Inovação e impacto social: estudantes de Ciência da Computação desenvolvem aplicativos de utilidade pública

Ao todo, são 17 aplicações com o objetivo de atender as necessidades da sociedade. Todos estão disponíveis para download na Play Store

A disciplina extensionista "Desenvolvimento de Software" do curso de Ciência da Computação do UNISAGRADO tem se destacado por conduzir pesquisas e criar aplicativos de utilidade pública, proporcionando soluções diretas que beneficiam diversos setores da sociedade, promovendo o acesso à informação de qualidade e bem-estar. Sob a orientação do Prof. Dr. Elvio Gilberto da Silva e como parte integrante do programa de Extensão, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Pastoral Universitária, a disciplina, tem o objetivo de direcionar o desenvolvimento de softwares para atender às necessidades identificadas na sociedade.

Sendo assim, os estudantes do segundo ano têm trabalhado para desenvolver aplicativos inovadores que abordam questões relevantes da atualidade. A variedade de aplicativos abrange desde educação financeira até primeiros socorros, passando por informações sobre reciclagem e jogos educativos. Cada aplicativo é cuidadosamente projetado para atender a um público específico, trazendo soluções práticas para desafios reais. Ao todo, 17 aplicativos foram desenvolvidos na disciplina com o apoio de demais docentes do UNISAGRADO – consulte e realize o download dos apps clicando aqui!

Abaixo estão alguns exemplos dos aplicativos desenvolvidos pelos alunos:

SOS LUCAS: Desenvolvido para fornecer informações didáticas sobre primeiros socorros, com foco nos funcionários de instituições de ensino que tenham feito o curso da Lei Lucas. O objetivo principal é reforçar e relembrar os conhecimentos adquiridos, abordando diversas temáticas como engasgamento, quedas com trauma, parada cardiorrespiratória, entre outras.

SUPER TRUNFO ANIMAIS: Baseado no clássico jogo de cartas, essa versão dinâmica e divertida tem como tema o reino animal. Jogadores exploram e aprendem sobre diferentes espécies animais enquanto se divertem.

SOS PROTETOR: Oferece orientações rápidas e intuitivas sobre primeiros socorros, focando na Lei Lucas. Possibilita atendimentos de emergência adequados e conta com ligação rápida para serviços de socorro, sendo uma ferramenta essencial em situações de acidentes e emergências.

SOS KIDS: Voltado para crianças, o aplicativo tem o objetivo de ensinar e conscientizar sobre os riscos de queimaduras e os cuidados necessários.

iRecycle: Ajuda os usuários a entenderem como reciclar corretamente seus resíduos. Com interface amigável, o aplicativo identifica materiais recicláveis e fornece informações sobre os locais de descarte adequados para cada tipo de resíduo.

Interdisciplinaridade e responsabilidade social

O Profº Dr. Elvio Gilberto da Silva conta que a seleção dos temas para desenvolvimentos dos softwares foi cuidadosamente planejada para estabelecer parcerias com os projetos de extensão, buscando fortalecer essas iniciativas e, ao mesmo tempo, fomentar a interdisciplinaridade. “Foram escolhidas temáticas que complementam e ampliam o impacto positivo dos projetos de extensão existentes, visando proporcionar ferramentas tecnológicas capazes de potencializar a disseminação do conhecimento e a prestação de serviços à comunidade”, destaca o docente.

Para alcançar esse objetivo, o professor da disciplina convidou tanto os docentes envolvidos nos projetos de extensão quanto outros professores da instituição. “A colaboração e a troca de ideias entre esses educadores têm desempenhado um papel fundamental na identificação de áreas em que a criação de aplicativos pode contribuir para o aprimoramento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. A vasta experiência e conhecimento dos professores, abrangendo diversos campos, proporcionaram insights valiosos sobre as necessidades dos estudantes e da comunidade em geral. Isso orientou as equipes de desenvolvimento na criação de aplicativos alinhados com as reais demandas do público acadêmico e da sociedade em geral”, afirma Silva.

Ele ressalta que engajar os alunos em projetos desse tipo é crucial, não apenas para a aprendizagem técnica, mas também para o impacto social. “Isso se traduz em refletir sobre o papel da tecnologia na promoção de uma vida saudável e bem-estar, além de criar soluções tecnológicas que simplifiquem o uso de dispositivos móveis, como celulares e tablets”, pontua.

Para empresas, organizações e o público em geral, os envolvidos nos projetos esperam aumentar a conscientização sobre o potencial dos aplicativos em aprimorar e agilizar diversas áreas, incitar mudanças nos hábitos pessoais e procedimentos para promover bem-estar em todas as idades, e desenvolver uma compreensão de que a tecnologia está em constante evolução e trará crescentes benefícios à sociedade. “Portanto, é fundamental que cada cidadão se familiarize e aprimore suas habilidades para lidar com os novos mecanismos proporcionados pela tecnologia”, finaliza o docente.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/13066-inovacao-e-impacto-social-estudantes-de-cien.html
Tags: UNISAGRADO, Ciência da Computação, Extensão, Aplicativos, Responsabilidade Social