Rondonistas do UNISAGRADO concluem Projeto Rondon com foco no desenvolvimento sustentável local

Estudantes e professores participaram da Operação Sentinelas Avançadas e se dedicaram às ações de inclusão, saúde e cultura em Rondônia

No último domingo (23), o UNISAGRADO concluiu o Projeto Rondon – Operação Sentinelas Avançadas, do Ministério da Defesa, que ocorreu entre os dias 06 a 23 de julho, na cidade de Santa Luzia d’ Oeste no estado de Rondônia. Ao todo, oito estudantes acompanhados de dois professores do UNISAGRADO participaram do projeto que tem por finalidade viabilizar a participação dos estudantes nos processos de desenvolvimento local sustentável e de fortalecimento da cidadania, e conta com apoio de ministérios do Governo Federal, governos estaduais e municipais.

A equipe do UNISAGRADO foi composta pelos estudantes de Fisioterapia Marina Coneglian Blanco Targa Paccola e Julia Fantim Lopez, pelos alunos de Enfermagem Suzana da Silva Berteli e Lucas Martins Stigliano, representando o curso de Psicologia os estudantes Ana Júlia Pereira Bueno e Suellen Ferreira Santos, além de Lucas Bento Camargo Martins e João Victor Cintra de Almeida, do curso de Odontologia. O grupo foi acompanhado pela docente de Fisioterapia Profª Nise Ribeiro Marques, que atuou como coordenadora do projeto e do professor de Odontologia, Guilherme Ferreira da Silva, que atuou como coordenador adjunto.

De volta à Bauru, professores e alunos trouxeram a experiência de terem participado de um dos maiores projetos sociais do Brasil. A docente de Fisioterapia Profª Nise Ribeiro Marques conta que as ações realizadas se concentraram em quatro áreas, que foram previstas no edital de convocação do Ministério da Defesa: Saúde, Educação, Cultura e Justiça e Direitos Humanos. As atividades foram desenvolvidas em conjunto com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste de Cascavel.

Na área da Saúde foram desenvolvidas oficinas com temas como: saúde bucal, primeiros socorros, prevenção da diabetes e hipertensão arterial e a importância da promoção da prática de atividade física. Na área de Educação, foram abordados nas oficinas os temas de inclusão na escola e uso de metodologias ativas. Já na Cultura, foi inaugurado o novo cinema itinerário da cidade de Santa Luzia d’Oeste e realizado um show de talentos, que teve a participação de rondonistas e da comunidade local. Por fim, na área de Direitos Humanos e Justiça, foram promovidas oficinas acerca de prevenção e combate à violência e abuso sexual, além de uma roda de conversa e orientações aos pais de crianças PCDs, sobre os direitos de seus filhos ao acesso de serviços de educação e saúde.

A estudante de Fisioterapia, Júlia Fantim Lopez, afirma que participar do projeto foi uma experiência única de poder contribuir com a comunidade de Santa Luzia do Oeste, se colocando no lugar do próximo para entender as necessidades da população. “A população de Santa Luzia do oeste, é bem carente em informação e atenção. Nós, rondonistas, nos dedicamos ao máximo para levarmos os conhecimento aprendidos na nossa graduação para a população, além de muito carinho”, destaca Lopez.

Para a futura fisioterapeuta, a união do grupo do UNISAGRADO foi um dos destaques da jornada. “Juntos formamos uma equipe incrível e que com muito trabalho e dedicação, que só colheu frutos positivos durante o projeto. Um dos melhores reconhecimentos foi o retorno da população em nossas atividades, atingindo marcas de mais de 80 pessoas participando de uma das nossas oficinas. Além do sorriso, abraço e o carinho recebido pelas idosas do CRAS de Santa Luzia que amaram as atividades e a dedicação que tivemos com elas”, afirma.

A docente Nise ressalta que com a experiência foi possível perceber que as ações na cidade de Santa Luzia d’Oeste promoveram, acima de tudo, uma reflexão crítica da comunidade acerca da gestão local e do modo como essa população pode agir para fazer valer suas demandas e direitos. “O sentimento é de dever cumprido com mérito! Fica também a felicidade de ter promovido ações que possam ter ajudado as pessoas. Acima de tudo, como professora, fica a felicidade em ver nossos alunos como protagonistas da maior ação extensionista do Brasil, que uma instituição de ensino pode participar”, finaliza.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/13034-rondonistas-do-unisagrado-concluem-projeto-r.html
Tags: UNISAGRADO, Projeto Rondon, Ministério da Defesa, Rondônia