Pedagogia

Titulação: Licenciado

Duração: 4 anos

Lançamento: 1954

Período: Noturno

Reconhecimento: Renovado Reconhecimento: Portaria MEC – Nº 920 de 28/12/2018 Avaliação do MEC: Nota 4

Sobre o Curso

Pedagogia é uma ciência do ensino que começou a se desenvolver no século XIX. Estuda diversos temas relacionados à educação, tanto no aspecto teórico quanto no prático.

O curso projeta a formação do professor autônomo, ético, com domínio de conteúdos e habilidades práticas para exercer a função docente na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental na rede pública estadual e municipal, como também na rede privada. O pedagogo desenvolve e acompanha projetos na área educacional, atua na gestão de processos educativos, na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino com domínio teórico e prático sobre o planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação.

Grade Curricular

Disciplina Carga Horária
Articulações Afro-Brasileiras, Africanas e Indígenas 36 Horas
Filosofia da Educação 72 Horas
História da Educação 72 Horas
Literatura Infanto-Juvenil 72 Horas
Neuroeducação 36 Horas
Psicologia do Desenvolv. e da Aprendizagem 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Comunicação e Expressão 72 Horas
Fundamentos Linguísticos 72 Horas
Fundamentos Metodológicos da Educação Infantil 72 Horas
História da Educação Brasileira 72 Horas
Métodos e Técnicas da Pesquisa 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Alfabetização e Letramento 72 Horas
Fundamentos Metodológicos da Educação de Jovens e Adultos 72 Horas
Fundamentos Metodológicos do Ensino de Arte 72 Horas
Inglês Instrumental 36 Horas
Produção e Análise do Conhecimento em Educação 36 Horas
Sociologia da Educação 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Fundamentos Metodológicos da Educação Física 72 Horas
Fundamentos Metodológicos da Língua Portuguesa 72 Horas
Fundamentos Metodológicos do Ensino de Geografia 72 Horas
Pedagogia em Ambientes Não-Escolares 36 Horas
Sociologia da Responsabilidade Social 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Antropologia 72 Horas
Didática: Planejamento e Avaliação 36 Horas
Estágio I 130 Horas
Estatística Educacional 36 Horas
Fundamentos de Matemática 36 Horas
Inovação e Tecnologias Digitais na Educação 72 Horas
Pesquisa da Prática Pedagógica I 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Educação para a Diversidade e Direitos Humanos 72 Horas
Estágio II 130 Horas
Ética e Cultura Religiosa 72 Horas
Fundamentos Metodológicos do Ensino de Matemática 72 Horas
Libras 72 Horas
Pesquisa da Prática Pedagógica II 36 Horas
Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Ciências Naturais 36 Horas
Estágio III 140 Horas
Fundamentos da Gestão Educacional 72 Horas
Fundamentos Metodológicos da Educação Especial 72 Horas
Pesquisa da Prática Pedagógica III 36 Horas
Política e Organização da Educação Básica 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 200 Horas
Educação Ambiental 36 Horas
Fundamentos do Ensino a Distância 72 Horas
Fundamentos Metodológicos do Ensino de Ciências 72 Horas
Fundamentos Metodológicos do Ensino de História 72 Horas
Técnicas de Expressão e Ludicidade 36 Horas


Corpo Docente

Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Está cursando Doutorado em Educação para a Ciência. É Mestre em Engenharia de Produção. Possui graduação em Matemática - Licenciatura e Pedagogia, Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Empresarial e em Novas Tecnologias no Ensino de Matemática. É Professor e Coordenador Acadêmico-Administrativo na Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade do Sagrado Coração. Atua, como voluntário, na Diretoria da Fundação Veritas exercendo o cargo de Diretor Financeiro. Tem experiência como docente em várias disciplinas de Matemática, Pedagogia, Física, Administração, Engenharia de Produção e na Administração Acadêmica de Instituições de Ensino Superior.
Tempo de casa 10 Anos e 1 Mes
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Pós-Doutoranda em Educação pela UNESP-Marília (início em 2019). Pós-Doutora em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2018). Doutora em Educação (Bolsa CNPq) pela Faculdade de Filosofia e Ciências, da UNESP, Campus de Marília. Mestre em Educação (Bolsa Fapesp - mar. 2010- mar. 2011) (Bolsa CNPq - abr. 2009-fev. 2010) pela FFC-Unesp-Marília. Formada em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil (2007) e em Administração Escolar para a Educação Básica (2008) pela mesma faculdade. Foi professora substituta junto ao Departamento de Administração e Supervisão Escolar (DASE) da UNESP, Campus de Marília entre agosto de 2017 e dezembro de 2018. Atualmente é professora do curso de Pedagogia da Universidade do Sagrado Coração (USC) em Bauru. Participa do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (Niephe), na FEUSP e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração da Educação e Formação de Educadores (Gepaefe).
Tempo de casa 6 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Mestre em Distúrbios da Comunicação pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (2013). Possui graduação em Tradutor pela Universidade Sagrado Coração (2010). Tem experiência na área de Tradução, com ênfase em Tradução Científica. Estagiou na Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, tendo revisado artigos publicados no Journal of Applied Oral Science. Atualmente é tradutora indicada da Revista CEFAC e professora do curso de Letras-Tradutor na Universidade do Sagrado Coração de Jesus (USC).
Tempo de casa 4 Anos e 7 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UNESP - Bauru (1997) e em Pedagogia pela UNINOVE (2010), mestrado em Ciências Biológicas (Farmacologia) pela UNESP - Botucatu (2000), doutorado em Educação para a Ciência pela UNESP - Bauru (2016) e doutorado em Química pela UNESP - Araraquara (2005). Atualmente é professora da Fundação Educacional Municipal de Ibitinga/SP e na Universidade do Sagrado Coração em Bauru/SP. Tem experiência na área de Farmacologia Geral e Veterinária. Atua na área Educacional curso Pedagogia e Licenciaturas. Foi coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade do Sagrado Coração em Bauru/SP de 2014 a 2016. Atualmente coordena o PIBIC Ensino Médio, orienta Dissertações e Monografias de Conclusão de Curso. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial, Inclusiva e Diversidade (GEPEEID) e Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental GPEA, UNESP, Bauru/SP.
Tempo de casa 8 Anos e 7 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Doutoranda em Ciência da Religião pela PUC - SP, desenvolve pesquisa sobre o conceito de beleza e estética na arte moderna e contemporânea e suas relações com o universo religioso. É mestre em Ciências da Religião pela mesma instituição, possuindo graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e especialização em História da Arte, também através da UEL. Tem experiência na área de História, com ênfase em Cinema e Religião. Lecionou a disciplina da História da Arte para as graduações de Design e Artes Visuais na UNESP, campus de Bauru. Leciona as disciplinas de Ética e Cultura Religiosa e Sociologia Geral, ambas na Universidade do Sagrado Coração (USC). Participa como pesquisadora do grupo de pesquisa NEMES - Núcleo de Estudos em Mística e Santidade, sob coordenação do Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé.
Tempo de casa 5 Anos e 7 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Profissional Tradutor/ Intérprete/Professor. Possui bacharelado em Tradução pela Universidade do Sagrado Coração (2002) e licenciatura em Letras pela Universidade Nove de Julho (2007). Desenvolveu curso de aperfeiçoamento e especialização em Língua Inglesa e Cultura pela Farleigh Dickinson University (FDU), Teaneck, New Jersey, USA. Pós-graduado lato sensu em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeira pela Universidade do Sagrado Coração (USC) de Bauru. Mestre em Tradução Técnico-científica na área da Fonoaudiologia dentro da área de concentração de Processos e Distúrbios da Linguagem pela Universidade de São Paulo (FOB-USP). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Tradutor freelancer com experiência nas áreas comercial, técnica e científica. Professor titular de ensino médio e coordenador pedagógico em escolas da rede particular de ensino no interior de São Paulo.
Tempo de casa 4 Anos e 1 Mes
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Graduada em Pedagogia, com habilitação em educação infantil e com habilitação em educação especial na área de deficiência auditiva pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) câmpus de Marília. Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012) câmpus de Marilia (linha de pesquisa Teoria e práticas pedagógicas). Foi bolsista do Programa Internacional de bolsas de Pós-graduação da Fundação Ford/Brasil - Programa Mestrado Sanduíche realizado na Universidade de Évora- Portugal. Atua em pesquisas apoiadas no referencial da teoria Histórico-Cultural, principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Educação e desenvolvimento infantil; Educação Especial e inclusiva, brincar e apropriação da linguagem escrita.
Tempo de casa 7 Meses
Titulação Pós-Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Marília com doutorado sanduíche na Universidade de Barcelona / Espanha. Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Marília. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Bauru. Atualmente é Coordenadora do curso de Pedagogia e Docente do Centro de Ciências Humanas da Universidade do Sagrado Coração - Bauru e realiza pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista - Campus de Bauru Pesquisas científicas na área da Educação Especial , Informática Educativa, Enriquecimento de alunos precoces e comportamento de superdotação. Líder do Grupo de Pesquisa "Métodos e Técnicas da Pesquisa em Educação" (MOTAPE).
Tempo de casa 3 Anos e 1 Mes
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em História e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Doutorado em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado em História e Cinema pela Unesp/Bauru. Atualmente é pesquisadora associada da Universidade Federal de São Paulo (Antiguidade e Modernidade), colaboradora da Universidade Estadual de Campinas (Laboratório de Arqueologia Pública), professora/pesquisadora Adjunto II da Universidade do Sagrado Coração, professora do Programa de Mestrado em Educação Sexual da Unesp/Araraquara e Coordenadora do curso de Especialização em História, Cultura e Poder da Universidade do Sagrado Coração. Tem experiência na área de História, com ênfase em Relações de Gênero, cultura popular e leituras contemporâneas sobre a Antiguidade, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, amor e sexualidade, grafites, literatura, teoria da História e educação.
Tempo de casa 11 Anos e 1 Mes
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil(2017) Professor Substituto de Educação Física do Colégio Técnico Industrial "Prof. Isaac Portal Róldan"- UNESP , Brasil
Tempo de casa 7 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Doutora em Ciência sobre Arte - especialidade História, Teoria e Crítica da Música pelo Instituto Superior de Arte de Havana/Cuba (2009), com reconhecimento pela USP (2011) e Graduada em Música: Instrumento - piano pela Universidade Sagrado Coração (1998), atualmente é professora titular da Universidade Sagrado Coração (Centro de Ciências Humanas) no Curso de Música, Educação Musical - licenciatura e também coordenadora do subprojeto de Música "As Músicas do Meu Brasil" pelo PIBID-USC. Foi professora colaboradora do Curso EAD de Educação Musical da UAB-UFSCar nas disciplinas de História da Música 1 e 2. Tem experiência na área de Artes, Música, com ênfase em Musicologia.
Tempo de casa 23 Anos e 5 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Psicóloga formada na UNESP, mestre em Ciências pela USP. Especialista em Gestão Estratégica também pela UNESP. Realizou curso de Aprimoramento em Técnicas Analíticas Terapêuticas (200h) pelo Instituto Junguiano de Bauru e região. Realizou Extensão em Coaching e formação de líderes pelo Instituto de Psicologia Comportamental de São Carlos. Durante a graduação realizou iniciação cientifica, foi membro Fundador e Diretor Presidente da Interage Empresa Junior de Psicologia da Unesp - Bauru. Após formada, exerceu atividade de Psicóloga Organizacional e do trabalho, atuando com Habilidades Sociais e Saúde Mental, sendo o último cargo de HR Manager na empresa multinacional Sntalent Brasil até Dez 2013. Iniciou Mestrado na USP em Março 2014 ate Março 2016, com bolsa CNPQ sendo a área de pesquisa: habilidades sociais e saúde mental. Experiência de 3 semestres em prática docente durante o mestrado. Atuação como Psicóloga Clínica Psicológica Adulto e Infantil. Atualmente Docente no curso de Psicologia da Universidade do Sagrado Coração (USC).
Tempo de casa 1 Ano e 8 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Atualmente professora de Educação Tecnológica - Robótica no colégio São Francisco de Assis - Rede Sagrado de Educação. Sou Mestre em Educação Matemática pela Unesp de Rio Claro. Formada em Licenciatura em Matemática pela Unesp de Bauru. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática e Tecnologias Digitais.
Tempo de casa 1 Mes
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em História pela Universidade do Sagrado Coração (1991), mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis (2005) e doutorado em andamento em História pela Universidade Estadual Paulista Campus de Assis. Atualmente é professor e coordenador do curso de Licenciatura em História na Universidade do Sagrado Coração em Bauru. No Ensino Médio é professor de História na Cooperativa Educacional de Lençóis Paulista, no Colégio Novo Anglo de Bauru e no Colégio Sistema Único em Bauru. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea. Atuando principalmente nos seguintes temas: História da Imprensa, História Social da Cultura, História das Ciências, História da Psicanálise e História da Educação. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a imprensa durante as décadas de 60, 70 e 80 do Século XX. É membro da Associação Nacional dos Professores de História (ANPUH) e da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC).
Tempo de casa 12 Anos e 7 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Letras-Português-Inglês pela Universidade do Sagrado Coração (1985), Especialização em Metodologia e Processo de Ensino, Especialização em Formação de Formadores de Professores, Mestrado em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FAAC - Bauru (2001). É doutora em Estudos Literários, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Araraquara, com tese na área de Teoria e Crítica da Poesia. É professora dos cursos de Letras e Pedagogia da Universidade do Sagrado Coração de Bauru há 22 anos, além de ter experiência também como professora de Língua Portuguesa durante 25 anos no ensino fundamental da rede particular. Atuou como Orientadora de Disciplina (tutor-EAD) no curso de PEDAGOGIA Semipresencial da UNESP/UNIVESP - Polo Bauru, de fevereiro/2010 a setembro/2012. Tem experiência com Educação a Distância (tutoria e processos de reconhecimento de curso EAD). Atua também como membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA/USC) ocupando a função de presidente desde agosto de 2014. Tem experiência nos processos de Avaliação Institucional (credenciamento e recredenciamento de IES), avaliação de cursos de graduação (reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos), e Autoavaliação institucional. É Coordenadora Pedagógica da Universidade do Sagrado Coração desde agosto de 2013. Tem experiência na área de Educação (Avaliação, Formação de professores e Metodologias Ativas); Letras, com ênfase em Língua e Literatura.
Tempo de casa 24 Anos e 7 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Doutorando pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com período sanduíche na Universidade de Coimbra, no Centro de Estudos Sociais (CES) Socais e na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Mestre pela pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Possui graduação pela mesma universidade. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Análise do Discurso de perspectiva francesa, em linguagem jurídica e em metodologia de ensino e pesquisa. Atua, especialmente, nos seguintes temas: língua(gens); Análise do Discurso; subjetividade(s); discurso jurídico; educação; exclusão e inclusão; cidadania; metodologia de ensino.
Tempo de casa 8 Meses

Recursos Disponíveis

Espaços Específicos

Espaços Comuns



Atividades do Curso

  • Projetos de Extensão
  • Iniciação Científica
  • Programa de Aprimoramento
  • Intercâmbio
  • Eventos Culturais e Científicos


Você Sabia?

O pedagogo é um novo profissional, pois deve ser preparado não só para o ambiente escolar, mas para os não escolares, como por exemplo, o ambiente hospitalar e as empresas. O pedagogo atua nas empresas com capacidade de identificar, selecionar e desenvolver pessoas, assim possui competência para trabalhar na área de recursos humanos. Atua nos hospitais com acompanhamento da criança ou adolescente no período de ausência escolar.

A Pedagogia é o fundamento sobre o qual se assenta a educação. A profissão tem como base a docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo que docência também compreende participação na organização e gestão de sistemas e Instituições de Ensino.

O Pedagogo exerce funções de docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo que as atividades docentes compreendem a participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, no que se refere ao planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação; planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não escolares e produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não escolares.

Este profissional atua na docência, como professor, coordenador pedagógico, supervisor de ensino ou diretor de escolas de ensino regular, creches, pré-escolas e escolas especializadas, bem como em assessorias de serviços de difusão cultural de massa: jornais, revistas, televisão, editoras, rádio, agências de publicidade. Há demanda para o trabalho deste profissional em outros espaços como empresas: na seleção e treinamento de pessoal, em asilos, hospitais, presídios, tanto no acompanhamento pedagógico de educandos, quanto na organização do trabalho pedagógico realizado pelas equipes multidisciplinares.


    Informações Adicionais

    • Os cursos de Graduação ministrados pela Universidade do Sagrado Coração, mantida pelo Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, estão distribuídos e valorados em Edital de Fixação de Encargos Educacionais publicado.
    • Os valores das mensalidades estão sujeitos aos reajustes, conforme contrato de Prestação de Serviços Educacionais, ficando assegurada a possibilidade de alteração de valores que visem preservar o equilíbrio contratual, caso qualquer mudança legislativa ou normativa, editada pelo Poder Público, altere a equação econômico-financeira da Instituição de Ensino.
    • A configuração formal do ato de matrícula se dá após o aceite e adesão aos termos do contrato pela internet, no portal do aluno (www.usc.br), e condicionada à confirmação do pagamento da primeira parcela da semestralidade no prazo de matrícula.
    • Os boletos de pagamento não serão enviados por correios, e deverão ser acessados e impressos, mensalmente através do portal do aluno (www.usc.br), ícone financeiro, ou solicitar através dos meios de comunicação da USC.
    • O aluno calouro desistente que rescindir o contrato em até 07 (sete) dias corridos após o início das aulas, terá retida a importância equivalente a 20% da primeira parcela da semestralidade.
    • No caso de rescisão do contrato, por estudantes veteranos (alunos que não sejam calouros), em qualquer tempo após a matrícula, ou por calouros, após o prazo mencionado no Edital de Fixação de Encargos Educacionais, independentemente de origem ou iniciativa; implica na obrigatoriedade de liquidar o valor da parcela com vencimento no mês da formalização do pedido, além de arcar com a multa contratual compensatória equivalente a 20% do valor total das parcelas vincendas no semestre e com eventuais pendências financeiras que possuir junto à USC; considerando-se devida a multa no ato da formalização do requerimento e, corrigidos conforme Edital.
    • A ausência às aulas, o abandono do curso ou a interrupção de frequência por parte do estudante contratante não o exime do dever de efetuar o pagamento das parcelas vencidas e vincendas até à formalização do afastamento, exclusivamente, através de requerimento escrito à Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade, não se admitindo outra forma para tanto. 

    Mensalidades

       O valor da mensalidade será correspondente à divisão do valor da semestralidade por seis (06) parcelas mensais e consecutivas, cujo vencimento será todo dia 08 (oito) de cada mês, nos termos e modo do Edital de Fixação de Normas e Encargos Educacionais.

    • Em caso de pagamento após a data de vencimento, o estudante perderá eventuais descontos concedidos pela Universidade, e o valor será acrescido de multa de 2% (dois por cento) sobre o valor vencido, juros de mora de 0,033% ao dia e correção monetária medida pelo IGP-M/FGV.
    • Não estão inclusos no valor da semestralidade dos cursos: o fornecimento de material didático de uso individual do estudante; estudos de adaptação; regime de orientação; recuperação; cursos de extensão; congressos e similares; provas especiais; declarações; certidões; diploma; histórico escolar; documentos para transferência; alimentação; participação em formatura solene; transporte escolar; viagens de estudo; serviços facultativos ou extraordinários e de biblioteca, que, quando oferecidos, terão seus respectivos valores divulgados pela Universidade e poderão ser acrescidos no boleto de pagamento da mensalidade subsequente.

    Aproveitamento de Estudos ou alterações na carga horária oferecida

    • O estudante que cursar carga horária menor do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por motivo de aproveitamento de estudos ou por cursar as últimas disciplinas para integralização do seu currículo, após o prazo mínimo para término do curso, efetuará o pagamento proporcional da mensalidade, de acordo com a carga horária das disciplinas matriculadas.
    • O estudante que cursar carga horária maior do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por acrescentar disciplinas em regime de dependência, terá acrescido na mensalidade o valor proporcional referente à carga horária excedente. As demais informações acadêmicas e financeiras de cursos seriados estão disponibilizadas em atos normativos que poderão ser consultados no portal do aluno.
    • Demais disposições, tal como, forma de cursar disciplinas reprovadas, disciplinas optativas, disciplinas eletivas e matrícula especial, deverão observar a Normativa Conjunta PRAC/PRAD n. 01/2012, de 28 de setembro de 2012, que passa a fazer parte integrante e indissociável deste contrato, estando, inclusive à disposição de eventuais interessados na Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade. 

    Desistência- Transferência - Trancamento de Matrícula

    – A desistência, a transferência e o trancamento de matrícula são considerados hipóteses de rescisão ao contrato de prestação de serviços, sujeitas à aplicação de multa contratual.

    • A não formalização do cancelamento ou trancamento de matrícula (o que caracteriza abandono do curso) não desobriga o contratante ao pagamento da semestralidade conforme o requerido em matrícula ou até a formalização do desligamento.
    • Na hipótese de transferência de matrícula para outra Instituição, estando o acadêmico em débito, a Universidade, após providências de cobrança administrativa ou extrajudicial, poderá ajuizar a competente medida judicial e tomar outras medidas legais compatíveis, independente do período letivo.

    PROUNI

    Para alunos Bolsistas do ProUni, o valor da Bolsa de estudos, corresponde a:

    - Bolsistas Integrais: 100% do valor da mensalidade

    - Bolsistas Parciais: 50 % do valor da mensalidade

    Requisitos para ser Bolsista do Prouni: Consulte o site http://prouniportal.mec.gov.br/                                                                                                                        

    Geral

    Formar docentes para Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, capacitando-os para a participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas, produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

    Específicos

    • Oferecer a formação para o professor desenvolver com competência a docência, considerando o saber pensar, saber escutar, aprender a aprender, o lidar com a alteridade e com as novas tecnologias nos diferentes ambientes de aprendizagem de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental
    • Desenvolver condições que possibilite o exercício da aprendizagem, tendo iniciativa para resolver problemas, capacidade para tomar decisões, ser criativo, autônomo e estar em sintonia com a realidade contemporânea, sendo sensível à responsabilidade social
    • Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas
    • Produzir conhecimentos sobre a organização escolar, da sua cultura, das suas relações de poder, seu modo de funcionamento, seus problemas, bem como as formas de gestão e as competências e procedimentos necessários para participação nas várias instâncias de decisão da instituição escolar.

    O desempenho escolar é avaliado por meio do acompanhamento contínuo do estudante e dos resultados por ele obtidos nas provas parciais de avaliação de conhecimento, nos exercícios e atividades escolares ou outras formas de avaliação definidas pela universidade.

    O aproveitamento em cada disciplina é obtido por meio de avaliações parciais ao longo do período letivo e avaliação final, expressando-se o resultado de cada avaliação em notas de 0 (zero) a 10,0 (dez). Para cada uma das avaliações parciais, são atribuídos pesos informados nos planos de ensino de cada disciplina.

    Será considerado aprovado, independentemente de avaliações finais, o estudante que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das atividades da disciplina e média ponderada das avaliações parciais igual ou superior a 7,0 (sete).

    Deverá realizar a avaliação final o estudante que tiver obtido o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às atividades da disciplina e média das avaliações maior ou igual a 5,0 (cinco) e menor do que 7,0 (sete).

    Nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios não haverá avaliação final, exceto se previsto no projeto pedagógico do curso, sendo aprovado o estudante que obtiver média das avaliações parciais, maior ou igual a 7,0 (sete).

    Será aprovado o estudante que, submetendo-se à avaliação final, obtenha a média aritmética entre as avaliações parciais e a nota obtida na avaliação final, igual ou superior a 6,0 (cinco).

    Será considerado reprovado o estudante que:
    I. não obtiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento);
    II. não obtiver média das avaliações parciais igual ou superior a 5,0 (cinco);
    III. após a realização da avaliação final, não lograr média igual ou superior a 6,0 (cinco);
    IV. nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios, não obtiver média das avaliações igual ou superior a 7,0 (sete).

    • Ter concluído o Ensino Médio

    Prof.ª Dra. Angélica Pall Oriani - Currículo Lattes

    (14)2107-7240

    pedagogia@unisagrado.edu.br

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    Data da última atualização: 18/09/2019.*informações sujeitas a alterações

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