Aprender com jogos é possível no UNISAGRADO: Jogos Digitais mescla entre análise e gameplays para processos de criação

Os estudantes comparam jogos evoluídos com versões originais para compreender processos importantes na programação e criação de seus futuros jogos

Jogar e aprender ao mesmo tempo é possível quando você está dentro do curso de Jogos Digitais do UNISAGRADO. No mês de março, os alunos do primeiro semestre do curso presenciaram e analisaram as diferenças gráficas do mesmo jogo, porém lançado em épocas diferentes. A disciplina Introdução aos Jogos Digitais trouxe o jogo Wonder Boy III: The Dragon’s Trap como ferramenta de estudo.

Lançado em 1989 pelo estúdio Sega, Wonder Boy III é composto por um mundo semi aberto, histórias, habilidades e banco de itens, algumas das ferramentas que poucos jogos continham na época. O jogo ganhou uma nova versão em 2017, com gráficos melhores e com mais dicas ao jogador. No Brasil, o jogo conta com uma modificação não oficial da Turma da Mônica, lançado para a primeira versão.

Nesta disciplina do curso no UNISAGRADO é possível combinar dinâmica e teoria, o que é essencial para os alunos compreenderem as bases para a construção de seus próprios jogos - que se dará no trabalho final de curso. Durante a aula, os alunos analisaram os elementos que diferenciam os dois jogos, o de sua primeira versão para a remasterizada. As análises compunham o modelo dos gráficos, a construção da história e diferentes comparações de jogabilidade.

Segundo o coordenador do curso, Professor Mestre Renan Menechelli, a didática da aula é pensada exclusivamente para que os alunos cooperem jogando e observando a gameplay, já que só é possível descobrir os elementos principais composto nos jogos quando se observa alguém jogar. “Assim, de forma comparativa, os alunos não só analisaram de forma técnica como também puderam entender a evolução de um mesmo game e, acompanhado dela, a aplicação de técnicas modernas e fundamentais para a produção de jogos – sendo os recursos de computação gráfica os mais impactantes”, e continua: “É a junção do lúdico, do divertido, com o técnico, responsável e profissional”, pontua Menechelli.

Ele também afirma porquê é um grande benefício para os estudantes jogarem durante as aulas. “Para compreender conceitos e técnicas, nada melhor do que ver acontecendo nos próprios títulos dos games. Assim é a proposta do curso: no primeiro momento, estar em contato com títulos tradicionais e do conhecimento da maioria dos estudantes”, destaca.

A graduanda Ana Cláudia Spadim comenta um pouco mais sobre o que ela observou durante a aula do dia 13. “Analisando pela parte mecânica, [o primeiro jogo] foi bem mal configurado, tanto pela falta de Game Design Document (GDD), como pela construção de gráfico. Já o mais atualizado é bem mais organizado e bem feito, tanto com GDD como os gráficos”, conta.

O aluno João Francisco Bombini Buonanno também disse um pouco mais sobre o processo de estudo das aulas. “A disciplina funciona como um ampliador de visão. Conforme o conteúdo é passado, fica cada vez mais evidente a expansão da capacidade de visualizar um jogo e suas características mais técnicas, facilitando de entender que processos, mecânicas, decisões e arte foram usados para desenvolver algum jogo e entender qual o grau de sucesso que ele obteve”, afirma.

João também aponta que a instituição contém salas equipadas com as ferramentas necessárias para o curso. "A coordenação teve um capricho especial em desenvolver salas que disponibilizam computadores bem modernos, TVs e alguns consoles para que os alunos possam experimentar o que existe de interessante no mercado de games da atualidade”, completa. Ele também cita que as observações feitas durante as aulas servem também para outras áreas de entretenimento, como cinema e TV, já que se estuda angulações de câmera, narrativas e estilos de artes para compor os jogos.

Além de contar com ambientes próprios para o curso, o Professor Me. Renan também ressalta os outros pontos positivos de se cursar Jogos Digitais no UNISAGRADO. “Os alunos podem esperar um ambiente acolhedor, dinâmico, de compartilhamento de muito aprendizado. Nas horas vagas, também interagir com a galera da turma que gosta e domina vários games, desafios e relações que extrapolam os muros das salas de aulas do UNISAGRADO. Mas também será tempo de muito estudo, dedicação e crescimento tanto pessoal quanto profissional”, finaliza o docente.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12946-aprender-com-jogos-e-possivel-no-unisagrado-.html
Tags: UNISAGRADO, Jogos Digitais, Curso, Gameplays, Jogos, Aprendizado