Projetos de extensão promovem ação de revitalização em escola de Bauru

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “Prof.ª Claudete da Silva Vecchi” recebeu uma nova pintura pelas mãos dos estudantes dos projetos Canteiro Vivo e Habitação Social

No dia 24 de outubro, os projetos de extensão Canteiro Vivo e Habitação Social, pertencentes ao Programa Uscoletiva da Universidade do Sagrado Coração (USC), realizaram ação de revitalização da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “Prof.ª Claudete da Silva Vecchi”, localizada no Parque Viaduto, em Bauru (SP).

No local, estudantes do curso de Engenharia Civil, Engenharia Química e Arquitetura e Urbanismo fizeram pinturas nas paredes internas e externas da escola, à mão livre, deixando o espaço mais colorido e interativo tanto para crianças e professores quanto para a comunidade. Para a ação, a Escola realizou um bazar para arrecadar tintas e outros materiais necessários para a revitalização, enquanto os estudantes ficaram responsáveis por todo o processo, desde o planejamento, até a execução do projeto.

Para a coordenadora do projeto “Canteiro Vivo”, M.ª Fabiana Munhoz Ferraz, ações como essa são de extrema importância para os estudantes vivenciarem a prática da profissão. “São eles os responsáveis por todas as etapas e gerenciamento de uma obra, sejam elas os problemas que devem ser resolvidos na hora, que tipo de material usar, entre outros.”, disse.

A professora M.ª Erica Gulinelli, coordenadora do projeto “Habitação Social”, completa que, além de vivenciar a prática, os estudantes aprender a difícil tarefa de trabalhar em equipe. “Essas ações promovem uma integração entre os alunos e isso é fundamental para que eles tenham um feeling de trabalhar em equipe”, ressaltou.

A vice-diretora da escola, Magda Zaia, contou que conheceu o projeto através da mesma ação de revitalização realizada na EMEII Gisele Marie Savi de Seixas Pinto e, por uma demanda dos alunos, decidiu saber mais sobre o projeto. “A escola não é pintada há 9 anos e as crianças perguntavam porque nossa escola não estava como a do lado. Hoje elas estão encantadas com o projeto e isso faz com que a escola esteja criando uma nova identidade para eles, e isso é gratificante.”, disse.

Além da ação de revitalização das escolas, os projetos também são realizados em outras instâncias: de Acessibilidade e Praças. Para acessibilidade, os estudantes realizam ações que consistem no levantamento de ruas em Bauru com problema de acesso e, em parceria com o Grupo da Mobilidade da Prefeitura de Bauru, foi feito um relatório para a implantação de ciclovias na cidade. Já em Praças, são feitos plantios de mudas, a fim de recuperar estes ambientes e trazer conforto ambiental para a comunidade.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/6631-projetos-de-extensao-promovem-acao-de-revital.html
Tags: USC, revitalização, extensão