Extensão promove curso de Noções Básicas de Circulação Extracorpórea

Estudantes da Saúde participaram do curso para aprofundar seus conhecimentos na técnica do “pulmão-coração artificial”

O UNISAGRADO, através da Extensão, promoveu o curso “Noções Básicas de Circulação Extracorpórea” com a participação de estudantes dos cursos de Biomedicina, Enfermagem e Fisioterapia, de profissionais da área e de estudantes de outras instituições – totalizando 30 presentes. A capacitação, que teve como responsável a docente de Fisioterapia Prof.ª Dr.ª Camila Gimenes, contou com palestras de funcionários do Instituto do Coração (InCor) da USP: a egressa de Fisioterapia Ana Vitória Cardoso Xavier de Castro, o egresso de Biomedicina Lucas Alves Bormio e Valéria Camargo Policarpo.

O principal objetivo do curso de extensão foi apresentar aos estudantes os conhecimentos básicos sobre a atuação de fisioterapeutas, enfermeiros e biomédicos na circulação extracorpórea (CEC) e assistência circulatória mecânica (ACM). Além de apresentar a profissão de perfusionista, promover conhecimentos básicos e gerais sobre a cirurgia cardíaca e pulmonar com uso de circulação extracorpórea e sobre o uso da assistência ECMO, na modalidade cardíaca e pulmonar. Também foram apresentados centros formadores na área e mercado de trabalho.

Abordar esta temática em âmbito acadêmico é importante pois a prática é utilizada em muitos processos cirúrgicos, sendo fundamental que o futuro profissional tenha esses conhecimentos básicos, afirma a Prof.ª Dr.ª Camila Gimenes. “A circulação extracorpórea é um procedimento que consiste na substituição temporária do coração e pulmões por uma máquina chamada ‘pulmão-coração artificial’, a qual passa então a exercer provisoriamente as funções daqueles órgãos, que ficam inoperantes durante complexas cirurgias cardíacas, por exemplo, a revascularização do miocárdio. Atualmente, é utilizada em mais de 80% das cirurgias cardíacas”, conta.

Ana Vitória Cardoso Xavier de Castro é egressa do UNISAGRADO e fez parte da ministração do conteúdo apresentado no curso. Para a palestrante, é muito importante que o profissional se especialize nesta prática visto que é uma área nova e de muitas oportunidades. “A cirurgia cardíaca, principalmente com uso de CEC é algo relativamente novo, a especialização em perfusão acaba sendo desconhecida pra muitos profissionais da área e a abordagem desse tema na Graduação amplia ainda mais o leque de opções de atuação para os futuros profissionais da área da saúde”, pontua.

Mirella Fernandes Maria, estudante do quarto ano de Fisioterapia, pôde participar das didáticas apresentadas no curso, e, para ela, cursos como esse são necessários para que os estudantes conheçam mais campos que tenham interesse e possam atuar após a formação. “Acredito que o curso ajudou, de maneira prática, a entender quais são as dificuldades que podemos encontrar ao reabilitar um paciente em um pós-operatório cardíaco em que foi necessário o uso da circulação extracorpórea (CEC), aprendendo melhor sobre o seu funcionamento e consequências. Além de ser apresentada mais uma área dentro da fisioterapia que podemos atuar”, destaca.

Ela ainda ressalta que por ser uma área de interesse pessoal e de crescente expansão no mercado de trabalho, o sentimento em ter a oportunidade de participar foi muito positivo, com atividades e palestras muito interessantes. “Foi incrível ver e aprender um pouquinho, como a ciência evoluiu e que durante uma cirurgia cardíaca, um fisioterapeuta pode, literalmente, controlar coração e pulmões do paciente, fazendo o trabalho por eles através da máquina de circulação extracorpórea”, finaliza.

Serviço

Aos interessados em participar do curso, é possível declarar o interesse para as novas turmas, neste link.

Mais informações na Extensão pelos telefones (14) 2107-7324 / 7398 ou e-mail: extensao@unisagrado.edu.br.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12679-extensao-promove-curso-de-nocoes-basicas-de-.html
Tags: UNISAGRADO, Extensão, Saúde, Circulação Extracorpórea