Os cursos de Fisioterapia e Ciência e Tecnologia Ambiental são pioneiros na região de Bauru e vêm para auxiliar o desenvolvimento científico, cultural, social e econômico com excelência. Eles foram aprovados em meio a mais de 2 mil propostas
A Universidade Sagrado Coração (USC) recebeu a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para a abertura de dois novos programas de mestrado acadêmico nas áreas de Fisioterapia e Ciência Ambiental. Eles são os primeiros cursos de mestrado nas respectivas áreas da região de Bauru e somam-se aos de Odontologia e Biologia Oral, já existentes na Universidade e atuantes nas comunidades científica e profissional. Os novos programas auxiliarão no desenvolvimento científico, cultural, social e econômico de todo país, uma vez que serão realizadas pesquisas efetivas sobre o meio ambiente e as funcionalidades do ser humano durante os ciclos da vida.
A recomendação dos dois novos programas de mestrado da USC integrará os setores produtivos, prefeituras e demais entidades públicas e privadas, por meio de pesquisas desenvolvidas em parceria com outras Instituições e Agências de Ensino e Pesquisa, como também empresas das áreas. ”A Universidade produzirá conhecimento e produtos que poderão ser revertidos em benefícios para a comunidade. Como exemplo, atualmente, na área ambiental são desenvolvidas pesquisas referentes ao aproveitamento de resíduos; a contaminação de rios e afluentes; a relação entre as alterações ambientais e a saúde da população, dentre outras. Quanto a fisioterapia, os grupos de pesquisa desenvolvem trabalhos na busca de melhores condições de vida para as diferentes faixas etárias. Por meio da comprovação científica são estabelecidas novas condutas e ações para a manutenção e a reabilitação da saúde.” explica a Prof.ª Dra. Sandra de Oliveira Saes, Pró-Reitora da Pesquisa e Pós- Graduação.
O processo para as aprovações foi uma vitória para a Universidade, pois dependeu de muito estudo e investigação que provassem a capacidade da USC para formar novos professores e pesquisadores para as áreas. A argumentação baseou-se na crescente demanda da sociedade para qualificação de profissionais, uma vez que os cursos darão formação científica aos alunos para que possam objetivamente, com o uso dos métodos científicos das atuais conquistas da Ciência, resolver problemas da sociedade brasileira, especificamente na saúde e no meio ambiente. “Com o início dos novos Mestrados, a USC abre mais um caminho de contribuição para o desenvolvimento de Bauru e região, oferecendo formação diferenciada em nível de Stricto Sensu, desenvolvendo pesquisa de impacto social e ambiental e fortalecendo esses campos de conhecimento na Universidade”, comemora a Reitora, Prof.ª Dra. Irmã Susana de Jesus Fadel.
Em meio a mais de 2 mil propostas de mestrado e doutorado acadêmico encaminhadas para a CAPES, por Instituições de Ensino e Pesquisa de todo Brasil, apenas 155 foram aprovadas. Dessas, duas são da USC, fato que reforça a potencialidade da Universidade, genuinamente bauruense, em desenvolver pesquisa de ponta, por meio de uma infraestrutura diferenciada, corpo docente altamente qualificado e produtivo. Neste contexto, o sistema de avaliação da CAPES destaca a importância da USC no cenário estadual, nacional e internacional, contribuindo diretamente com Plano Nacional de Pós-Graduação, cuja meta é aumentar o número de mestres e doutores, além de ampliar, qualificar e internacionalizar a produção científica do país.
Os programas
O Programa de Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental destina-se à formação de professores e pesquisadores que proponham soluções voltadas à sociedade e ao ambiente, com os temas: biodiversidade, sensoriamento, aproveitamento e tratamento de resíduos, bioenergia e saúde ambiental. É voltado para graduados em Engenharias Ambiental e Sanitária, Química, Elétrica, Agronômica, Produção, Civil; Bacharéis e Licenciados em Ciências Biológicas, Química e Física; Biomedicina; Arquitetura e Urbanismo; Odontologia; Terapia Ocupacional; Enfermagem; Farmácia e Nutrição. “Iremos desenvolver e propor soluções voltadas à sociedade e ao ambiente, portanto o programa destina-se a graduados que desejam uma formação interdisciplinar com aprimoramentos para atuação no campo do ensino e tecnologia no amplo espaço das ciências ambientais na contemporaneidade”, diz o Prof. Dr. Spencer Luiz Marques Payão, coordenador dos programas de Mestrado e Doutorado da USC.
O Programa de Mestrado em Fisioterapia destina-se a formar pesquisadores e professores que trabalhem em propostas de intervenções fisioterapêuticas para avaliar, manter, prevenir e promover a funcionalidade durante os ciclos da vida. Para este programa, o público-alvo é composto por Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Educadores Físicos, Psicólogos, Engenheiros e profissionais de áreas afins. “O curso formará professores e pesquisadores com conhecimento científico, capacitados para ações de promoção, prevenção, reabilitação e manutenção da qualidade de vida da população”, continua Spencer.
Serviço
As inscrições para os cursos de mestrado já estão abertas pelo site da USC e vão até o dia 3 de março. Outras informações podem ser obtidas no www.usc.br ou pelos telefones (14) 2107-7231 (Fisioterapia) e (14) 2107-7069 (Ciência e Tecnologia Ambiental).
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.