Minicursos, palestras e apresentações fizeram parte da programação da Jornada de Letras e Tradutor

Com dois dias de evento, as atividades possibilitaram compreender os desafios e as novas tendências das áreas de ensino de línguas e de tradução

O Centro de Ciências Humanas do UNISAGRADO realizou, nos dias 26 e 27 de setembro, a Jornada de Letras e Tradutor, que promoveu um diálogo entre pesquisadores, professores, graduandos, pós-graduandos e demais estudiosos da área. O evento abordou propostas educacionais contemporâneas como o Interacionismo Sociodiscursivo, a Educação Bilíngue, semiótica e a análise do discurso nas mídias. Além disso, tendências, possibilidades e desafios na área da Tradução, com destaque para a tradução científica e tradução audiovisual foram contemplados.

Dando início a programação, o minicurso “Ambiente bilingue brasileiro: vivências e discussões” foi ministrado pela Ma. Taís Crema Remoli Ferreira. Simultaneamente, foi realizada a mesa-redonda “Tradução científica: possibilidades e desafios”, conduzida pela Dra. Leila Maria Gumushian Felipini, Ma. Cássia de Souza Pardo-Fanton, Me. Gustavo Inheta Baggio, Ma. Amanda Salimon e Ma. Nayara Ribeiro da Silva. Os palestrantes Wesley Diniz Pereira e Mayara Santos de Souza Peixoto ofereceram a oficina: “RPG (Role-Playing Game) no ensino de Língua Portuguesa”. Posteriormente, as palestras: “Tradução audiovisual acessível: novas tendências e projetos colaborativos” e “O Interacionismo Sociodiscursivo: concepções teórico-metodológicas para o ensino de Língua Portuguesa por meio dos gêneros textuais” foram ministradas por Dra. Lucinéa Marcelino Villela e o Esp. Matheus Seiji Bazaglia Kuroda, respectivamente.

No segundo dia, a programação contou com apresentações orais e de Banners que proporcionaram aos participantes o conhecimento e o debate de temas relacionados aos estudos linguísticos e literários. Por fim, a Jornada se encerrou com a palestra “Comunicação e discursos: qual a realidade exibida pelas mídias?” conduzida pelo Me. Felipe de Oliveira Mateus.

Para a coordenadora do curso de Letras e Tradutor, Profa. Ma. Patrícia Viana Belam, a Jornada promoveu um rico diálogo entre pesquisadores, professores, graduandos e pós-graduandos de estudos linguísticos e literários. “Participando da Jornada, os estudantes têm a oportunidade de enriquecer e atualizar seus conhecimentos, por meio do contato com novos profissionais, de diferentes contextos, com diversas visões e propostas para as áreas de pesquisa e de atuação. Os estudantes também têm a oportunidade de interagirem e de socializarem seus projetos e pesquisas por meio das apresentações, e de se fazerem conhecer por outros profissionais. É um momento de integração, de intercâmbio e de construção de conhecimentos sobre os estudos linguísticos e literários e sobre o mercado de trabalho”, conclui.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/9058-minicursos-palestras-e-apresentacoes-fizeram-.html
Tags: UNISAGRADO, Jornada, Letras, Tradutor