Egresso de Eng. de Computação publica seu primeiro livro

José Morais sempre buscou se aperfeiçoar na área e já fez publicações de outros artigos durante a Graduação

O egresso do curso de Engenharia de Computação José Morais publicou recentemente seu primeiro livro técnico com o título "ESP32 com IDF - O Guia Profissional". O livro traz um estudo mais aprofundado sobre o microcontrolador que tem crescido no mercado da tecnologia atualmente. Esse crescimento se dá devido a capacidade de armazenamento de programas diversos e conexão via wi-fi e bluetooth, além da acessibilidade do microcontrolador devido ao custo benefício baixo.

O livro traz um estudo mais aprofundado sobre a ferramenta e projetos já testados no mesmo. Além de falar detalhadamente sobre o assunto de seu livro, José também contou à Equipe de Comunicação como pretende continuar se destacando e cooperando com a área por meio dos estudos. Veja mais sobre sua jornada de escrita do livro e a conciliação entre sua vida acadêmica e profissional na conversa a seguir!

UNISAGRADO: Poderia explicar um pouco sobre o ESP32, o tema principal de seu livro?

José: ESP32 é um microcontrolador (SoC) voltado para Internet das Coisas (IoT) com grande capacidade de memória e velocidade de processamento. Com isso, podemos criar sistemas e produtos complexos com inúmeras características e recursos diferentes, incluindo efetuar atualizações remotas para manter o produto sempre atualizado e seguro.

UNISAGRADO: Quais foram os motivos de escolher este tema para a publicação de seu livro?

José: O tema escolhido foi justamente a principal ferramenta de trabalho que utilizo há alguns anos para aplicar conceitos de Internet das Coisas (IoT) na área de Sistemas Embarcados, o microcontrolador ESP32 em seu ambiente nativo de programação, com o intuito de ensiná-lo e mostrá-lo de forma profunda com suas principais características e aplicações para construção de produtos robustos e confiáveis.

UNISAGRADO: Em que momento percebeu que queria publicar um livro?

José:  A ideia surgiu "do nada" enquanto pensava nas melhores maneiras para melhorar meu reconhecimento/portfólio ao mesmo tempo de ser benéfico aos outros. Onde acabei decidindo que um livro técnico em meu nome seria uma das melhores formas de ter isso, além de continuar contribuindo com a comunidade como sempre fiz em meus artigos publicados.

UNISAGRADO: Você sempre teve esse interesse na escrita técnica direcionada ao aperfeiçoamento e estudos da área de Engenharia de Computação?

José: No começo da minha jornada profissional decidi que gostaria de ser reconhecido como um grande profissional na área. Para isso, uma das formas que encontrei na época seria escrever artigos para sites da área a fim de começar a ser reconhecido.  Foi a partir dessa ideia que comecei a escrever artigos de quase tudo que eu aprendi, pois ensinar é a melhor forma de aprender algo a fundo.

UNISAGRADO: Como foi sua jornada conciliando o trabalho e os estudos da graduação?

José: Durante minha formação na Engenharia de Computação, fiz estágio e trabalhei CLT durante os últimos 3 anos do curso. Durante esse tempo, consegui praticar e aprender muitas coisas conciliando todos os conhecimentos que precisava para o curso e também ao trabalho. Sempre fazendo um se completar com o outro. Levando estudos e projetos de casa/faculdade ao trabalho e demandas do trabalho ao ambiente da faculdade para debater as melhores soluções com os professores e afins.

UNISAGRADO: O que foi mais desafiador para você na hora da escrita do livro?

José: O processo de escrita de um livro é um trabalho desafiador e extremamente exigente em diversos aspectos. Desde a ordenação e entrega das ideias de forma coesa e lógica, até a escolha dos tópicos/capítulos. Além de todo o tempo desprendido para confecção, revisão e afins, que tomou vários meses consecutivos sem pausa.

UNISAGRADO: Gostaria de deixar um recado ou uma dica aos alunos de Engenharia de Computação?

José: Esteja sempre estudando coisas novas e treinando/aperfeiçoando o que você já aprendeu no passado. Aprenda quase tudo o que ver pela frente, independente se você gosta ou não, um bom profissional tem um enorme conhecimento horizontal e vertical. A melhor maneira de colocar tudo isso em prática é idealizar médios/grandes projetos que necessitem de diversas tecnologias diferentes e aplicá-los da melhor maneira possível.

Também acho válido que todo aluno tenha o interesse de conversar sobre temas da área com os professores, que estão sempre dispostos a nos abrir a mente, indicar bons materiais para estudo e ajudar com questões do dia-a-dia de nossa carreira profissional. Use o tempo com os professores ao seu favor e perceberá o quão longe pode ir simplesmente com uma boa conversa com os docentes.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12910-egresso-de-eng-de-computacao-publica-seu-pri.html
Tags: UNISAGRADO, Engenharia de Computação, Egresso, Livro