Parceria internacional na área de laserterapia

Equipamentos com laser estão sendo utilizados para o tratamento, gratuito, em projeto com feridas. Os próximos passos são para desempenho muscular, cardiorrespiratório, diabetes e hipertensão

Professor Cleber e a estudante Victória Caetano, durante aplicação do laser no projeto de extensão "Ambulatório para tratamento de feridas"

A Universidade do Sagrado Coração (USC) concretizou, recentemente, uma nova parceria internacional na área de laserterapia, recebendo equipamentos da empresa norte-americana InLight® Medical, que estão auxiliando nas pesquisas realizadas no campus, inclusive com novas demandas para os próximos meses.

O início dessa parceria se deu com o Prof. Dr. Cleber Ferraresi, do curso de graduação e Mestrado em Fisioterapia, quando ministrou um curso em San Diego (EUA) no congresso mundial sobre laserterapia (NAALT 2017), no mês de janeiro. Neste curso, um representante da empresa norte-americana ficou interessado em auxiliar nos estudos liderados pelo professor e cedeu para a USC equipamentos de laserterapia para a realização de pesquisas.

Os equipamentos, já em uso, estão sendo utilizados dentro do projeto de extensão “Ambulatório para tratamento de feridas”, que realiza tratamento, por meio de um protocolo sistematizado, de úlceras (feridas) de membros inferiores, em parceria com o curso de Enfermagem. “O Brasil é o maior produtor de pesquisas com laser, por isso o interesse da empresa em promover estudos nos quais sejam utilizados seus equipamentos”, ressalta Cleber. O professor pontua a importância do laser dentro do projeto. “É um equipamento que pode acelerar o processo de reparo da ferida, o que impacta positivamente para a sociedade, como um benefício”, completa.

A ideia é que agora o laser seja utilizado também em outros tratamentos/finalidades, como: aumento de desempenho muscular, cardiorrespiratório; tratamento do diabetes e da hipertensão arterial. “Estamos já em fase de coleta de dados de alguns desses estudos”, diz o professor.

O que é laserterapia?

A laserterapia tem diferentes aplicações na medicina, como no tratamento da dor, bem como para acelerar o reparo tecidual. Desde 1960, quando os primeiros equipamentos de laser (do inglês - Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation) foram construídos, muitas aplicações dessa terapia e seus mecanismos de ação têm sido investigados em todo o mundo. Um desses principais mecanismos é a interação da luz com as celulas, estimulando-as a produzirem mais energia que, por fim, viabiliza o reparo do tecido humano.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/6481-parceria-internacional-na-area-de-laserterapi.html
Tags: USC, laserterapia, Inlight