Facebook Pixel Fallback

Missas em honra ao Sagrado Coração de Jesus

Duas celebrações foram realizadas com funcionários, professores, estudantes, comunidade e Irmãs Apóstolas na USC



Para comemorar a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus (08/06), patrono da Universidade, a Universidade do Sagrado Coração (USC) realizou duas missas que envolveram funcionários, professores, estudantes, comunidade e Irmãs Apóstolas. Os momentos foram presididos por Pe. Adinam Ronieiri da Silva, Capelão da USC. 

A Festa do Sagrado Coração de Jesus é celebrada na sexta-feira que segue a semana da Festa de Corpus Christi – Festa do Corpo de Jesus – manifestação pública de adoração a Jesus Eucarístico. Foi o próprio Coração de Jesus, em uma de suas manifestações a Santa Margarida, quem solicitou esta celebração de louvor e reparação. A espiritualidade das Irmãs Apóstolas contempla, sobretudo, o Sagrado Coração de Jesus, como fonte de misericórdia e amor, a expressão e a revelação do amor de Deus pela humanidade. 

A Missa Universitária de quarta-feira (06/06) foi um louvor ao Sagrado Coração de Jesus por todo o semestre: os trabalhos, as descobertas, as conquistas e os desafios superados. Cada curso e alunos trouxeram símbolos de conteúdos específicos trabalhados e os ofereceram aos pés da Imagem do Sagrado Coração de Jesus, louvando e agradecendo por todas as construções de conhecimento e partilhas realizadas. 

Já na Missa com a equipe usqueana no dia solene da Festa do Sagrado Coração de Jesus (08/06), cada um dos presentes foi convidado a se aproximar de Jesus e entregar a ele um coração com pedidos. De acordo com a coordenadora da Pastoral da Universidade (PdU), Márcia Assis, o momento era para que todos pudessem, confiantes, apresentar ao Sagrado Coração de Jesus suas intenções. “O Sagrado Coração de Jesus é fonte de restauração e paz, que nos convida “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28-30)”, disse. As Irmãs Apóstolas também ofereceram um símbolo ao Senhor: cada uma ofereceu uma lamparina acesa, um sinal do amor e da dedicação fiel que individualmente querem prestar ao Sagrado Coração de Jesus. 

Durante a homilia, Pe. Adinam fez a Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 19,31-37, que leva à reflexão da celebração do Sagrado Coração de Jesus, do amor e da relação dos fiéis com Deus. “Se nós pudéssemos escolher um sinônimo para a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, que estamos celebrando, creio que deveria ser aquele que o Papa Francisco disse no dia de hoje: “A festa de Amor”. Porque de fato, é isso que a gente encontra no coração de Jesus: Amor. Um Amor que já parece figurado ali no profeta Isaias, logo no início da profecia. Quando era criança, Deus já se importava conosco. E se importa por aqui. Pensem comigo assim: um pai, falando de maneira prática; uma mãe, falando de maneira prática, não precisam dos filhos. Quer precisar, porque ama os filhos. Os filhos, por sua vez, especialmente quando são pequenos, precisam dos pais. Isso já começa a mostrar qual o tipo de relação que a gente estabelece com Deus. Muitas vezes a nossa relação com Deus é uma relação quase que exclusivamente de interesse, ao passo que de Deus para conosco é uma relação de Amor. Da mesma forma como os pais estão dispostos a fazer de tudo pelos filhos, por amor, Deus faz tudo por nós, até entregar o seu próprio filho querido, Jesus na Cruz, pela nossa salvação. Também, da mesma forma como as crianças ainda pequenas muitas vezes se relacionam com os pais apenas por interesse, “o amor interesseiro”, nós também fazemos o mesmo da nossa parte para com Deus. É por isso que é importante ir amadurecendo a nossa fé. Ir crescendo na nossa fé. Ir mudando nosso modo de estabelecer a relação com Deus. O amor de Deus em Cristo Jesus ultrapassa qualquer conhecimento. Porque a gente não se relaciona com o conceito, a ideia, mas como disse o Papa “Vós nos relacionamos com a pessoa, porque Jesus ressuscitou dentre os mortos e está vivo”. Portanto, é com alguém que nos relacionamos e, é claro, como todo relacionamento, precisa ser amadurecido na medida em que nos tornamos mais íntimos. É isso que se espera de todos fiéis no dia em que celebramos a festa do Amor: que nos tornemos cada vez mais íntimos de Jesus”, explicou. 

Na ocasião, houve, também, momentos de preces para pedir ao Coração de Jesus um novo coração para um mundo novo e de união a toda a Igreja na Jornada Mundial de Oração pela santificação do Clero.

Ao final todos os presentes receberam uma medalha do Sagrado Coração e Madre Clélia abençoada pelo sacerdote e seguiram sua missão renovados pelo Amor do senhor, expresso em seu Filho Jesus. "A cortina de corações acolheu a todos com amor e os enviou neste mesmo amor. Fica uma certeza: “Se não ardermos de amor, muitos de nossos irmãos morrerão de frio” ", completou Assis.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7286-missas-em-honra-ao-sagrado-coracao-de-jesus.html
Tags: USC, Missa, Sagrado Coração de Jesus


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro