Facebook Pixel Fallback

Debora Jeffrey é palestrante confirmada para o encerramento do 6º SILE da USC

Livre-Docente na área de Política Educacional e coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apresentará reflexões e implicações da Base Nacional Comum Curricular



“A Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Reflexões Políticas e Pedagógicas” é o tema da palestra da Prof.ª Dra. Debora Cristina Jeffrey no 6º Simpósio Internacional de Linguagens Educativas (SILE), no dia 19 de maio. O evento será realizado no campus da Universidade do Sagrado Coração (USC) entre os dias 17 e 19 de maio e é uma realização da Universidade e da Sagrado – Rede de Educação. Com o intuito de subsidiar reflexões que favoreçam a prática educativa, a palestra se baseará nos pressupostos políticos e pedagógicas que norteiam a proposta da BNCC. 

Fundamentando-se na contextualização política da medida, nas concepções de currículo que envolvem a BNCC e as implicações para a prática pedagógica, Jeffrey elencará três pontos de reflexão: a primeira é analisar a diferença conceitual de base, diretriz e parâmetros, e a maneira na qual essas diferenças se expressam em uma  concepção de currículo; a segunda é discutir a trajetória política da BNCC, como ela foi gestada e apresentada publicamente, bem como os atores que estão envolvidos nesse processo; por fim, debater os pontos convergentes e divergentes da BNCC. “A ideia é refletir sobre o processo atual de implementação da proposta, a fim de analisar e compreender as implicações dessa base na prática docente, na estrutura da política de currículo do Brasil e a sua influência nas orientações e proposições pedagógicas”, explicou. 

Debora acredita que a discussão da BNCC, além de ser um tema atual, é importante para traçar um panorama da construção de uma concepção de educação, que está em curso no Brasil. “O público pode esperar algumas provocações para que possamos pensar o papel da escola, da educação, do currículo e, consequentemente, dos conteúdos escolares no processo de ensino-aprendizagem e de formação dos estudantes na educação básica. Pensar, também, como isso reverbera diretamente nos processos de formação inicial e continuada dos professores”, disse. 

A professora destaca a importância de eventos como o SILE que possibilitam um espaço de formação, de diálogo e de reflexões. “Nós, que atuamos na área da educação, atuamos com a formação humana. Particularmente, acredito muito na base Freiriana, em que a formação acontece a partir do diálogo. Não podemos pensar nem atuar se não temos espaços de diálogo, de construção, reflexão e análise. Isso subsidia nossa prática, nossa formação, e ao mesmo tempo promove uma atualização e um compartilhar de experiências que são necessários para a nossa área. Parabenizo a USC pela oportunidade de contribuir com esse momento rico e importante, pela importância do evento na região e agradeço o convite e a oportunidade de estar com vocês”, concluiu. 

Sobre Debora Cristina Jeffrey 

Professora Livre Docente da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação, Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (DEPASE). É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE) e Vice-Presidente da Região Sudeste da Sociedade Brasileira de Educação Comparada (SBEC). Possui graduação em Pedagogia pela UNICAMP, Mestrado em Educação pela mesma instituição, Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo e Livre-Docência na área de Política Educacional pela UNICAMP. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, análise de políticas e programas educacionais, avaliação de sistemas educativos, gestão educacional e educação de jovens e adultos. 

Sobre o Sile 

O Sile tem em sua programação conteúdos atuais e relevantes, somando seis palestras, 12 minicursos, 24 horas de conteúdo exclusivo, em três dias de oportunidades para atualização profissional. Receberá pesquisadores, especialistas, professores e acadêmicos para discutir diferentes abordagens que contemplam o cotidiano escolar das instituições escolares, como a BNCC, práticas e metodologias de ensino, formação de professores e políticas educacionais. 

A programação do Sile conta também com nomes de destaque no cenário da educação internacional, como Júlio Furtado, idealizador do canal Sala dos Professores e autor de vários livros; Antonio César Russi Callegari, membro do Conselho Nacional de Educação, onde é Presidente da Comissão de Elaboração da Base Nacional Comum Curricular, Relator da Comissão de Formação de Professores e do Custo Aluno Qualidade; Mozart de Melo Alves Junior, que trabalha a tecnologia em sala de aula tendo em vista a geração de alunos cada vez mais conectados; José Pacheco, português educador, pedagogo e crítico do sistema tradicional de ensino; Prof.ª Dra. Irmã Jacinta Turolo Garcia, ex-reitora da USC; e Debora Cristina Jeffrey, Livre-Docente na área de Política Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

Serviço 

O 6º Simpósio Internacional de Linguagens Educativas (SILE) será realizado entre os dias 17 e 19 de maio na USC. A USC fica na Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil, Bauru-SP. Mais informações pelo telefone: (14) 2107-7324 / 7398 e e-mail: extensao@usc.br.

 


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7144-debora-jeffrey-e-palestrante-confirmada-para-.html
Tags: USC, SILE, Débora Jeffrey


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro