Ciência da Computação

Titulação: Bacharel

Duração: 4 anos

Lançamento: 2005

Período: Noturno

Reconhecimento: Renovado Reconhecimento: Portaria MEC – Nº 920 de 28/12/2018 Avaliação do MEC: Nota 4

Sobre o Curso

O curso de bacharelado em Ciência da Computação busca a formação teórica e prática em computação ou informática. A formação do aluno abrange a compreensão do campo científico da computação que permitirá a sua aplicação na solução de problemas da sociedade e no desenvolvimento de conhecimento e tecnologias que permitam a evolução da computação.

Na USC, o estudante é preparado para resolver problemas reais, aplicando soluções que envolvem computação. Os conteúdos são desenvolvidos em disciplinas teóricas e práticas, mas há ainda outro componente que integra os diferentes núcleos: o estágio supervisionado. O curso tem como meta formar um profissional voltado não apenas para o mercado de trabalho imediato, mas, principalmente, para transformar o mercado de trabalho por meio da produção/geração de novas tecnologias.

O estudante que gosta de desafios, tecnologia e do mundo digital encontrará no curso de Ciência da Computação um excelente ambiente para desenvolver suas ideias. Neste curso terá oportunidade de crescimento pessoal e com a vantagem de estar sempre atualizado no mundo tecnológico.

Grade Curricular

Disciplina Carga Horária
Algoritmos 72 Horas
Cálculo: Limite e Derivada 72 Horas
Introdução à Computação 72 Horas
Introdução à Lógica 72 Horas
Métodos e Técnicas da Pesquisa 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Arquitetura de Computadores 72 Horas
Cálculo: Integração com uma Variável 72 Horas
Comunicação e Expressão 72 Horas
Ética e Cultura Religiosa 72 Horas
Programação de Computadores 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Circuitos Digitais 36 Horas
Empreendedorismo 72 Horas
Estatística 72 Horas
Estrutura de Dados I 72 Horas
Fundamentos de Sistemas de Informação 36 Horas
Linguagem de Programação I 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Banco de Dados I 72 Horas
Eletiva I 72 Horas
Estrutura de Dados II 72 Horas
Linguagem de Programação II 72 Horas
Sistemas Operacionais 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Banco de Dados II 36 Horas
Computação Gráfica 72 Horas
Eletiva II 72 Horas
Engenharia de Software I 36 Horas
Linguagem de Programação III 72 Horas
Realidade Virtual 36 Horas
Segurança e Auditoria de Sistemas 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Eletiva III 72 Horas
Engenharia de Software II 72 Horas
Inteligência Artificial 72 Horas
Processamento de Imagens e Sinais 72 Horas
Redes e Sistemas Distribuídos 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Estágio I 130 Horas
Linguagens Formais, Autômatos e Computabilidade 72 Horas
Pesq. de Prática em Ciência da Computação I 36 Horas
Projeto de Computação I 36 Horas
Redes Neurais 72 Horas
Sociologia da Responsabilidade Social 72 Horas
Tópicos Complementares 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 168 Horas
Compiladores 72 Horas
Estágio II 130 Horas
Pesq. de Prática em Ciência da Computação II 36 Horas
Projeto de Computação II 36 Horas
Teoria dos Grafos 72 Horas
Tópicos em Computação 72 Horas


Corpo Docente

Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Professor da Universidade do Sagrado Coração (USC), vinculado ao Centro de Ciências Humanas, e professor-colaborador do Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental da USC. Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em 2015. Membro do Centro de Estudos de Partidos Políticos Latino-Americanos (CEPPLA), da UFSCar. Visitante-acadêmico na Universidade de Oxford. Desenvolve pesquisa sobre instituições políticas comparadas, processo decisório, relações Executivo/Legislativo e política externa no Brasil e no Chile, além de temáticas vinculadas às relações internacionais, à cidadania e à responsabilidade social.
Tempo de casa 3 Anos e 8 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Mestre em Distúrbios da Comunicação pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (2013). Possui graduação em Tradutor pela Universidade Sagrado Coração (2010). Tem experiência na área de Tradução, com ênfase em Tradução Científica. Estagiou na Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, tendo revisado artigos publicados no Journal of Applied Oral Science. Atualmente é tradutora indicada da Revista CEFAC e professora do curso de Letras-Tradutor na Universidade do Sagrado Coração de Jesus (USC).
Tempo de casa 4 Anos e 7 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Doutorando em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP - Bauru (2017-2020). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP - Bauru (2013-2015). Especialização em Antropologia Cultural (USC 2011).Graduação em Psicologia (USC 2011) e Teologia pelo Instituto Teológico Franciscano (2005). Fez o curso livre de filosofia no Instituto de Filosofia São Boaventura (2002). É professor auxiliar na Universidade Sagrado Coração (USC - Bauru). É membro do subnúcleo de Educação do Conselho Regional de Psicologia ? Subsede de Bauru. Coordenador do Curso de Psicologia da Universidade do Sagrado Coração, USC, Bauru-SP.
Tempo de casa 8 Anos e 7 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Filosofia pela Faculdade João Paulo II (2008) e mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Professor auxiliar da Universidade do Sagrado Coração e coordenador do curso de Filosofia da Universidade do Sagrado Coração. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia.
Tempo de casa 4 Anos
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Análise de Sistemas pela Universidade do Sagrado Coração (1999), mestrado em Programa de Pós Graduação Em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (2004) e doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009), é pós-doutorando em Ciências da Reabilitação pela Universidade de São Paulo - Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais. Trabalha atualmente como professor adjunto II na Universidade do Sagrado Coração, onde é coordenador dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu em Engenharia de Software e Gestão e Governança em Tecnologia da Informação (GGTI). Já lecionou nas seguintes Instituições: Associação Educacional Nove de Julho (UNINOVE) e Anhanguera Educacional. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais, Inteligência Artificial, Redes e Sistemas Distribuídos e Computação Aplicada. Atualmente é líder e pesquisador do Grupo de Pesquisa em Engenharia e Ciência da Computação (GPECC).
Tempo de casa 19 Anos e 1 Mes
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Analise de Sistemas pela Universidade do Sagrado Coração (2001), possui Especialização em Sistema de Informação para Internet pela Universidade do Sagrado Coração (2003) e mestrado em ciência da computação da UNESP (2014). Atualmente é professor da Faculdade de Tecnologia (FATEC-campus Bauru) dos cursos de Tecnologia em Redes de Computadores e Tecnologia em Banco de Dados, professor da Universidade Sagrado Coração no curso de Ciência da Computação e professor da Instituição Toledo de Ensino (ITE) no curso de Sistemas de Informação e possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Segurança e Auditoria em SI, Administração em SI, Desenvolvimento dos SI, Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, Serviços em Redes de Computadores e Sistemas Operacionais de Redes.
Tempo de casa 11 Anos e 7 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Graduado em Informática pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (2006), especialização em Redes de Computadores e Telecomunicações pela Faculdades Integradas de Bauru (2014), mestre em Biotecnologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2017) e atualmente é doutorando do Programa de Pós Graduação em Biotecnologia do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB - UNESP) e integrante do Laboratório de Estudos em Biocomplexidades no Departamento de Física e Biofísica do IBB. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação. Ministrou disciplinas na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec) como professor determinado e atualmente é docente na Faculdades Integradas de Botucatu (Unifac) e USC (Bauru) onde ministra disciplinas relacionadas a gestão, estatística e ciência da computação. Coordenador principal da criação do Laboratório de Realidade Virtual na Fatec Botucatu e coordenador do curso de Ciências da Computação da USC (Bauru).
Tempo de casa 1 Mes
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Paulista (2014) e Pós-graduação em Engenharia de Produção com especialização em Logística Empresarial pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Bauru (2015). Possui título de Mestre em Engenharia de Produção na Linha de Pesquisa Gestão de Operações na Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Bauru (2018) e, no presente, é aluno regular do curso de Doutorado em Engenharia de Produção na mesma instituição. Tem experiência como Analista Técnico de Produção e Coordenador de Desenvolvimento de Processos e Inovação (DPI) - Star Temper Vidros LTDA-EPP. Atuou na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção e Desenvolvimento de Processos. Atuou como Professor Substituto do Departamento de Engenharia de Produção da Faculdade de Engenharia de Bauru da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e atualmente é Professor de Engenharia de Produção do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas da Universidade do Sagrado Coração (USC).
Tempo de casa 8 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2003) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Trabalha atualmente como professor na Universidade Sagrado Coração (USC), onde é coordenador do Bacharelado em Ciência da Computação. Já lecionou nas seguintes instituições: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR) e Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: Sumarização Automática, Processamento de Língua Natural, Recuperação de Informação e Ontologias.
Tempo de casa 9 Anos e 7 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Sagrado Coração (2009) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é professor auxiliar da Universidade do Sagrado Coração (USC). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento de Imagens Médicas, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento e segmentação de imagens digitais, Java, câncer de mama e redes neurais artificiais.
Tempo de casa 3 Anos e 1 Mes

Recursos Disponíveis

Espaços Específicos

Espaços Comuns



Atividades do Curso

  • Cursos de Extensão
  • Iniciação Científica
  • Grupos de Pesquisa
  • Eventos na Universidade (Jornadas de Informática)
  • Visitas técnicas
  • Estágios
  • Aulas práticas em laboratórios com um aluno por computador
  • Laboratório especializado (Laboratório Multidisciplinar de Computação)
  • Intercâmbio


Você Sabia?

O setor de tecnologia da informação tem déficit de 115 mil trabalhadores. Até 2020, 750 mil empregos devem ser gerados nessa área. O Brasil tem tudo para se tornar um dos quatros maiores centros de TI do mundo até 2022, o que representa muitas oportunidades para os formados em Ciência da Computação.

São bastante variadas as possibilidades de emprego para o formado em Ciência da Computação. Ele pode exercer diversos cargos em empresas que utilizem tecnologia da informação, tais como engenheiro de software, programador, analista de sistema, gerente de projetos, engenheiro de redes, gerente de redes e várias outras denominações de cargos e funções. O egresso também está capacitado para trabalhar nas empresas que desenvolvem software para o mercado, atuando como engenheiro, designer, programador, testador etc.

Além do exercício profissional em empresas, os alunos estão preparados para realizar pós-graduação e trabalhar em centros de pesquisas.

O profissional da Ciência da Computação é por formação um criador de equipamentos, softwares e aplicativos. Ele também programa os bancos de dados utilizados, por exemplo, na área financeira (bancos), elabora e instala sistemas de segurança (redes de computadores e intranets). Pode atuar, inclusive, na indústria de entretenimento através da utilização de Computação Gráfica, Multimídia, Realidade Virtual e projetos de Hardwares.

Por meio da utilização de tecnologia inovadora, espírito empreendedor e visão estratégica está apto a criar e utilizar novos processos e produtos para a indústria de informática, envolvendo Hardware e Software.

Na era da Internet, cria ferramentas que facilitam o intercâmbio de informações e levantamentos estatísticos, que viabilizam diretamente as empresas que surgem e usam Internet.

Empresas em processo de inovação, automatização de serviços e equipamentos necessitam dos serviços deste profissional. Com forte formação nas áreas de Engenharia de Software, Arquiteturas de Sistemas de Hardware, Sistemas Distribuídos, Sistemas de Informação, Multimídia, Realidade Virtual e Visão Computacional, o egresso do curso de Bacharelado em Ciência da Computação estará preparado para assimilar, pesquisar e gerar tecnologias inovadoras, que contribuam para o desenvolvimento da indústria da informação do país.


Informações Adicionais

  • Os cursos de Graduação ministrados pela Universidade do Sagrado Coração, mantida pelo Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, estão distribuídos e valorados em Edital de Fixação de Encargos Educacionais publicado.
  • Os valores das mensalidades estão sujeitos aos reajustes, conforme contrato de Prestação de Serviços Educacionais, ficando assegurada a possibilidade de alteração de valores que visem preservar o equilíbrio contratual, caso qualquer mudança legislativa ou normativa, editada pelo Poder Público, altere a equação econômico-financeira da Instituição de Ensino.
  • A configuração formal do ato de matrícula se dá após o aceite e adesão aos termos do contrato pela internet, no portal do aluno (www.usc.br), e condicionada à confirmação do pagamento da primeira parcela da semestralidade no prazo de matrícula.
  • Os boletos de pagamento não serão enviados por correios, e deverão ser acessados e impressos, mensalmente através do portal do aluno (www.usc.br), ícone financeiro, ou solicitar através dos meios de comunicação da USC.
  • O aluno calouro desistente que rescindir o contrato em até 07 (sete) dias corridos após o início das aulas, terá retida a importância equivalente a 20% da primeira parcela da semestralidade.
  • No caso de rescisão do contrato, por estudantes veteranos (alunos que não sejam calouros), em qualquer tempo após a matrícula, ou por calouros, após o prazo mencionado no Edital de Fixação de Encargos Educacionais, independentemente de origem ou iniciativa; implica na obrigatoriedade de liquidar o valor da parcela com vencimento no mês da formalização do pedido, além de arcar com a multa contratual compensatória equivalente a 20% do valor total das parcelas vincendas no semestre e com eventuais pendências financeiras que possuir junto à USC; considerando-se devida a multa no ato da formalização do requerimento e, corrigidos conforme Edital.
  • A ausência às aulas, o abandono do curso ou a interrupção de frequência por parte do estudante contratante não o exime do dever de efetuar o pagamento das parcelas vencidas e vincendas até à formalização do afastamento, exclusivamente, através de requerimento escrito à Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade, não se admitindo outra forma para tanto. 

Mensalidades

   O valor da mensalidade será correspondente à divisão do valor da semestralidade por seis (06) parcelas mensais e consecutivas, cujo vencimento será todo dia 08 (oito) de cada mês, nos termos e modo do Edital de Fixação de Normas e Encargos Educacionais.

  • Em caso de pagamento após a data de vencimento, o estudante perderá eventuais descontos concedidos pela Universidade, e o valor será acrescido de multa de 2% (dois por cento) sobre o valor vencido, juros de mora de 0,033% ao dia e correção monetária medida pelo IGP-M/FGV.
  • Não estão inclusos no valor da semestralidade dos cursos: o fornecimento de material didático de uso individual do estudante; estudos de adaptação; regime de orientação; recuperação; cursos de extensão; congressos e similares; provas especiais; declarações; certidões; diploma; histórico escolar; documentos para transferência; alimentação; participação em formatura solene; transporte escolar; viagens de estudo; serviços facultativos ou extraordinários e de biblioteca, que, quando oferecidos, terão seus respectivos valores divulgados pela Universidade e poderão ser acrescidos no boleto de pagamento da mensalidade subsequente.

Aproveitamento de Estudos ou alterações na carga horária oferecida

  • O estudante que cursar carga horária menor do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por motivo de aproveitamento de estudos ou por cursar as últimas disciplinas para integralização do seu currículo, após o prazo mínimo para término do curso, efetuará o pagamento proporcional da mensalidade, de acordo com a carga horária das disciplinas matriculadas.
  • O estudante que cursar carga horária maior do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por acrescentar disciplinas em regime de dependência, terá acrescido na mensalidade o valor proporcional referente à carga horária excedente. As demais informações acadêmicas e financeiras de cursos seriados estão disponibilizadas em atos normativos que poderão ser consultados no portal do aluno.
  • Demais disposições, tal como, forma de cursar disciplinas reprovadas, disciplinas optativas, disciplinas eletivas e matrícula especial, deverão observar a Normativa Conjunta PRAC/PRAD n. 01/2012, de 28 de setembro de 2012, que passa a fazer parte integrante e indissociável deste contrato, estando, inclusive à disposição de eventuais interessados na Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade. 

Desistência- Transferência - Trancamento de Matrícula

– A desistência, a transferência e o trancamento de matrícula são considerados hipóteses de rescisão ao contrato de prestação de serviços, sujeitas à aplicação de multa contratual.

  • A não formalização do cancelamento ou trancamento de matrícula (o que caracteriza abandono do curso) não desobriga o contratante ao pagamento da semestralidade conforme o requerido em matrícula ou até a formalização do desligamento.
  • Na hipótese de transferência de matrícula para outra Instituição, estando o acadêmico em débito, a Universidade, após providências de cobrança administrativa ou extrajudicial, poderá ajuizar a competente medida judicial e tomar outras medidas legais compatíveis, independente do período letivo.

PROUNI

Para alunos Bolsistas do ProUni, o valor da Bolsa de estudos, corresponde a:

- Bolsistas Integrais: 100% do valor da mensalidade

- Bolsistas Parciais: 50 % do valor da mensalidade

Requisitos para ser Bolsista do Prouni: Consulte o site http://prouniportal.mec.gov.br/                                                                                                                        

Geral

Formação teórica e prática em computação ou informática;

Específicos

  • Dominar os vários aspectos de um sistema de computação, transitando por todas as subáreas da informática com naturalidade;
  •  Absorver novas tecnologias, acompanhando a evolução da informática durante toda a sua carreira;
  •  Analisar e modelar problemas que lhe sejam apresentados, adotando as técnicas adequadas para solucioná-los da melhor maneira possível, sendo capaz de buscar alternativas;
  •  Estar preparado para assimilar, pesquisar e gerar tecnologias inovadoras que contribuam para a indústria da informação.

O desempenho escolar é avaliado por meio do acompanhamento contínuo do estudante e dos resultados por ele obtidos nas provas parciais de avaliação de conhecimento, nos exercícios e atividades escolares ou outras formas de avaliação definidas pela universidade.

O aproveitamento em cada disciplina é obtido por meio de avaliações parciais ao longo do período letivo e avaliação final, expressando-se o resultado de cada avaliação em notas de 0 (zero) a 10,0 (dez). Para cada uma das avaliações parciais, são atribuídos pesos informados nos planos de ensino de cada disciplina.

Será considerado aprovado, independentemente de avaliações finais, o estudante que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das atividades da disciplina e média ponderada das avaliações parciais igual ou superior a 7,0 (sete).

Deverá realizar a avaliação final o estudante que tiver obtido o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às atividades da disciplina e média das avaliações maior ou igual a 5,0 (cinco) e menor do que 7,0 (sete).

Nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios não haverá avaliação final, exceto se previsto no projeto pedagógico do curso, sendo aprovado o estudante que obtiver média das avaliações parciais, maior ou igual a 7,0 (sete).

Será aprovado o estudante que, submetendo-se à avaliação final, obtenha a média aritmética entre as avaliações parciais e a nota obtida na avaliação final, igual ou superior a 6,0 (cinco).

Será considerado reprovado o estudante que:
I. não obtiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento);
II. não obtiver média das avaliações parciais igual ou superior a 5,0 (cinco);
III. após a realização da avaliação final, não lograr média igual ou superior a 6,0 (cinco);
IV. nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios, não obtiver média das avaliações igual ou superior a 7,0 (sete).

  • Ter concluído o Ensino Médio

Prof. M.e. José Rafael Pilan -   Currículo Lattes

(14)2107-7071

computacao@unisagrado.edu.br

VISITE AS REDES SOCIAIS DESTE CURSO

Facebook   Instagram

Data da última atualização: 18/09/2019.*informações sujeitas a alterações

Receba nossas notícias
UNISAGRADO

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2019 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro