Juliana Mendonça apresentou trabalho da área de Análises Clínicas no VIII Congresso Farmacêutico da UNESP e IV Jornada de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
Juliana Aparecida Pereira Mendonça e sua orientadora, Prof.ª Dra. Silvana Torossian Coradi
Entre os dias 06 e 10 de agosto, a egressa do curso de Biomedicina da Universidade do Sagrado Coração (USC), Juliana Aparecida Pereira Mendonça, participou do VIII Congresso Farmacêutico da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e da IV Jornada de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, em Araraquara – SP. No evento, apresentou o trabalho “Diagnóstico molecular para pesquisa de Trichomonas vaginalis em amostras de urina de exame de rotina laboratorial”, desenvolvido como seu Trabalho de Conclusão de Curso durante a graduação, e obteve Menção Honrosa como o melhor trabalho apresentado na área de Análises Clínicas, julgado pela Comissão Organizadora da 65ª Jornada Farmacêutica da UNESP.
O estudo teve como objetivo avaliar a frequência de trofozoítos (microrganismos em sua forma ativa) de Trichomonas vaginalis, parasita que causa a infecção urinária Tricomoníase, analisando amostras de urina utilizadas para a realização dos exames de urina tipo 01. Mendonça apontou, então, as principais atividades desenvolvidas na metodologia, com a análise de mais de 20 mil amostras. “Foram avaliadas 22.952 urinas de descarte sendo que desse total, 44 se mostraram positivas no método de análise microscópica do sedimento urinário. Após a análise molecular em que realizamos, foi confirmada a presença do protozoário em 38 amostras confirmando boa sensibilidade e especificidade dos primers que utilizamos. Com isso, foi possível concluir que o método de análise molecular embora de custo elevado se traduz numa metodologia de alta sensibilidade e especificidade e que a urina se justifica como produto de análise de escolha pois se mostrou adequada a pesquisa do trofozoíto”, conta.
Para o desenvolvimento do trabalho, a egressa teve orientação das professoras Dra. Érica Boarato David e Dra. Silvana Torossian Coradi, e concluiu a etapa com grande êxito. “É uma sensação muito boa de que todo esforço e dedicação valeram a pena. Atribuo esse trabalho à minha orientadora Silvana Coradi e à professora Érica Boarato, que me ajudaram muito durante a realização do mesmo, à minha família que sempre me incentivou e à USC, bem como a Fundação Veritas e a UNESP”, conclui.
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.