Programas de Mestrado e Doutorado são avaliados com excelência nacional

A análise, feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), concedeu ao Mestrado e Doutorado em Biologia Oral o conceito 4 (antes era 3) e manteve o conceito 3 para o Mestrado em Odontologia

Os programas de Mestrado e Doutorado em Biologia Oral e Mestrado em Odontologia da Universidade do Sagrado Coração (USC) receberam na última semana o resultado da avaliação dos programas de pós-graduação no Brasil, realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Trata-se de um exame periódico de qualidade acadêmica, processo fundamental para a manutenção do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

A avaliação é quadrienal desde 2013, ou seja, foi avaliado o período 2013/2016, concedendo à USC o conceito 4 para o Mestrado e Doutorado em Biologia Oral (antes era 3) e mantendo o conceito 3 para o Mestrado em Odontologia. “O processo se dá por meio da análise de informações inseridas em uma base de dados denominada Plataforma Sucupira. Anualmente, os coordenadores de programas informam todos os dados dos cursos, tais como: proposta, evolução, infraestrutura, corpo docente e discente, defesas de dissertações e teses, produção científica e técnica, internacionalização, dentre outras”, enumera a Prof.ª Dra. Sandra de Oliveira Saes, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação.

Nesta análise, os programas são avaliados de 1 a 5 (Mestrados) e de 1 a 7 (Doutorados), sendo que os programas com conceitos 1 e 2 não são autorizados a funcionar. Os programas com conceito 4 e 5 são considerados de excelência nacional e os 6 e 7 de excelência internacional. Foram avaliados, neste quadriênio 6303 cursos e desses apenas 902 (14,30%) subiram de conceito, sendo dois da USC.

Para a Prof.ª Dra. Patrícia Pinto Saraiva, coordenadora do programa em Biologia Oral, os conceitos recebidos pela USC reforçam a qualidade da Pós-Graduação. “Também é resultado do investimento que a Instituição tem realizado para que a qualidade de seus cursos sejam cada vez maiores”, ressalta.

A Pró-Reitora comenta que os resultados são reflexo do incentivo da Universidade em investir em pesquisa. “Nossos docentes atuam na orientação de projetos, desde o Ensino Médio, por meio da Iniciação Científica do Ensino Médio/ CNPq, até a supervisão de pós-doutorado. Esse é o caminho que a pesquisa científica deve traçar. Os talentos surgem no início da vida acadêmica e cabe a Universidade e seu corpo docente oferecer subsídios para que  esses talentos sejam desenvolvidos”, diz.

Sandra completa que ter programas com conceitos elevados amplia as possibilidades de parcerias e fomentos nacionais e internacionais e mostra que a USC está no caminho certo. “Nosso objetivo é que nossas pesquisas se transformem em produtos para a comunidade científica e em bens para a sociedade”.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/6501-programas-de-mestrado-e-doutorado-sao-avaliad.html
Tags: USC, Capes, Programa de Mestrado e Doutorado em Biologia Oral, Programa de Mestrado em Odontologia