Noções Básicas de Circulação Extracorpórea

• Período

• Área

O Curso

A circulação extracorpórea é um procedimento que consiste na substituição temporária do coração e pulmões por uma máquina chamada “pulmão-coração artificial”, a qual passa então a exercer provisoriamente as funções daqueles órgãos, que ficam inoperantes durante complexas cirurgias cardíacas, por exemplo, a revascularização do miocárdio. Atualmente, é utilizada em mais de 80% das cirurgias cardíacas. Esse tema é de grande importância para profissionais da saúde, como fisioterapeutas, enfermeiros, biomédicos que desejam ser perfusionistas e atuar na brilhante área da cardiologia.

Local: UNISAGRADO
28/05, das 8h às 17h
01 Aula teórico - prática
inscrições até 23/05
Tem interesse neste curso?

Objetivo geral:

Introduzir conhecimentos básicos sobre a atuação de fisioterapeutas, enfermeiros e biomédicos na circulação extracorpórea (CEC) e assistência circulatória mecânica (ACM).

Objetivos específicos:

• Apresentar a profissão de perfusionista;
• Promover conhecimentos básicos e gerais sobre a cirurgia cardíaca e pulmonar com uso de circulação extracorpórea (história, anatomia, fisiologia, tipos de cirurgias e repercussões no organismo no intra e pós-operatório);
• Promover conhecimentos básicos e gerais sobre o uso da assistência ECMO, na modalidade cardíaca e pulmonar;
• Apresentar centros formadores na área e mercado de trabalho.

Professores, profissionais e alunos externos.

Ser estudante ou profissional da área da saúde.

Egressos e alunos UNISAGRADO R$ 80,00
Alunos Externos R$ 100,00

• História da cirurgia cardíaca e circulação extracorpórea
• Anatomia e fisiologia cardíaca