USC realiza Jornada dos cursos de Letras e Tradutor nos dias 26 e 27 de setembro

Com minicurso, oficina, palestras, mesa-redonda e apresentações orais e de banners, o evento propõe a discussão sobre metodologias e propostas de educação, análise midiática e as possibilidades na área da Tradução

Nos dias 26 e 27 de setembro, a Universidade do Sagrado Coração (USC) realiza, a Jornada de Letras e Tradutor com a temática voltada para as abordagens metodológicas e propostas educacionais contemporâneas, semiótica e a análise do discurso nas mídias, bem como, as tendências, possibilidades e desafios na área da Tradução, com destaque na tradução científica e na tradução audiovisual. O evento traz minicurso, oficina, mesa-redonda, palestras, apresentações orais e de banners, e é destinado a estudantes, profissionais da área e interessados no tema.  Inscrições até 16 de setembro pelo site

O primeiro dia do evento tem início com o minicurso sobre o Ambiente bilíngue brasileiro que será ministrado pela coordenadora da escola bilíngue canadense “Maple Bear” de Bauru, Ma. Taís Crema Remoli Ferreira. No mesmo período, será realizada uma mesa-redonda com a participação dos professores Dra. Leila Maria Gumushian Felipini, Ma. Cássia de Souza Pardo-Fanton, M.e Gustavo Inheta Baggio, da estudante de Iniciação Científica Ma. Amanda Salimon, e da egressa de Tradução, Ma. Nayara Ribeiro da Silva, que debaterão sobre as possibilidades e desafios da Tradução científica. Ainda na tarde do dia 26, os estudantes de Residência Pedagógica, Wesley Diniz Pereira e Mayara Santos de Souza Peixoto oferecerão uma oficina sobre a aplicação do RPG (Role-Playing Game – jogo de interpretação de papéis) no ensino de Língua Portuguesa.

No período noturno, serão oferecidas duas palestras. A “Tradução audiovisual acessível: novas tendências e projetos colaborativos”, ministrada pela docente de Língua Inglesa da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), UNESP – Bauru, Dra. Lucinéa Marcelino Villela e, “O Interacionismo Sociodiscursivo: concepções teórico-metodológicas para o ensino de Língua” pelo Esp. Matheus Seiji Bazaglia Kuroda, pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem, professor de língua portuguesa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Colégio Criativo e do Colégio Dinâmico Vestibulares.

O dia 27 de setembro, conta com programação dedicada às apresentações orais e de Banners que tem a finalidade de proporcionar aos participantes o conhecimento e o debate de vários temas relativos aos estudos linguísticos e literários. O encerramento da jornada fica por conta da palestra com o jornalista da TV Unesp de Bauru, M.e Felipe de Oliveira Mateus, que discorrerá sobre a comunicação e os discursos exibidos pelas mídias.

Apresentações de Trabalhos

Os trabalhos para apresentações orais e em banners devem ser submetidos até o dia 10 de setembro, seguindo as normas abaixo:

• Título
  • Área (áreas que se designa o trabalho):

- Tradução e Cultura

• Nome do autor:

- Limite de 2 trabalho(s) por autor

• Coautores:

- Não há limite de coautores para o trabalho

• Resumo
  • Palavras Chave
  • Categorias:

- Apresentação Oral

- Painel

• Anexo (obrigatório): resumo expandido
  • Formatos aceitos: .doc .docx

Confira as normas para as apresentações dos trabalhos clicando aqui!

Serviço

Informações, valores e inscrição, clicando aqui. A USC fica na Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil, Bauru–SP. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 2107-7324, ou e-mail extensao@usc.br.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/8910-usc-realiza-jornada-dos-cursos-de-letras-e-tr.html
Tags: USC, Jornada de Letras e Tradutor