Estudante cria releitura de obra “Abaporu” para deficientes visuais

Tayná Bueno desenvolveu o projeto visando transpassar a experiência visual através do sentido tátil

Tayná Pereira Bueno, estudante do curso de Design do UNISAGRADO, desenvolveu o projeto intitulado “Toque, é arte: releitura da obra Abaporu para deficientes visuais”, que consiste no estudo e na releitura da obra Abaporu da artista brasileira Tarsila do Amaral. O trabalho tem como objetivo a releitura da pintura para deficientes visuais através das diretrizes do sentido tátil, propondo a implementação dos sentidos em obras visuais, criando assim, uma leitura para quem tem pouca ou nenhuma visão.

A ideia para desenvolvimento do estudo surgiu através do interesse de Tayná por arte e pintura. Ela relata que teve a oportunidade a partir de seu projeto de conclusão de curso de desenvolver a pesquisa na área.  “Decidi direcionar meu projeto para acessibilidade dentro do universo artístico. Das vertentes artísticas que eu conheço a pintura é a mais distante para pessoas com deficiência visual e essas obras são de grande importância para entender nossa história e evolução. A partir disso comecei a trabalhar na ideia de representar uma pintura para que o público alvo consiga ler através do tato”, conta Bueno.

Mais do que um projeto físico, para a estudante, o trabalho tem seu principal objetivo atrelado à questão social da inclusão. "É apresentar não só um trabalho físico, mas conscientizar sobre acessibilidade, trazendo a importância dos espaços artísticos se reinventarem para atender a todos. Socialmente falando, o indivíduo deve ter o direito de participação em qualquer ação cultural. E toda essa temática busca corrigir a exclusão de pessoas com deficiência visual de usufruírem de pinturas e imagens”, afirma.

Tayná finaliza ressaltando a relevância dos docentes em sua caminhada acadêmica, em especial, a sua orientadora Profª. Drª. Mariana Menin Gazola.

Para a coordenadora do curso de Design, Profª. Drª. Mariana Menin Gazola, o desenvolvimento de pesquisas e projetos com temáticas sociais são necessários para a formação humana do estudante, indo além da formação acadêmica e profissional, colaborando para sua formação como cidadão. "A acessibilidade e inclusão são temas que trabalhamos durante todo o curso de Design, dentro das disciplinas do curso e também nos Trabalhos de Conclusão de Curso”, complementa.

A orientadora do projeto finaliza pontuando também a importância do desenvolvimento de projetos como este, para os deficientes visuais. “Esse público tem o direito de desenvolver suas atividades, sejam elas diárias, profissionais, lazer etc, de forma satisfatória e segura. Assim, percebemos que quanto mais projetos são desenvolvidos, maior será a qualidade de vida do público em questão”, destaca.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12522-estudante-cria-releitura-de-obra-abaporu-par.html
Tags: UNISAGRADO, Design, Inclusão, Abaporu