Facebook Pixel Fallback

Jornalismo

Titulação: Bacharel

Duração: 4 anos

Lançamento: 1998

Período: Noturno

Reconhecimento: Renovado Reconhecimento - Portaria MEC - Nº 272 de 03/04/2017 Avaliação do MEC: Nota 4

Sobre o Curso

Conhecido como o profissional da notícia, o jornalista é responsável pela divulgação de informações por meio de veículos de comunicação, como jornais, revistas, rádio, TV e Internet. É o profissional que apura, interpreta e edita os fatos jornalísticos, com o objetivo de transformá-los em notícias e reportagens a serem veiculadas.

No UNISAGRADO, o curso de Jornalismo forma profissionais para atuarem em veículos de comunicação como revistas, jornais, emissoras de rádio e de televisão. Além disso, oferece disciplinas de formação em Jornalismo Digital, um mercado em ascensão, e em Assessoria de Imprensa, outra grande fonte empregadora.

Há a preocupação em formar o estudante-pesquisador e prepará-lo, também, para buscar, de forma empreendedora, novas possibilidades de atuação no mercado.

Um dos destaques do curso de Jornalismo do UNISAGRADO são os produtos laboratoriais e os projetos extracurriculares. As melhores matérias são divulgadas na TV UNISAGRADO (canal a cabo) e nos jornais Círculo, Campus e na revista Campus Magazine. Há, ainda, os projetos de pesquisa e de Iniciação Científica e as atividades de extensão, como a Webrádio UNISAGRADO, que veicula programação produzida pelos alunos.

Grade Curricular

Disciplina Carga Horária
Comunicação e Expressão 72 Horas
Introdução e História da Mídia 72 Horas
Legislação e Ética em Comunicação 72 Horas
Técnicas e Práticas em Jornalismo 72 Horas
Tecnologias da Informação e da Comunicação 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Cidadania, Cultura e Política 72 Horas
Deontologia em Jornalismo 36 Horas
Edição de Áudio e Vídeo 36 Horas
Métodos e Técnicas da Pesquisa 72 Horas
Redação Jornalística 72 Horas
Teorias da Comunicação 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Design da Informação: Gráfico e Editorial 72 Horas
Ética e Cultura Religiosa 72 Horas
Fotografia 72 Horas
Laboratório de Jornalismo Impresso 72 Horas
Produção em Mídia Sonora 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Assessoria em Comunicação 72 Horas
Fotojornalismo 72 Horas
Laboratório de Radiojornalismo 72 Horas
Produção em Mídia Audiovisual 72 Horas
Produção em Mídia Digital 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Eletiva I 72 Horas
Estética e Semiótica 72 Horas
Laboratório de Jornalismo Digital 72 Horas
Laboratório de Telejornalismo 72 Horas
Teorias do Jornalismo 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Eletiva II 72 Horas
Interfaces Digitais 36 Horas
Laboratório em Assessoria 72 Horas
Novas Narrativas e Produção Multimídia 72 Horas
Princípios de Marketing 72 Horas
Sociologia da Comunicação 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Central Integrada de Mídias 72 Horas
Estágio 200 Horas
Pesquisa da Prática em Jornalismo 36 Horas
Projeto de Pesquisa em Jornalismo 72 Horas
Sociologia da Responsabilidade Social 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 244 Horas
Empreendedorismo 72 Horas
Tendências Contemporâneas em Jornalismo 36 Horas
Trabalho de Conclusão de Curso: Orientação 36 Horas


Corpo Docente

Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui mestrado em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e graduação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (1995). É professora do ensino superior há 16 anos e ministra aulas para os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Design de Moda da Universidade do Sagrado Coração, em Bauru-SP. Como jornalista, atuou por 15 anos em redações do Interior de São Paulo, caso dos jornais Comércio do Jahu, Diário de Bauru, Folha de São Paulo e Jornal da Cidade, veículo em que exerceu a função de ombudsman e desenvolveu o Manual de Redação do Jornal da Cidade (uso interno). Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Jornalismo, com ênfase em Jornalismo Radiofônico e Jornalismo Impresso, e Assessoria em Comunicação, com ênfase em Media Training e Comunicação Dirigida, o que a motivou a fundar, em 2018, junto com mais dois sócios, a Mazs Comunicação, com sede em Bauru - SP. É pesquisadora filiada à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
Tempo de casa 9 Anos e 4 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Doutora em Comunicação na Unesp (2020), mestre em Comunicação (2012) e graduada em jornalismo (2002) pela mesma instituição, e especialista em Estudos do Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). É professora no Unisagrado, em Bauru, nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design, Design de Moda e Relações Públicas. Participa do grupo de pesquisa MIDIAisthesis - Cultura Midiatizada e Experiência Estética (Unesp) e do GPECOM - Grupo de Pesquisa Comunicação, Mídia e Sociedade, onde desenvolve estudos que partem da linha de investigação crítica do universo das imagens e sua aplicação midiática apoiada nos estudos de Semiótica da Cultura, Teoria da Mídia e Estética. Tem experiência na área de Comunicação - Jornalismo, atuando como repórter de revista (texto e imagem) e Assessoria de Imprensa. Ministra as disciplinas de Estética e Semiótica, Fotografia Digital para Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design e Design de Moda, Fotojornalismo e Assessoria de Imprensa.
Tempo de casa 7 Anos e 11 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Mestre em Direito Constitucional e Especialista em Direito pela Instituição Toledo de Ensino (ITE), Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Bauru (FDB) e Especialista em Gestão e Formação de Educadores em Turismo pela Universidade do Sagrado Coração. Professor dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação do Centro Universitario Sagrado Coração. Advogado atuante na Comarca de Bauru e em outras Comarcas do Estado de São Paulo.
Tempo de casa 22 Anos e 5 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Graduada em Comunicação Social - habilitado em Relações Públicas (2007), Mestre em Comunicação (2011) e Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Júlio Mesquita Filho. Atualmente é docente nos cursos de comunicação do Centro Universitário do Sagrado Coração (UNISAGRADO) em Bauru/SP e na Faculdade Eduvale de Avaré/SP e professora conteudista nas áreas de comunicação e ciências sociais. Tem experiência na área de Comunicação Organizacional/Relações Públicas, Comunicação Midiática, Ciências Sociais (Sociologia e Antropologia) , Responsabilidade Socioambiental e Terceiro Setor.
Tempo de casa 8 Anos e 11 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista - Unesp/Marília. Mestre em TV Digital: Informação e Conhecimento, na linha de pesquisa Educação Assistida por Televisão Digital, pela Universidade Estadual Paulista - Unesp/Bauru (2010), onde também cursou graduação em Comunicação Social - Jornalismo (2004). É especialista em Gestão da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2006). Trabalha na TV Unesp como editora de texto, apresentadora e repórter. Atua como professora substituta na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - Faac/Unesp em nível de graduação. Também tem experiência em mídia impressa nos segmentos de revistas femininas em geral e de Educação
Tempo de casa 11 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Doutora em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Mestra em Comunicação e graduada em Comunicação Social, Jornalismo, também pela Unesp. No doutorado, como bolsista Capes, investigou o ciclo da reportagem hipermídia em uma abordagem sistêmica e relacional. No mestrado, desenvolveu pesquisa sobre o impacto das novas tecnologias de comunicação e informação na consagração artística de músicos independentes. Atuou profissionalmente como jornalista durante doze anos e foi docente no curso de Jornalismo da Unesp de Bauru (SP). Foi editora-assistente da revista Comunicação Midiática (PPGCom-Unesp). Principais interesses de pesquisa: webjornalismo; midiatização da sociedade; ecologia dos meios; reportagem; sociologia profissional dos jornalistas; novos formatos jornalísticos.
Tempo de casa 1 Ano e 2 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Doutoranda e Mestrado (2013) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), PPG Design. Especialista em Gestão do Design (2008) e Bacharelado em Estilismo em Moda (2005) pela Universidade Estadual de Londrina. Desde 2011 atua como Professora de cursos de moda, possui experiência em confecções na área de vestuário. É integrante do Laboratório de Pesquisa, Extensão e Ensino Design Contemporâneo (LabDesign) e do Grupo de Pesquisa em Design Contemporâneo: sistemas, objetos, cultura (CNPq/UNESP). Atua principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de produto, tecnologia da confecção, design inclusivo, modelagem e design sustentável.
Tempo de casa 2 Anos e 11 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de São José do Rio Preto. Mestre em Literatura e Vida Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Assis. Possui graduação em Letras/Italiano pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Possui graduação em Letras/Inglês pela UNIUBE. Possui graduação em Pedagogia. Atua principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, literatura italiana, literatura comparada, Século XX. Atua como pesquisadora no grupo de pesquisa "Narrativas maravilhosas, míticas ou populares: da oralidade à Literatura".
Tempo de casa 11 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Sagrado Coração (2009) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é professor auxiliar do Centro Universitário Sagrado Coração (USC). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento de Imagens Médicas, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento e segmentação de imagens digitais, Java, câncer de mama e redes neurais artificiais.
Tempo de casa 3 Anos e 11 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Doutor em Comunicação pela UNESP, possui mestrado em Comunicação pela UNESP (2012) e graduação em Comunicação Social - Hab. Publicidade e Propaganda pela Universidade Sagrado Coração (2005). Atualmente é coordenador do curso de Publicidade e Propaganda e docente da Universidade Sagrado Coração nos cursos de Marketing, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Fundamentos Teóricos da Comunicação, Criação e Produção em Multimídias, Comportamento do Consumidor, Pesquisa de Mercado, Redação Publicitária e Criação e Produção Gráfica e Publicitária. É coordenador do projeto de extensão: Agência Experimental de Publicidade e Propaganda - G-15, integrante do programa de extensão em Comunicação 3.0 da USC. É pesquisador do GPECOM - Grupo de Pesquisa Comunicação, Mídia e Sociedade..
Tempo de casa 13 Anos e 5 Meses

Recursos Disponíveis

Espaços Específicos

Espaços Comuns



Atividades do Curso

  • Projetos de Extensão
  • Aulas teóricas e práticas
  • Visitas Técnicas
  • Eventos Científicos

Você Sabia?

O Curso de Jornalismo do UNISAGRADO tem acumulado prêmios e participações em diversos eventos de renome. Nos últimos anos, estudantes do curso ganharam prêmios no concurso Novos Talentos do Jornalismo, do Jornal da Cidade de Bauru em parceria com a Jornal Jr.. Também foram finalistas no Prêmio Fernando Pacheco Jordão, promovido pelo Instituto Vladimir Herzog.

Em 2013, trabalhos produzidos por alunos e orientados por professores do curso foram escolhidos entre os cinco melhores da região Sudeste na Exposição de Comunicação (Expocom) da Sociedade de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (Intercom) nas categorias jornalismo literário, melhor roteiro de ficção, jornalismo opinativo e fotografia jornalística.

A profissão de jornalista está relacionada à defesa da justiça social por meio da divulgação das informações de interesse público.

A atividade tem como marco a Revolução Francesa, que pregava a fraternidade, igualdade e liberdade. É desse período a origem de alguns dos valores do Jornalismo, tais como a transparência das informações (contra o obscurantismo) e a busca pela igualdade de direitos e deveres (contra a tirania e a concentração de poder).

Nesse sentido, o jornalista é, em essência, um profissional político, que exerce a atividade de escrever sobre questões sociais que fogem ao que é considerado normal e ético, como a corrupção, a fim de fazer a diferença na sociedade em que está inserido.

Como profissional do texto, o jornalista também domina o texto e as suas variações, as quais derivam do suporte no qual é veiculado (rádio, televisão, jornal, revista e Internet, por exemplo).

Para exercer a profissão, deve ser curioso e observador, informar-se e estudar de maneira contínua e gostar muito de ler e escrever, atividades básicas para seu exercício profissional.

O jornalista é o profissional responsável por apurar, interpretar e editar fatos jornalísticos, com o objetivo de transformá-los em notícias e reportagens de interesse público para serem veiculadas nos mais diversos meios de comunicação.

Também cabe ao jornalista planejar, executar e avaliar projetos na área de comunicação, seja em instituições públicas, privadas ou de terceiro setor.

Curioso, observador e capacitado para a interpretação crítica, o jornalista pode atuar em pesquisas bibliográficas ou de campo, coordenar e realizar projetos gráficos e coberturas fotojornalísticas.

 


Informações Adicionais

  • Os cursos de Graduação ministrados pelo UNISAGRADO, mantido pelo Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, estão distribuídos e valorados em Edital de Fixação de Encargos Educacionais publicado.
  • Os valores das mensalidades estão sujeitos aos reajustes, conforme contrato de Prestação de Serviços Educacionais, ficando assegurada a possibilidade de alteração de valores que visem preservar o equilíbrio contratual, caso qualquer mudança legislativa ou normativa, editada pelo Poder Público, altere a equação econômico-financeira da Instituição de Ensino.
  • A configuração formal do ato de matrícula se dá após o aceite e adesão aos termos do contrato pela internet, no portal do aluno (www.unisagrado.edu.br), e condicionada à confirmação do pagamento da primeira parcela da semestralidade no prazo de matrícula.
  • Os boletos de pagamento não serão enviados por correios, e deverão ser acessados e impressos, mensalmente através do portal do aluno (www.unisagrado.edu.br), ícone financeiro, ou solicitar através dos meios de comunicação do UNISAGRADO.
  • O aluno calouro desistente que rescindir o contrato em até 07 (sete) dias corridos após o início das aulas, terá retida a importância equivalente a 20% da primeira parcela da semestralidade.
  • No caso de rescisão do contrato, por estudantes veteranos (alunos que não sejam calouros), em qualquer tempo após a matrícula, ou por calouros, após o prazo mencionado no Edital de Fixação de Encargos Educacionais, independentemente de origem ou iniciativa; implica na obrigatoriedade de liquidar o valor da parcela com vencimento no mês da formalização do pedido, além de arcar com a multa contratual compensatória equivalente a 20% do valor total das parcelas vincendas no semestre e com eventuais pendências financeiras que possuir junto ao UNISAGRADO; considerando-se devida a multa no ato da formalização do requerimento e, corrigidos conforme Edital.
  • A ausência às aulas, o abandono do curso ou a interrupção de frequência por parte do estudante contratante não o exime do dever de efetuar o pagamento das parcelas vencidas e vincendas até à formalização do afastamento, exclusivamente, através de requerimento escrito à Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Instituição, não se admitindo outra forma para tanto. 

Mensalidades

   O valor da mensalidade será correspondente à divisão do valor da semestralidade por seis (06) parcelas mensais e consecutivas, cujo vencimento será todo dia 08 (oito) de cada mês, nos termos e modo do Edital de Fixação de Normas e Encargos Educacionais.

  • Em caso de pagamento após a data de vencimento, o estudante perderá eventuais descontos concedidos pela Instituição, e o valor será acrescido de multa de 2% (dois por cento) sobre o valor vencido, juros de mora de 0,033% ao dia e correção monetária medida pelo IGP-M/FGV.
  • Não estão inclusos no valor da semestralidade dos cursos: o fornecimento de material didático de uso individual do estudante; estudos de adaptação; regime de orientação; recuperação; cursos de extensão; congressos e similares; provas especiais; declarações; certidões; diploma; histórico escolar; documentos para transferência; alimentação; participação em formatura solene; transporte escolar; viagens de estudo; serviços facultativos ou extraordinários e de biblioteca, que, quando oferecidos, terão seus respectivos valores divulgados pela Instituição e poderão ser acrescidos no boleto de pagamento da mensalidade subsequente.

Aproveitamento de Estudos ou alterações na carga horária oferecida

  • O estudante que cursar carga horária menor do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por motivo de aproveitamento de estudos ou por cursar as últimas disciplinas para integralização do seu currículo, após o prazo mínimo para término do curso, efetuará o pagamento proporcional da mensalidade, de acordo com a carga horária das disciplinas matriculadas.
  • O estudante que cursar carga horária maior do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por acrescentar disciplinas em regime de dependência, terá acrescido na mensalidade o valor proporcional referente à carga horária excedente. As demais informações acadêmicas e financeiras de cursos seriados estão disponibilizadas em atos normativos que poderão ser consultados no portal do aluno.
  • Demais disposições, tal como, forma de cursar disciplinas reprovadas, disciplinas optativas, disciplinas eletivas e matrícula especial, deverão observar a Normativa Conjunta PRAC/PRAD n. 01/2012, de 28 de setembro de 2012, que passa a fazer parte integrante e indissociável deste contrato, estando, inclusive à disposição de eventuais interessados na Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Instituição. 

Desistência- Transferência - Trancamento de Matrícula

– A desistência, a transferência e o trancamento de matrícula são considerados hipóteses de rescisão ao contrato de prestação de serviços, sujeitas à aplicação de multa contratual.

  • A não formalização do cancelamento ou trancamento de matrícula (o que caracteriza abandono do curso) não desobriga o contratante ao pagamento da semestralidade conforme o requerido em matrícula ou até a formalização do desligamento.
  • Na hipótese de transferência de matrícula para outra Instituição, estando o acadêmico em débito, o UNISAGRADO, após providências de cobrança administrativa ou extrajudicial, poderá ajuizar a competente medida judicial e tomar outras medidas legais compatíveis, independente do período letivo.

PROUNI

Para alunos Bolsistas do ProUni, o valor da Bolsa de estudos, corresponde a:

- Bolsistas Integrais: 100% do valor da mensalidade

- Bolsistas Parciais: 50 % do valor da mensalidade

Requisitos para ser Bolsista do Prouni: Consulte o site http://prouniportal.mec.gov.br/                                                                                                                        

Geral

O curso tem como objetivo proporcionar formação sólida no aspecto cultural, ético e profissional de forma a privilegiar o desenvolvimento pleno da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania, qualificação para o trabalho e domínio de competências profissionais para o exercício eficaz das diferentes funções exigidas do Jornalista, pelos diversos meios de comunicações existentes na sociedade atual.

Específicos

  • Desenvolver teorias e técnicas que favoreçam a competência no exercício das diversas tarefas pertinentes ao Jornalismo, a criação e a pesquisa de novos modos operacionais, modelos teóricos e linguagens midiáticas, a partir de práticas alicerçadas na tríade ensino-pesquisa-extensão.
  • Proporcionar uma formação que possibilite ao Jornalista assimilar mudanças constantes nos modos de captação, gestão e transmissão de informações, tornando-o apto a integrar-se de forma competente em modelos de produção jornalística emergente ou em transformação.
  • Relevar as bases éticas e cristãs diante do contexto supervalorizado de poder, exercido pela mídia, para que o profissional possa posicionar-se com autonomia e consciência de seu papel formativo, em uma sociedade democrática.
  • Trabalhar em equipes multidisciplinares, inclusive em projetos de educação a distância e utilizando multiplataformas.

O desempenho escolar é avaliado por meio do acompanhamento contínuo do estudante e dos resultados por ele obtidos nas provas parciais de avaliação de conhecimento, nos exercícios e atividades escolares ou outras formas de avaliação definidas pela Instituição.

O aproveitamento em cada disciplina é obtido por meio de avaliações parciais ao longo do período letivo e avaliação final, expressando-se o resultado de cada avaliação em notas de 0 (zero) a 10,0 (dez). Para cada uma das avaliações parciais, são atribuídos pesos informados nos planos de ensino de cada disciplina.

Será considerado aprovado, independentemente de avaliações finais, o estudante que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das atividades da disciplina e média ponderada das avaliações parciais igual ou superior a 7,0 (sete).

Deverá realizar a avaliação final o estudante que tiver obtido o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às atividades da disciplina e média das avaliações maior ou igual a 5,0 (cinco) e menor do que 7,0 (sete).

Nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios não haverá avaliação final, exceto se previsto no projeto pedagógico do curso, sendo aprovado o estudante que obtiver média das avaliações parciais, maior ou igual a 7,0 (sete).

Será aprovado o estudante que, submetendo-se à avaliação final, obtenha a média aritmética entre as avaliações parciais e a nota obtida na avaliação final, igual ou superior a 6,0 (cinco).

Será considerado reprovado o estudante que:
I. não obtiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento);
II. não obtiver média das avaliações parciais igual ou superior a 5,0 (cinco);
III. após a realização da avaliação final, não lograr média igual ou superior a 6,0 (cinco);
IV. nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios, não obtiver média das avaliações igual ou superior a 7,0 (sete).

  • Ter concluído o Ensino Médio

Prof.ª Dra. Liliane de Lucena Ito

Currículo Lattes

VISITE AS REDES SOCIAIS DESTE CURSO

Facebook   Instagram

Data da última atualização: 05/06/2020.*informações sujeitas a alterações

Receba nossas notícias
UNISAGRADO

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2020 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro