Projeto criado por estudantes de Gastronomia incentivou a Sustentabilidade na cozinha

Oficina de compostagem gratuita e publicações sobre sustentabilidade objetivaram a conscientização sobre a diminuição do lixo orgânico

Os estudantes do 1º ano do curso de Gastronomia do UNISAGRADO, Beatriz Nagata, Fernanda Militão, Gabriel Nachbal, Letícia Bigarani, Mario R. Galvão Neto, Ruan Casaca e Vitória Basílio realizaram, no dia 19 de novembro uma oficina gratuita de Compostagem e Sustentabilidade. A ação foi aberta ao público e compõe o trabalho da disciplina de Sociologia da Responsabilidade Social, ministrada pelo professor Dr. Bruno Pasquarelli.

Durante a oficina, os estudantes explicaram sobre o funcionamento e os benefícios ambientais da compostagem e posteriormente foi realizada a montagem das composteiras – sistemas de reciclagem do lixo orgânico que estimula a decomposição da matéria em adubo natural – promovendo a conscientização ambiental por meio de recursos naturais. “A compostagem de alimentos traz muitos benefícios para o meio ambiente e ainda produz um adubo extremamente fértil e sem nada de componentes químicos, o que gera um ciclo sustentável que começa na diminuição do lixo orgânico que é enviado para os lixões e gera adubo para hortas e plantas, estimulando esse tipo de atividade. Queríamos com a oficina, desmistificar a ideia de que os resíduos orgânicos têm que ser descartados sempre da mesma forma”, destaca Militão.

A atividade contou ainda com sorteio de hortas verticais, produzidas pelo grupo com tubos de PVC, de uma composteira e com a entrega de mudinhas de alface, rúcula, salsinha e cebolinha. “A experiência agregou muito ao grupo, todos os participantes estavam muito interessados, tinham dúvidas e experiências a compartilhar. Conseguimos atingir nosso objetivo de conscientizar, de gerar curiosidade sobre o tema e de mostrar como é possível começar em casa a fazer muita diferença para o meio ambiente”, pontua a estudante.

As ações do grupo não pararam por aí, ao longo do trabalho foi criado uma conta no Instagram para publicação de assuntos sobre Compostagem e Sustentabilidade.

Quer aprender a fazer uma composteira na sua casa? Clique aqui!

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/9218-projeto-criado-por-estudantes-de-gastronomia-.html
Tags: UNISAGRADO, Oficina, Compostagem, Sustentabilidade, Gastronomia