USC e BRATAC firmam parceria para realização de pesquisa

No dia 22 de janeiro, a Universidade Sagrado Coração recebeu mudas de amoreira da empresa BRATAC, em uma parceria para desenvolvimento de pesquisa com o bicho da seda

A Universidade Sagrado Coração (USC) recebeu, no dia 22 de janeiro, o senhor Wilian Aita, representante da empresa de fiação de seda BRATAC, localizada em Bastos (SP). A visita marcou a parceria estabelecida por meio da entrega de mudas de amoreira, que serão utilizadas para pesquisas sobre o bicho da seda.

Na estufa da Universidade, o Prof. Dr. Thomaz Figueiredo Lobo, do Laboratório de Ciência e Tecnologia Ambiental e o estudante Murilo Postigo, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, receberam cinco bandejas com as mudas das amoreiras. As mudas serão plantadas e utilizadas para o desenvolvimento do projeto intitulado: “Avaliação da eficiência do nitrogênio através de bactérias fixadoras na cultura da amoreira”, coordenado pelo professor Thomaz Lobo.

A planta da amoreira é a única fonte de alimentação do bicho da seda na produção da empresa BRATAC. Essa cultura necessita de grande quantidade de nitrogênio para se desenvolver e, embora esse elemento seja abundante na atmosfera, não é diretamente assimilado pelas plantas. Sendo assim, o objetivo do experimento é verificar a eficiência de bactérias fixadoras de nitrogênio e quanto seu uso diminui a necessidade do nitrogênio proveniente de fertilizantes químicos. Caso seja provada a eficiência dessas bactérias de fixação, os gastos e impactos ambientais causados pela cultura serão reduzidos.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/usc-e-bratac-firmam-parceria-para-realizacao-de-pesquisa