Facebook Pixel Fallback

Engenharia Agronômica

  • Titulação

    Bacharel
  • Modalidade

    presencial
  • Duração

    5 anos
  • Período

    Noturno
  • Área

    Exatas

O Curso

Uma graduação que envolve três grandes áreas, sendo elas biológicas, exatas e humanas: eis aqui a Engenharia Agronômica! Durante a graduação, o estudante será preparado para projetar, executar e administrar todo processo produtivo vegetal e animal através da formação técnica e científica, baseado no desenvolvimento da agricultura de forma sustentável. No decorrer dos semestres, são apresentadas disciplinas teóricas, como Legislação Ambiental e Rural, Economia e Organização Industrial, Melhoramento de Plantas, Estatística, além da abordagem prática na fazenda e campo experimental. 

Avaliação do MEC: Nota 3 Reconhecimento: Renovado Reconhecimento: Portaria MEC – Nº 136 de 02/03/2018

VALORES DE MENSALIDADES
CALOUROS INGRESSANTES - ANO 2021

Curso:
Engenharia Agronômica

Graduação:
Bacharelado            

Duração do Curso:
5 anos           

Valor da Mensalidade:
R$ 926,64

Valor com Desconto de Pontualidade para Pagamento Até o Dia 8 (oito) de Cada Mês:
R$ 880,31

Os cursos de Graduação ministrados pelo UNISAGRADO, mantido pelo Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, estão distribuídos e valorados em Edital de Fixação de Encargos Educacionais publicado.
Os valores das mensalidades estão sujeitos aos reajustes, conforme contrato de Prestação de Serviços Educacionais, ficando assegurada a possibilidade de alteração de valores que visem preservar o equilíbrio contratual, caso qualquer mudança legislativa ou normativa, editada pelo Poder Público, altere a equação econômico-financeira da Instituição de Ensino.
A configuração formal do ato de matrícula se dá após o aceite e adesão aos termos do contrato pela internet, no portal do aluno (www.unisagrado.edu.br), e condicionada à confirmação do pagamento da primeira parcela da semestralidade no prazo de matrícula.
Os boletos de pagamento não serão enviados por correios, e deverão ser acessados e impressos, mensalmente através do portal do aluno (www.unisagrado.edu.br), ícone financeiro, ou solicitar através dos meios de comunicação do UNISAGRADO.
O aluno calouro desistente que rescindir o contrato em até 07 (sete) dias corridos após o início das aulas, terá retida a importância equivalente a 20% da primeira parcela da semestralidade.
No caso de rescisão do contrato, por estudantes veteranos (alunos que não sejam calouros), em qualquer tempo após a matrícula, ou por calouros, após o prazo mencionado no Edital de Fixação de Encargos Educacionais, independentemente de origem ou iniciativa; implica na obrigatoriedade de liquidar o valor da parcela com vencimento no mês da formalização do pedido, além de arcar com a multa contratual compensatória equivalente a 20% do valor total das parcelas vincendas no semestre e com eventuais pendências financeiras que possuir junto ao UNISAGRADO; considerando-se devida a multa no ato da formalização do requerimento e, corrigidos conforme Edital.
A ausência às aulas, o abandono do curso ou a interrupção de frequência por parte do estudante contratante não o exime do dever de efetuar o pagamento das parcelas vencidas e vincendas até à formalização do afastamento, exclusivamente, através de requerimento escrito à Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Instituição, não se admitindo outra forma para tanto.

Mensalidades

O valor da mensalidade será correspondente à divisão do valor da semestralidade por seis (06) parcelas mensais e consecutivas, cujo vencimento será todo dia 08 (oito) de cada mês, nos termos e modo do Edital de Fixação de Normas e Encargos Educacionais.

Em caso de pagamento após a data de vencimento, o estudante perderá eventuais descontos concedidos pela Instituição e, e o valor será acrescido de multa de 2% (dois por cento) sobre o valor vencido, juros de mora de 0,033% ao dia e correção monetária medida pelo IGP-M/FGV.
Não estão inclusos no valor da semestralidade dos cursos: o fornecimento de material didático de uso individual do estudante; estudos de adaptação; regime de orientação; recuperação; cursos de extensão; congressos e similares; provas especiais; declarações; certidões; diploma; histórico escolar; documentos para transferência; alimentação; participação em formatura solene; transporte escolar; viagens de estudo; serviços facultativos ou extraordinários e de biblioteca, que, quando oferecidos, terão seus respectivos valores divulgados pela Insituição e poderão ser acrescidos no boleto de pagamento da mensalidade subsequente.

Aproveitamento de Estudos ou alterações na carga horária oferecida

O estudante que cursar carga horária menor do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por motivo de aproveitamento de estudos ou por cursar as últimas disciplinas para integralização do seu currículo, após o prazo mínimo para término do curso, efetuará o pagamento proporcional da mensalidade, de acordo com a carga horária das disciplinas matriculadas.
O estudante que cursar carga horária maior do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por acrescentar disciplinas em regime de dependência, terá acrescido na mensalidade o valor proporcional referente à carga horária excedente. As demais informações acadêmicas e financeiras de cursos seriados estão disponibilizadas em atos normativos que poderão ser consultados no portal do aluno.
Demais disposições, tal como, forma de cursar disciplinas reprovadas, disciplinas optativas, disciplinas eletivas e matrícula especial, deverão observar as normas institucionais disponíveis no portal do aluno, secretaria acadêmica e contrato de prestação de serviços educacionais.

Desistência- Transferência - Trancamento de Matrícula

– A desistência, a transferência e o trancamento de matrícula são considerados hipóteses de rescisão ao contrato de prestação de serviços, sujeitas à aplicação de multa contratual.

A não formalização do cancelamento ou trancamento de matrícula (o que caracteriza abandono do curso) não desobriga o contratante ao pagamento da semestralidade conforme o requerido em matrícula ou até a formalização do desligamento.
Na hipótese de transferência de matrícula para outra Instituição, estando o acadêmico em débito, o UNISAGRADO, após providências de cobrança administrativa ou extrajudicial, poderá ajuizar a competente medida judicial e tomar outras medidas legais compatíveis, independente do período letivo.

PROUNI

Para alunos Bolsistas do ProUni, o valor da Bolsa de estudos, corresponde a:

- Bolsistas Integrais: 100% do valor da mensalidade
- Bolsistas Parciais: 50 % do valor da mensalidade

Requisitos para ser Bolsista do Prouni: Consulte o site http://prouniportal.mec.gov.br/                                                                                                                   

Edital 04/2021 - Fixação de Encargos Educacionais - Cursos de Graduação - 2º Semestre - Clique Aqui!

Você como profissional

O mercado de trabalho do Engenheiro Agrônomo está voltado para atividades que envolvem toda a gestão do agronegócio de produtos de origem vegetal e animal, atuando na Indústria e no campo, seja em empresas públicas ou privadas. Com o aumento da preocupação relacionada à sustentabilidade, o profissional se tornou peça-chave para o desenvolvimento da agricultura de forma sustentável, visando a produção consciente e a conservação dos recursos naturais. A atuação é abrangente: desde a consultoria de campo e de projetos de financiamento em bancos, passando pelo melhoramento genético, bioenergia, máquinas e equipamentos agrícolas, até a coordenação e execução de pesquisas no desenvolvimento de novas tecnologias de produção.

Seu Futuro

O agronegócio é um dos campos mais importantes do Brasil, sendo responsável por grande parte da economia do país e da exportação, sem contar com as oportunidades de investimento e geração de empregos. E para atuar e gerenciar essa cadeia, o Engenheiro Agrônomo é o elemento fundamental para o contínuo crescimento e inovação da área.

Coordenação

Coordenação

Prof. Me. Thiago Pignatti de Freitas

Telefone: (14) 2107-7247

E-mail: agronomica@unisagrado.edu.br

Grade Curricular

Disciplina Carga Horária
Cálculo: Limite e Derivada 72 Horas
Comunicação e Expressão 72 Horas
Física Cinemática e Dinâmica: Teórica e Prática 72 Horas
Introdução à Engenharia Agronômica 36 Horas
Química Fundamental Prática 36 Horas
Química Fundamental Teórica 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Cálculo: Integração com uma Variável 72 Horas
Citologia 36 Horas
Estatística 72 Horas
Introdução à Computação para Engenharia 36 Horas
Métodos e Técnicas da Pesquisa 72 Horas
Morfologia e Anatomia Vegetal 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Bioquímica 36 Horas
Desenho Técnico 36 Horas
Ética e Cultura Religiosa 72 Horas
Geologia 36 Horas
Máquinas Agrícolas 36 Horas
Organografia e Sistemática Vegetal 72 Horas
Topografia e Georreferenciamento 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Economia e Organização Industrial 36 Horas
Fisiologia Vegetal 72 Horas
Genética 36 Horas
Hidráulica e Hidrologia 72 Horas
Mecanização Agrícola e Logística 36 Horas
Microbiologia 36 Horas
Solos 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Agrometeorologia, Climatologia e Fenologia Agrícola 36 Horas
Construções Rurais 36 Horas
Entomologia Agrícola 72 Horas
Fertilidade do Solo 72 Horas
Fitopatologia 72 Horas
Melhoramento de Plantas 36 Horas
Zoologia 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Eletiva I 72 Horas
Fundamentos do Paisagismo 36 Horas
Legislação Ambiental e Rural 36 Horas
Nutrição de Plantas e Adubação 72 Horas
Sistema de Irrigação e Drenagem 72 Horas
Sociologia da Responsabilidade Social 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Agricultura I 72 Horas
Bases de Fisiologia Animal 36 Horas
Defensivos Agrícolas 36 Horas
Eletiva II 72 Horas
Fundamentos de Ecologia e Gestão Ambiental 36 Horas
Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto 36 Horas
Plantas Daninhas e Métodos de Controle 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Agricultura II 72 Horas
Horticultura 72 Horas
Produção e Tecnologia de Sementes 36 Horas
Silvicultura 36 Horas
Técnicas de Análises Experimentais 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Ciência da Produção Animal 36 Horas
Extensão Rural 36 Horas
Fruticultura 36 Horas
Tecnologia de Produtos de Origem Animal e Vegetal 36 Horas
Trabalho de Conclusão de Curso I 36 Horas
Uso, Manejo e Conservação de Solos e Água 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 276 Horas
Estágio 300 Horas
Pesquisa e Prática em Engenharia Agronômica 36 Horas
Trabalho de Conclusão de Curso II 36 Horas

Corpo Docente

Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Ciências Biológicas, com habilitação em Gerenciamento Costeiro (2010), pelo Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista-UNESP/São Vicente, mestrado (2013) e doutorado (2017) em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2013). Realiza pesquisas nas áreas de Ecologia e Microbiologia Aquática, mais especificamente nos temas: Ecotoxicologia e Ecofisiologia do Fitoplâncton, Cultivo de Microalgas, Biomonitoramento de Ecossistemas Aquáticos, Análise da Qualidade da Água e Sedimentos, Tratamento Biológico de Efluentes e Eutrofização de Ecossistemas Aquáticos. Atualmente é Professor Auxiliar I do Centro Universitário Sagrado Coração, Bauru, SP, responsável por disciplinas das áreas de Botânicas, Ciências Ambientais e Geotecnologias.
Tempo de casa 2 Anos e 8 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Engenharia Elétrica - Unimar - Universidade de Marília (2005), Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium - Unisalesiano (2007), Licenciatura Plena na Área Técnica Industrial pela FATEC Marília (2010) e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2008). Docente da Universidade do Sagrado Coração - USC e do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETPS (ETEC). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica com ênfase em eletrotécnica e na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em aproveitamento da Energia, atuando principalmente nos seguintes temas: aproveitamento de energia no manejo de resíduos sólidos, incineração de resíduos e aproveitamento energético do biogás dos biodigestores como formas alternativas de energia. Fez parte do grupo de Coordenação Projeto Embrapa que visa o desenvolvimento de biodigestores anaeróbicos para tratamento de resíduos agrícolas, geração de energia e uso do efluente na agricultura e atualmente é coordenador de área do curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário Sagrado Coração.
Tempo de casa 9 Anos e 8 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Graduação em Farmácia pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Mestre e Doutora em Microbiologia pela Universidade Estadual de Londrina (2016). Atualmente é docente no Centro Universitário Sagrado Coração em Bauru (SP), e ministra disciplinas relacionadas à Microbiologia clínica e de alimentos. Trabalha principalmente com resistência bacteriana, especialmente produção de betalactamases em enterobactérias. É coordenadora da especialização em Microbiologia da mesma instituição, também ministrando aulas nesta.
Tempo de casa 5 Anos e 8 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Fisioterapia - Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2012 - 2016), técnico em espirometria pela SBPT (2017), especialista profissional em fisioterapia respiratória - COFFITO (2013), mestrado na área de Fisiopatologia em Clínica Médica - UNESP - Faculdade de Medicina de Botucatu (2008 - 2010), aprimoramento em Saúde Coletiva pela Universidade do Sagrado Coração - USC/FUNDAP (2002 - 2003) e graduação em fisioterapia pela USC (1997 - 2002). Exerceu função de fisioterapeuta respiratório pela FAMESP/Bauru (2010 - 2016). Exerce a função de docente e supervisor de estágio na graduação (desde 2004 - atual) e no Programa de Mestrado Acadêmico (201 7 - atual) no UNISAGRADO (Bauru). Afiliado à ASSOBRAFIR/SP, tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em cardiorespiratória e doença metabólica crônica.
Tempo de casa 17 Anos e 2 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Doutor em Engenharia Elétrica, área Sistemas de Potência, pela POLI/USP/SP, área de previsão de demanda de energia e curvas de carga. Mestre em Engenharia Elétrica, área de Automação, pelo programa de Pós-Graduação FEB/UNESP/BAURU, área de sistemas subterrâneos de distribuição de energia, formado em Engenharia Elétrica na UNESP-BAURU. Pesquisador do LSISPOTI (Laboratório de Sistemas de Potência e Técnicas Inteligentes), estudo na área de Qualidade de Energia com auxílio de sistemas inteligentes, auxiliando aos alunos de graduação em pesquisa de iniciação científica e participação de P&D com concessionárias de energia. Professor de Engenharia Elétrica no Centro Universitário Sagrado Coração, ministrando aulas de Aterramento, Comandos Elétricos, Eletromagnetismo, Instalações Elétricas e Automação de Processos. Formado em Técnico em Eletrônica com 4 anos de experiência na área de Automação Bancária (manutenção de equipamentos digitais em laboratório). Orientados de Iniciação Científica e de Trabalho de Conclusão de Curso na área de Eficiência Energética e Sustentabilidade, Qualidade de Energia, e Distribuição de Energia.
Tempo de casa 4 Anos e 8 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Ciencias - Faculdades Integradas de Ourinhos (1986), graduação em Habilitação em Biologia pela Universidade do Sagrado Coração - USC (1988), graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1991), Especialização "Lato Sensu" em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2002), Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo - UNIVESP (2019), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012), Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2020). Atualmente é Assistente de Suporte Acadêmico da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - FAAC da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus de Bauru e Professor Auxiliar I do Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO, Bauru-SP, junto ao Curso de Engenharia Agronômica. Tem experiência na área de Educação e atua em pesquisas em Engenharia de Produção - Gestão Ambiental, principalmente nos seguintes temas: resíduos sólidos, compostagem, método respirométrico, lodo de esgoto.
Tempo de casa 5 Anos e 8 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Ciências Biológicas (2005) pela Universidade do Sagrado Coração (USC), mestrado em Doenças Tropicais (FMB/UNESP, 2011), doutorado em Doenças Tropicais (FMB/UNESP, 2015) com estágio sanduíche (Istituto Superiore di Sanità em Roma). Realizou estágio de pós-doutoramento no Departamento de Parasitologia (IBB/UNESP - Botucatu). Atualmente, ocupa o cargo de professora do UNISAGRADO, supervisionando as áreas de Parasitologia Clínica e Bioquímica Clínica dos estágios de Análises Clínicas dos cursos de Biomedicina e Farmácia. Também ministra as disciplinas de Parasitologia Clínica e Bioquímica Clínica, além de disciplinas da área básica como Genética humana e Citologia. Colaboradora do projeto Global Waterborne Pathogens Project (GWPP) - UNESCO/Michigan State University, atualmente faz parte de uma rede composta por 158 pesquisadores de diferentes países, que entre outras atividades, estão participando da elaboração de um livro de divulgação internacional para a atualização do conhecimento científico sobre qualidade da água de beber, patógenos de veiculação hídrica e saneamento básico. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em protozoários intestinais, atuando principalmente na caracterização molecular de: Giardia duodenalis, Cryptosporidium spp, Blastocystis spp e Dientamoeba fragilis.
Tempo de casa 5 Anos e 8 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Agronomia (2011) pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, mestrado (2013) e doutorado (2017) em Agronomia (Proteção de Plantas) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/ Câmpus de Botucatu. Realizou o Pós-doutorado no Departamento de Proteção Vegetal da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/ Câmpus de Botucatu (2018). Atua principalmente nos seguintes temas: diagnose, etiologia e resistência de plantas a diferentes espécies de nematoides parasitos de plantas.
Tempo de casa 2 Anos e 8 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui Licenciatura em Ciências - Habilitação: Matemática pela Fundação Educacional de Bauru - FEB SP (1984), Mestrado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Bauru SP (2002) e Especialização em Gestão Educacional pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2007). Professora Assistente de Ensino Superior da Universidade do Sagrado Coração - USC Bauru SP (1988), atual UNISAGRADO - Centro Universitário Sagrado Coração, e PEB II - Matemática - Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (1987). Desde 2002 exercendo a função de Vice Diretora da Escola Estadual Joaquim Rodrigues Madureira Bauru SP até 11/07/2018. Atua no Grupo de Pesquisa "Em Busca de um Referencial Teórico para Formação de Professores" na Universidade Sagrado Coração USC Bauru SP (2001). Membro Titular do Conselho Municipal de Educação de Bauru - CME Bauru SP (2008-2012). Membro Titular do Conselho do Curso de Matemática USC Bauru SP (2009). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, fractais, geometria, formação de professores e aplicação de conceitos matemáticos.
Tempo de casa 33 Anos e 2 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Agronomia - Universidade Federal de Alagoas (2007), mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Alagoas (2010) e doutorado em Agronomia (Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015). Atualmente é Professor e coordenador do curso de Engenharia Agronômica e Ambiental e Sanitária do Centro Universitário Sagrado Coração. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: priming, germinação, índice de velocidade de germinação, qualidade fisiológica e glycine max.
Tempo de casa 5 Anos e 5 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Engenheiro de Produção e Mestre em Engenharia de Produção pela UNESP. Licenciado em Ensino Técnico de Nível Médio, em Matemática e em Física.Possui pós graduação em Educação Especial Inclusiva. Possui experiência como consultor em Engenharia de Produção, como professor de Matemática para ensino fundamental e cursos preparatórios para Vestibulares, como professor de Física para ensino médio e como professor universitário. É professor do Centro Universitário Sagrado Coração nas disciplinas de Cálculo, Estatística, Métodos Quantitativos, PPCP, Gestão de Recursos Humanos, entre outras disciplinas e coordenador dos cursos de Engenharia de Produção e de Licenciatura em Matemática. Desenvolve pesquisas na área de Gestão Ambiental, Melhoria de Processos, PPCP, Gestão de Recursos Humanos e Programação Neurolinguística. Domínio de software SPSS para realização de Modelagem Estatística. Objetivos: * Desenvolver pesquisa não como um fim, mas um meio de obter novos conhecimentos e constatações a fim de colocá-los à disposição da sociedade e levar soluções a mesma; * Desenvolver e colocar à disposição os conhecimentos já adquiridos, quer seja pela premiada experiência acadêmica, experiência profissional em Engenharia de Produção ou pela experiência docente em Matemática (Ensino Fundamental II), Física (Ensino Médio), Matemática Básica (Cursos Preparatórios Pré-Vestibular), Cursos Técnicos (Mecânica, Logística, Segurança do Trabalho, Informática e Administração).
Tempo de casa 6 Anos e 8 Meses

VISITE AS REDES SOCIAIS DESTE CURSO

Facebook   Instagram

Data da última atualização: 04/10/2021.*informações sujeitas a alterações

QUEM VIU ESTE CURSO, TAMBÉM VIU:

Tire suas dúvidas com nossos consultores

Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2021 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro