UNIP (2006). Possui experiência em marketing e em agência de comunicação nas áreas de atendimento e planejamento publicitário, social media e redação publicitária, atuando na Agência Exorde atualmente. Atuou como Docente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETPS) nas áreas de Gestão de Negócios, Marketing e Metodologia Científica nos cursos técnicos e lecionou na graduação e pós graduação das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) na área de Comunicação e Marketing. Atualmente, atua na graduação e pós-graduação do Centro Universitário Sagrado Coração (Unisagrado) nas áreas de Comunicação e Publicidade, Gestão e Marketing e Metodologia Científica, nas modalidades presencial, semipresencial e à distância e orienta trabalhos de conclusão de curso. Foi coordenadora do curso superior de Tecnologia em Marketing (2013 - 2015) e membro da Comissão de Ética em Pesquisa da instituição (2017 - 2021) e Coordenadora de EaD (2020-2021). Foi coordenadora do curso de pós-graduação de Comunicação e Marketing Digital do Unisagrado e, atualmente, é líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Mídia e Sociedade (GPECOM). Nas atividades do EaD atuou como gestora da equipe, professora conteudista e professora tutora em nível de graduação e pós graduação. Sua área de atuação e de pesquisa incluem as temáticas de Comunicação Organizacional, Planejamento e Gestão, Marketing e Comportamento do Consumidor, Metodologia Científica, Mídia e Educação, Tecnologias de Informação e Comunicação, Educação Assistida por Televisão Digital, Educação a Distância, Educação Superior e Gestão e Política Educacional.
Tempo de casa: 10 anos e 1 mês
Nome do curso: Jornalismo
Titulação: MESTRADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/4850685022685074
Qualificação:
Palhaço, professor, ator, produtor cultural e pesquisador desde 2004. Ex-Coordenador do curso de Teatro / Bacharelado e professor de Teatro e Artes Licenciatura e Ex-coordenador da Pós-Especialização de Gestão Cultural na Unisagrado - Bauru/SP. Doutor em estudos teatrais e spectacle vivant pela Université Paul-Valéry Montpellier 3 / França em 2018. Bolsa da CAPES de doutorado pleno no exterior entre 2012 a 2015. Mestre pela Universidade Charles de Gaulle / França em 2011 sobre as pedagogias clownescas de Jesús Jara e Sue Morrison. Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2006. Advogado e Bacharel em Direito pela PUC-Minas em 2001. Participou da formação em clown no CNAC (Centre national des arts du cirque) em Chalon en Champagne/França e do estágio internacional de commedia dell'arte na AIDAS (Académie Internationale des arts du spectacle) em Versailles/França, ambos em 2012. Criação e jogo de máscara com a Famillie Flöz em Berlin /Alemanha e Nyons / França. Criador, artista e produtor da Cia Amora no Pé com o 1º projeto Fanfarra Toque que Cura desde 2022. Fundador e palhaço da Cia da Bobagem onde realizou residências artísticas, espetáculos e oficinas nacionais e europeias desde 2007. Professor de teatro concursado na cidade de Contagem/BR de 2007 a 2010. A pesquisa é uma experiência na área de teatro como professor, ator, palhaço e produtor cultural. A ênfase está na formação e criação com a linguagem do teatro, do palhaço e da brincadeira com máscaras e suas múltiplas possibilidades em diferentes áreas.
Tempo de casa: 7 anos e 4 meses
Nome do curso: Jornalismo
Titulação: MESTRADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/3284092131860463
Qualificação:
Doutora em Comunicação pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design. Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (2014). Graduada em Comunicação Social - Hab. Publicidade e Propaganda pela Universidade do Sagrado Coração (2009). Técnica em Informática pelo CTI/Unesp (2005). Docente e tutora no Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO alocada no curso de Publicidade e Propaganda, atuando também nos cursos de Jornalismo, Design e cursos de pós graduação e EAD. Principais temas de estudos: publicidade e propaganda, tecnologias da informação e comunicação, marketing e marketing digital, direito à informação, governo digital, portais de serviços digitais de governo, design da experiência do usuário (UX Design).
Tempo de casa: 8 anos e 11 meses
Somente noturno
Edital 09/2023 – Fixação de Encargos Educacionais – Cursos de Graduação - Presencial 2º Semestre/2023 - Clique Aqui!
CALOUROS INGRESSANTES EM 2024
JORNALISMO
CONDIÇÕES DE PAGAMENTO:
• Parcelamento em 6x (janeiro a junho):
6x de R$ 953,23 - para pagamento até o dia 8 (oito) de cada mês
ou
6x de R$ 1.003,40 - para pagamento após o dia 8 (oito) de cada mês
• Pagamento à vista:
10% de desconto aplicado ao valor integral - R$ 5.418,35 para pagamento do 1º semestre à vista até o vencimento do boleto.
*Desconto não cumulativo.
(As condições acima se aplicam somente para ingressantes/calouros)
Valor total da semestralidade: R$ 6.020,38
*A configuração formal do ato de matrícula se dá após o aceite e adesão aos termos do contrato pela internet, no portal do aluno (www.unisagrado.edu.br), e condicionada à confirmação do pagamento da primeira parcela da semestralidade no prazo de matrícula.
Renovação de Reconhecimento – Portaria MEC – Nº 205 de 25/06/2020
A área de atuação do jornalista é dinâmica e flexível, podendo trabalhar em diferentes veículos de comunicação, como jornais, revistas, rádio, TV e internet, além de empresas públicas e privadas. O jornalista formado pode exercer diversas funções, como a de assessor de imprensa, social media, fotojornalista, repórter, apresentador de TV, entre outras. Uma das áreas que mais cresce em empregabilidade é a digital, na qual o jornalista contribui com a produção de conteúdos informativos e noticiosos.
Pensando no futuro e na rapidez com que as informações vêm sendo divulgadas, os jornalistas estão se adaptando às transformações e inovações nos meios de comunicação, e as mídias digitais estão ocupando espaços cada vez maiores na sociedade, ou seja, os profissionais da área têm encontrado oportunidades interessantes de trabalho no meio digital. Entretanto, mídias tradicionais, como rádio e TV, seguem necessitando de bons profissionais. Outro destaque é a área corporativa, na qual o jornalista trabalha como assessor de imprensa ou assessor de comunicação de empresas públicas e privadas.
Prof.ª Dra. Vanessa Grazielli Bueno do Amaral
Telefone: (14) 2107-7040
E-mail: jornalismo@unisagrado.edu.br