Madre Clélia e a humildade

Mês de dezembro reflete o quarto voto realizado pela Madre

A Universidade do Sagrado Coração (USC) convida, neste mês de dezembro, para a reflexão sobre a humildade, dentro dos ensinamentos de Madre Clélia Merloni, fundadora do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), mantenedor da USC. A fundadora está em processo de beatificação pela Congregação para a Causa dos Santos (Vaticano), no qual já passou pelas etapas previstas (a pessoa deve ter “fama de santidade” e ter vivido as virtudes de “forma heroica”) e agora aguarda a comprovação de um milagre, que deverá ser analisado pelos Cardeais e tendo parecer final do Papa Francisco.

O tema humildade está ligado aos votos realizados pela Madre que, além dos três votos (castidade, obediência e pobreza), fez o quarto voltando-se à humildade. “Ela queria ser humilde, aceitando as ocasiões do cotidiano para viver a humildade, sem reclamar nem se defender”, diz a Prof.ª M.ª Irmã Jucélia Melo, Pró-Reitora de Extensão e Ação Comunitária.

Catequese

As reflexões levam o nome de catequese e propõem, a cada mês, uma temática diferente para se trabalhar, começando com a Fé e, na sequência, Caridade, Esperança, Humildade, Eucaristia, Zelo Apostólico, Oração, Reparação, Papel de Maria na Vida de Madre Clélia e o Mistério da Cruz. “As catequeses têm como objetivo perceber como Madre Clélia viveu cada uma dessas virtudes. Foram várias as testemunhas que a conheceram e elas atestam a fé singular em sua vida, sobretudo nos momentos de escuridão e grandes provações. Madre Clélia, podemos dizer como São Paulo, acreditou contra toda esperança”, ressalta a Prof.ª M.ª Irmã Jucélia Melo, Pró-Reitora de Extensão e Ação Comunitária.

Quem foi Madre Clélia?

Clélia Merloni nasceu em Forli, na Itália, em 10 de março de 1861. Desde pequena foi educada na fé e procurou viver os valores cristãos, procurando em tudo fazer a vontade de Deus.

Em 1894, fundou o Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, em Viareggio (IT), enviando as primeiras Apóstolas ao Brasil em 1900, as quais assumiram a missão junto aos imigrantes italianos tanto em São Paulo (SP), quanto no Paraná, em Santa Felicidade.

Hoje as Apóstolas são mais de mil e estão presentes em 16 países, onde procuram levar o amor de Cristo aos irmãos por meio da educação, da saúde, da promoção humana e das missões.

Madre Clélia Morreu em Roma, em 1930 e seu corpo se encontra na tumba na Capela da Casa Geral, em Roma

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/6760-madre-clelia-e-a-humildade.html
Tags: USC,Madre Clélia, Humildade