Professores da USC concluem doutorado

Rita Altino e Caio Cavassan de Camargo de Enfermagem e Luis Henrique Simionato e Carlos Henrique Fachin Botoluci de Fisioterapia defenderam suas teses nos meses de fevereiro e março

Os professores do curso de Enfermagem, Rita de Cássia Altino e Caio Cavassan de Camargo, e de Fisioterapia, Luis Henrique Simionato e Carlos Henrique Fachin Bortoluci, da Universidade do Sagrado Coração (USC), defenderam suas teses nos meses de fevereiro e março, conquistando o título de doutores, todos pela Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp).

A Dra. Rita Altino defendeu a tese “Uso da rede de Urgência e Emergência e suas conexões com as Unidades de Atenção Básica: uma análise transversal”, concluindo o doutorado em Enfermagem. O estudo busca contribuir, principalmente, para a reestruturação da acessibilidade de usuários a partir da rede de Atenção Básica à Saúde (ABS), para então reduzir o número de atendimentos não urgentes nas Unidades de Urgência e Emergência (UEE), visto que, segundo pesquisas, há utilização expressiva das Unidades de Pronto-Atendimento (UPA), por usuários não urgentes, que poderiam ser atendidos em Unidades de Atenção Básica e da Família, alocadas nas regiões das UPAs.

A tese “Avaliação da adesão à terapia antirretroviral em indivíduos que vivem com HIV/AIDS” foi defendida pelo Dr. Caio Cavassan, no Programa de Doenças Tropicais. O trabalho caracterizou a adesão à terapia medicamentosa antirretroviral e avaliou os fatores associados no processo terapêutico, como aspectos socioeconômicos, sintomas depressivos e enfrentamento da doença em pacientes atendidos no Serviço de Ambulatórios Especializados de Infectologia “Domingos Alves Meira” – SAEI-DAM, referência no atendimento de pessoas com esta infecção, no interior do estado de São Paulo/Brasil."

Pelo Programa de Pós-Graduação em Bases Gerais da Cirurgia, o Prof. Dr. Luis Simionato concluiu o doutorado com a tese “Correntes Russa e Aussie na recuperação do músculo tibial cranial após neurorrafia látero-terminal em ratos”, que aborda o uso de eletroterapia, um recurso de fisioterapia na reabilitação. No estudo foi comparada a eficiência das correntes da área, Aussie e Russa, no processo de reabilitação pós-cirurgia (neurorrafia látero-terminal) de reparo de um nervo lesado. Ainda, o trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Fausto Viterbo da Unesp Botucatu e coorientado pelo Prof. Dr. Geraldo Marco Rosa Júnior da USC, sendo realizada a parte prática em parceria entre as duas Universidades.

Por fim, o Prof. Dr. Carlos Henrique Fachin Bortoluci, coordenador do curso de Fisioterapia da Universidade, defendeu sua tese “Estimulação com correntes de média frequência na regeneração nervosa periférica após neurorrafia látero-terminal do nervo fibular comum de ratos”, concluindo o doutorado em Bases Gerais da Cirurgia. A tese trata da associação de dois tratamentos na lesão nervosa periférica: a cirurgia e a estimulação neuromuscular. Os resultados confirmam a eficiência da eletroestimulação após o reparo nervoso pela técnica de neurorrafia látero-terminal e a associação desses tratamentos pode ser considerada uma inovação no tratamento das lesões nervosas periféricas, visto que, mesmo com a mais avançada tecnologia e técnicas cirúrgicas, ainda não se consegue um resultado satisfatório para esse tipo de lesão. Também vale ressaltar a importância do GEIM (Grupo de Estudo da Interação Mioneural), grupo de pesquisa multidisciplinar da USC com participação de diversos cursos da área da saúde, na execução deste trabalho.  Esta tese foi orientada pelo Prof. Dr. Fausto Viterbo (Faculdade de Medicina de Botucatu) e coorientada pelo Prof. Dr. Geraldo Marco Rosa Junior (Universidade do Sagrado Coração).

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/6088-professores-da-usc-concluem-doutorado.html
Tags: USC,professores, Doutorado