Mayara Luciana Sallas conta como foi a experiência de ser aprovada em Programa de Mestrado do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, logo após concluir a graduação
A recém-formada do curso de Biomedicina da Universidade do Sagrado Coração (USC), Mayara Luciana Sallas, foi aprovada no Programa de Mestrado em Oncologia no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), onde desempenhará atividades na área de Oncologia, no centro de referência nacional e internacional.
Em entrevista com Mayara, a comunicação da USC perguntou sobre a experiência na graduação e o que despertou o interesse de trabalhar esse tema no Programa de Mestrado. Ela contou, também, como imagina contribuir para a sociedade com seus conhecimentos adquiridos e as expectativas do que a linha de pesquisa proporcionará em sua vida profissional. Confira!
USC: Conta pra gente por que optou e de onde surgiu o interesse pelo Programa em questão?
Mayara: O interesse em Oncologia surgiu a partir da realização do meu projeto de Iniciação Científica, o qual realizei desde o segundo ano de graduação sob orientação do Prof. Dr. Lucas Trevizani Rasmussen, com o tema “Helicobacter pylori e carcinogênese gástrica”. Desde então, a atração pela área aumentou ainda mais, e após a realização do IV Curso em Oncologia Molecular do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo/Faculdade de Medicina da USP no ano passado, fiquei motivada a me aprofundar na área através do mestrado, e atuar em novos âmbitos da Oncologia nesse centro de referência nacional e internacional.
USC: Quais serão suas atividades no programa?
Mayara: Desenvolverei meu projeto de mestrado na linha de pesquisa “HPV e Câncer”, analisando o efeito da proteína SOD2 no processo de transformação celular mediado pelo HPV em queratinócitos e linhagens celulares derivadas de tumores da cérvice uterina, além de cursar as disciplinas do programa que auxiliarão na construção do conhecimento científico em Oncologia clínica e experimental.
USC: Qual a contribuição da USC nesse processo?
Mayara: A USC teve um papel muito importante em todo esse processo, contando com uma formação de extrema qualidade, com o curso de Biomedicina coordenado pela Prof.ª M.ª Daniela Barbosa Nicolielo, além de um corpo docente e funcionários de excelência, que nos motivam e nos fazem crescer não só como alunos, mas também como pessoas. A Universidade fornece diversas ferramentas que nos incentivam e nos tornam profissionais mais capacitados, como os projetos de extensão e projetos de pesquisa. Vale lembrar que o acesso aos estágios e laboratórios são essenciais, em especial o Laboratório de Biologia Molecular e Citogenética, coordenado por Wilson Aparecido Orcini, no qual realizei a Iniciação Científica.
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.