Facebook Pixel Fallback

Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda vencem Prêmio Expocom Sudeste

Os estudantes, premiados em duas categorias no congresso, agora concorrerão na fase nacional do maior evento brasileiro de comunicação



O UNISAGRADO, através de estudantes dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, conquistou no último sábado (03), duas premiações no Expocom Sudeste 2023 - Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação no 26º Congresso de Ciências da Comunicação na região Sudeste (Intercom). A conquista classifica os participantes para concorrerem no Expocom Nacional, maior evento brasileiro de comunicação. A premiação ocorreu na Universidade Federal Fluminense, em Niterói (RJ) e, ao todo, contou com seis trabalhos e 21 estudantes finalistas do UNISAGRADO.

Confira os premiados do UNISAGRADO:

JO 13 Produção em fotojornalismo (avulso/conjunto ou série)
PRODUTO: "Rose: uma história de esperança" - clique aqui e confira!
DISCIPLINA: Fotojornalismo
ESTUDANTES: Ana Paula Batista, Andressa Santana e Larissa Fontanezzi Garla
ORIENTAÇÃO: Profª Dra. Erica Cristina de Souza Franzon

RT 03 Ficção em áudio e rádio - audiodramatização, peça radiofônica, radionovela e afins (avulso ou conjunto/série)
PRODUTO: "O enigma do Alaska" - ouça no Spotify clicando aqui!
DISCIPLINA: Produção em Mídia Sonora
ESTUDANTES: Franciny Dimampera Yamanoi, Gabriel Paes de Almeida Gomes, Kaique dos Santos Fuzetti, Luís Guilherme Rodrigues Bertozo, Matheus Fiori Gama, Vinícius Georgeti Diegolli
ORIENTAÇÃO: Profª Ma. Daniela Bochembuzo

"Rose: uma história de esperança"

As estudantes Ana Paula Batista, Andressa Santana e Larissa Fontanezzi Garla, sob Profª Dra. Erica Cristina de Souza Franzon, conquistaram o prêmio na categoria "Produção em fotojornalismo", com o produto "Rose: uma história de esperança". 

Larissa Fontanezzi conta que o trabalho vencedor é uma fotorreportagem da história de Rosemeire Ignácio Pedro, uma mulher de 59 anos, mãe de 6 filhos e avó de 12 netos. "Dona Rose, como é conhecida pela vizinhança do Piquete 1, perdeu o emprego há 5 anos e, desde então, é catadora de materiais reciclados e faz crochê para complementar a renda. Mesmo tendo estudado somente até a 4ª série do ensino fundamental, Rosemeire decidiu construir uma pequena sala de estudos para as crianças da comunidade terem onde ficar no contraturno da escola. A fotorreportagem retrata os sonhos de uma mulher, que mesmo em situação de extrema vulnerabilidade social, sonha em levar esperança de um futuro melhor às crianças da comunidade", destaca Fontanezzi.

Ela ressalta que o objetivo da fotorreportagem não foi, de forma alguma, romantizar a vulnerabilidade social, e sim o contrário: mostrar uma mulher, que sonha com uma realidade diferente da que vive para as crianças de sua comunidade, levando a esperança de um futuro melhor a elas.

O sentimento das estudantes após a conquista é de felicidade e orgulho. "Esse prêmio é uma recompensa por todo o esforço e dedicação do grupo ao longo de toda essa trajetória. É muito gratificante ver o nosso trabalho ser escolhido e premiado no maior prêmio de comunicação brasileiro. É um reconhecimento muito importante dentro da área do Jornalismo, já que nos motiva a impulsionar nossa carreira e consolidar o trabalho como referência na região", pontua Fontanezzi.

O apoio da Profª Dra. Erica Cristina, orientadora do projeto, foi essencial no desenvolvimento do produto, e a expectativa para o congresso nacional é grande. "A docente proporcionou um suporte fundamental em todas as etapas, desde a elaboração do relatório até a preparação da apresentação oral no congresso. Estamos muito felizes e ansiosas para levar o trabalho adiante no evento nacional e poder compartilhar a história da Rosemeire para todo o Brasil!", complementa.

"O enigma do Alaska"

Os estudantes Franciny Dimampera Yamanoi, Gabriel Paes de Almeida Gomes, Kaique dos Santos Fuzetti, Luís Guilherme Rodrigues Bertozo, Matheus Fiori Gama e Vinícius Georgeti Diegolli, sob orientação da Profª Ma. Daniela Bochembuzo venceram na categoria "Ficção em áudio e rádio - audiodramatização, peça radiofônica, radionovela e afins", com o projeto "O enigma do Alaska". 

Kaique dos Santos Fuzetti, relata que o produto ganhador é um audiodrama de suspense/terror produzido no quarto semestre do curso. "A ideia surgiu através de uma conversa entre amigos sobre o conto 'Nas montanhas da loucura' de H.P. Lovecraft e 'O enigma de outro mundo' de John Carpenter. Nosso audiodrama conta a história de um avião monomotor que desaparece misteriosamente no Alaska, despertando a curiosidade de um grupo de amigos formado por Otávio, um ufólogo desempregado, Levi, um jornalista cético, e Laura, uma escritora e ex-professora universitária de História e Filosofia. Eles viajam até o Alaska para investigar o caso, e lá descobrem que a região tem sido palco de inúmeros desaparecimentos inexplicáveis ao longo dos anos", conta Fuzetti. "Nosso principal objetivo foi poder contar uma história de suspense que instigasse os ouvintes a pensarem sobre a história e se envolvessem na trama tentando desvendar os mistérios em conjunto com os personagens", afirma.

Para o estudante, vencer o Expocom Sudeste foi de enorme importância pois proporcionou reconhecimento e divulgação do produto. "Fico imensamente feliz por ter conseguido conquistar esse prêmio junto de meus colegas! Me trouxe uma sensação de trabalho feito, mas de uma jornada muito longa pela frente", destaca Fuzetti.

O estudante pontua que a orientadora do projeto, Profª Me. Daniela Bochembuzo apoiou o grupo em todos os momentos, desde a criação até a finalização do projeto, dando dicas, ensinando e orientando até o momento de encerrar todos os ajustes. Já sobre a conquista do prêmio nacional, ele destaca que a expectativa é alta. "A ansiedade cresce a cada momento, mas sabemos que ainda temos trabalho e estrada pela frente! Esperamos muito trazer este prêmio de nível nacional com a gente e vamos até o fim!", finaliza.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/13010-cursos-de-jornalismo-e-publicidade-e-propaga.html
Tags: UNISAGRADO, Expocom, Premiação, Jornalismo, Publicidade, Propaganda, Sudeste, Nacional


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro