UNISAGRADO participou da Festa da Ciência no dia 25 de outubro

Com atividades interativas, estudantes e professores apresentaram processo de produção de leite em pó, receitas com as PANCs, simularam um telejornal e levaram amostras e pesquisas sobre a lama de Brumadinho e as queimadas

O UNISAGRADO através dos cursos de Graduação em Nutrição, Ciências Biológicas, Engenharia Química, Jornalismo e Publicidade e Propaganda, participou nesta no dia 25 de outubro da Festa da Ciência da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com ações de Extensão para estudantes de Escolas de Ensino Fundamental e Médio de Bauru. O evento discutiu, nesta edição, a temática "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável".

Dentre as propostas, os estudantes e professores de Engenharia Química, apresentaram o “Da vaca pra lata”, processo físico-químico de produção de leite em pó. Os participantes puderam acompanhar o processo de secagem e produção do leite em pó no equipamento produzido pelo estudante do 5º ano curso, Alexandre Mitsuo Kurokawa. O equipamento nomeado como “Spray Dryer” trata-se de um secador do tipo atomizador responsável pela fabricação de leite em pó e outros alimentos, sendo encontrado na grande indústria. Kurokawa recriou o equipamento dentro do laboratório do UNISAGRADO com adaptações que o baratearam, todo o processo de planejamento, desenho e fabricação faz parte do seu Trabalho de Conclusão de Curso e apresenta duas principais vantagens: o baixo custo e uma boa capacidade de carga.

Os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda levaram a ação “Repórter por um dia”, proporcionando aos presentes a experiência de apresentar um telejornal ou produzir conteúdos audiovisuais para o Youtube. Os equipamentos foram transportados direto do Laboratório de TV do UNISAGRADO, sendo eles câmeras, microfones, televisão, telepronter e demais equipamentos que proporcionaram a filmagem e transmissão ao vivo na televisão. Esta atividade faz parte das disciplinas práticas dos cursos, além de integrar atividades de Projetos de Extensão da Instituição.

A ação “Descaso Ambiental no Brasil: Quem paga a conta?”, levou as temáticas do rompimento da barragem de Brumadinho e as queimadas na região Amazônica à Festa da Ciência, através do trabalho desenvolvido pelos estudantes do curso com a lama coletada na região aferada. Foram disponibilizadas amostras da lama e a possibilidade de verificar nos microscópios a cultura de microrganismos que se desenvolveram com a contaminação ocasionada pelo rompimento da barragem. Além disso, foi apresentado um infográfico sobre os efeitos das queimadas na região amazônica e os impactos que a fumaça pode causar em outras regiões do país. Tais ações permitiram aos presentes refletirem sobre o desequilíbrio do ecossistema com os problemas ambientais destacados.

Já o curso de Nutrição levou a atividade “O que são PANCS?” com o objetivo de demonstrar as propriedades nutricionais e as receitas com as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs). Os participantes, puderam degustar bolo e patê produzidos com PANCS e água saborizada de Rizoma do Lírio do brejo. Também, tiveram acesso às receitas e orientações sobre o tema.

Os alunos das Escolas de Ensino Fundamental e Médio participantes tiveram, ainda, a possibilidade de conhecer e tirar dúvidas sobre os demais cursos de graduação disponíveis no UNISAGRADO. Os estudantes da Etec “Rodrigues de Abreu participaram das ações e, Matheus Moço Venâncio, que está no 2º ano do Ensino Médio e deseja cursar Jornalismo ou Medicina se entusiasmou com o “Repórter por um dia”. “Decidi participar da feira pois quero conhecer algumas profissões e, como neste momento temos que escolher o que vamos ser no futuro, é importante analisar um pouquinho de cada área”, ressalta. Já a estudante Gabriela Corrêa Pitaguari, que quer ser Engenheira Florestal, participou do evento para expor seus projetos. “Estamos apresentando os projetos que desenvolvemos com a escola e quero, também, conhecer outras pesquisas dos participantes”, destaca.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/9128-unisagrado-participou-da-festa-da-ciencia-no-.html
Tags: UNISAGRADO, Festa da Ciência, Nutrição, Ciências Biológicas, Engenharia Química, Jornalismo, Publicidade e Propaganda