Evento contou com palestra, workshops, Mostra Gastronômica e Desafio Gastronômico
A Universidade Sagrado Coração (USC) realizou entre os dias 25 e 27 de maio, a quinta edição da Semana Gastronômica com o tema: “Gastronomia brasileira e suas influências”, com o intuito de mostrar que o Brasil possui uma grande variedade de pratos que sofreram influência de diversos povos como os italianos, europeus, japoneses, dentre outros,. O evento contou com palestra, workshops, Mostra Gastronômica e Desafio Gastronômico, além de comemorar os 10 anos do curso de Gastronomia na USC.
A Semana Gastronômica teve início na noite da segunda-feira, 25 de maio, com a palestra Gastronomia Brasileira, ministrada pelo Chef. Especialista Asdrubal Senra, professor do Instituto Federal de Minas Gerais com experiência nas áreas de culinária, antropologia da alimentação e culturas alimentares. Já na terça-feira, 26 de maio, a Chef. Mariana Lopes ministrou o workshop “Princípios básicos da Fermentação Natural” pela manhã e o “Degustação vertical de Vinhos” na parte da tarde.
Ainda nos dias 26 e 27 de maio, a Universidade realizou sua tradicional Mostra Gastronômica, abrindo suas portas para que restaurantes de Bauru vendessem, em estandes, pratos que representem seus empreendimentos e a região. O evento contou com a presença de Woki Sushi & Yakissoba Delivery, Du Doces, Salga SO Food Truck, Cantina Tutti Fratelli, Restaurante Leitão no Tacho e Hamburgueria Gourmet, Arriba Gastro, Gourmet Insano e Brasil Doce, estandes com cardápio elaborado pelos estudantes do 1º e 2º ano do curso.
Desafio!
Dentro da programação da Semana Gastronômica, os estudantes Aline Bartalotti Furlanetto, Evahilton Bessi Colafati, Grazieli Cristina Affonso, Natani Grasieli Paladino e Vinícius Aparecido Schiavon, do segundo ano do curso, participaram do tradicional Desafio Gastronômico, no qual cada um dos futuros profissionais apresentou uma receita de sua autoria para avaliação dos jurados.
As estudantes Grazieli Cristina Affonso e Aline Bartalotti Furlanetto conquistaram o 2º e 3º lugar no desafio, respectivamente. Já a grande vencedora foi a estudante Kátia Cristina Balbino de Souza com a receita Nhonque de Mandioquinha e Ora-pro-Nóbis, que pode ser conferida abaixo:
Nhoque de Mandioquinha e Ora-pro-Nóbis
(Molho de tomate com linguiça artesanal de pernil suíno, xerém de castanha do Brasil e rapadura artesanal)
Rendimento: 2 porções / Tempo aproximado de Preparo: 2 horas
PREPARO:
Massa
500 g de Mandioquinha
Quanto baste de água fervente
Quanto baste de Sal refinado
3g de Alho
Quanto baste de Pimenta preta em grãos (moída na hora)
15 g de Queijo parmesão ralado
Quanto baste de Folhas de Ora-pro-Nóbis (branqueadas e refrigeradas)
1 unidade de Gema de ovos
Quanto baste de Farinha de trigo
Quanto baste de Azeite de oliva extra virgem
Molho
Quanto baste de Azeite de oliva extra virgem
250 g de Tomates maduros sem polpa
150g de Linguiça fina artesanal de pernil suíno
150 g de Costelinha de suíno desossada
15 ml de Aguardente artesanal
Quanto baste de Sal
3g de Açúcar refinado
30g de Cebola picada
1g de Alho espremido
Quanto baste de Pimenta dedo de moça
Xerém
15g de Castanha-do-Brasil sem casca (triturada grosseiramente)
15g de Rapadura artesanal
50g de Queijo parmesão ralado fino
Decoração
1 unidade de Flor de Ora-pro-Nóbis
1 unidade de Folha de Ora-Pro-Nóbis
PREPARO
Molho:
Marine a carne de costela suína (desossada) em aguardente, sal, pimentas, alho espremido e reserve. Bata os tomates no liquidificador com 1 g de alho e azeite de oliva (QB), pulsando até obter a textura desejada.
Numa panela, doure a linguiça suína de pernil (fina e artesanal) e reserve. Doure a carne de costela em azeite de oliva extra- virgem, desfie grosseira mente, acerte o sal e temperos. No mesmo azeite e panela das linguiças, doure as cebolas, alho, acrescente o tomate batido, as linguiças e a costelinha desfiada até formar um molho espesso, mantenha em fogo baixo por no mínimo 90 minutos.
Acrescente uma pitada de açúcar refinado. Acerte o sal e temperos e reserve.
Massa
Esprema quente com peneira ou chinoix, acrescente sal, pimenta preta, ½ dente de alho espremido, 15g de parmesão ralado e fatias finas de Ora-pro-Nóbis (previamente branqueadas e refrigeradas) e reserve. Aqueça 5 litros de água até ferver.
Enquanto isso, em superfície polvilhada de farinha de trigo, dê o ponto na massa e enrole. Modelando cilindros de massa, corte os “nhoques”, polvilhe-os levemente com farinha de trigo. A seguir, coloque-os na água fervente até que subam. Escorra-os em uma peneira. Coloqu-os no prato ainda quentes, cubra com molho, polvilhe parmesão ralado, polvilhe rapadura ralada e xerém de castanhas à gosto. (Pode-se fazer o food-design usando flor/folhas de Ora-Pro-Nóbis).
Palestra de abertura, Workshops e Desafio Gastronômico:
Mostra Gastronômica:
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.