Você sabe o que é o Movimento Maker?

Egressos de Publicidade e Propaganda publicam artigo em e-book da UNESP para debate sobre o conhecimento popular do tema

Os egressos do curso de Publicidade e Propaganda, Ketlyn Tainah Repinski da Silva e Wesley Fernando Franco, que também é colaborador do setor de Comunicação do UNISAGRADO, publicaram o artigo “Movimento Maker: Pesquisa para medir o conhecimento popular sobre o tema no interior de São Paulo”, em um capítulo no livro “Os Novos Artesãos Digitais e o Antropoceno das máquinas à consciência global, a cultura maker faz o agora”, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).

Ketlyn Tainah Repinski da Silva é mestranda em Mídia e Tecnologia na UNESP e Wesley Fernando Franco concluiu a disciplina de “Design, Inovação e Tecnologia”, como aluno especial. A publicação foi desenvolvida também pela estudante do Mestrado Carla Gonçalves Távora e docentes da Instituição, e teve o objetivo de buscar o repertório e conhecimento da população sobre o assunto em estudo. A pesquisa contou com 31 participantes com faixa etária entre 19 e 61 anos.

O que é o Movimento Maker?

O Movimento Maker parte dos princípios éticos que consistem em improvisar soluções para diversos problemas de forma original, sendo baseado na ideia de que qualquer pessoa pode construir, consertar e fabricar. Segundo a egressa Ketlyn Repinski, sua origem vem do termo “Do-it-Yourself” (DIY) ou “faça você mesmo”. “Com isso, originou-se a criação dos makerspaces, que são lugares coletivos de criação frequentados pelos makers. Além da produção e desenvolvimento de projetos, o movimento é sobre o compartilhamento dos conhecimentos adquiridos através da produção desses projetos, por isso, a internet é uma grande facilitadora”, conta a estudante.

Ela pontua sobre a importância de seu objeto de pesquisa, enfatizando que grande parte da população desconhece o conceito. “No Brasil, o conhecimento da população sobre o movimento maker caminha em passos mais lentos do que os países mais desenvolvidos, apesar disso, a internet facilitou o processo, tornando a divulgação de seus ideais mais simples, apesar disso, na nossa região, de 31 pessoas que responderam o questionário que divulgamos apenas dez tinham conhecimento sobre o tema”, completa.

O egresso Wesley Franco conta como foi o processo de escolha do tema para iniciarem a pesquisa.  “A ideia surgiu a partir do momento que, ao conversar com outras pessoas sobre o assunto, ninguém sabia do que se tratava. Em contato com o docente da disciplina de 'Design, Inovação e Tecnologia', decidimos medir isso através de uma pesquisa, visto que, como o e-book seria divulgado para todos, um capítulo explicando o movimento e sua popularidade seria uma ótima ideia”, destaca.

Ele relata que a Cultura Maker já faz parte do dia a dia das pessoas, mesmo que de modo geral, passe despercebido. “Já é praticada por muitos, porém acredito que o nome em si acaba não sendo tão popular entre as pessoas. O Movimento Maker está aplicado ao nosso dia a dia e em diferentes vertentes, como na produção ou fabricação produtos. O que antes era preciso de uma empresa para executar tal serviço, hoje, com a internet e o conhecido DIY, os makers possuem total autonomia”, pontua.

Apoio à pesquisa científica

Wesley ressalta que o ensino do UNISAGRADO fez total diferença em sua caminhada acadêmica. “No UNISAGRADO, durante a Graduação, sempre fomos incentivados a seguir na área acadêmica, e esse interesse despertou em mim durante a pandemia. Eu era recém-formado na Graduação, estávamos no início do período pandêmico e meu artigo de conclusão de curso ainda estava fresco na cabeça, então decidi procurar pela possibilidade de ser aluno especial no Mestrado de Mídia e Tecnologia da UNESP, e deu tudo certo!”.

Para Ketlyn, o UNISAGRADO também foi de extrema importância em sua conquista e trajetória científica, inclusive, na publicação do artigo. “Sempre fui muito incentivada pelos meus docentes durante a Graduação. O interesse pela carreira acadêmica veio antes, mas durante as aulas de projeto de pesquisa e durante o desenvolvimento do meu TCC entendi que realmente gostava muito de pesquisar. Essas aulas foram essenciais para que eu aprendesse a forma correta de fazer isso, de estruturar um artigo, por onde começar, como organizar as minhas ideias, entre outros passos importantes para construir um artigo de boa qualidade”, finaliza.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12558-voce-sabe-o-que-e-o-movimento-maker.html
Tags: UNISAGRADO, Publicidade e Propaganda, Egressos, E-book