Ao longo do Programa, Roberta Ortiz desenvolverá estudos sobre um Projeto Arquitetônico para a Ocupação Mauá, em São Paulo
A formanda do curso de Arquitetura e Urbanismo, Roberta Ortiz Silva, conquistou aprovação no Programa de Pós-Graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, onde dará continuidade ao trabalho desenvolvido na conclusão da graduação.
A pesquisa apresentada como projeto de mestrado tem como objetivos estudar e analisar a Ocupação Mauá referente à função social da propriedade e o acesso a terra, o direito à moradia e sua adequação ou correção do espaço como forma de Habitação de Interesse Social (HIS). Além do mais, pretende incentivar a habitação no centro para reabilitar os prédios desocupados e diminuir a carência de moradia.
Entre 21 e 23 de novembro, Silva também apresentou o artigo “Operação Mauá: Uma luta social” no 3º Seminário Nacional de Urbanização de Favelas – III Urbfavelas, realizado na Universidade Católica de Salvador – UCSAL, na Bahia. O estudo foi orientado pelo Prof. Esp. Sebastião Clementino da Silva e abordou as desigualdades sociais, a crise urbana, o déficit habitacional, a função social da propriedade, do solo, o direito a cidade e sua questão de moradia, em São Paulo com enfoque, especificamente, no bairro Bom Retiro e o Edifício Mauá.
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.