Estudantes de Publicidade e Propaganda realizaram parceria com a Feira "Nosso Talento tem Cor"

As ações de comunicação, desenvolvidas para artesãs de Bauru visaram a valorização do empreendedorismo e cultura negra

À esquerda e ao centro, as estudantes Evellyn e Isabela, e à direita, Glaucy, coordenadora do CRAS IX de Julho

Estudantes do curso de Publicidade e Propaganda do UNISAGRADO desenvolveram por meio das disciplinas extensionistas de Processos Gráficos e Direção de Arte e Redação Publicitária, uma parceria com a Feira “Nosso Talento tem Cor”, promovida pelo Centro de Referência de Assistência Social - CRAS IX de Julho, de Bauru. A parceria resultou na criação da identidade visual das marcas das expositoras do evento e da Feira, além de ações de comunicação como publicações para redes sociais.

Com o objetivo de valorizar o empreendedorismo e a cultura negra, a 1ª Feira “Nosso Talento tem Cor” contou com exposições de artesãs de Bauru. O evento foi idealizado pela rede intersetorial noroeste de Bauru – composto por profissionais de setores de políticas públicas que buscam a realização de eventos culturais, sociais e inovadores. Assim, a Feira visou estimular a consciência dos valores de convivência democrática, ética, respeito aos direitos humanos e à diversidade étnico-cultural.

Isabela Amancio Rodrigues foi uma das estudantes que participou do desenvolvimento de ações de comunicação para o evento, juntamente com os integrantes do seu grupo, composto por Ana Beatriz da Silva, Izabelly Vitória de Oliveira e Leonardo Benetti Lino. Ela descreve como surgiu a ideia de trabalhar com o projeto. “Surgiu por meio do Prof. Dr. Vitor Pachioni Brumatti e do Prof. Dr. João Marcelo Ribeiro Soares, como já estávamos trabalhando com softwares de edição nas aulas, eles apresentaram a proposta e nós aceitamos o desafio. Acompanhamos cada cliente para atender a sua respectiva necessidade”, afirma.

Ela relata que a participação de seu grupo na elaboração dos conteúdos foi desde o “Briefing” (documento que registra os dados necessários para a criação de um projeto), até a identidade visual que abrangeu portfólio e textos para divulgação dos produtos apresentados.

Ao falar sobre sua experiência em colaborar com o evento, o sentimento que Isabela expressa é o de gratidão. “Grata por proporcionar essa ajuda aos participantes da feira. Além de experiência profissional, com certeza essa feira agregou de forma pessoal os verdadeiros valores. Agradeço a direção por ter proporcionado essa oportunidade incrível”, conclui.

Evellyn Araújo de Souza também participou da criação de ações de comunicação para o evento, e relata que o tema da Feira foi o que a motivou a participar. Ela também contou com o apoio de seu grupo para o desenvolvimento de algumas atividades, composto pelos estudantes Gabriel Ribeiro, Laura de Oliveira Pedro, Livia Cristina, Julia Giacomini e Rebeca Ita Carvalho dos Santos.  “Para uma dessas participantes, eu criei um novo logotipo, capa para Facebook, e capa para destaques no Instagram, como bônus para um trabalho mais completo. Além disso, eu e meu grupo desenvolvemos o post de divulgação da feira para duas outras expositoras!”, afirma a estudante.

Ao final do projeto, a estudante afirma que sentiu satisfação mas também responsabilidade, e agradeceu aos docentes e aos responsáveis pela oportunidade. “Como mulher que também empreende, eu entendo completamente as dificuldades que o grupo enfrenta, e no caso dessas mulheres expositoras, a sua cor adiciona ainda mais ao histórico de desigualdades e falta de oportunidades. Ao ajudá-las com sua comunicação, pude conhecer um pouquinho das suas histórias, ouvir suas dificuldades, e também entender suas motivações”, finaliza.

Saiba mais sobre o evento

A feira foi organizada pela Secretaria do Bem-Estar Social de Bauru (SEBES), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A coordenadora do CRAS, Glaucy Amorim Fressatto Florindo, afirma a importância social da realização do evento. “É promover a diversidade e o desenvolvimento social e econômico por meio do empoderamento de grupos identitários e vulnerabilizados. Mais do que uma feira de produtos de empreendedores negros, tem como pretensão apresentar conteúdos, produtos e serviços que representam o que tem sido produzido criativamente por mulheres negras em diferentes segmentos no território”, afirma.

Fressatto ressalta que um dos objetivos de eventos como este, é de incentivar que mais práticas, projetos e outros eventos em prol do desenvolvimento social sejam realizados na cidade. “Esperamos fomentar iniciativas que impliquem na promoção da diversidade, do desenvolvimento social e econômico. Igualmente desejado é que a dinâmica possa gradativamente ser ampliada e oportunizar o desenvolvimento do potencial, para além do individual, da própria comunidade”.

A coordenadora finaliza destacando que a parceria com os estudantes do UNISAGRADO foi de extrema importância. “Temos muito a agradecer e refletir. O futuro é coletivo e solidário ou não haverá futuro. Ainda que a formação desses jovens vise prepará-los para um mercado tão competitivo, entender o papel e responsabilidade social da Instituição e individualmente como estudantes sem dúvida contribui para uma sociedade comprometida com a diminuição das desigualdades. E esse deve ser nosso pacto, políticas públicas cada vez mais qualificada ao alcance dos mais vulneráveis”, pontua.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12474-estudantes-de-publicidade-e-propaganda-reali.html
Tags: UNISAGRADO, Publicidade e Propaganda, Extensão, Comunicação