Nota do curso no MEC: 4 (escala de 1 a 5)
Um curso que forma profissionais para atuarem nas mais diversas mídias, sempre em busca da inovação em Comunicação: isso é Jornalismo! A graduação oferece ao estudante diferentes possibilidades de inserção no mundo profissional, com disciplinas que vão desde Teorias da Comunicação até Redação Jornalística, Produção em Mídia Audiovisual, Interfaces Digitais, Fotojornalismo, Novas Narrativas e Produção Multimídia, Assessoria em Comunicação e Laboratório de Radiojornalismo. Há a preocupação em formar o estudante-pesquisador e prepará-lo também para buscar, de forma empreendedora, novas possibilidades de atuação no mercado de trabalho.
MATRIZ CURRICULAR | CH (horas) |
1º semestre | |
Comunicação e Expressão | 80 |
Ferramentas Tecnológicas em Artes Gráficas | 60 |
Habilidades Sociais no Contexto Acadêmico | 60 |
Técnicas e Práticas em Jornalismo | 60 |
História da Mídia | 0 |
2º semestre | |
Deontologia em Jornalismo | 60 |
Práticas de Edição em Áudio e Vídeo | 60 |
Redação Jornalística | 60 |
Sociologia da Responsabilidade Social | 80 |
Teorias da Comunicação | 0 |
3º semestre | |
Assessoria em Comunicação | 80 |
Ética e Cultura Religiosa | 60 |
Laboratório de Produção em Mídia Sonora | 60 |
Laboratório em Assessoria | 60 |
Teorias do Jornalismo | 0 |
Produção de Conteúdo; Estratégias Narrativas em Comunicação | 0 |
4º semestre | |
Empreendedorismo | 60 |
Fotografia em Jornalismo | 60 |
Laboratório de Radiojornalismo | 60 |
Legislação em Jornalismo | 80 |
Marketing Contemporâneo | 60 |
5º semestre | |
Design da Informação: Gráfico e Editorial | 60 |
Experiência Extensionista I | 60 |
Introdução ao Conhecimento Científico | 80 |
Laboratório de Jornalismo Impresso | 60 |
Laboratório de Produção em Mídia Audiovisual | 60 |
6º semestre | |
Antropologia | 80 |
Cidadania, Cultura e Política | 80 |
Experiência do Usuário e Interface - UX/UI | 60 |
Experiência Extensionista II | 60 |
Laboratório de Telejornalismo | 60 |
Estágio | 200 |
7º semestre | |
Criatividade e Inovação em Jornalismo | 80 |
Estética e Semiótica Aplicada à Comunicação | 80 |
Laboratório de Fotojornalismo | 60 |
Laboratório de Webjornalismo | 60 |
Produção Científica em Jornalismo | 60 |
8º semestre | |
Modelos de Negócios para Projetos Jornalísticos | 60 |
Social Media para Jornalistas | 60 |
Sociologia da Comunicação | 80 |
Trabalho de Conclusão de Curso | 40 |
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais | 220 |
Nome do curso: Jornalismo
Titulação: Mestrado
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/1544020673542900
Qualificação:
Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e graduada em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (1995). É professora do ensino superior há 19 anos e ministra aulas para os cursos de graduação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda e para o MBA em Marketing Digital do Centro Universitário do Sagrado Coração (Unisagrado), em Bauru-SP. Como jornalista, atuou por 15 anos em redações do Interior de São Paulo, caso dos jornais Comércio do Jahu, Diário de Bauru, Folha de São Paulo e Jornal da Cidade, veículo em que exerceu a função de ombudsman e desenvolveu o Manual de Redação do Jornal da Cidade (uso interno). Tem experiência em Comunicação, área em que atua como pesquisadora, assessora e consultora de organizações, marcas e profissionais liberais nos segmentos de Comunicação Organizacional, Relacionamento com a Imprensa, Marketing de Conteúdo, Produção Sonora, Mídias Dirigidas e Estudos Midiáticos. É pesquisadora filiada à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
Tempo de casa: 14 anos e 6 meses
Nome do curso: Jornalismo
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/8570273300031214
Qualificação:
Doutora em Comunicação na Unesp (2020), mestre em Comunicação (2012) e graduada em jornalismo (2002) pela mesma instituição, e especialista em Estudos do Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). É professora no Unisagrado, em Bauru, nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Artes Visuais, Design, Design de Moda, Jogos Digitais. Participa do grupo de pesquisa MIDIAisthesis - Cultura Midiatizada e Experiência Estética (Unesp) e do GPECOM - Grupo de Pesquisa Comunicação, Mídia e Sociedade, onde desenvolve estudos que partem da linha de investigação crítica do universo das imagens e sua aplicação midiática apoiada nos estudos de Semiótica da Cultura, Teoria da Mídia e Estética. Tem experiência na área de Comunicação - Jornalismo, atuando como repórter de revista (texto e imagem) e Assessoria de Imprensa. Ministra as disciplinas de Fotografia Digital para os cursos Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Artes Visuais, Jogos Digitais, Design e Design de Moda; de Fotojornalismo e Assessoria em Comunicação e Laboratório em Assessoria.
Tempo de casa: 13 anos e 1 mês
Nome do curso: Jornalismo
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/9958934842714355
Qualificação:
Graduada em Comunicação Social - habilitado em Relações Públicas (2007), Mestre em Comunicação (2011), Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Júlio Mesquita Filho e Especialista em Design Instrucional pela FAHE (2022). Atualmente é docente nos cursos de Comunicação e demais áreas do Centro Universitário do Sagrado Coração (UNISAGRADO) em Bauru/SP em disciplinas específicas de comunicação, Sociologia da Responsabilidade Social e Antropologia e professora conteudista nas áreas de comunicação e marketing. Tem experiência na área de Comunicação Organizacional, Relações Publicas e Marketing, Comunicação Midiática, Ciências Sociais (Sociologia e Antropologia) , Responsabilidade Socioambiental e Terceiro Setor.
Tempo de casa: 14 anos e 1 mês
Nome do curso: Jornalismo
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: https://lattes.cnpq.br/0020102617255690
Qualificação:
João Marcelo Ribeiro Soares é professor no Centro Universitário Sagrado Coração. É Doutor e Mestre em Design na área de Desenho de Produto e Bacharel em Programação Visual (Desenho Industrial) pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) do Campus de Bauru da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Tem experiência na área de desenho industrial, com ênfase em programação visual, atuando principalmente nos seguintes temas: design gráfico, tipografia, design editorial, design de interface gráfica e design da informação.
Tempo de casa: 9 anos e 8 meses
Nome do curso: Jornalismo
Titulação: MESTRADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/9648138397833103
Qualificação:
Mestre em Mídia e Tecnologia (PPGMiT, FAAC) pela UNESP. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Paulista e especialista em Gestão de Conteúdo em Comunicação pela Universidade Metodista. É professor convidado em cursos de pós-graduação nas disciplinas de Mídias Sociais, sócio-proprietário de uma agência de comunicação digital, a Agência Vnew, e de um evento de comunicação e mídias digitais, o Blogando. Nos últimos três anos, foi tutor do Núcleo Integrado de Comunicação e Imprensa (NIIC-FAAC) e atuou na comunicação institucional da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design. Além das experiências citadas, já realizou estágio supervisionado de docência como professor temporário na disciplina de Telejornalismo I, na Unesp de Bauru
Tempo de casa: 2 anos e 2 meses
Nome do curso: Jornalismo
Titulação: MESTRADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/4850685022685074
Qualificação:
Palhaço, professor, ator, produtor cultural e pesquisador desde 2004. Ex-Coordenador do curso de Teatro / Bacharelado e professor de Teatro e Artes Licenciatura e Ex-coordenador da Pós-Especialização de Gestão Cultural na Unisagrado - Bauru/SP. Doutor em estudos teatrais e spectacle vivant pela Université Paul-Valéry Montpellier 3 / França em 2018. Bolsa da CAPES de doutorado pleno no exterior entre 2012 a 2015. Mestre pela Universidade Charles de Gaulle / França em 2011 sobre as pedagogias clownescas de Jesús Jara e Sue Morrison. Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2006. Advogado e Bacharel em Direito pela PUC-Minas em 2001. Participou da formação em clown no CNAC (Centre national des arts du cirque) em Chalon en Champagne/França e do estágio internacional de commedia dell'arte na AIDAS (Académie Internationale des arts du spectacle) em Versailles/França, ambos em 2012. Criação e jogo de máscara com a Famillie Flöz em Berlin /Alemanha e Nyons / França. Criador, artista e produtor da Cia Amora no Pé com o 1º projeto Fanfarra Toque que Cura desde 2022. Fundador e palhaço da Cia da Bobagem onde realizou residências artísticas, espetáculos e oficinas nacionais e europeias desde 2007. Professor de teatro concursado na cidade de Contagem/BR de 2007 a 2010. A pesquisa é uma experiência na área de teatro como professor, ator, palhaço e produtor cultural. A ênfase está na formação e criação com a linguagem do teatro, do palhaço e da brincadeira com máscaras e suas múltiplas possibilidades em diferentes áreas.
Tempo de casa: 9 anos e 1 mês
Somente noturno
*Toda disciplina de 80 horas é ofertada a distância.
JORNALISMO CONDIÇÕES DE PAGAMENTO: * Parcelamento em 6x (janeiro a junho): * Parcelamento em 5x (fevereiro a junho): * Parcelamento em 4x (março a junho): • Pagamento à vista, do semestre: Valor total da semestralidade: R$ 6.502,02 *A configuração formal do ato de matrícula se dá após o aceite e adesão aos termos do contrato pela internet, no portal do aluno (www.unisagrado.edu.br), e condicionada à confirmação do pagamento da primeira parcela da semestralidade no prazo de matrícula. Edital 08/2025 – Fixação de Encargos Educacionais - clique aqui!
CALOUROS INGRESSANTES EM 2025
6x de R$ 1.029,49 - para pagamento até o dia 8 (oito) de cada mês
ou
6x de R$ 1.083,67 - para pagamento após o dia 8 (oito) de cada mês + multa e juros atualizados.
5x de R$ 1.235,38 - para pagamento até o dia 8 (oito) de cada mês
ou
5x de R$ 1.300,40 - para pagamento após o dia 8 (oito) de cada mês + multa e juros atualizados.
4x de R$ 1.544,23 - para pagamento até o dia 8 (oito) de cada mês
ou
4x de R$ 1.625,50 - para pagamento após o dia 8 (oito) de cada mês + multa e juros atualizados.
10% de desconto aplicado ao valor integral - R$ 5.851,81 para pagamento do 1º semestre à vista até o vencimento do boleto.
*solicitar o pagamento via setor Financeiro, através do WhatsApp (14) 99858-0608, opção 2, item 13, setor 132.
*Desconto não cumulativo.
(As condições acima se aplicam somente para ingressantes/calouros)
A área de atuação do jornalista é dinâmica e flexível, podendo trabalhar em diferentes veículos de comunicação, como jornais, revistas, rádio, TV e internet, além de empresas públicas e privadas. O jornalista formado pode exercer diversas funções, como a de assessor de imprensa, social media, fotojornalista, repórter, apresentador de TV, entre outras. Uma das áreas que mais cresce em empregabilidade é a digital, na qual o jornalista contribui com a produção de conteúdos informativos e noticiosos.
Pensando no futuro e na rapidez com que as informações vêm sendo divulgadas, os jornalistas estão se adaptando às transformações e inovações nos meios de comunicação, e as mídias digitais estão ocupando espaços cada vez maiores na sociedade, ou seja, os profissionais da área têm encontrado oportunidades interessantes de trabalho no meio digital. Entretanto, mídias tradicionais, como rádio e TV, seguem necessitando de bons profissionais. Outro destaque é a área corporativa, na qual o jornalista trabalha como assessor de imprensa ou assessor de comunicação de empresas públicas e privadas.
Prof.ª Dra. Vanessa Grazielli Bueno do Amaral
Telefone: (14) 2107-7040
E-mail: jornalismo@unisagrado.edu.br