Facebook Pixel Fallback

Pedagogia

  • Titulação

    Licenciado
  • Modalidade

    presencial
  • Duração

    4 anos
  • Período

    Noturno
  • Área

    Humanas

O Curso


VESTIBULAR
TENHO INTERESSE
TRANSFERÊNCIA
TENHO INTERESSE
DIPLOMADOS
TENHO INTERESSE
REINGRESSO
TENHO INTERESSE

Um curso que estuda os mais diversos temas relacionados à educação tanto no aspecto prático quanto no teórico: seja bem-vindo ao universo da Pedagogia!
Durante a graduação, o estudante tem contato com diferentes disciplinas que o preparam da melhor maneira  para a formação de um professor autônomo, ético, com domínio de conteúdos e habilidades práticas para exercer a função docente na Educação Infantil e Fundamental. O pedagogo também desenvolve e acompanha projetos na área educacional, atua na gestão de processos educativos, na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino com domínio teórico e prático sobre o planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação.

Avaliação do MEC: Nota 4
 MATRIZ CURRICULAR  CH (horas)
1º semestre  
Literatura Infanto-Juvenil 72
Introdução ao Conhecimento Científico 36
Habilidades Sociais no Contexto Acadêmico 36
Fundamentos da Educação 72
A Formação Docente e o Papel da Escola 72
Expressão físico-motora 72
2º semestre  
Psicologia do Desenvolv. e da Aprendizagem 72
História da Educação Brasileira 72
Educação para a Diversidade e Direitos Humanos 72
Problemas de Aprendizagem Escolar 72
Jogos e Brincadeiras em Contexto Escolar 72
3º semestre  
Informática 36
Educação Ambiental 36
Metodologia da Pesquisa em Educação 72
Arte Educação 36
Didática, Planejamento e Avaliação 72
Currículo Escolar 72
4º semestre  
História da Educação e da Pedagogia 36
Comunicação e Expressão 72
Libras 72
Fundamentos e Metodologias em Geografia 72
Fundamentos e Metodologias da Educação Infantil 72
Estágio Supervisionado na Educação Infantil 150
5º semestre  
Inovação e Tecnologias Digitais na Educação 72
Fundamentos e Metodologias em Alfabetização e Letramento 72
Fundamentos e Metodologias em Educação Especial 72
Fundamentos e Metodologias em Ciências da Natureza 72
6º semestre  
Sociologia da Responsabilidade Social 72
Fundamentos e Metodologias em Língua Portuguesa 72
Fundamentos e Metodologias em História 72
Fundamentos e Metodologias da Educação de Jovens e Adultos 72
Matemática e Estatística Aplicada à Educação 72
7º semestre  
Ética e Cultura Religiosa 72
Fundamentos do Ensino a Distância 72
Articulações Afro-Brasileiras, Africanas e Indígenas 72
Fundamentos e Metodologias do Ensino em Matemática 72
Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental 150
8º semestre  
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 208
Política e Organização da Educação Básica 72
Fundamentos da Coordenação Pedagógica 72
Estágio Supervisionado em Ambientes Não-Escolares 50
Fundamentos da Gestão Escolar 72
Educação em Ambientes Não Escolares 72
Estágio Supervisionado na Gestão Escolar 50

Bruna Carvalho


Nome do curso: Pedagogia

Titulação: DOUTORADO

Qualificação:
É mestre e doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista - "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Araraquara. Foi bolsista CAPES durante o mestrado e doutorado. É graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista - "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Bauru (2006 - 2009). Foi bolsista de Iniciação Científica - CNPq (2008 - 2009). Tem experiência em docência na Educação Infantil, Ensino Fundamental I, formação inicial e continuada de professores, coordenação pedagógica e direção escolar. Atualmente, está afastada da direção de uma escola municipal de ensino fundamental para exercer a função de supervisora pedagógica das escolas municipais de ensino fundamental - anos finais de Bariri-SP. Também é docente do curso de pedagogia do Centro Universitário Sagrado Coração de Bauru-SP. Dirige seus estudos para a área da educação escolar, com ênfase em políticas educacionais; formação de professores; educação infantil; alfabetização e desenvolvimento humano na perspectiva teórica da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural.

Tempo de casa: 4 anos e 2 meses

Camila Bloise Pieroni


Nome do curso: Pedagogia

Titulação: MESTRADO

Qualificação:
Possui graduação em Educação Fìsica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é professora de educação física da Escola Estadual Profº Morais Pacheco - PEI. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas:educação física escolar, formação inicial e continuada. Finalizou o IV Curso de Especialização em Educação Física Escolar oferecido pela Universidade Federal de São Carlos, no período de 06 de março de 2010 a 20 de agosto de 2011, num total de 360 horas/aula. Em 2018 iniciou o mestrado profissional em Educação Física em Rede Nacional/PROEF, finalizado em abril de 2020 com o título de Mestra em Educação Física, área de educação física escolar. Atualmente participa do Programa Residência Pedagógica em Educação Física.

Tempo de casa: 1 ano e 8 meses

Eliane Aparecida Toledo Pinto


Nome do curso: Pedagogia

Titulação: DOUTORADO

Qualificação:
Doutora em Educação para a Ciência, UNESP Bauru (2016) e em Química, UNESP Araraquara (2005). Mestre em Ciências Biológicas, UNESP Botucatu (2000). Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas, UNESP Bauru (1997) e em Pedagogia, UNINOVE (2010). Docente desde 2004 na Fundação Educacional Municipal de Ibitinga/SP e desde 2011 no Centro Universitário do Sagrado Coração - UNISAGRADO, Bauru/SP. Coordenadora do Curso de Pedagogia para Licenciados (EAD), foi coordenadora do Curso de Pedagogia presencial, UNISAGRADO (2014 a 2016). Atualmente Coordenadora institucional do PIBID e do PIBIC Ensino Médio. Membro da Comissão Científica, da Comissão ATIVA (ENADE) no UNISAGRADO. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GPEA), do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Ambiental, Sustentabilidade e Ambientalização (GEPEASA), UNESP, Bauru/SP e Grupo de Estudos e Pesquisas EDUFOR - Educação e formação de professores: fundamentos teóricos e práticas pedagógicas (UNISAGRADO). Desenvolve pesquisas científicas na área da Educação Ambiental, Formação de Professores e Estratégias de Ensino e Aprendizagem.

Tempo de casa: 13 anos e 1 mês

EMMANUEL ZULLO GODINHO


Nome do curso: Pedagogia

Titulação: Doutorado

Qualificação:
Graduado em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista - ESAPP. Mestre em Bioenergia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Doutor em Agronomia na Universidade Estadual Paulista UNESP. Pós-doutorando em Engenharia de Biossistemas na Universidade de São Paulo USP. Pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas FGV-RJ com MBA em Gestão Internacional em Agribusiness. Pós-graduado em Docência no Ensino Superior e em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Graduado com Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná UTFPR e licenciado em Pedagogia pela Faculdade Intervale. Pós-graduando em Química na Universidade do ABC. Estudante de graduação em Licenciatura em Educação Física na Faculdade Venda Nova do Imigrante FAVENI. Docente da área técnica agro da ETEC Dona Sebastiana de Barros e do ensino superior na UNISAGRADO e Coordenador da Pós-Graduação ESG UNISAGRADO. Participo do grupo de pesquisa da Agroenerbio USP/UNESP. Conhecimento dos programas de estatística e modelagem matemática: Lógica fuzzy, Statistica, Action, Origin. Linha de pesquisa é ENERGIAS RENOVÁVEIS e LÓGICA FUZZY. Possui experiência como docente no ensino fundamental, médio, graduação e pós-graduação.

Tempo de casa: 1 ano e 0

Flávia Cristina Bandeca Biazetto


Nome do curso: Pedagogia

Titulação: DOUTORADO

Qualificação:
Possui graduação em Letras Graduação em Português e Alemão pela Universidade de São Paulo (2005), graduação em Graduação em Licenciatura Português pela Universidade de São Paulo (2004), graduação em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004), mestrado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2009) e doutorado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2017). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ESTUDOS COMPARADOS DE LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, atuando principalmente no seguinte tema: ensino de leitura literária e literaturas em língua portuguesa.

Tempo de casa: 4 anos e 2 meses

Flavia Santos Arielo


Nome do curso: Pedagogia

Titulação: DOUTORADO

Qualificação:
Doutora em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica - PUC - SP, desenvolveu pesquisa acerca do conceito de beleza e sua relação com o sagrado a partir do pensamento de Roger Scruton. Defendeu mestrado pela mesma instituição, a partir da temática do problema do mal no cinema de Lars von Trier. Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e especialização em História da Arte, pela mesma instituição. Tem experiência na área de História e História da Arte, com ênfase em Cinema e Religião. Atualmente, leciona a disciplina de Ética e Cultura Religiosa, dentre outras, no Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO). Participa como pesquisadora do grupo de pesquisa Labô- PUC - Laboratório de Política, Comportamento e Mídia, onde desenvolve pesquisa de pós-doutorado sobre Nelson Rodrigues, sob supervisão do Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé.

Tempo de casa: 10 anos e 2 meses

GILCEMAR DE SOUZA WERNECK


Nome do curso: Pedagogia

Titulação: ESPECIALIZAÇÃO

Qualificação:
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Agudos(2020) e especialização em Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) - Língua Port pela Faculdade de Agudos(2021). Atualmente é Prof Tradutor Intérprete Docente de Libras do Centro Universitário Sagrado Coração.

Tempo de casa: 1 ano e 8 meses

Juliana Vechetti Mantovani


Nome do curso: Pedagogia

Titulação: DOUTORADO

Qualificação:
Possui graduação em Terapia Ocupacional pelo Centro Universitário Salesiano de Lins (2000), Pós Graduação Lato Sensu em Educação Especial, na PUC de Campinas, Curso de Neuropsicologia a partir da Teoria de Lúria e Leontiev e formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath. Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2006), sendo bolsista CAPES e doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2015), com bolsa FAPESP. Atualmente é professora do Centro Universitário Sagrado Coração, UniSagrado. Nesta instituição é responsável pelo serviço de Acessibilidade no Ensino Superior, vinculado ao Núcleo de Apoio Psicopedagógico e de Inclusão, NAPI. Também é Terapeuta Ocupacional das Residências Inclusivas da Apae, Bauru. Integrante da Rede de Educação Especial no Campo (UEPA) e do Grupo de Trabalho, Pessoas com Deficiência das Escolas Públicas no Campo/ Frente das Escolas do Campo, do Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC). Tem interesse em estudos e pesquisas nas temáticas que versam sobre Educação Especial e Educação do/no Campo, escolarização do estudante com deficiência e fundamentos na teoria socio-histórica.

Tempo de casa: 8 anos e 7 meses

Lucas Justiniano Bermejo


Nome do curso: Pedagogia

Titulação: DOUTORADO

Qualificação:
Possui graduação em Ciências Biólógicas pela Universidade do Sagrado Coração (USC) em 2008, especialização em Microbiologia Clínica (FIB) em 2009, Mestrado em Ciências na área de Microbiologia pela USP em 2012 e Doutorado em Educação escolar pela UNESP em 2022. Coordenou os cursos de Ciências Biológicas, Biomedicina e Agronomia de 2014 a 2019 na Faculdade Anhanguera de Bauru e lecionou nos cursos de Ciências Biológicas, Biomedicina, Fisioterapia, Enfermagem, Educação Física e Agronomia. Atualmente trabalha na UNISAGRADO como professor dos cursos de Pedagogia e História.Tem experiência na área de Biologia geral, Biologia molecular, Microbiologia, Imunologia, Didática e Metodologia da pesquisa. Docente de ensino médio e curso pré-vestibular desde 2007, atua nos colégios Anglo Bauru e Anglo Bauru Vestibulares, Esquema Único Bauru, Esquema Único Marília e Criativo.

Tempo de casa: 1 ano e 8 meses

LUIS FABIANO DOS SANTOS BARBOSA


Nome do curso: Pedagogia

Titulação: MESTRADO

Qualificação:
Possui graduação em Teologia pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo (2010), graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo (2004), Lato Sensu em Educação Sexual pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, campus Pio XI e Mestrado em Teologia Dogmática pela Pontificia Universita Salesiana (2014). Pós-graduado em Orientação, Supervisão e Gestão Escolar pela UNINTER (PR).

Tempo de casa: 2 anos e 0

PATRICIA FASSEIRA ANDRADE


Nome do curso: Pedagogia

Titulação: MESTRADO

Qualificação:
Desde 2019 como docente dos cursos de Exatas e Humanas do Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO (Bauru - SP), lecionando as disciplinas de Álgebra, Cálculo, Geometria Analítica, Fundamentos de Matemática, Estatística Educacional, entre outras disciplinas. Desde 2018 é professora de Educação Tecnológica - Robótica no colégio São Francisco de Assis - Rede Sagrado de Educação. Mestre em Educação Matemática pela Unesp de Rio Claro. Formada em Licenciatura em Matemática pela Unesp de Bauru e Pedagogia pelo Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática e Tecnologias Digitais.

Tempo de casa: 4 anos e 2 meses

Rafael Resende Marques da Silva


Nome do curso: Pedagogia

Titulação: MESTRADO

Qualificação:
Palhaço, professor, ator, produtor cultural e pesquisador desde 2004. Ex-Coordenador do curso de Teatro / Bacharelado e professor de Teatro e Artes Licenciatura e Ex-coordenador da Pós-Especialização de Gestão Cultural na Unisagrado - Bauru/SP. Doutor em estudos teatrais e spectacle vivant pela Université Paul-Valéry Montpellier 3 / França em 2018. Bolsa da CAPES de doutorado pleno no exterior entre 2012 a 2015. Mestre pela Universidade Charles de Gaulle / França em 2011 sobre as pedagogias clownescas de Jesús Jara e Sue Morrison. Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2006. Advogado e Bacharel em Direito pela PUC-Minas em 2001. Participou da formação em clown no CNAC (Centre national des arts du cirque) em Chalon en Champagne/França e do estágio internacional de commedia dell'arte na AIDAS (Académie Internationale des arts du spectacle) em Versailles/França, ambos em 2012. Criação e jogo de máscara com a Famillie Flöz em Berlin /Alemanha e Nyons / França. Criador, artista e produtor da Cia Amora no Pé com o 1º projeto Fanfarra Toque que Cura desde 2022. Fundador e palhaço da Cia da Bobagem onde realizou residências artísticas, espetáculos e oficinas nacionais e europeias desde 2007. Professor de teatro concursado na cidade de Contagem/BR de 2007 a 2010. A pesquisa é uma experiência na área de teatro como professor, ator, palhaço e produtor cultural. A ênfase está na formação e criação com a linguagem do teatro, do palhaço e da brincadeira com máscaras e suas múltiplas possibilidades em diferentes áreas.

Tempo de casa: 8 anos e 7 meses

Sebastiao Clementino Da Silva


Nome do curso: Pedagogia

Titulação: ESPECIALIZAÇÃO

Qualificação:
Possui graduação em Estudos Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Sagrado Coração de Jesus (1980), graduação em Bacharelado em Geofrafia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Sagrado Coração de Jesus (1981), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Artes Dom Bosco de Monte Aprazível (1982) e graduação em Geografia pela Universidade de Sagrado Coração (1974). Atualmente é professor especialista do Centro Universitário Sagrado Coração. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente no seguinte tema: ensino.

Tempo de casa: 40 anos e 0

Susan Renata Lopes


Nome do curso: Pedagogia

Titulação: ESPECIALIZAÇÃO

Qualificação:
Susan Lopes possui Graduação em Educação Artística L.P. com habilitação em Artes Cênicas pela Universidade do Sagrado Coração - USC (atual Centro Universitário Sagrado Coração), Especialização em Gestão Cultural - Cultura, Desenvolvimento e Mercado pelo SENAC São Paulo e Mestrado em Docência para Educação Básica pela Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Unesp, Campus Bauru. Ministra aulas de teatro na Secretaria Municipal de Cultura de Bauru, onde também coordena um grupo de pesquisa em Teatro Visual. Ocupa o cargo de Chefe da Seção de Artes Cênicas da Divisão de Ensino às Artes da Secretaria Municipal de Cultura. Desenvolve cursos, oficinas e workshops sobre Teatro de Animação em práticas educacionais. É docente do curso de Artes do Centro Universitário Sagrado Coração - Unisagrado, também em Bauru, SP, onde ministra as disciplinas: Teatro de Animação, Jogos Teatrais, Laboratório de Teatro - Direção e Produção Cênica, Projeto de Criação Artística - Linguagens Integradas, Laboratório de Teatro - Pedagogia do Teatro e Técnicas de Expressão e Ludicidade (para os cursos de licenciatura).

Tempo de casa: 5 anos e 1 mês

Somente noturno

VALORES DA SEMESTRALIDADE - 1º/2024
CALOUROS INGRESSANTES EM 2024
PEDAGOGIA

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO:

• Parcelamento em 6x (janeiro a junho):
6x de R$ 623,28 - para pagamento até o dia 8 (oito) de cada mês
ou
6x de R$ 656,08 - para pagamento após o dia 8 (oito) de cada mês

• Parcelamento em 5x (fevereiro a junho):
5x de R$ 747,93 - para pagamento até o dia 8 (oito) de cada mês
ou
5x de R$ 787,30 - para pagamento após o dia 8 (oito) de cada mês

• Parcelamento em 4x (março a junho):
4x de R$ 934,91 - para pagamento até o dia 8 (oito) de cada mês
ou
4x de R$ 984,12 - para pagamento após o dia 8 (oito) de cada mês

• Pagamento à vista:
10% de desconto aplicado ao valor integral - R$ 3.542,83 para pagamento do 1º semestre à vista até o vencimento do boleto (09 de janeiro de 2023).
*Desconto não cumulativo.
(As condições acima se aplicam somente para ingressantes/calouros)

Valor total da semestralidade: R$ 3.936,48

*A configuração formal do ato de matrícula se dá após o aceite e adesão aos termos do contrato pela internet, no portal do aluno (www.unisagrado.edu.br), e condicionada à confirmação do pagamento da primeira parcela da semestralidade no prazo de matrícula.                                                                                                    

Edital 10/2023 – Fixação de Encargos Educacionais – Cursos de Graduação - Presencial 1º Semestre/2024 - Clique Aqui!

Renovação de Reconhecimento – Portaria MEC – Nº 150 de 21/06/2023

Você como profissional

A área de atuação é ampla e abrangente, tendo em vista que o pedagogo desenvolve e acompanha projetos na área educacional, atua na gestão de processos educativos, na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino com domínio teórico e prático sobre o planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação. Além do setor educativo, o profissional também pode atuar em empresas com capacidade de identificar, selecionar e desenvolver pessoas, assim possui competência para trabalhar na área de recursos humanos. Pode atuar também nos hospitais, com acompanhamento da criança ou adolescente no período de ausência escolar.

Seu Futuro

Pensando no futuro, o pedagogo é um novo profissional, podendo atuar não somente no ambiente escolar, mas também nos não escolares, como por exemplo, o ambiente hospitalar e as empresas.

Coordenação

Coordenação

Prof. Dr. Roger Marcelo Martins Gomes

Telefone: (14) 2107-7038

E-mail: pedagogia@unisagrado.edu.br

Data da última atualização: 29/02/2024.*informações sujeitas a alterações

QUEM VIU ESTE CURSO, TAMBÉM VIU:

Tire suas dúvidas com nossos consultores

Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro