Egresso da USC conquista publicação de seu livro na Biblioteca Nacional da Alemanha

O psicólogo Gabriel Justino, conta como tem sido a construção de sua carreira e o sentimento de ter alcançado o reconhecimento internacional

O egresso dos cursos de graduação em Psicologia e Pós-graduação em Psicologia Clínica fenomenológica-Existencial da Universidade do Sagrado Coração (USC), Gabriel Felipe Justino, publicou internacionalmente o livro “As ressonâncias de um projeto social na existência do adolescente: uma análise da psicologia fenomenológico existencial “, pela Editora Novas Edições Acadêmicas, com registro na Biblioteca Nacional da Alemanha.

A publicação é uma análise aprofundada do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Pós-graduação, abordando sobre como um projeto social pode influenciar a vida do adolescente. Todo o livro foi embasado em pesquisas realizadas com seis adolescentes, com idade entre 14 e 17 anos e participantes de um projeto social da cidade de Bauru, “Projovem Adolescente”, serviço de convivência e fortalecimento de vínculos em regiões de vulnerabilidade social, que busca proporcionar que os jovens cresçam conscientes do seu papel na sociedade.

A comunicação da USC conversou com o psicólogo que compartilhou o sentimento de reconhecimento e realização pela publicação. Confira!

USC: Como foi a experiência de ter seu livro publicado?
Gabriel:
Foi inesperado, surpreendente e bom. Quando recebi o e-mail pensei que fosse trote, pois seria uma proposta de publicação internacional com registro na Biblioteca Nacional da Alemanha, sendo comercializado em Euro e para mais de 40 países.

USC: Qual a contribuição da Universidade neste processo?
Gabriel:
Desde que comecei a fazer Psicologia na USC a busca pelo conhecimento me tomou. Fui um universitário de poucas baladas e pouco interessado em tirar nota 10, mas Universidade me proporcionou um direcionamento de vida, em todos os sentidos, até minha esposa conheci na USC. Durante a faculdade me dediquei em estágios, serviços voluntários, leituras, muita conversa com professores e amigos. Foi quando comecei  a trabalhar como estagiário e educador em instituições sociais, sempre direcionado por um psicólogo. Quando me formei fui para uma prática que já tinha contato, antes de receber o diploma tive uma oferta de emprego em um projeto social ao qual fui voluntário, psicólogo e coordenador, foi uma experiência fantástica. A especialização foi uma mudança no modo de pensar a vida, o mundo, nossa cultura, os padrões sociais, o status quo da ciência, de repensar principalmente a psicologia, minha profissão. Depois veio a relevância e importância acadêmica, então quando terminei o trabalho os professores elogiaram bastante e diziam para eu fazer um artigo ou alguma coisa do tipo, mas eu apenas via como uma trabalho de conclusão de curso, porém, hoje, dado a escassez de material em fenomenologia na psicologia direcionado aos serviços da assistência social a partir do SUAS (Sistema único da Assistência Social), creio que esta publicação trouxe contribuições significativas e este livro foi para mim como que um fechamento de um ciclo muito rico e proveitoso com a USC.

USC: Como você define sua carreira antes da Pós-Graduação, e como está sua carreira hoje?
Gabriel:
A Pós Graduação me deu fundamentação para minha prática profissional, me propôs mais segurança e mais desejo de aprender e entender que na vida nunca sabemos o bastante, e é isto que tento levar para minha prática profissional na psicologia social e clínica, sejam em atendimentos, cursos  ou orientações a profissionais. Hoje  também atuo desenvolvendo capacitação para profissionais da assistência social e atendimento a usuários de centros ligados ao CREAS e CRAS, em Bariri-SP. Na área clínica onde atuo em Bauru (Clínica Estima) atendo adolescentes e adultos, além de desenvolver cursos, encontros, cine fóruns em um grupo de promoção da fenomenologia em diálogo com a psicologia chamado LEBENSWELT, (palavra alemã que significa, mundo da vida), junto com mais dois amigos psicólogos Letícia Franco e João Paulo Martins (egressos da USC também).

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/6900-egresso-da-usc-conquista-publicacao-de-seu-li.html